terça-feira, 24 de janeiro de 2012

O QUE É TERAPIA COGNITVO-COMPORTAMENTAL?

A TCC tem como base a idéia de que as emoções e os pensamentos são determinados por crenças que modelam os comportamentos. Portanto não são os fatos (experiências), mas a interpretação que damos a eles é que podem estar distorcidos. Assim, tanto os transtornos psicológicos como os demais problemas enfrentados pelos pacientes, decorrem de um modo distorcido ou disfuncional de perceber os acontecimentos, influenciando os sentimentos e o comportamento.


O principal objetivo da TCC está em como os problemas (atuais ou passados) interferem na vida diária, ajudando o paciente a entender esses problemas e a desenvolver maneiras, mais funcionais, de lidar com eles. Apesar de ser uma terapia mais objetiva, a Terapia Cognitivo-Comportamental não é menos profunda que as demais, apenas mais focada nas questões que afligem o individuo. Tem um comprometimento em entender profundamente o problema do paciente e em desenvolver estratégias que assegurem a durabilidade dos resultados alcançados. A TCC é um trabalho em conjunto entre o paciente e o terapeuta. Juntos, estes planejam como identificar e trabalhar com os pensamentos, sentimentos, comportamentos distorcidos.

O tratamento é oferecido na Clinica Mente Sã & Música, localizada no Flamengo. Telefone de contato (21) 3287 2626 ou (21) 9156 7880. Email: paesflavia@ig.com.br

Profa. Flávia Paes é graduada em Psicologia pelo Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação (IBMR/2002). Mestrado em Metrologia pela PUC-RJ (2009). Doutoranda em Saúde Mental no IPUB/UFRJ (2011). Profa. do IBMR nas áreas de Aprendizagem e Memória e Fundamentos de Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC). É pesquisadora do INCT-TM. Membro da Associação de Terapias Cognitivas do Rio de Janeiro (ATC-RJ). Atende em consultório particular na área de Psicologia clínica, ênfase em TCC, atuando principalmente em transtornos de ansiedade e humor e na aplicação de testes neuropsicológicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário