sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Snoezelen e as Perturbações do Espectro Autista II

SNOEZELEN

À medida que crescemos, o nosso cérebro aprende a interpretar e a responder às informações recebidas através dos nossos sentidos. Estas informações, tornam-se respostas organizadas, automáticas, e muito eficientes. Continuamente regulamos a nossa vida através de escolhas sensoriais, nos movimentos e actividades, estas escolhas provocam respostas sensoriais, que variam à medida que o nosso equilíbrio sensorial se desenvolve. Algumas pessoas não são capazes de organizar e responder adequadamente aos estímulos sensoriais, outras perderam competências devido a algum tipo de acidente, doença, falta de capacidade ou liberdade de fazer escolhas para equilibrar as suas vidas sensoriais. Para estas pessoas, o mundo pode ser um lugar confuso e assustador, cheio de estimulação, podem comportar-se inadequadamente, agir ou reagir de uma forma que outros podem não entender. É nesta medida que o Snoezelen pode oferecer um ambiente descontraído, agradável, com sons, aromas cativantes, experiências tácteis, massagem e vibração, efeitos luminosos interessantes tudo em função de permitir que surja uma auto-regulação por parte dos indivíduos e que deixe de existir esse mundo assustador cheio de estímulos. Além disso, o Snoezelen oferece um ambiente de oportunidades de interacção e envolvimento.
O Snoezelen provém do Holandês Snuffeln- cheirar e Doezelen- acalmar, relaxar, foi criado enquanto filosofia de intervenção terapêutica com pessoas com multideficiência, surgiu na Holanda nos anos 70, como uma fonte de exploração e relaxamento numa combinação única de música, efeitos luminosos, vibrações suaves, sensações tácteis e aromaterapia.
Snoezelen descreve um ambiente especificamente equipado que transmite aos seus visitantes um sentimento agradável de processos de auto-regulação. Através de uma sala equipada e usada de acordo com as necessidades específicas de cada pessoa, consegue-se a estimulação de intervenções terapêuticas e pedagógicas, tanto como se fortalece as relações pessoais entre terapeuta e paciente. O Snoezelen pode ser aplicado com grande êxito na área de pacientes deficientes e não deficientes. (Fundação Alemã de Snoezelen, 1999).
A sala de Snoezelen é equipada com rico material sensorial, é um local maravilhoso, feito de luz, sons, cores, texturas e aromas, onde os objectos são coloridos e disponibilizados para serem tocados e admirados, estes objectos orbitam e encantam os que vêem, sentem ou tocam desviando assim o seu stress e agressividade. Os sentidos primários como a visão, audição, tacto, paladar e olfacto são estimulados dando sensação de prazer, com isso favorecendo o desenvolvimento intelectual, o relaxamento, entre outros.
Na intervenção e acompanhamento de pessoas com multideficiência, cujo mundo é o das sensações primárias, é importante pensar no desenvolvimento de cada sentido separadamente e como o estimular. É através da informação recebida pelos sentidos e processada pelo cérebro que nos conhecemos a nós mesmos e nos apercebemos dos sons, dos sabores, dos aromas, das cores, das formas, das texturas, da temperatura, das pessoas, etc., ou seja, contactamos com o mundo.
O Snoezelen integra uma selecção especializada de equipamentos e materiais sensoriais que podem ajudar os clientes a adaptar as suas respostas a estímulos sensoriais. Este está adaptado para responder às necessidades de populações específicas, de acordo com idade e capacidade. A mistura de estímulos visuais, sons, texturas, aromas, e de movimento fornece estimulação sensorial dos sistemas primário, estes podem ser modificados para atender cada pessoa com necessidades sensoriais específicas. O Snoezelen está projectado para oferecer aos indivíduos com necessidades especiais, condições desafiantes dando oportunidade de exercer a sua escolha pela acção, as pessoas escolhem as experiências que lhes dão o máximo prazer. Os participantes interagem livremente com os diferentes componentes para criar ambientes positivos, controlar o nível dos estímulos sensoriais, adaptar as respostas aos estímulos.

Uma sala típica de Snoezelen pode conter materiais como:
- Luzes Psicadélicas
- Aparelhagem de som
- Bola de Espelhos
- Lâmpadas aromáticas
- Colunas Borbulhantes
- Piscina de bolas
- Puffs
- Colunas de Ar
- Espelhos convexos
- Colchão de água aquecida
- Colunas tácteis
- Projector de luz (rotativo ou estático)
- Fitas de néon com espelho
- Óleos essenciais
- Painéis de cores
- Livros
- Jogos
- Difusores
- Colchões de vibração e massagem
- Almofadas e mantas
- Fibras ópticas
video
Através dos materiais presentes, as pessoas irão obter grandes resultados nas mais diversas áreas, como por exemplo quando têm acesso aos colchões de água aquecida, uma terapia com recurso aos efeitos benéficos da água, através da sua acção dinâmica e térmica sobre a pele, tecidos e articulações do corpo:

-permite um alívio da dor e espasmo muscular;
-relaxamento físico e psíquico facilitador do tratam
ento da ansiedade;
-reeducação de músculos paralisados;
-fortalecimentos dos músculos e desenvolvimento de sua resistência;
-aumento da circulação e das condições da pele;
-maior independência do paciente, melhorando sua auto-estima;
-aumento da extensibilidade do tecido colagénio e diminuição da rigidez articular;


Combinados com os efeitos do calor, a flutuação habilita a que se alcance uma maior amplitude de movimento.
Esta sala é isolada das atracções exteriores como luz e sons e caracteriza-se principalmente por ter um ambiente agradável devido à combinação de cheiros, luzes e vibrações, o terapeuta também tem um papel muito importante que se baseia numa relação empática e segura com a pessoa. A duração e a qualidade do estímulo da sessão varia de pessoa para pessoa e tem que ser permanentemente monitorizada.
O Snoezelen oferece um ambiente altamente motivador para desfrutar estímulos sensoriais através actividades que são significativas e adequadas. Com os materiais presentes na sala de Snoezelen pretende-se “tocar” os indivíduos através da estimulação dos cinco sentidos:
-Visão: aqui o Snoezelen pode ser utilizado para incentivar a sensibilização à luz. Por exemplo, os tubos de bolhas podem ser utilizados para rastreamento e fibra óptica pode ser utilizado para aumentar a consciência luz.
-Tacto: o Snoezelen oferece múltiplas experiências tácteis. Diferentes texturas através de materiais, tais como os painéis, bolas, esponjas e escovas, bem como tapetes.
- Olfacto: usa a aromaterapia, com lâmpadas aromáticas ou difusores ou objectos reais, tais como laranjas, maçãs, ou flores frescas.
- Audição: o Snoezelen utiliza música através da aparelhagem de som, instrumentos, ou até mesmo filmes através de um projector.
- Paladar: o nosso sentido de paladar está intimamente ligada ao nosso sentido do cheiro. Embora não haja um equipamento específico, em Snoezelen para estimular este sentido, pode ser apresentado alimentos que as pessoas gostem depois de terem atingido um estado de relaxamento. No entanto é necessário verificar se existem alergias alimentares antes de introduzir qualquer nova actividade.
O Snoezelen é uma metodologia de trabalho que se destina a providenciar um ambiente multisensorialmente estimulante, onde as pessoas podem relaxar, interagir com os outros, passar algum tempo isolados, experimentar sensações e objectos ao seu ritmo, consoante a sua vontade e curiosidade contudo devidamente acompanhadas pelo terapeuta, tendo como seus principais objectivos:

-
Promover o relaxamento, lazer e diversão;
- Estimular os sentidos primários;
- Permitir a exploração, descoberta, escolha e a oportunidade de controlar o ambiente;
- Aumentar a compreensão do paciente em relação ao que gosta/não gosta;
- Explorar as necessidades bem como as preferências;
- Permitir o trabalho individual ou em grupo, servindo para o controlo da ansiedade;
- Incentivar o movimento e a motivação;
- Motivar para a aprendizagem;
- Facilitar a libertação de stress;
- Estimular emoções positivas tais como o bem-estar, relaxamento, satisfação e alegria;

- Despertar a curiosidade e possibilitar a independência;
- Promover o desenvolvimento da capacidade de atenção / concentração, capacidades
linguísticas e sensoriais;

Os interesses da pessoa, o seu percurso, são extremamente importantes, não só para a relação terapêutica que se estabelece, mas também para a selecção dos estímulos adequados ao longo de cada sessão.
O Snoezelen não está vinculado para um determinado perfil de pessoas, pelo contrário, é aplicável a qualquer pessoa. No entanto é necessário que na sua abordagem terapêutica seja levado em consideração as diferenças individuais e variações na regulação dos estímulos sensoriais.

Referências bibliográficas:
Snoezelen Multi-sensory environments. Acedido em: 22 de Dezembro de 2008 em: http://www.snoezeleninfo.com/introduction.asp
History of the Snoezelen Room. Acedido em: 23 de Dezembro de 2008 em: http://www.peicod.pe.ca/sno-history.htm
The Snoezelen room. Acedido em: 23 de Dezembro de 2008 em: http://www.peicod.pe.ca/snoezelen.htm
Snoezelen. Acedido em: 23 de Dezembro de 2008 em: http://www.rompa.com/cgi-bin/rompa.storefront

Nenhum comentário:

Postar um comentário