segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Dicas de brincadeiras son rise

Dicas

Me diga do que ela gosta, fora you tube e rabiscar revistas? O que ela faz durante todo o tempo? Quantas horas ela fica no computador? E o restante do tempo?
Olha, quando a Juli da inspirados esteve aqui na minha casa, contei a ela sobre uma frustração que eu tive com a Natália. Eu havia feito um jogo pra ela, peguei no livro Brincar para Crescer. Era tipo encaixe e associação, tinha que encaixar os objetos da cozinha no tabuleiro da cozinha e os do banheiro no banheiro. Mas ela pegava e misturava tudo, colocava no tabuleiro errado e quando eu ia corrigir ela se isolava e me ignorava.
E eu ficava  frustrada. Então a Juli disse que nessa fase não devemos nos apegar em certo e errado. Como? Simples. Por que a escova de cabelo tem que estar no banheiro? Vc nunca penteou cabelo na cozinha? E tomar banho na cozinha? Sim, é possível, de torneira! Privada no banheiro? Que casa maluca, deve ser a casa da bruxa ou de algum personagem maluco que ela gostar (motivação). Não esqueça que de acordo com os princípios son rise, nós devemos inspirar as crianças e não julgá-las. Se quisermos que elas brinquem certinho logo de cara, elas podem desistir. Mas se inspirarmos elas com os 3es, elas podem se contagiar!

Também devemos nos lembrar em juntar-se no isolamento, deu sinal verde, ai vc oferece ação motivadora e só depois de algumas ações motivadoras vc pede a participação dela. Pelo que vi ela gosta de bola de sabão (fica vendo). Então faça bastante, se divirta muito, goste de verdade de fazer bolas e agradeça por ela te olhar. Quando ela estiver bem confiante, aí vc pode por uma máscara e estourar uma bola. Fingir que é um personagem do you tube que ela gosta. E depois vc pode estourar com a mão,com o pé, pulando, de olhos fechados ou com o nariz. Temos que ser flexiveis!

Outra coisa, vamos combinar que tv e computadopr são o fim pros nosso pequenos né. Tente diminuir ao máximo, na minha casa não tem tv há uns dois anos e não me arrependo. Ainda tem a casa davó que é tb direto e eu fico revoltada,to louca pra tirar a tv de lá, e evito que ela fique indo lá toda hora. Tv obceca qualquer pessoa e nossos filhos precisam de pessoas e interações.
Já tentou desenhar letras de músicas? Pega uma música que ela ama e desenha idêntico ao que ela vê no dvd. Aos poucos ela vai ficando mais flexível e vc vai fazendo pequenas variações.

Ela gosta dejoguinho de computador? Pq não pega uma caixa de paqpelão e faz um computador, entra dentro e manda ela apertar um botão (ai vc imita o jogo).
tente também atividades sensoriais, ja viu o site da johanna terapeuta? Lá tem tantas ideias, eu faço tudo no box pra não sujar tudo, entro com ela, brinco, depois ja dou um banho pq aqui nao tem quintal.

Outra coisa, lembra daquela palestra do William (não sei se é esse o nome) do son rise? Ele diz que o segredo é ampliar o interesse restrito dela e não mudar o foco de interesse. Se ela gosta de rabiscar revistas, já tentou rabiscar em outros tipos de papeis, com texturas diferentes? Ou rabiscar no espelho, com canetinha? Foque no contato visual e elogie-a muito antes de cobrar, peça sutilmente para ela, eles odeiam cobranças e ai inventam bloqueios. E quando "encasquetam" aí já viu né?! Dê bastante controle para ela, tudo bem se não quer brincar hoje, tudo bem se não quer amanhã. Tenho certeza que uma hora ela não vai resistir, quando estiver segura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário