segunda-feira, 2 de abril de 2012

Novo estudo explora questões de linguagem, o Autismo e “sentido de si”

Fonte: http://falaautismo.com.br/ciencia-tecnologia/novo-estudo-explora-questoes-de-linguagem-o-autismo-e-%E2%80%9Csentido-de-si%E2%80%9D/#more-927

Um novo estudo investiga o que acontece no cérebro de pessoas com autismo ao dizerem “você” em uma frase, quando deveriam dizer “eu”.
A incapacidade de mudança pronomes às vezes é visto em crianças normais à medida que crescem, mas isso acontece com freqüência em crianças com autismo. Adultos com autismo não costumam cometer o erro, mas o estudo, publicado na revista Brain, descobriu que leva mais tempo para determinar qual o pronome de usar.
Por exemplo, uma criança com autismo muitas vezes responde a pergunta “Você quer um copo de leite?” da seguinte forma: “Você quer um copo de leite”, em vez de “Eu quero um copo de leite.”
“Uma das coisas mais enigmáticas que as crianças com autismo fazem é usar o pronome errado”, disse o pesquisador Marcel Just, diretor do Center for Cognitive, que com imagens cerebrais na Carnegie Mellon University afirmou: ”É uma coisa incomum, e é meio difícil de explicar.”
Pesquisadores da Universidade de Pittsburgh e Carnegie Mellon e universidades Duquesne buscaram determinar o que acontece no cérebro quando os adultos com autismo têm de mudar os pronomes, que é um processo lingüístico.
No estudo, foi mostrado a adultos com autismo um livro com uma imagem de uma cenoura em uma página e uma casa do outra. A mulher segurou o livro com a imagem da casa de frente para ela e a imagem da cenoura de frente para o participante e perguntou: “O que eu posso ver agora?”. Uma vez entendida a frase, os participantes tinham que pressionar um botão que indica a resposta correta, neste caso, “Você pode ver a casa.”
Os participantes do estudo com autismo levaram significativamente mais tempo para determinar a resposta correta que os participantes sem autismo, e os pesquisadores foram capazes de ver, via ressonância magnética funcional, que haviam conexões mais pobres entre duas áreas-chave dos cérebros autistas.
Uma área era na parte de trás do cérebro chamada de lóbulo quadrado, que nos ajuda a entender a posição e as ações de outra pessoa em comparação com nós mesmos, segundo o estudo. Outra área é na parte frontal do cérebro conhecida como a ínsula anterior, e é importante para a ligação de sensações como a frequência cardíaca ou a dor com os nossos sentimentos e, assim, contribui para o nosso sentido de quem somos.
Ter um “sentido de si mesmo” exige trabalho em conjunto dessa área, mas em pessoas com autismo, as áreas não se comunicam adequadamente, o que, muitas vezes, resulta na dificuldade em compreender as emoções e as perspectivas de outras pessoas.
Muitos tipos de pensamentos exigem essa coordenação frontal-posterior. Comportamentos que não exigem essa conexão, como o raciocínio espacial, tendem a não ser um problema em pessoas com autismo, disse ele.
Quando as pessoas com autismo no estudo foram convidadas a fazer o exercício do livro de simplesmente responder: “Quem pode ver a cenoura agora?” ou “Quem pode ver a casa agora?” eles não levaram muito mais tempo para responder que os participantes sem autismo.
A diferença resulta do fato de que não estavam sendo solicitados a mudar sua perspectiva quando eram perguntados “O que você está olhando agora?”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário