segunda-feira, 4 de julho de 2011

O apoio dos pais no desenvolvimento infantil


Durante o desenvolvimento infantil, aprender as regras adequadas de comportamento, os limites a serem cumpridos e treinar as inúmeras novas habilidades exige muito esforço da criança. E exige também muita paciência, tranqüilidade, carinho e apoio dos pais.

Ao aprender a andar sozinha,a criança experimenta todas as fases inerentes a qualquer processo de aprendizagem. Os primeiros passos são praticadas com apoio e estímulo dos pais, os quais proporcionam com segurança necessária neste aprendizado. Com isto, mesmo após algumas quedas, a vontade de aprender será forte o suficiente para permitir que num certo dia a criança consiga andar sozinha.

Durante as etapas do desenvolvimento das crianças, elas têm muito o que aprender, pois apesar de espertas e inteligentes, não nascem sabendo as regras e conceitos estabelecidos pelos adultos e ainda não adquiriram todas as habilidades para desempenharem determinadas atividades.

Este aprendizado seria bem mais fácil se fosse proporcionado como se ensina a andar sozinha. Com paciência pelos erros freqüentes, estímulos a cada pequeno progresso e apoio nos momentos nos quais se acredita que nunca vai dar certo. São incontáveis as vezes em que é necessário recolher a criança do chão e dizer-lhe, com carinho e tranqüilidade, que estas quedas fazem parte do aprender e que logo em seguida ela não vai mais cair, pois terá assimilado os conhecimentos necessários para andar de forma correta.

O aprendizado ocorre através da repetição e da necessidade de praticar, incluindo cometer erros. Quanto mais oportunidades a criança tem de tentar e ser corrigida de forma paciente e carinhosa quando erra e elogiada quando mostra progressos, mais sólidos e permanentes serão os seus conhecimentos.

Infelizmente, muitas vezes nos esquecemos de elogiar as conquistas, mas raramente, de criticar os erros.

Fonte:escrito por Montardo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário