terça-feira, 30 de agosto de 2011

A importância da suplementação nutricional nos autistas

Suplementação Nutricional em Crianças Autistas

Crianças com autismo tem função mitocondrial prejudicada por baixos níveis de ATP que é o principal combustível para as células, principalmente do cérebro.
Estudos demonstram que eles apresentam níveis mais baixos de biotina e outras vitaminas e biomarcadores que indicam carências nutricionais, necessitando geralmente de um acompanhamento nutricional e suplementação.
Apresentam baixos níveis de glutationa reduzida e níveis elevados de glutationa oxidada. A glutationa é um importante antioxidante no combate a metais tóxicos e produtos químicos. Os estudos mostram baixos níveis de NADPH (Dinucleótido de nicotinamida e adenina) que explica em parte, o aumento na oxidação de glutationa, porque NADPH é o co-fator necessário para converter glutationa oxidada à redução. O NADH supre as células do cérebro e dos músculos de energia. O NADH é encontrado naturalmente em todas as células vivas do corpo e age como catalizador da reação celular que produz energia, o NADH é tão importante quanto o oxigênio e a glicose na produção de energia celular. Quanto mais NADH disponível, mais energia é produzida na célula e desempenha um papel vital em especial na produção de energia no interior de cada célula. Participa igualmente na produção de L-dopa, que é depois transformado em dopamina (um importante neurotransmissor).
Estudos tem demonstrado aumento significativo do biomarcador Uridina que justifica um prejuízo na metilaçao. Os autistas apresentam em geral, baixos níveis de S-adenosilhomocisteína (SAM), que é o doador da metilação primária no corpo e fundamental para a metilação (ativação, desativação e modificação) do DNA, RNA, neurotransmissores, proteínas e fosfolipídeos.
As crianças autistas apresentam dificuldades em reciclar sulfato nos rins, provavelmente aos baixos níveis de ATP, resultando numa grande perda de sulfato na urina. O sulfato é um minerais importante e o terceiro mais abundante no nosso corpo e a sulfatação é uma forma de detoxificar os produtos químicos no nosso fígado.
Estudos realizados na Universidade do Arizona pelo Professor James Adams, que o uso de suplementos ribose e NADH tido efeitos semelhantes, aumentando os níveis de glutationa, metilação e ATP depois de apenas duas semanas de tratamento.
As crianças com autismo também apresentam na maioria das vezes, baixos níveis de triptofano (aminoácido essencial), serotonina (neurotransmissor) e melatonina (hormônio que induz o sono). Esta cadeia ocorre porque o triptofano deve ser convertido em serotonina e em seguida em melatonina, portanto a suplementação de triptofano pode ajudar muito!
É importante avaliar e tratar de forma personalizada os problemas nutricionais e metabólicos nas crianças com autismo e sem dúvida, isso poderá contribuir positivamente na diminuição de sintomas autísticos

Nenhum comentário:

Postar um comentário