Gaspar está entre os dez melhores municípios do país em inclusão na área da educação
Uma boa notícia para a educação de Gaspar. Ela ganhou
destaque nacional ao se classificar entre as dez melhores do Brasil no
II Prêmio Experiências Educacionais Inclusivas - a escola aprendendo com
as diferenças.
A avaliação é do Ministério da Educação, na categoria Secretaria de
Educação. “Estar entre os dez de maior destaque é um grande
reconhecimento para toda a sociedade gasparense. Foi um grande avanço no
curto período da nova política de inclusão. Divido esta alegria com a
administração, comunidade como um todo e parceiros educacionais do
município - seja em conselhos ou Associações de Pais e Professores,
sociedade civil e quadro do magistério”, agradeceu Neivaldo da Silva,
secretário de Educação de Gaspar. No último dia 6, quarta-feira, a
avaliadora do ministério, Gabriela Martos Rodrigues veio conferir de
perto se as experiências relatadas pela Secretaria de Educação conferem
com a realidade. A nova etapa do prêmio escolherá os três melhores
municípios na questão da inclusão.
A Política de Educação Especial começou a ser implantada em Gaspar
em 2009. De acordo com Neivaldo, o município escreveu e aprovou sua
própria política em reuniões de poder público e comunidade, por meio de
conselhos. A partir de então todas as escolas novas ou que passam por
ampliações ou reformas recebem as devidas mudanças: rampas, banheiros
adaptados e salas multifuncionais, entre outros. Estas salas fazem parte
do programa de implantação de salas de recursos multifuncionais, do
Governo Federal. A Secretaria de Educação disponibiliza o espaço físico e
o professor habilitado enquanto o Governo Federal envia equipamentos
como computadores, impressoras, microfones, lupas, mobiliário, jogos
ampliados, didáticos e pedagógicos.
Os alunos especiais assistem às
aulas normalmente com os demais, porém recebem uma complementação de
aprendizado no contra turno escolar. Há, em Gaspar, quatro salas em
funcionamento nas escolas Dolores Krauss, Norma Mônica Sabel, Zenaide
Schmitt Costa e Ferandino Dagnoni, e uma sala está em fase de conclusão
na escola Luiz Franzói. “Partimos do princípio de que todos aprendem, o
que ocorre são níveis diferentes de aprendizado que precisam ser
respeitados”, assinala Neivaldo. Para o secretário, as adaptações e as
aulas nas salas multifuncionais dão um maior grau de independência e
autonomia a pessoas que apresentam qualquer tipo de deficiência.
A Escola Básica Zenaide Schmitt Costa foi a primeira a adotar a
educação inclusiva na rede municipal de ensino de Gaspar. Hoje, 30
alunos frequentam a sala multifuncional da escola. A professora de
suporte especial, Raquel Santos da Silva, lembra que o aluno somente
passa a ter educação diferenciada mediante diagnóstico médico que
comprove a necessidade de apoio pedagógico especial. O atendimento
acontece uma vez por semana. Os irmãos Leonardo Ângelo, 14 anos, e Jorge
Miro Ângelo, 15 anos, são surdos e mudos.
Eles frequentam o AEE desde o
ano passado e, por meio da linguagem de sinais, conhecida como Libras,
os jovens recebem a complementação escolar. A comunicação entre alunos e
professora é intermediada pelo também professor intérprete Nelson
Luzia. A diretora da escola, Sandra Spengler, observa que existe uma
integração total entre os alunos especiais e os demais. Além disso, no
caso da linguagem de libras, os alunos ouvintes também aprendem a se
comunicar por sinais, interagindo com os colegas especiais.
Há dois anos matriculada na Zenaide, Camila é surda. Ela ouve as
aulas por meio de um aparelho FM, com um ponto instalado ao ouvido. “Ela
escuta somente o que a professora fala, também faz leitura labial”,
explica a professora de suporte pedagógico, Josiane Cristina de Souza
Berner.
Camila diz que gosta muito da escola. “Ela é estudiosa e bastante
concentrada nas aulas”, acrescenta a professora. Já Larissa, colega de
sala de aula de Camila, tem dificuldade de aprendizado.
fontes http://www.tudobemserdiferente.com/
e http://www.adjorisc.com.br/jornais/jornalmetas/impressa/jm-educac-o/boas-praticas-de-educac-o-inclusiva-1.1109240
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