segunda-feira, 26 de março de 2012

A importância das brincadeiras sensoriais

fonte: http://johannaterapeutaocupacional.blogspot.com.br/2012/03/dicas-de-material-estruturado.html

A IMPORTÂNCIA DAS BRINCADEIRAS SENSORIAIS



PARA CRIANÇAS DE TODAS AS IDADES :

Através dos nossos sistemas sensoriais percebemos o nosso corpo e todo o ambiente à nossa volta. Aprendemos a usar a visão, a audição, o paladar, o tato, o olfato, as sensações proprioceptivas (dão informações sobre o que os músculos estão fazendo, e como eles devem se movimentar) e vestibulares ( dão informações sobre o equilíbrio, postura, controle do estado de alerta, atenção e regulação emocional) para realizarmos nossas tarefas e atividades de vida diária.

As experiências e vivências sensoriais são “alimento” para o cérebro, que tem a função de “organizar as sensações do próprio corpo e do mundo, de forma a ser possível o uso eficiente do corpo no ambiente” (AYRES, 1972).

Por serem de fundamental importância, as experiências e vivências sensoriais devem fazer parte da rotina infantil e podem acontecer nos mais diversos ambientes: casa, escola, parques, clubes, etc.




Aí vão alguns exemplos de brincadeiras sensoriais :

Táteis: brincar com areia, água, terra, grama, argila, massinha,, brinquedos de consistências e texturas diferentes.

Visuais: brinquedos coloridos e com contrastes (ex: preto, branco; amarelo / preto).

Auditivos: brincar com instrumentos musicais, ouvir músicas de diferentes estilos, cantar.

Olfativos / gustativos: cheirar, provar e preparar alimentos com consistências e sabores variados ( líquido, pastoso ,sólido e doce, salgado, amargo ).

Proprioceptivos: brincadeiras que envolvem o uso de força ( puxar, carregar, amassar, lavar, esfregar ) . Ex de brincadeiras: cabo de guerra, carrinho de mão.

Vestibulares: brinquedos e atividades relacionadas com movimento: rodar, balançar, pular, correr. Os brinquedos de parque são uma boa oportunidade para vivenciar estes estímulos.


Estas e tantas outras brincadeiras sensoriais são base para os pensamentos e atos mais complexos que emergem através do brincar cotidiano, tornando-se fundamentais para o desenvolvimento infantil.

3 comentários:

  1. Oi Joanna, meu mome é irene Reis, moro em porto velho rondônia e faço parte da diretoria de uma escola para crianças autistas. gostaria de saber como adquirir uma bola gigante dessa amarela, para trabalharmos as atividades sensoriais com as crianças...
    irennereis@hotmail.com ou
    tel. 69.32240448 trabalho.
    ResponderExcluir
  2. Olá Johanna!
    Achei este blog super por acaso e o estou devorando... lendo tudo e adorando!
    Sou estudante de Pedagogia e gostaria de fazer meu TCC sobre a importância do brincar na educação infantil.
    Na sua opinião, quanto tempo (horas) por dia a escola teria que ter, em sua grade curricular, dedicada às brincadeiras sensoriais, na educação infantil?
    Agradeço desde já pela atenção dispensada!
    Janaina Fragoso
    Sta Bárbara d´Oeste, SP
    janaina72@yahoo.com.br
    ResponderExcluir
  3. Johana obrigada por compartilhar os seus conhecimentos, utilizei os Exemplos de Brincadeiras Sensoriais acima em uma oficina de capacitação que ministrei, mas lhe dei os devidos créditos, caso queira conferir siga o link do meu blog as postagens com marcador Oficinas de capacitações - CMEIs

    Beijos Cris

    http://ensinareaprender-crisreis.blogspot.com

Um comentário:

  1. oi joana tenho umfilho autista e são tantas duvidas que nem sei,a mediica passou rispiridona mais ele ficou muito pior e parecia que estava noutro mundo relmente.

    ResponderExcluir