-
Melhor resposta: Esse tipo de transtorno existe quando surgem problemas de atenção, impulsividade, hiperatividade ou uma combinação de dificuldades nesses âmbitos, sempre que tais problemas estejam fora do normal para a idade e grau de desenvolvimento daquela pessoa.
-
Melhor resposta: O TDAH pode incluir crianças (frequentemente a doença é diagnosticada durante a infância) que tenham mais sintomas do tipo atencional, outros com mais sintomas motores e impulsivos ou crianças com um pouco de tudo. Os sintomas associados à falta de atenção são mais difíceis de serem notados, e por conta disso as crianças cujo problema é fundamentalmente a falta de atenção são menos diagnosticadas. Essas crianças podem ter dificuldade para seguir instruções, perder coisas com frequência, distrair-se facilmente, serem descuidadas em suas atividades, não terminar o que começam, ter dificuldades para se organizar e prestar atenção, dar a impressão de que não estão escutando enquanto falam, esquecer de fazer algo do cotidiano e evitar tarefas que requerem esforço contínuo. Por outro lado, as crianças cujo problema é mais a impulsividade e a hiperatividade podem apresentar sintomas como os seguintes: não ficar quieto, não se calar, não saber brincar em silêncio, levantar-se ou mover-se continuamente no assento, brincar com as mãos e os pés, correr e pular excessivamente e quando não é apropriado, interromper os outros, não saber esperar sua vez, responder antes de acabarem a pergunta e intrometer-se em jogos e conversas
-
Melhor resposta: O diagnóstico é extremamente específico e não pode ser feito às pressas. No passado se diagnosticou erroneamente muitas crianças de temperamento difícil, com problemas de conduta e outros transtornos, assumindo que seu problema era o TDAH, e por outro lado, crianças mais tranquilas (com maiores dificuldades de atenção porém menos "arteiras") ficaram sem um diagnóstico preciso. A criança tem que apresentar por mais de 6 meses e em mais de um cenário possível (casa, colégio, etc) pelo menos 6 sintomas atencionais ou 6 sintomas de hiperatividade/impulsividade, ou uma combinação de ambos os tipos, sem que sejam causados por outros problemas e que sejam de gravidade considerável, que causa dificuldades significativas. Alguns dos sintomas têm que se apresentar antes dos 7 anos de idade. O profissional de saúde (médico, psiquiatra, psicólogo) é o único que pode diagnosticar corretamente o transtorno e diferenciá-lo corretamente de outros problemas (ex.: transtorno bipolar, depressão, problemas de conduta, etc). Costuma ser necessária uma avaliação de todas as áreas do desenvolvimento, assim como uma avaliação pscológica da família e questionários para outros adultos (professores, cuidadores e familiares)
O
transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) é um
problema de desatenção, hiperatividade, impulsividade ou uma combinação
destes. Para que esses problemas recebam um diagnóstico de TDAH, eles
devem se apresentar fora de um limite normal para a idade e o
desenvolvimento da criança.