terça-feira, 8 de maio de 2012

Holismo do Autismo...E a Música de Lorenzo

O Holismo do Autismo...Lorenzo e a canção do Todo



Imagino que muitos quando ouvem a palavra “holismo” relacionam-na com algo de gente esotérica, mística, zen, bicho-grilo, natureba ou epítetos semelhantes oriundos das reminiscências da sociedade alternativa. Redundantemente falando, o holismo é amplo para associá-lo a um segmento emblemático e na arte de curar abrange os conceitos mais modernos e inteligentes das terapêuticas atuais.
Em grego, holos, significa “todo” e a visão holística de curar traz em seu significado a percepção do ser humano dentro do Todo a que ele pertence, harmonizando seu espírito, sua mente, suas emoções e seu corpo com o seu meio de vida dentro do planeta. A busca desse equilíbrio e transformação relaciona-se com os meios mais naturais possíveis de recursos terapêuticos e cada aspecto deve ser estudado cuidadosamente para se avaliar as presumíveis instabilidades. Buscar os meios naturais de tratamento é o objetivo, mas há de se ter o bom senso da complementaridade, dessa forma, a medicina convencional, quando necessária também é aplicada dentro da medicina holística.
Para aprender a sanar as características em desequilíbrio do autismo que o Lorenzo possui, eu tive que analisar todos os aspectos pertencentes ao seu holismo. Percebi que não adiantava corrigir suas desarmonias físicas sem levar em conta o seu ambiente, o seu mental, o seu emocional e o seu espiritual, cada aspecto complementando o outro. É interessante como a vida às vezes traça caminhos inteirados para a gente, talvez se não tivesse iniciado meus estudos ligados a medicina holística há quase quinze anos, provavelmente não conseguiria ter noção do cenário geral do quadro do meu filho para poder entender o que seria realmente balancear a saúde dele. Ainda estou em processo de compreensão de toda a complexidade desse serzinho tão especial.
Existem inúmeras técnicas, fórmulas, programas, remédios, suplementos e tantas panacéias para tratar os problemas ligados ao autismo. Mas como aplicar isso na totalidade de cada criança? Em minha opinião, basta ligar tudo à lógica contextual de sua vida em seu ambiente.
E assim trabalho de forma holística com o meu filho, em concordância com minha forma de entender e vivenciar o que é realidade para nossa família no meio social. Mesmo discernindo que Lorenzo possui elementos de desarmonia a nível físico (alergias, má absorção, intoxicações e mais outros distúrbios metabólicos), a nível emocional (medos e oscilações atípicas entre uma emoção e outra), a nível mental (manias, repetições, inabilidade de filtrar informações e estímulos e todas as dificuldades ligadas ao autismo nesse nível), a nível ambiental (incapacidade de lidar com barulhos, luzes, cheiros, pessoas e tudo mais que o ligava ao meio externo) e a nível espiritual (todo o resto que não se explica nos outros níveis) percebi que não adianta, no caso dele, focar em um aspecto separadamente. Por exemplo, não bastava ficar com ele no quarto de brincar trabalhando técnicas para melhorar a fala e comunicação se ele tinha a concentração prejudicada pelo excesso de toxinas em seu corpo. Da mesma forma, era difícil adaptá-lo a uma nova dieta sem ter seu emocional mais equilibrado para lidar com as frustrações de não poder comer o que queria. E era muito complicado conectar o Lorenzo a sociedade se ele padecia por não processar adequadamente os estímulos sensoriais.
Lorenzo caminha rumo ao seu equilíbrio holístico e à superação de seu problema original à medida que todos os seus aspectos desafiadores são percebidos dentro de cada nível, mas trabalhados em consonância uns com os outros dentro do mesmo espaço/tempo (ou se desconsiderarmos o conceito de tempo de acordo com a mecânica quântica, usaríamos o termo “dentro do mesmo TODO”).
Ele só pode conhecer e entender a si próprio quando puder perceber que precisa estar integrado aos outros seres humanos e à natureza e então necessita buscar a transcendência dos desafios contidos em seu SER para cumprir com os objetivos de sua existência. E mais, ele precisa compreender também que está contido em uma ampla realidade cósmica. Aqui aplicamos os conceitos da espiritualidade, a conexão do ser humano à sua origem, o entendimento do que significa estar ligado a Deus.
E como se aplica isso? Como tratar o autismo holisticamente na prática?
Respostas precisas e de total eficácia eu não tenho. Mas ofereço compartilhar como atuo com o Lorenzo.
Seu dom musical oferta boas ferramentas de trabalho para a gente, afinal a música em si (claro que as de qualidades sonoras positivas) já é um fator curativo que atua em todos os níveis. Sempre juntamos a música a quase todas as outras atividades de seu cotidiano.
Antes de iniciar uma técnica de tratamento sempre questiono: será que essa técnica é favorável ao Lorenzo em todos os aspectos? Ela vai atuar na origem de cada desarmonia ou simplesmente atua de forma sintomática, ou seja, mascarando o real problema? Porque é preciso discernir com calma e não podemos nos permitir ser levados pela energia contagiante do momento quando vem à tona um “tratamento fenomenal” para o autismo. 
Importante: Apesar de ter plena consciência do autismo e todos os seus significados relacionados ao que acontece com o Lorenzo, para poder cuidar dele nessa visão do Todo eu desconsidero o rótulo “autismo” e passo a considerar “o indivíduo Lorenzo”. Percebam aqui que não há uma negligência com relação ao problema, mas sim um olhar mais profundo para o indivíduo.
Para uma real aproximação do assunto, vou fazer a boa e velha lista didática de tópicos:
ENTENDENDO O CAMPO ENERGÉTICO
Não vou entrar na profundidade do tema do campo energético, mas vou pincelar superficialmente, pois não tem como falar do restante se eu não falar primeiro sobre ele.
O que se manifesta a nível físico também possui uma manifestação mais sutil de energia que é o campo energético. Esse campo possui energias que vibram acima do espectro eletromagnético conhecido e por isso não são perceptíveis aos nossos cinco sentidos. Então o campo energético circunda o nosso corpo, igual ao diagrama abaixo:

 O campo energético vai se dividir em:
- Corpo etérico: é o nível energético logo acima de nosso corpo físico.
- Corpo emocional: onde se situam os nossos padrões emocionais e sentimentais.
- Corpo mental: residência de nossos padrões mentais, de nossas crenças, das características de nossa personalidade e expressão de nossa inteligência.
- Corpo causal: é o nosso Eu-Superior, a parte da alma que está ligada ao Todo, onde se armazena todas as experiências vividas em nosso plano físico.
Há ainda teorias de divisões maiores do campo energético e há um aprofundamento do tema com os estudos dos chakras (centros energéticos do corpo), mas vamos ficar só com esses  citados acima.
Existe ainda a energia universal (prana, energia vital, qi ou chi) que nutre nosso campo energético e nosso corpo físico.
TRABALHANDO O NÍVEL FÍSICO
O nível físico no fim das contas vai manifestar também os problemas que se originam no nível emocional e mental. Aqui falamos de tudo o que é físico, células, órgãos, tecidos, metabolismo, enfim o funcionamento fisiológico de tudo que tem no corpo.
Nesse nível as manifestações principais do Lorenzo são:
- Intolerâncias alimentares: usamos as dietas específicas, probióticos, a acupuntura (assim como a acupressão, a fitoterapia energética a auriculoterapia e massagens específicas) para harmonizar os padrões energéticos ligados à digestão dentro do ponto de vista da Medicina Tradicional Chinesa.
- Alergias, parasitoses, desordens imunológicas: Não sabemos ao certo o quanto o Lorenzo é afetado por essas patologias, mas aqui, quando necessário, trabalhamos com fitoterapia como estimulante imunológico, homeopatia, ervas com ação antiparasitária, também acupuntura e outras técnicas da MTC.
- Dificuldades sensoriais e motoras advindas da desorganização neurológica: programas educacionais domiciliares (como o Programa Son-Rise), integração sensorial (fisioterapia, terapia crânio-sacral, musicoterapia e outros métodos específicos). Técnicas de acupuntura e exercícios físicos da MTC também tem boa utilidade nesses casos.
Cabe dizer que quando atuamos com a acupuntura e a homeopatia nesse nível, na verdade estamos também atuando no campo energético do corpo etérico que por fim harmoniza o corpo físico. Não podemos esquecer que as desarmonias daqui refletem os padrões dos outros níveis. Ressalto também que as medidas terapêuticas que por hora parecem ser paliativas, funcionam também para dar pistas da origem verdadeira de cada problema apresentado.
TRABALHANDO O NÍVEL EMOCIONAL
O que mais predomina no Lorenzo nesse nível são os medos e a ansiedade. Algumas ervas chinesas ajudam nesses aspectos. Mas a homeopatia, os florais, a cromoterapia, a aura-soma, a musicoterapia, a cinesiologia (o que inclui o balanceamento muscular) costumam harmonizá-lo melhor. Creio que é nesse nível que se origina a maior parte das manifestações físicas da doença.
TRABALHANDO O NÍVEL MENTAL
Algumas coisas do nível mental se mesclam um pouco com as do nível emocional, afinal é praticamente aqui que tudo começa e vai descendo. As alternâncias de riso e choro, as repetições e comportamentos obsessivos, as manias, as crenças rígidas, a necessidade de isolamento. É a parte mais difícil e mais lenta de melhorar, porém quando se melhora algo aqui, em efeito cascata, todo o resto vai melhorando nos níveis abaixo. Trabalhar esse nível requer técnicas de reprogramação de pensamentos, dissoluções de traumas profundos e a quebra das limitações impostas pelas crenças. As terapias energéticas são as que mais recorremos para ajudar o Lorenzo na esfera mental. Aqui também cabem os florais, o Reiki, a homeopatia, musicoterapia, meditações de auto-cura, a Nova Medicina do Dr. Hamer, as terapias ligadas à fenomenologia, a cinesiologia e tantas outras técnicas energéticas e vibracionais que existem hoje.
TABALHANDO O NÍVEL ESPIRITUAL
Nesse nível não fazemos afirmações e nem julgamos o que ainda não é possível saber, apenas trabalhamos a conexão do Lorenzo com Deus através das orações que ensinamos para ele e também das orações, mentalizações e meditações que nós, nossos familiares e amigos também fazem por ele. Ao longo dos anos ele já adquiriu a sabedoria para  fazer  suas próprias orações. Percebemos que o trabalho nesse nível faz muito bem a ele. É um nível que alguns homeopatas afirmam que a homeopatia também pode atuar.
Não citei todas as terapias que já fizemos com o Lorenzo, mas acho que o importante é ter uma noção de como temos conseguido tratar dele com base nas terapias holísticas.
E por fim o ambiente é o tempo todo trabalhado enquanto se trabalha os outros aspectos das desarmonias. Afinal temos que aprimorá-lo para que as terapias possam atuar de forma eficaz. A parte ambiental do Lorenzo se traduz no meio onde ele se relaciona com as pessoas e com o planeta de forma geral. O movimento lógico é adaptá-lo ao ambiente ao seu redor e certamente não o contrário, não há como criar um novo modelo ambiental ideal para que ele não sofra as famosas interferências. Por isso ele precisa suplantar seus desafios em todos os níveis, na medida do possível, rodeado de amor e compreensão.
E estamos aqui estudando para ajudá-lo e junto com ele temos superado os nossos próprios males. Somos, em nossa família, componentes do ambiente dele e existe uma lógica em melhorarmos todos juntos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário