terça-feira, 24 de abril de 2012

O desafio deramátco da família autismo

A realidade pouco conhecida mostra O Bem a partir de experiências pessoais de quatro mãesPor NICHOLAS MALDONADO
"Uma bomba na casa" para Adela Brehirinier descreve o impacto de um diagnóstico de autismo na família. Mãe de Cameron (11), diagnosticada aos quatro anos, Adela sabe o que está falando. No entanto, a sua maneira de descrevê-lo mal chega resumir desespero, o isolamento, a incerteza ea enorme quantidade emocional que teve de enfrentar dia após dia a sua família. Talvez seja por isso Rodolfo Carnevale, diretor de cinema e irmão de um jovem com autismo, que a melhor maneira de transmitir essa experiência era fazer um filme.
O primeiro a afastar-se são os amigos ea política de família. Para convidá-lo a deixar suas casas, porque eles sabem como lidar com

Lançado na quinta-feira nos cinemas de todo o país, El Pozo relata o difícil desafio enfrentado pela família de uma menina autista em uma tentativa de lidar com a doença. Ela mostra todo o drama seu retratado em muitas situações que tocam ao vivo para aqueles que compartilham este desafio, um "capaz de pulverizar uma família e que pouco é do conhecimento geral", disse Rosa Maria Boffa, uma das quatro mães convidados para o dia a ver o filme e compartilhar suas experiências.
Mas além de abordar uma questão que é mal compreendido, o filme faz isso em um momento que tende a desempenhar um papel crescente. E é que, por razões não totalmente claras, autismo tem crescido entre 30 e 40% na última década até agora afetam um em cada cem crianças ao redor de uma forma ou de outra. Na verdade, as pessoas com autismo não necessariamente se encaixam na imagem de Pilar, o herói de The Well, uma menina que tem uma forma profunda da doença com retardo mental.
Assim como há crianças com autismo que nunca chegam a se virar sozinhos, outros são capazes de resolver problemas matemáticos complexos, compondo música ou de integração social. Seja qual for o caso, o fato é que todo mundo percebe o mundo de uma maneira diferente de outras pessoas e muitas vezes não pode segurar, porque eles são incapazes de expressar o que sentem. Assim, por vezes, sofrem crises extremas que são confundidos com problemas comportamentais e seu cuidado envolve um esforço capaz de subjugar o mais dedicado das mães.
O olhar do outro
"Uma das coisas mais difíceis de tratar em primeiro lugar é o olhar dos outros", diz Adela. Meu filho, por exemplo, babando, não procure queda, andar para a direita, ela se parece com qualquer outro garoto a sua idade, mas, por vezes, gritos de alegria ou fica com raiva porque ele quer que as coisas que não sabem como pedir. Então, algumas pessoas olham para você como um moleque que não sabe uma extremidade para conter e pedir desculpas como se ele fosse o culpado ", diz .
A verdade é que esta falta de compreensão do ambiente que descreve mãe Buck não se limita a estranhos. "O primeiro a afastar-se são os amigos ea política de família", disse Rosa Maria ao seu lado, a mãe de Martin (15). "Eles fazem, em geral, mas diz diplomaticamente fazer, em algum ponto de cessar de convidar para as suas casas, porque é claro que isso tudo idiota gritos, pausas, ele é passado e não irritante nunca está quieto."
"É claro que, por sua vez também será um replicante, ela admite. A força percebida desses olhares de desconforto, você começa a se sentir desconfortável e você deixa de fazer visitas. E assim que sua família está se tornando cada vez mais sozinho." E é que "bem-disse Adela chega um momento em que você se cansa de explicar a razão ou, pior ainda, você se cansa de se sentir mal para os outros."
"Alguns dias atrás, por exemplo, Cameron foi com seu pai para a praça e só peguei o skate obter um bebê menor. Ele não entende o conceito de pertencimento, mas o outro menino começou a gritar que eles estavam roubando e seus pais reagiram muito mal. Embora Louis tentou explicar que Camilo era especial o tratou como um ladrão. E tempo depois, percebendo que tinha cometido um erro, esses mesmos pais foram mortificado para se desculpar, isso não impediu Luis se sentir mal novamente, desta vez para eles. "É assim que funciona, às vezes você acaba se sentindo mal para os outros e preferem ficar longe", disse Adela.
ANTES E DEPOIS DE UM EM CASAIS
O caso de Adela e Luis é quase uma exceção no universo das famílias com crianças autistas, incluindo a separação e taxa de divórcio é várias vezes superior à média. Como explicou Rosa Boffa, presidente da Nexus, um grupo de famílias que compartilham os problemas de autismo ", o diagnóstico é um antes e um depois no casal."
"É um diagnóstico devastador e não apenas dizer que para mim, porque meu companheiro já estava ruim, ea maioria são mães solteiras, diz Rosa. Acontece que o tempo eo esforço necessários para criar uma criança com autismo é tal que se um casal não tem bases muito sólidas, as dificuldades que o acabamento de pulverização. "
Cristina Maresca, mãe de Gianni, vai ainda mais longe:.. "O casamento se deteriora porque os pais estão fugindo como ratos por esta doença Preferem ir pescar ou ficar até tarde no trabalho porque não podem suportar Se você ainda se vai só quero fugir, às vezes, simplesmente não com quem deixar seu filho, porque você ganhou a mão ", brinca Kristin.
O fato é que, assim como muitos casamentos quebrar, quando confrontado com levantamento de um filho ou filha com autismo, as mães que são deixados sozinhos raramente têm êxito na construção de um projeto, então parceiro. "Não que eu não tenho o tempo, Rosa explica que nos acontece, em geral, que a doença dos nossos filhos nos obriga a ficar forte, e de alguma forma nos tornamos tão forte que os homens também precisam aceitar a nossa realidade são mais fortes do que nós para nos conter. Não é fácil encontrar ", diz ele.
VIAJAR
No entanto, como relatado no filme El Pozo, o conflito interno gerado em torno de um diagnóstico do autismo não se limitam ao âmbito do casal. Os irmãos são também frequentemente afectadas pelo turbilhão de demandas colocadas aos pais a doença.
"Eu tenho quase nenhuma lembrança da vida de meu filho Bruno entre 14 e 15 Neste ponto Camilo, que era um garoto, completamente absorvido nos:. Apenas um segundo apareceu descuidábamos subimos as escadas ou em situação de perigo . Também naqueles dias que não entendem nada, ninguém nos disse o que estava acontecendo Camilo e um médico de outra ajuda. Pobre Bruno, que pouco ou nada para ele naquele momento ", admite Adela.
"A criança tende a aproveitar-se está em desvantagem e, inadvertidamente, negligenciar o resto", diz Rosa também, que, note que durante os primeiros dias, enquanto em peregrinação em busca de ajuda especializada para Martin, sua filha Maria Emilia era muito deslocados. "Espero que um dia você entender como uma mãe e eu posso perdoar, mas eu tinha essa dor e não era justo com ela", diz ele.
"O terrível é que, quando Martin foi diagnosticado desabei e chorei inconsolável", diz Rosa, mas eu chorei por Martin, mas Emilia Maria. Pensei certamente eu estava indo para ir antes dela e deixaria um irmão para cuidar de toda a sua vida. Minha tristeza primeira foi para Maria Emilia e ainda não poderia dar o tempo que merecia como o bebê de oito a dez anos, foi naquele momento. "
Apesar do drama que pode ser levantar uma criança autista, a grande maioria de mães e pais que viveram essa experiência ainda parecem dotados de uma energia muito especial e seus filhos. "Como mãe de Pilar diz no filme, meu filho me ensinou a apreciar os pequenos momentos de felicidade que tem a vida", disse Wenger Carolina, a mãe de Lautaro Buñirigo (8).
E assim, diz Cristina para falar sobre seu filho Gianni. "Isso me fez perceber que a vida era diferente. O que acontece é que a própria realidade em que vivemos coloca em uma dimensão diferente da vida, uma dimensão em que você deixa de se preocupar com coisas bobas e você apreciar os
momentos que realmente vale a pena. "

fonte: http://www.eldia.com.ar/edis/20120422/el-dramatico-reto-familiar-del-autismo-informaciongeneral18.htm

Um comentário: