segunda-feira, 2 de junho de 2014

Impresões da Dra. Geórgea sobre a palestra do Dr. John Hicks, no Autism One 2014

Esse texto foi publicado pela Dra. Geórgea Fonseca, em seu perfil no Facebook, sobre a palestra do Dr.  John Hicks no Autism One 2014

"Quero colocar algumas impressões sobre uma das aulas que mais gostei no AutismOne. A do Dr John Hicks, intitulada: Treatment of ASD: Beginnings and Progress.

Em primeiro lugar porque acho que são passos básicos e importantes para os pais que estão aqui e não têm acesso à muitos tratamentos, poderem ter alguma orientação do que fazer inicialmente.
Depois porque tive uma grata surpresa em ver que o que ele faz tem muito a ver com a minha filosofia: Intervir com suavidade, progressivamente, sem agressões. 


A questão da investigação familiar é muito importante. Vejam, não apenas para se pesquisar se na família há casos de transtornos mentais, mas se há casos de problemas de doenças inflamatórias e auto-imunes. Avaliar o status nutricional da criança: se ela é hipotônica, pálida, se tem o abdome protuso ou outros sinais de nutrição deficiente.


Os problemas fundamentais que devem ser objetivo da intervenção inicial devem ser o tratamento dos problemas gastrointestinais dos pequenos. Portanto: controlar o excessivo crescimento de fungos ( Evite o açúcar e invista no uso de probióticos); facilitar a digestão e absorção dos alimentos; usar uma dieta rica em vitaminas, minerais e proteínas de boa qualidade; abusar do uso de alimentos fermentados; regular os hábitos intestinais com intervenção adequada para diarréia e constipação; testar as sensibilidades alimentares dos pequenos para estarmos cientes de quais alimentos devemos evitar.


Se a criança não tem um bom status nutricional, muitas reações celulares estão prejudicadas. Se ela não digere e absorve bem proteínas terá baixa de aminoácidos essenciais, e eles são importantes para a fabricação de diversas enzimas, inclusive as que agem no cérebro.


Se ela não possui um bom nível de ácidos graxos essencias ( os Omegas!) o funcionamento cerebral também é muito prejudicado ( O nosso cérebro é 60% gordura!).

O médico deve se certificar do status de algumas vitaminas no corpo dos pequenos, pois muitas delas são essenciais para as funções celulares, cerebrais e de detoxificação. ( Não se zanguem com esta palavra. No nosso caso detoxificar se aplica melhor que desintoxicar). 


Neste caso, Dr Hicks deixa claro que não se deve pensar apenas em eliminar metais pesados. Se o nosso organismo está metabolicamente prejudicado, sob stress oxidativo, sem glutatione suficiente ( que é o maior varredor do lixo de nossas células), com os hormônios e neurotransmissores desregulados, você pode usar todos os quelantes do mundo e não vai melhorar o metabolismo celular.


A relação dos neurotransmissores com o intestino é clara. Há tantos estudos publicados sobre a relação entre intestino e cérebro que a nova medicina não se pode mais abster de olhar para eles separadamente. E falando sobre alimentação, proliferação de fungos e bactérias intestinais e a questão da dificuldade que temos no tratamento disto em nossos pequenos, ele tocou em um ponto muito importante: Toda a família deveria mudar seus hábitos alimentares porque TODOS os indivíduos do mesmo ambiente, e com o mesmo tipo alimentação, estão TROCANDO MICRÓBIOS!!! Óbvio isto não é mesmo meus amores? Como então não pensarmos nisso! A mamãe retira o açúcar da criança e os irmãos se enchem de açúcar e bobagens.


Quando ele explanou sobre os neurotransmissores e hormônios, lembrei imediatamente de minha filha e de todos os meus pacientezinhos que vejo terem problemas quando chegam na adolescência! Ele se referiu ao fato de que os hormônios são produzidos no nosso corpo e depois devem ser metabolizados. Se este processo de metabolismo celular está cronicamente comprometido a, pode se dizer assim “detoxificação”dos hormonios fica prejudicada. Portanto o adolescente deve ter uma alimentação rica, principalmente em omega 3.


É claro que ele falou sobre muitos suplementos e marcas, mas o que importa deixar claro é que as intervenções mais importantes e básicas começa na casa de vocês! E que irá melhorar a saúde física e mental de toda a familia!


Assim: Dieta, retirar açúcar, usar probióticos, usar vitaminas e minerais, usar omegas, priorizar a qualidade dos aminoácidos ingeridos, usar produtos fermentados qua agem como probióticos naturais, eliminar todos os ingredientes artificias.
Vão dizer então: Parece óbvio!
...mas ...você faz isto?
Mil beijos para todos
Dra Geórgia Fonseca"

Nenhum comentário:

Postar um comentário