quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Quase metade das crianças autistas que não falam até os 5 anos podem falar com fluência depois

Imagem
O fato de uma criança autista não falar entre os quatro ou cinco anos não significa que ela nunca irá falar, como receiam alguns pais. Estudo publicado na revista Pediatrics verificou que 70% de crianças e adolescentes entre 8 e 17 anos que não falavam aos quatro anos desenvolviam-se a ponto de utilizar frases simples, enquanto quase metade adquiria com o decorrer dos anos um linguajar fluente e adequado.

O estudo analisou mais de 500 crianças com autismo, e não encontrou relações entre a possibilidade da criança desenvolver a linguagem mais tarde e suas condições demográficas, como a região em que nasceu, e condições psiquiátricas, como o grau do autismo, crises de ansiedade ou agressividade, por exemplo. Isso quer dizer que a princípio qualquer criança pode desenvolver a fala, mesmo que já tenha passado dos cinco anos.

A pesquisa destaca ainda não ter encontrado indícios de que interesses restritos (crianças que comem somente determinados alimentos, por exemplo, ou gostam apenas de uma cor, estilo de roupa ou brinquedo), assim como as condutas repetitivas que muitos autistas apresentam (girar constantemente objetos, por exemplo) e os aspectos sensoriais (como extrema sensibilidade/aversão ao toque) interfiram significativamente no desenvolvimento da linguagem.

fonte: http://meunomenai.com/2013/07/20/quase-metade-de-criancas-autistas-que-nao-falaram-ate-os-cinco-anos-poderao-falar-com-fluencia-mais-tarde/

fonte: http://pediatrics.aappublications.org/content/early/2013/02/26/peds.2012-2221

10 comentários:

  1. Maravilhoso saber.. Meu filho tem 5 anos e fala muito pouco. Mas, não perco a fé, e sei q com os estimulos ele vau falar.
    Bju e muito obrigada por todas as informaçoes q vc coloca aqui..
    Joanna

    ResponderExcluir
  2. Eu também não perco a fé, Amour. Meu Luca começou a falar depois dos 4 anos. Ele tem 5 agora, o vocabulário está longe de ser o de uma criança de 5 anos "normal", mas eu não perco a esperança. bjo

    ResponderExcluir
  3. Meu filho vai fazer 3 anos e nao fala nada ainda.Essa corrida contra o tempo é apavorante... Mas essa reportagem é muito consoladora!!bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafaela, com 3 anos o Luca não falava nada, nada. Hoje, com 5 anos e meio, faz frases pequenas, mas faz. Continue estimulando!

      Excluir
  4. Meu filho tem hoje 7 anos fala algumas palavras bem claras e a maioria muito enrolado, mas a esperança em Deus, deve estar em primeiro lugar. Nunca desista de seu filho (a), Deus não nos dá o fardo maior que possamos carregar, abraços a todos. Eduardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eduardo, também acho que Deus nos dá o que podemos aguentar. Nossos filhos são nossas missões. Eu não perco a esperança nunca!

      Excluir
  5. Meu nome e ANA ROSA tenho uma filha linda esta com 4anos e meio nao fala e nao anda tbem e autista,estou sempre atenta a td e acredito muito no seu desenvolvimento.Ela fica em uma creche de manha(cemei),a tarde na APAE.Acredito sim que ter um filho com qualquer deficiencia tem que ser um aos olhos de DEUS uma pessoa especial.Nao e pra qualquer um.ANA ROSA CARVALHO.ITURAMA MG.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana, ela ainda é novinha, vai se desenvolver, com certeza .Continue estimulando. é o que a gente pode fazer: amar e estimulá-los.. bjo grande

      Excluir
  6. Tenho um filh de 4 anos e meio fala apenas coisas dom tipo,mama papa e estranho de vez em quando aparece alguma palavra como água estudar mas nunca volta a repetir e como loteria, ele está em investigação de autismo faz fono psicóloga , neura mas não tivemos nenhum resultado, mas ele e muito lindo ama jogar no tablet isso sim ele aprende fácil principalmente cores e formas ele ama e muito carinhoso adora abraçar e beijar, mas na escola precisa de cuidadora porque e hiperativo nao fica quieto nem um minuto a professora não dá conta sozinha , ele sobe e desce tempo todo apaga e acende a luz o pessoal fica perdido a escola e regular por lá tem outros autistas mas são quietos nao dos tanto trabalho, mas estão fazendo o que podem o pessoal de la se esforça muito para ajuda lo e da prefeitura aqui de guarulhos mas estão sendo ótimos com ele, fazem o impossível para ajuda lo , temos muita sorte por isso , mas por outro lado a Neuro quer que ele tome medicamento, para ajudar na concentração, mas não quero tenho medo que meu filho fique dependente de medicamento ele é muito novinho para isso.

    ResponderExcluir
  7. Tenho um filh de 4 anos e meio fala apenas coisas dom tipo,mama papa e estranho de vez em quando aparece alguma palavra como água estudar mas nunca volta a repetir e como loteria, ele está em investigação de autismo faz fono psicóloga , neura mas não tivemos nenhum resultado, mas ele e muito lindo ama jogar no tablet isso sim ele aprende fácil principalmente cores e formas ele ama e muito carinhoso adora abraçar e beijar, mas na escola precisa de cuidadora porque e hiperativo nao fica quieto nem um minuto a professora não dá conta sozinha , ele sobe e desce tempo todo apaga e acende a luz o pessoal fica perdido a escola e regular por lá tem outros autistas mas são quietos nao dos tanto trabalho, mas estão fazendo o que podem o pessoal de la se esforça muito para ajuda lo e da prefeitura aqui de guarulhos mas estão sendo ótimos com ele, fazem o impossível para ajuda lo , temos muita sorte por isso , mas por outro lado a Neuro quer que ele tome medicamento, para ajudar na concentração, mas não quero tenho medo que meu filho fique dependente de medicamento ele é muito novinho para isso.

    ResponderExcluir