domingo, 5 de junho de 2011

Enfermeiros presos por torturar jovens autistas

Postado pelo Argemiro Garcia
alvador, Bahia, Brasil
pai de Gabriel (17), Pedro (21), Leonardo (22) e Gabriela (30)
http://www.cronicaautista.blogspot.com
http://www.inbloglio.blogspot.com
http://www.sorrisogeologico.blogspot.com
http://twitter.com/argemirogarcia
http://twitter.com/AutismonoBrasil
Coordenador da Afaga - Associação de Familiares e Amigos da Gente Autista
Secretário da Abraça - Associação Brasileira para a AÇão por direitos das pessoas com Autismo
Presidente da ABG - Associação Baiana de Geólogos



Segue reportagem horrorosa sobre o abuso que jovens autistas sofreram em uma instituição de Bristol, na Inglaterra. Assistam apenas se tiverem estômago. Nâo é um filme de horror; é uma reportagem. As companheiras Cláudia Lanzana, mãe do Felipe, fundadora da Abraça, moradora de Florianópolis, e Regina Atalla, presidente da Riadis (Red de Organizaciones No Gubernamentales de Personas con Discapacidad y sus Familias), nos mandaram o link para a reportagem.

Cada jovem, uns com autismo, outros com deficiência de aprendizado, "rende" à instituição privada Castleback, remunerada pelo Governo Britânico, a quantia de 3500 libras esterlinas semanais. O volume total de rendimentos da empresa é de 90 milhões de libras por ano, nos vários hospitais que mantém.

Quatro empregados foram presos e treze, demitidos. Uma equipe do programa Panorama se fingiu de empregados e filmou tudo ao longo de cinco semanas. Um psicólogo da Universidade de Kent chamou isso de "tortura".

http://www.jn.pt/PaginaInicial/Mundo/Interior.aspx?content_id=1867048

Depois me venham falar em atendimento de "Primeiro Mundo". Depois venham defender a internação. Internação é prisão perpétua. Reparem a total falta de atividades para esses internos. Não há lei que garanta a integridade se ela determinar a internação; não há como definir quem são aqueles que não podem seguir a escola regular e quem são aqueles "em condições de frequentar a escola regular", como pregam as leis 10553/2007, da Bahia, e 4568/2011, do Distrito Federal.

Link para a reportagem do Estadão:
http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,programa-da-bbc-flagra-agressoes-em-clinicas-psiquiatricas-britanicas,726417,0.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário