quinta-feira, 30 de junho de 2011

Dicas de mães

Maria Eduarda

Não sei se são dicas, mas são coisas que me passaram pela cabeça, e que de repente podem te ajudar a chegar a uma conclusão.

Você disse que ele faz as atividades com a TO mas não quer repetir com você. Será que ele não considera que essas atividades são para serem feitas com a TO e não com você? Digo isso porque muitas vezes, quando chamo Maria Clara para fazer quebra-cabeças, ela me olha com uma cara do tipo "de novo? isso eu já faço com a Vanessa" (nome da terapeuta ABA dela)

Esqueci quantos anos ele tem. Se estiver na educação infantil, não se preocupe em ensiná-lo a ficar sentado, porque muitas atividades são mesmo no chão, andando pela sala, etc. Todas as crianças menores de 5 anos estão na escola aprendendo a ficar sentadas na mesinha para fazer atividades. Ele não precisa aprender antes dos coleguinhas.

"Ele não generaliza" Será que precisa? A gente pode fazer um desenho na escrivaninha, ou na mesa de jantar, ou no chão, ou com o caderno apoiado nas pernas. Muitas vezes Maria Clara faz o dever de casa no chão, com a mesma eficiência do que se estivesse sentada na mesinha. Acho que parar para fazer uma atividade é mais importante do que onde faz.

Se ele gosta de Toy Story, faça brincadeiras com as figuras do Toy Story; pode ser um desenho para colorir, pode ser construir um boneco de sucata, brincar de boneca-de-papel com os personagens, e o que mais sua imaginação inventar. Eu fiz para Maria Clara um enorme Snoopy (numa folha A4), com roupinhas para trocar, como as bonecas de papel mesmo - porque o personagem preferido dela é o Snoopy. No meu caso, ela não gostou da idéia - ela gosta de ver o Snoopy se movendo nos filmes, e não na mão dela - mas de repente seu filho curte.

Acho que é muito importante você brincar com ele de qualquer coisa que ele goste. Quando a criança está se divertindo, você consegue pedir que ela faça alguma coisa que você quer. E, mesmo se ela não fizer, divertir-se junto já é muito bom. Brincando, você consegue interagir melhor, e fazer a criança prestar mais atenção a você e ao que você quer, então as outras coisas vão ficando mais fáceis, porque ela fica mais conectada às atividades.

Boa sorte

Mônica, mãe da Maria Clara, 6 anos
Rio de Janeiro - RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário