domingo, 3 de julho de 2011

Brincar



Brincar é aprender. É também descobrir o mundo, os limites do corpo, afinar a afetividade e, por que não, encarar as frustrações. Que criança gosta de perder um jogo ou ver o castelo de areia feito com tanto cuidado desmoronar água abaixo? É justamente por causa da importância dessa atividade para a criança que um elemento especial precisa merecer a atenção dos pais: o brinquedo. À primeira vista, a procura do brinquedo certo para cada fase da criança pode parecer exagero de pais demasiadamente preocupados.Afinal, eles sempre brincaram, muitas vezes inventando seus próprios instrumentos.o importante, é tentar identificar com maior precisão os objetos com os quais seu filho mais se divertirá e aprenderá de acordo com a idade que tiver. E por que não aproveitar essas informações para tornar a brincadeira ainda mais proveitosa?

3 meses
Já se tem certeza, por exemplo, de que nada adianta entulhar de brinquedos o berço de um bebê de até três meses. Nessa fase, sua maior paixão – e também seu brinquedo mais querido – é a própria mãe. É com ela que a criança mais se diverte e é também por meio dela, principalmente, que o bebê percebe o mundo. Mas isso não quer dizer que o pequeno já não possa ter seus primeiros brinquedinhos. Para essa fase, os mais indicados são os móbiles de berço, brinquedos para morder e aquelas pequenas peças (em geral animaizinhos) que também podem ser amarradas ao berço e possuem um cordão que, puxado, faz o brinquedo se movimentar. Os olhos se mexem ou soa uma música, por exemplo.
9 meses
Depois dessa idade e até cerca de nove meses, a criança deve receber brinquedos que ela possa pegar na mão e levar à boca. Afinal, é nessa época do desenvolvimento que ela descobre que tem mão e boca. E é também por meio da boca que a criança percebe o mundo. Por isso, é preciso um pouco de atenção na escolha dos brinquedos desta fase. Eles devem ser feitos com material flexível – para que o bebê não se machuque quando levá-lo à boca – e não tóxico (obrigatoriedade, aliás, que vale para todos os brinquedos). Como muitos dos objetos indicados para esta faixa etária produzem som e têm texturas e cores diferentes, eles também auxiliam no desenvolvimento do tato, olfato, paladar, audição, visão, além da coordenação motora.
10 meses
Movimento – A partir do nono ou décimo mês, o bebê já tem outras necessidades. Nessa fase, ele provavelmente estará engatinhando, percebendo que pode se movimentar sozinho e chegar aonde deseja. É a hora de entregar a ele brinquedos que também se movimentam, como joão-bobo, cubos em tecido, carrinhos com base sólida, para que serem empurrados ou puxados. A criança fará uma festa com bolas,cavalinhos do seu tamanho para que ela possa balançar e outros objetos. De quebra, os brinquedos a ajudarão a aprimorar seus próprios movimentos. Caixas para tirar e colocar objetos, piões com som, brinquedos de empilhar, tocar, apalpar também são estimulantes.
12 mese
Quando, por volta dos 12 ou 13 meses, a criança começa a andar e aos poucos se firma na posição ereta, uma dica são os triciclos sem pedal, que podem ser empurrados pelos pais. Nessa idade, o bebê também pode começar a ensaiar o encaixe
1 ano e 2 meses
Por volta de um ano e dois meses, a criança já pode experimentar os triciclos com pedais. Eles são ótimos para auxiliar no desenvolvimento de sua coordenação motora e na sua vontade de ir cada vez mais longe. Outra boa opção são as peças que permitem a colocação de outros pequenos brinquedos dentro. Caminhões com carroceria e baús, por exemplo. Ótima idéia também são aqueles que podem ser desmontados. Eles exercerão um fascínio imenso sobre a criança, curiosíssima em descobrir como as coisas funcionam. Nessa fase, ela tem curiosidade para saber o que há dentro dos objetos.
2 anos e meio
Essa etapa segue até por volta dos dois anos e meio. A partir daí, começa a se desenvolver com mais intensidade- brincadeira simbólica. É a fantasia em estado puro. As crianças se sentem atraídas pelos contos de fadas, pelo super-herói e fingem que são as figuras amadas. É a hora do faz-de-conta, de brincar de casinha, de escritório, de boneca, de encenar as falas da Bela Adormecida, da Cinderela. O brinquedo passa a ser instrumento de sua fantasia. Por isso, é bom oferecer aos pequenos fantoches – os de dedos eles adoram – e fantasias. Também é o momento de se divertir com areia, terra e criar suas construções. Baldes, regador, pazinhas e peneiras farão muito sucesso com o bebê dessa idade. Por volta dos três anos, ele começará a se interessar por objetos com os quais possa realizar construções simples. Entram em cena tijolinhos, lego, encaixes mais complexos, playmobil.Às vezes, eles misturam peças de jogos diferentes e criam um mundo deles.

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