terça-feira, 8 de maio de 2012

Do livro "The Autism Revolution"

Contribuição da Ana Dutra no grupo Meus Amigos de Luta, no Face, extraído do livro "The Autism Revolution, de Martha Herbert
Acabei de ler o livro de uma medica de Harvard Dr Martha Herbert,MD,PHD...que chama "The Autism Revolution"....e ela da dez dicas para trabalharmos ou buscarmos nas nossas crianças....Segue entao:)

1. busque o extraordinario....nao tente alcançar o normal....sua criança esconde talentos, festeje esses pontos fortes....e os ajude nos pontos vulneráveis...nao tente conserta-los....

2. Saiba o que voce nao pode controlar e o que vc pode controlar....O genes que voce nasce com ele ira te acompanhar pela vida....mas eles tomam formas no meio que vivemos....tente criar um ambiente de estimulo e suporte para você e a sua criança com autismo.

3. Repare e suporte células e ciclos. Tudo o que fazemos depende das nossas células. Através da nutrição fazemos as células mais energéticas e eficientes....Esta fundação solida para o corpo e o cerebro da sua criança paga qualquer sacrificio que voce venha fazer.
4. Tenha o estomago e o sistema imunológico ao seu lado...Napoleao Bonaparte uma vez disse " Os soldados marcham pelo estomago" significando que a forca dos soldados so existiria se eles estivessem bem alimentados. Nosso sistema digestivo nos da energia e produz nutrientes, e o nosso sistema imunológico depende de uma serie de bacterias para nos defender sobre o que e saudável e o que nao e saudável... Esses dois sistemas sao vulneráveis a problemas pq eles sao expostos ao mundo externo....Mas tb podemos fortifica-los e ajuda-los a proteger todo o corpo.

5. Invista em uma melhor saúde para o cerebro. Nossos cérebro precisam de energia e nutrição. Os neuronios que vc tem para a vida dependem de um bom suporte sanguíneo e network de outras celulas no cérebro, que crescem e mudam e respondem ao meio ambiente. Você pode construir celulas melhores reduzindo blocos de inflamações , e tb alimentando o cerebro com os nutrientes que ele precisa para funcionar. Uma melhor saúde para o cerebro ira ajuda-lo a funcionar no seu potencial máximo.

6.Acalmar o caos no cerebro... lembre-se do ultimo show que vc foi, do shopping,da feira, so parque de diversões...Provavelmente voce estava exausto quando chegou em casa, cansado somente pelas atividades que vc fez. O cerebro das pessoas com autismo pode criar esse nível de exaustão a todo momento. Problemas sensoriais,sono,convulsão,fala, e outros problemas relacionados aumenta o stress na criança. Entender como o seu filho se sente, e tomar medidas concretas para ajuda-lo, ira fazer o mundo dele e o seu fácil de gerenciar

7. Entre no mundo do seu filho. Se voce somente se unir a ele e ama-lo incondicionalmente sem fazer julgamentos, somente pelo que eles sao, eles se sentirão seguros e irao desabrochar facilmente.

8.Ame,revigore-se, e faca descobertas... Uma vez que vc estiver em sincronia com o mundo do seu filho(A)...encontre maneiras de de enriquecer as experiencias. Proporcione atividades físicas e oportunidades para que eles possam sentir o corpo movendo no espaço...Ajude-os a canalizar as ideias e especiais interesses que eles tenham...Construa pontes entre a sua forma de explorar o mundo e a dele. Ajude os as expandir a zona de conforto e formas de comunicação. De espaço para que eles possam encontrar o próprio ritmo e sentimentos....Dai de um passo para trás e deixe a criatividade deles aflorar, celebre.
9. Faca uma revolução...Participe, divida suas experiências, ajude os outros...nos ajude a termos um novo olhar para as suas crianças. Vamos todos ser parte da solução.

10.Faca isso por voce, seu próximo filho, sua família, e o seu mundo...
Aprenda a olhar para o autismo como uma coisa que se desenvolve, nao como uma coisa que e pre-destinada. Vendo o autismo como uma cascata de eventos te trará estratégias para diminuir a velocidade ou ate parar a cascata ....ou melhor retornar...O desafio do autismo poderá ser o motivo maior para melhorar a saúde de toda a sua familia, as suas futuras crianças e o seu meio ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário