ABA - Iniciar uma interação
Marina Almeida
Os objetivos são ensinar um maneira apropriada para começar uma
interação, o que aumentará o desejo de obter e manter a atenção das
pessoas.
Você pode usar a indução de acerto (prompt) começando
pelo suporte físico completo até o apontar, você considera que a criança
aprendeu após fazer a ação três dias seguidos, em duas situações
distintas de forma independente (sem indução de acerto).
Fase
1: Pergunte para a criançaa "Aonde está a bola (ou qualquer objeto)? A
criança responde "lá" e aponta na direção do objeto. É super importante
planejar a variação dos objetos e posição do objeto. Comece com objetos
grandes e depois passe para objetos menores que vão requerer mais
atenção da criança.
Quando nos iniciamos a fase 1, nós fazíamos
10 repetições por sessão, divididas em dois grupos de 5 vezes. Este
exercício requereu mais repetição constante até que nos atingíssemos
"expontanedade" lá pela terceira repetição. Quando isso aconteceu, nós
passamos a repetir 10 vezes mas, de forma mais aleatória durante a
sessão. Perguntava: "Cadê o carneiro?" que estava posicionado no chão
mas com alguma distancia do Pedro ou do Luís, então eles olhavam no
quarto e viam o carneiro, podendo dar a resposta apontando "lá", então
nós usávamos o carneiro para fazer a atividade seguinte. Dessa maneira
nos fomos fazendo as 10 vezes na sessão, eles achavam o objeto e
usavamos-o para a atividade seguinte. Mas, no comeco, foi só repetição.
Fase 2: Peça à criança para dar um objeto para uma determinada pessoa. A
pessoa não deve receber o objeto até que a criança diga "Toma" ou
"aqui" ou qualquer outra coisa que seja para chamar a atenção do
receptor que seja socialmente apropriado (sem ser grito). Você pode
incrementar pedindo que a criança diga "Toma (nome da pessoa que ela
está entregando o objeto)"
Você pode usar o jogo com bola, ou rolar carrinho, quando jogar a bola um para o outro os dois devem dizer "La vai, fulano"
Conosco a bola funcionou melhor, aqui nos tinhamos problemas de atenção
no receptor também (que era o Pedro ou o Luís), mas nós seguimos
trabalhando o levar alguma coisa para alguém, por exemplo: O Luís ainda
chupava chupeta para dormir, então na hora de colocá-los na cama eu dava
chupeta para o Pedro levar para o Lú, como é uma coisa que o Lú IA
querer receber, eu eliminei o problema da distração do receptor. Fazia a
mesma coisa com bolacha, maçã, ou algum brinquedo. Essa fase foi
incorporada também nos "favores diários" como buscar um yogurte para a
mamãe!
Fase 3: Conseguir a atenção de alguém. A criança deve
dizer ou perguntar alguma coisa para alguém. Esse alguém não deverá
responder na tentativa inicial, então a criançaa deve dizer o nome da
pessoa e cutucar o braco dela.
Nesta fase, o Luís devia dizer o
nome da pessoa, para o Pedro, pela maior dificuldade na fala, ele só
precisava cutucar a pessoa e pedir o que queria (eu achei que
acrescentar dizer o nome, poderia desinteressar o Pedro completamente
pois seriam muitos obstaculos para ele de uma única vez). Nós usamos
muito bolinhas de sabão, se você fizer com outra pessoa, a pessoa que
sopra as bolinhas de sabão deve ficar de costas e o segundo adulto deve
guiar a criança para pedir que sopre mais bolinhas. Nós também usamos
bexigas, os meus adoram quando você assopra a bexiga e deixa ela
esvaziar voando pelo ar, para soprar a bexiga de novo, o soprador também
deve estar "inatento" ao primeiro pedido da criança para que ela seja
levada a cutucá-lo pela atenção.
Eu fiz muito este exercício
sozinha (pela falta do segundo adulto), e percebi que o importante é o
"fazedor da ação" estar realmente ocupado com outra coisa, para o Pedro,
era ofencivo se você não estava fazendo nada e ignorava o primeiro
pedido dele, então eu assoprava as bolinhas de sabão e fingia que estava
escrevendo, assim quando ele vinha pedir, eu podia "ignorar" o pedido
porque estava genuinamente ocupada e ele então persistia com o toque no
meu ombro.
Se ele precisasse de inducao de acerto, eu puxava e
fazia o movimento sem olhar para ele, então quando ele me cutucava é que
eu olhava, é mais difícil sozinha, com dois adultos funciona muito mais
facil.
Fase 4: Mostrar alguma coisa que a criança fez. Tenha certeza que a outra pessoa pode ver o que foi feito.
Eles faziam projetos de arte com a tutora e depois vinham me mostrar. A
tutora dizia, "Vamos mostrar para a mamãe" e eles saiam do segundo
andar até a cozinha para me mostrar o desenho ou colagem. A tutora
seguia para ter certeza que não iria acontecer nenhuma distração no
caminho e eles não iriam "perder o rumo", nas primeiras vezes eu atendi
rapidamente (para criar o incentivo de vir mostrar), depois nós
acrecentamos o cutucar para mostrar. Nós fazíamos a "exposição do
trabalho" na parede ou janela. No fim do dia eu retirava para não ficar
muita coisa pela casa.
Qualquer iniciação de interação
expontânea e socialmente apropriada era prontamente atendida e
reforçada. Depois essa resposta de atenção foi sendo trabalhada com
espera para ser atendido, persistência.
Colocá-lo a participar
as atividades rotineiras da casa, seguindo os moldes do RDI também foi
importante para o amadurecimento desta habilidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário