sexta-feira, 23 de setembro de 2011

A importância do brincar

A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NO DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS COM PEA

Brincar é uma forma de linguagem para as crianças.
Brincar ajuda:

  • A interagir com os outros,
  • A despertar a atenção,
  • A criar sequências de actividades,
  • A solucionar problemas
  • A explorar sentimentos,
  • No estimulo da criatividade.

A falta de interação social e comunicação sentida entre os muitos autistas leva a que estes precisem de ser ensinados a brincar.
A criança ao brincar desenvolve uma interação entre ambientes físicos e sociais, os interlocutores desta transmissão de cultura, como os pais, avós, educadores e outros, ajudam e porporcionam à criança possibiliade de participar em diferentes actividades que as levam à realização de diversas acções, constituindo uma cultura e modificando-a através das suas necessidades biológicas e psicosociais. As brincadeiras permitem criar um desenvolvimento e concretização de pensamentos em situações reais.
.As brincadeiras aparentemente simples são fontes de estímulo ao desenvolvimento cognitivo, social e afetivo da criança com PEA e também é uma forma de auto-expressão. Talvez poucos pais saibam o quanto é importante o brincar para o desenvolvimento físico e psíquico do seu filho.
A maioria dos pensadores e educadores que trabalham com este tema reconhecem a importância do brincar no processo de aprendizagem e socialização. A criança integra o grupo em função das tarefas que este pode realizar, dos jogos a que pode entregar-se com os colegas e dos conflitos que podem surgir nos jogos onde existem duas equipas antagônicas. O proprio uso dos brinquedos permite estabelecer relações entre os objetos do mundo cultural e a natureza.


Referências bibliográficas:
Desgualdo M. A importância do brincar no desenvolvimento de crianças com deficiência mental ou autismo. Acedido em: 9 de Janeiro de 2009 em: http://www.indianopolis.com.br/si/site/1171O brincar como auxílio no comportamento e na comunicação da criança autista. (2007). Acedido em: 10 de Janeiro de 2009 em: http://www.indianopolis.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário