quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Alimente o seu cérebro

“Você é o que você come!” Esta frase já é batida porém verdadeira. Nosso corpo é uma máquina e, como tal, necessita de combustível adequado. Nossa alimentação tem total influência no bom ou no mal funcionamento de nosso organismo e a natureza nos oferece alimentos ideais para uma nutrição balanceada. Cabe a nós fazermos uso deles.

Assim como todas as outras partes do corpo, o cérebro (nosso principal órgão), também merece uma nutrição balanceada que contemple suas diversas partes e estimule as funções de cada uma delas. A cada dia, os cientistas têm entrado mais em nossa mente: um labirinto intrigante e diferente entre cada ser humano, mas que, segundo pesquisas, pode responder de maneira comum aos benefícios de certos alimentos. Para colocar nossa massa cinzenta para funcionar, vamos conhecer alguns alimentos e atividades para garantir a qualidade de nossa mente e como eles agem nas principais partes do cérebro.


Chá verde

Pesquisadores japoneses descobriram que 1 xícara de chá-verde por dia diminui os riscos de piora cognitiva relecionada à idade em 37%. A bebida age no Córtex, a camada de pele cinzenta e enrugada que é responsável pelo nosso raciocínio. Para aproveitar os benefícios que o chá oferece à mente deixe-o em infusão por três minutos. Dessa maneira você ativa as propriedades dos polifenóis, substâncias poderosas que também são encontradas no azeite de oliva, no chocolate, vinho e até na cerveja.

Alecrim

Uma dieta enriquecida com extrato de alecrim reduz o risco de estragos ao cérebro, graças a sua capacidade da combater radicais livres. O alecrim age sobre o Tálamo, região que distribui a informação colhida pelos cinco sentidos e previne problemas degenerativos, como o Mal de Alzheimer.

Cenoura

O Sistema Límbico é o conjunto de estruturas que controla funções como batimento cardíaco, digestão e respiração. Reforce esta região ingerindo cenouras. Um estudo da Universidade de Havard (EUA) mostrou que homens que tomaram 50mg de betacaroteno (encontrados na cenoura) em dias alternados, durante 15 anos, atrasaram o processo de envelhecimento cognitivo. Cinco cenouras por semana podem reduzir o risco de derrame em até 68%.

Banana e maçã

Estas duas frutas contém polifenóis, substâncias que servem como uma espécie de armadura para as células cebrebrais e afastam o estresse oxidativo, ponto de partida para diversas doenças. A região beneficiada é o Tronco Cerebral, que controla o sistema respiratório. Uma pesquisa de cientistas coreanos comprovou que 5 maçãs por semana aumentam a capacidade pulmonar.

Cury

O tempero tira as “teias de aranha” do cérebro e mantém o bom funcionamento do Hipotálamo, região responsável pelo controle do metabolismo, temperatura do corpo e excitação sexual. A afirmação é de pesquisadores da Universidade da Califórnia (EUA), que trataram células cerebrais danificadas com um medicamento derivado da curcumina, substância presente no açafrão-da-índia, popularmente conhecido como cury.

Vinho

Duas taças de vinho por dia podem melhorar a cognição. O professor de neurologia da Universidade de Columbia (EUA), Clinton Wright, descobriu que quem bebe vinho moderadamente consegue pontuações melhores em testes de acuidade mental. Segundo ele, o hábito combate o envelhecimento do cérebro e melhora os reflexos.

Alimentos frescos

Quanto mais próximo possível do estado natural, alimentos como peixe e verduras aperfeiçoam a função cerebral. De acordo com a sul-africana Caroline Leaf, autora do livro “Quem desligou meu cérebro?”, no processo de absorsão e digestão, os alimentos in natura, crus e orgânicos, contém mais antioxidantes. As altas temperaturas de cozimento provocam a perda de alguns nutrientes, já que as moléculas são quebradas.

Vegetais

Vagens reforçam as reservas naturais de vitamina B do corpo, que podem diminuir com o estresse. A pesquisadora Caroline Leaf afirma que a pressão mental e física travam a ação de acetilcolina, o que acaba afetando a memória. Para prevenir esse mal, coma vegetais e durma mais. Comer produtos integrais também melhora a qualidade do sono.

Alimente o intelecto

Cerebelo

Esta é a parte responsável por percepções sensoriais, coordenação e controle motor. Alimente-o com treino. Movimento e cognição funcionam de forma independente. Se você pensa no que está fazendo, o cérebro atrapalha. Se você é destro, experimente escovar os dentes com a mão esquerda.

Cérebro

Esta é a maior parte do encéfalo e lida diretamente com o intelecto. Reforce-o com quebra-cabeças e tarefas cognitivas como videogames, palavras cruzadas e leitura. O neurologista Antônio Lúcio Teixeira, professor da Universidade Federal de Minas Gerais, afirma que quanto mais ativa for a pessoa, maior será seu potencial mental. Procure estar sempre em ambientes que lancem desafios para que a mente seja estimulada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário