terça-feira, 11 de junho de 2013

O Autismo na visão espírita


Certa vez, um casal aproximou-se ao Chico, o pai sustentando uma criança de ano e meio nos braços, acompanhando por distinto medico espírita de Uberaba. A mãe permaneceu a meia distância, em mutismo total, embora com alguma aflição no semblante. O médico, adiantando-se, explicou o caso ao Chico:
- A criança, desde que nasceu, sofre sucessivas convulsões, tendo que ficar sob o controle de medicamento, permanecendo dormindo a maior parte do tempo, em consequência, mal consegue engatinhar e não fala.
Após dialogarem durante alguns minutos. O Chico perguntou ao nosso confrade a que diagnostico havia chegado.

- Para mim, trata-se de um caso de AUTISMO – respondeu ele.
O Chico disse que o diagnostico lhe parecia bastante acertado, mas que convinha diminuir o anticonvulsivos mesmo que tal medida, a principio, intensificasse os ataques. Explicou, detalhadamente, as contra indicações do medicamento no organismo infantil. Recomendou passes.

- Vamos orar- concluiu.
O casal saiu visivelmente mais confortado, mas, segurando o braço do médico nosso confrade. Chico Explicou a todos que estávamos ali mais próximos:
- “o AUTISMO”, é um caso muito sério, podendo ser considerado uma verdadeira calamidade. Tanto envolve crianças quanto adultos...

E o Chico falou ao médico:
- É preciso que os pais dessa criança conversem muito com ela, principalmente a mãe. É necessário chamar o espírito para o corpo. Se não agirmos assim, muitos espíritos não permaneceram na carne, porque a reencarnação para eles é muito dolorosa. Evidentemente que não conseguimos registrar tudo, mas a essência do assunto é o que está exposto aqui.
O espírito daquela criança sacudia o corpo que convulsionava, na ânsia de libertar-se (desencarnar)...
Sem dúvida, era preciso convencer o Espírito a ficar. Tentar dizer-lhe que a Terra não é cruel assim... Que precisamos trabalhar pela melhoria do homem.

OBSERVAÇÃO DE DIVALDO FRANCO: Precisamos considerar que “somos herdeiros dos próprios atos”. Em cada encarnação adicionamos conquistas ou prejuízos a nossa contabilidade evolutiva e, em determinados momentos, ao contrairmos débitos mais sérios, reencarnamos para ressarci-los sob a injunção dolorosa de fenômenos expiatórios, tais os estados esquizóides e suas manifestações várias. Dentre eles, um dos mais cruéis é o AUTISMO. No fenômeno do autismo estamos diante de um ex-suicida a qual, desejando fugir à responsabilidade dos delitos cometidos, envereda pela porta falsa da autodestruição. Posteriormente, reencarna com o drama na consciência por não ter conseguido libertar-se deles. São, também, os criminosos não justiçados pelas leis humanas ou Espíritos que dissimularam muito bem suas tragédias. Assim, retornam à Terra escondendo-se da consciência nas várias patologias dos fenômenos esquizofrênicos. Os pais devem esperar a criança dormir e conversar com ela. Pois a conversa é captada pelo inconsciente (Espírito). Fale devagar, pausadamente: Estamos contentes por você estar entre nós; Você tem muito que fazer na Terra; você vai ser feliz nesta vida; Nós te amamos muito...

36 comentários:

  1. MUITO ESCLARECEDOR ESSA POSTAGEM SOBRE O AUTISMO NA VISÃO ESPÍRITA,IRAR AJUDAR A ENTENDER O COMPORTAMENTO DE UM ALUNO AUTISTA.

    ResponderExcluir
  2. Meu Deus aonde chegamos. Misericórdia.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Não gostei da justificação não creio que meu filho seja a reencarnação de gente ruim. E pena ouvir isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deus jamais consentiria que uma criança ; pois ele mesmo disse: " Vinde a mim todas as criancinhas ...! o suicida é tão poderoso a ponto de querer invadir a mente de uma criança ? de passar pelos mandamentos de Cristo ; jamais! jamais ! gente ruim , vcs afirmam q vão p/ o vale dos esquecidos ... DEUS é maior ! a DOUTRINA que vcs falão não diz nada de bom ou do bem !

      Excluir
    2. eu sinceramente não concordo.. com isso meu filho e autista e a mais doce das crianturas...

      Excluir
    3. Ninguém falou em espírito de gente ruim. Falou-se em suicidas

      Excluir
    4. Desculpem, não quero entrar na polemica, porém o que aprendi é que são espiritos tão puros, especiais e iluminados que não precisam ter conciência da loucura que estamos vivendo, da falta de amor que este mundo tem mas precisam ter um corpo para um dia ressucitarem como Cristo e terem um corpo ressureto então ainda são como instrumentos dentro das famílias para trazer amor e unir so membros desta família.

      Excluir
  5. Nāo acredito nesse comentario

    ResponderExcluir
  6. Ninguém é reencarnação de gente ruim, apenas colhemos o que plantamos! Se alguém falasse que é autista quem foi muito inteligente e famoso, todo mundo iria querer um filho autista! Deus é bom! Se não existir a reencarnação, onde estará a bondade de Deus deixando vir ao mundo tantas crianças com doenças muito piores que o autismo?????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não ninguém iria querer um filho autista por causa de feitos bons ou ruins em outra vida, não que seja algo ruim. Mas com certeza passamos por muita dificuldade e preconceito como pais. Mas o autismo não é esse caso grave colocado aqui. O autista para mim é um ser puro, de luz, e que está muito acima de nós, por isso nós tão inferiores, não os compreendemos. Um ser humano incapaz de mentir, dissimular ou ações más, um espirito de luz, enviado pelo Pai,para conhecermos o amor e a luz,nunca será uma pessoa com drama na consciência ou que dissimula tragédias de outras vidas, que inclusive nem acredito. E os desígnios de Deus não nos são conhecidos. As escolhas do Senhor não podem ser respondidas por nós, meros pecadores que ainda não conhecemos sua sabedoria. Mas que esperamos ao fim desta vida terrena, chegarmos a morada do Pai,e sermos dignos de conhecer sua sabedoria.

      Excluir
    2. Concordo com voce

      Excluir
  7. Chorei qdo li a oração q deve ser dita, eu falo isso p meu filho qdo está dormindo. Foi diagnosticado autista. Foram os mestres de luz !!!!!

    ResponderExcluir
  8. Chorei qdo li a oração q deve ser dita, eu falo isso p meu filho qdo está dormindo. Foi diagnosticado autista. Foram os mestres de luz !!!!!

    ResponderExcluir
  9. Acredito sim que as crianças autistas são espiritos evoluidos que vem a Terra trazer aos seus pais e familiares a nobre missão de Servir e Amar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza! Seu comentário é perfeito!

      Excluir
  10. O autismo não é fácil,que bom que esse texto possa ajudar as pessoas a compreender melhor essa situação.

    ResponderExcluir
  11. Eu acredito nas explicações e vejo que as pessoas que um dia erraram voltaram para pagar seus erros e voltarem a ser amadas...O autismo deve ser encarado como uma evolução espiritual que cabe aos pais da criança orientarem sempre para o bem!

    ResponderExcluir
  12. Sou Católica
    Mas estou fazendo a terapia do sono com meus filhos gêmeos,
    Autistas.
    Tenho conversado com eles enquanto dormem.

    ResponderExcluir
  13. Matéria ridícula...é mto triste q alguns acreditem nisso.

    ResponderExcluir
  14. Nao gostei achei esse texto ridiculo nda a ver fquei muito triste de uma pessoa achar que um ser que foi ruim em outra vida e se matou tenha que vim ao mundo autista.nao tenho nem nunca tive esse tipo de pensamento acho os autistas seres iliminados puros e cheios de amor. Achei esse materia uma porcaria

    ResponderExcluir
  15. Aff, sem comentários! Vamos deixar esse assunto​ para os Especialistas e não para os Especialistas em "achismos". Sou Psicopedagoga, trabalho com autistas! São puros e cheios de inocência. Uns dotados de uma capacidade cognitiva incomum, outros precisam ser mais estimulados. No mínimo ridículo tudo isso que li! Deus é único e soberano e não divide sua Glória com Ninguém! Eu estudo anos dá minha vida para me capacitar e atuar de forma multidisciplinar no diagnóstico de autismo. Agora vem esse povo e fala um monte de besteira. Acho que a rotina dessas famílias já é bem difícil para vcs ficarem ofertando, como informação, coisas que vão angustiar mais esses Pais. Suicidas? Nunca ouvi tanta besteira! Que tal deixar esse assunto para nós especialistas e se ocuparem em ler mais a Bíblia Sagrada e compreender o que acontece com os Suicidas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeito!
      Muito obrigada,disse exatamente o q eu penso.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  16. Bom dia à todos! Acredito que existem muitos mistérios no universo...e nós seres humanos ainda estamos bem distantes de compreendê-los, dessa forma, são diversas as visões de mundo, são muitos os pontos de vista, as experiências vividas e relatadas. Eu tenho como profissão a veterinária, e o fato de meu filho Gabriel (hoje com treze anos) ter sido diagnosticado com autismo me aproximou de uma antiga necessidade minha...o estudo da Pedagogia, pois, através disso, estou pesquisando o desenvolvimento humano nas suas mais profundas questões, principalmente através da psicologia, sociologia e da filosofia. Muitos questionamentos faço diariamente, quanto mais aprendo. E o de mais precioso, acredito eu, foi o entendimento de que a base para uma vida saudável está no respeito ao outro...coisa que infelizmente, não vemos muito por aí...infelizmente as pessoas se agarram em suas convicções e se furtam à possibilidade do ouvir e do refletir. Respeito esse texto e os questionamentos presentes nele, jamais julgaria-os ridículos, ainda que deles possa discordar, e muito menos impor que meus (rasos) conhecimentos são o que há de "certo" no mundo e que o conhecimento do outro é equivocado. Acredito que o que possa estar faltando para nossa evolução pessoal seria um pouco mais de humildade, sensatez e empatia. Respeito ao outro é base para uma vida bem mais leve...e saudável. Sentir e ouvir o mundo é essencial.

    ResponderExcluir
  17. Eu não entendo isso. Algumas pessoas que nem parecem acreditar em reencarnação, vem aqui só para criticar a reportagem e a religião. Você pode ser ateu, budista, evangélico, pedagogo, mas se não sabe ler um texto religioso sem criticar a crença alheia, você não passa de um idiota.

    ResponderExcluir
  18. Só não entendo como suicídas, ou pessoas que foram más em outras vidas, agora reencarnam autistas, com suas dificuldades, podem ser tão inocentes e bondosas nessa vida. Observem um autista e vejam se existe alguma aura ruim nele, não existe. Nem neles, nem em outras crianças especiais. Essa explicação não me convence. Mais provável que seja uma questão genética e de probabilidade mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As pessoas reencarnam como busca de sua evolução espiritual e esse espirito carrega marcas das suas atitudes passadas. Não eh Pq alguém foi ruim em vida passada que traz traços disso em sua infância numa nova reencarnação. Os traços vão além disso, são limitações físicas muitas vezes. Portanto, o fato de um autista ter sido em outra encarnação um ser que possa ter feito algo degradante não o faz uma pessoa ruim, faz dele um ser puro em busca de sua evolução e que precise de mais atenção e demonstração de AMOR para aqui permanecer.

      Excluir
  19. Espiritismo:nada além de doutrinas de demônios mentirosos enganadores!No evangelho de Jesus Cristo não tem nenhuma mensao a essas baboseira, quem da lugar ao diabo passa a acreditar nesses absurdos

    ResponderExcluir
  20. Cada um terá o conhecimento que quiser.
    Mas ninguém foge do que é.
    Não há regras para reencarnação.
    Podem ser suicidas ou almas que aceitam sua condição para evolução da família.
    As leis de Deus não dependem de nossas crenças.
    Deus continuará a ser Deus.
    Aceitemos ou não.
    Maiores esclarecimentos quando voltarmos a condição de espírito.
    Beijos de luz e amor a todos

    ResponderExcluir
  21. Cada um terá o conhecimento que quiser.
    Mas ninguém foge do que é.
    Não há regras para reencarnação.
    Podem ser suicidas ou almas que aceitam sua condição para evolução da família.
    As leis de Deus não dependem de nossas crenças.
    Deus continuará a ser Deus.
    Aceitemos ou não.
    Maiores esclarecimentos quando voltarmos a condição de espírito.
    Beijos de luz e amor a todos

    ResponderExcluir
  22. Toda opinião deve ser respeitada, lê sobre o assunto quem quer, não acho corretô vir criticar a matéria, pois para muitas famílias essas explicações são conforto para o coração.

    ResponderExcluir
  23. Bom, sou pedagoga, especialista em educação especial, pois estudo e me dedico ao máximo na minha profissão e espírita.Amo trabalhar com crianças especiais e acredito que cada caso é um caso. Trabalho com crianças autistas e outros transtornos globais de desenvolvimento. Mais lendo essa matéria, lembrei de um aluno meu de 4 anos em que ele era autista, muito inteligente, mais era o verdadeiro pavor de sua família. Pois manipulava, agredia a todos a sua volta, bastava-lhe uma oportunidade. Na escola,escolhia um coleguinha pra perseguir e maltratar sem dó e nem piedade, e segundo a sua psicóloga, não demonstrava qualquer sentimento de culpa. Seu irmão de 15 anos tinha pavor dele, pois sempre estava procurando formas de ferir o irmão com facas, martelos... tudo era escondido em sua casa. Sua mãe e avós não sabiam o que fazer com a criança. Trabalhei com ele por um ano e consegui melhoras significativas, inclusive com a família.Contudo, tive de sair da escola, pois era substituta e não pude mais acompanhar o meu anjinho. Fazia preces por ele tbm. Mais gostaria de ter lido essa matéria antes, talvez pudesse ajudar ainda mais o meu anjinho. Amo a minha profissão, e continuo a dizer q cada caso é um caso, pois o meu ex-aluno, se encaixaria perfeitamente nesse texto, pelo perfil apresentado em que de nada parecia com uma criança de três anos e meio a quatro, que precisava de mais amor ainda. Deus é amor sempre.

    ResponderExcluir
  24. Nossa !! Admiro Chico Xavier e não acredito nessa fala dele . De onde tiraram isso ? O Blog não cita .

    ResponderExcluir
  25. Concordo e acredito muito em tudo isso. Me lembrei do livro Castelo das Aves Feridas.
    Aos que estão criticando, sugiro que respeitem a crença e a necessidade de cada um e não julguem, afinal usando o nome de Deus para justificar a divergência de opiniões, deveriam, no mínimo serem mais respeitosos e compreensivos, afinal Jesus esteve entre nós para passar esses ensinamentos.

    Especialistas,estudar e não ter humildade e respeito, não tem valor no reino de Deus...

    ResponderExcluir
  26. Acredito que todos somos iguais perante nosso Pai, estamos aqui para nos unirmos, aprendermos a nos amar incondicionalmente, ninguém é dono da verdade, só nosso Pai, e ele nos pede amarmos uns aos outros, servirmos nosso próximo, não é porque sua fraqueza é diferente da minha que sou melhor ou pior. Aqui estamos todos certos e todos errados, não sabemos de fato nada, não sabemos e não devemos julgar nosso irmão, acreditamos no que mais nos convém.Por isso escolho Cristo, aprendizagem e ressurreição

    ResponderExcluir