quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Terapias Complementares indicadas pelo Programa Son-Rise®

Postado pela amiga de luta Sandra Santos, no nosso grupo do Hotmail
em setembro de 2012

"Desde a sua criação há mais de 30 anos atrás, o Programa Son Rise sempre viu cada criança como única e especial. Com isso em mente, temos recomendado um conjunto de intervenções complementares para as famílias. Nós temos trabalhado com a finalidade de apoiá-las nos programas de seus filhos da melhor maneira possível. Há muitas intervenções complementares que podem ser extremamente úteis para as crianças no espectro do autismo. Na verdade, muitos pais incluem estas intervenções no Programa Son-Rise dos filhos, o que apoiamos sem reservas. 

Uma vez que muitas crianças têm muitos desafios sensoriais e outros desafios biológicos nesse espectro, defendemos a ajuda nessas áreas. Na verdade, isso pode acelerar e melhorar o andamento do programa do seu filho. Dois de nossos professores sêniors, o casal Bryn e William Hogan usaram o programa Son-Rise para mudar a vida de Jade, sua filha. Durante seu programa, eles usaram muitas das intervenções complementares listadas abaixo.

No entanto quando são utilizadas outras terapias cujas técnicas são diretamente conflitantes com os princípios do Programa Son-Rise, elas dificultam a eficácia do programa e confundem a criança.
O método ABA (Análise Comportamental Aplicada), por exemplo, utiliza técnicas que são quase que universalmente opostas ao Son Rise, tais como a tentativa de extinguir comportamentos repetitivos, priorizando a mudança de comportamento mais do que a construção de relacionamentos, e ensinando novos comportamentos através da repetição e recompensas. Mesmo o Tratamento baseado em programas de relacionamento como o Floortime / DIR ,que alguns já disseram ser muito semelhante ao Programa Son-Rise , é conflitante em seus princípios básicos .O Floortime / DIR utiliza um princípio chamado "brincadeira obstrutiva", onde o facilitador atrapalha ou interfere no comportamento repetitivo da criança com brincadeiras para que a criança possa interagir ao invés de afastá-lo do caminho.


Como você pode imaginar, se as vezes nós nos juntamos” a uma criança em seus comportamentos repetitivos (como previsto no Programa Son-Rise) e em outras vezes impedimos (ABA), ou tentamos impedir a criança de fazer esses comportamentos ( Floortime / DIR), não estamos apenas confundindo a criança, mas também prejudicando a peça mais fundamental do Programa Son-Rise que é estabelecer conexões. Isso significa que nós estamos pegando um filho, que já tem uma desordem social e relacional e podando a sua habilidade que se sentir suficientemente seguro, suficientemente confiante, suficientemente tranquilo, suficientemente aceito e interessado o suficiente a nos estender a mão e se relacionar mais conosco.

Complementando, os provedores do Programa Son-Rise têm uma profunda formação atitudinal como parte essencial de seus estudos e treinamentos, para que os nossos métodos sejam utilizados com o máximo respeito, amor e celebração da criança.

Aconselhamos inclusive as terapias complementares em qualquer Programa Son-Rise, mas não apoiamos utilizá-lo em conjunto com  outras terapias conflituosas que comprometem a base e os objetivos do seu programa  bem como o senso de segurança, confiança e motivação da criança.
Abaixo está uma lista de algumas das terapias que temos visto ser complementares e de apoio ao crescimento da criança quando se utiliza o Programa Son-Rise:

(Os sites indicados em cada terapia são meramente informativos. Somente os links do Programa Alert e da  Enzimedica são indicados pelo Instituto Son-Rise )

Bio-Medical Interventions (Intervenções Biomédicas)
Dietary Interventions (INTERVENÇÕES DIETÉTICAS)

Auditory Training Programs (PROGRAMA DE TREINAMENTO AUDITIVO)
Sensory Integration Interventions (AS INTERVENÇÕES DE INTEGRAÇÃO SENSORIAL)
Cranial Sacral Therapy(TERAPIA CRANIO SACRAL)
The Handle Program
Holistic Approach to Neuro-Development and Learning Efficiency
(Abordagem Integral do Desenvolvimento e Aprendizagem da Eficiência Neural )
Massage Therapy (MASSAGEM TERAPIA)
Homeopathy(HOMEOPATIA)

The Listening Program®
Neuro Feedback
The Fast ForWord® Program
Therapeutic Horseback Riding (EQUITAÇÃO ASSISTIDA PARA AUTISMO)
Supplemental Interventions (INTERVENÇÃO DE SUPLEMENTAÇÃO)
Vitamins, minerals, probiotics, essential fatty acids, etc.
Enzyme Therapy - Highly recommend enzymes by Enzymedica® www.enzymedica.com http://www.enzymedica.com/
The Defeat Autism Now Protocol
The Alert Program (auto regulação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário