domingo, 12 de fevereiro de 2012

Diagnóstico de autismo - um caso interessante

Não existe “tamanho único” na abordagem e solução de autismo e as questões relacionadas com a dieta, mas encontramos uma reportagem na Examinador de ser especialmente interessante.
Segundo a história, um garoto canadense cinco anos de idade, com diagnóstico de autismo severo foi curado quando a verdadeira causa da sua doença mental foi descoberta, doença celíaca. Acontece que ele nunca foi realmente autista em primeiro lugar. Ele tinha doença celíaca, uma resposta imune ao trigo, cevada, centeio e aveia que danifica os intestinos levando a má absorção de nutrientes.  O menino acabou sendo tratado com dieta isenta de glúten e suplementos nutricionais.
Como muitos leitores deste blog sabem, dietas de restrição ao glúten tornaram-se cada vez mais populares entre os pais que procuram tratamento para crianças diagnosticadas com autismo.
Isto levanta uma possibilidade interessante: o que se algumas crianças que são diagnosticadas com autismo têm efectivamente doença celíaca?
Distúrbios neurológicos originário na doença celíaca têm sido amplamente documentados. Algumas destas condições incluem falta de equilíbrio, tremores, enxaquecas, fadiga crônica, esquizofrenia, epilepsia, apatia, depressão, insônia, distúrbios comportamentais, incapacidade de concentração e ansiedade.
Muitos destes problemas são devidos a deficiências nutricionais decorrentes da doença celíaca e aos danos intestinais que ela provoca. Se causada pela doença celíaca, para que a criança melhore normalmente basta remover o glúten dieta para que tudo funcione corretamente.
Genuis e Bouchard, pesquisadores da Universidade de Alberta, no Canadá, publicaram recentemente o caso do “5-year-old boy” que tinha sido diagnosticado com autismo severo em uma especialidade clínica para transtornos de espectro autista. Após uma investigação inicial sugeriram subjacentes da doença celíaca e variadas deficiências nutricionais, a dieta isenta de glúten foi executada. Sua dieta e de suplementos foram ajustados para permitir suficiência nutricional.
O paciente teve os sintomas gastrintestinais rapidamente resolvidos e os sinais e sintomas sugestivos de autismo progressivamente reduzido.
Este caso é um exemplo de uma síndrome de má absorção comum (doença celíaca) associada com disfunção do sistema nervoso central e sugere que em alguns casos, a deficiência nutricional pode ser uma causa de atraso de desenvolvimento.
Genuis Bouchard e recomendaram que todas as crianças com problemas neurológicos devem ser avaliadas por deficiência nutricional e outras síndromes.
Este estudo de caso sugere que pelo menos alguns dos relatos de resposta à dieta sem glúten em crianças com autismo podem estar relacionados à correção da deficiência nutricional, resultando em falta de diagnósticos para a sensibilidade ao glutén e consequente má absorção.
A maioria dos médicos esperam para ver sintomas como diarréia crônica, inchaço abdominal e dor antes de considerar doença celíaca. Mas nem todas as crianças com doença celíaca e distúrbios neurológicos têm problemas gastrointestinais.
Fonte: Foodfacts.com
posted under Notícias
7 Comments to

“Diagnóstico de Autismo? Um caso interessante.”

  1. On agosto 9th, 2009 at 1:43 PM Marilis Maldonado Moraes Says: Olá Georgia, adorei o assunto sobre autismo e doença celíaca. Nós atendemos vários autistas que fazem a dieta GFCF (Glúten Free Caseina Free) e é perceptivel uma melhora após a intrudução dessa dieta. Como você é acupunturista, gostaria que você comentasse como a acupuntura pode melhorar a condição de vida de uma pessoa celíaca. Um abraço Marilis.
  2. On agosto 10th, 2009 at 5:03 PM Geórgia Says: Oi Marilis
    Obrigada pelo interesse. O objetivo do Blog é esse mesmo, a nossa troca de conhecimento.
    A Acupuntura pode ser utilizada, para ajudar a tratar os sintomas típicos, incluindo desconforto gastrointestinal, distensão abdominal, letargia, movimentos intestinais irregulares, aliviar a diarréia ou a constipação, se for o caso, porém não é a cura. O diagnóstico precoce e o tratamento, junto com visitas regulares a um nutricionista, são necessários para assegurar adequada dieta e para impedir a desnutrição dos pacientes ao aderirem um dieta isenta de glúten durante toda a vida.
    Em breve postarem uma matéria mais completa sobre a Acupuntura.
    Atenciosamente
    Geórgia
  3. On setembro 6th, 2009 at 10:48 AM Argemiro Garcia Says: Geórgia,
    Saiu uma matéria muito interessante sobre a doença celíaca na revista Scientific American Brasil de setembro/2009. É do pesquisador Alessio Fasano, da Escola de Medicina da Universidade de Maryland. Ele aponta, em suas pesquisas, o processo que desencadeia a doença celíaca como uma doença auto-imune. Leia, você vai gostar!
    Há indicações de que autismo, convulsões e mesmo esquizofrenia possam se relacionar a doenças auto-imunes.
    Isso indicaria porque a dieta sgsc (sem glúten, sem caseína) traria melhoras a ALGUMAS pessoas autistas – porque o autismo é multi-causal. Meu filho come muito trigo e não tem alterações nos sintomas de autismo.
  4. On setembro 6th, 2009 at 11:12 AM Argemiro Garcia Says: Outra coisa, Geórgia:
    Você saberia dizer se há exames para doença celíaca no Brasil (pelo SUS)?
  5. On maio 5th, 2010 at 9:43 AM António Afonso Says: Gostei muito de seu site. Descobri que tenho um filho com espetro autista e estou entrando a fundo na questão alimentar. Ele tem alergia a lactose e a gluten. Comecei a fazer acupuntura nele um mês atrás e teve melhoras significativas. Gostaria desde já dizer que estou disponível a aprender a lidar com este “novo” síndrome, que para a MTC ainda não existe muito a dizer. Sou Licenciado em MTC pela Universidade de Nanjing (R. Popular da China), sou português e clinico em Recife PE á 7 anos onde resido.
    António Afonso
  6. On julho 13th, 2010 at 10:06 PM Andreia Carla Says: Meu irmão é autista severo , está com 30 anos . Iniciamos a dieta sem glutem há 3 meses e resultado está sendo surpreendente , ele melhorou a agitação , auto-agressão , gritos e está bem tranquilo . Conto sua história no blog autismo.criarumblog.com
  7. On setembro 12th, 2010 at 6:20 PM Georgia Magnoni Says: Olha é só um exame de sangue muito rapido e fácil. Depois do meu diagnóstico minha família toda fez e no fim minha irmã mais nova também foi diagnosticada, porém com um estado muito inícial da doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário