sábado, 18 de junho de 2011

Forim espírita sobre autismo

Olá amigos!

Da mesma forma que a ciência não consegue encontrar as causas que determinam os múltiplos comportamento das crianças autistas, também do ponto de vista espiritual, não nos são dados conhecimentos irrefutáveis, que nos permita opinar acerca da tipologia de vivencia e condição evolutiva, destes espíritos nossos irmãos.

Não me parecem suficientemente sustentadas as opiniões que afirmam, que o autista teve necessariamente dificuldades no decurso da sua vida espiritual, enquanto espírito livre e dai advirem as justificações para os seus padrões comportamentais.

Até à data, não é possível afirmar que um indivíduo tem autismo, poderemos sim dizer, que ele é autista.

E ser autista tem o mesmo significado de não ser autista. Não existem diferenciações entre um e outro que não sejam a sua própria tipologia de comportamento, de vontade, de afirmação.

Esta reflexão, é também suportada no facto de serem considerados autistas, um número muito elevado de indivíduos, que não têm também entre si, padrões comportamentais iguais nem idênticos.

O que pode ser verdade sob do ponto de vista da condição espiritual para um, pode não ser necessariamente verdade para outro.

Na minha opinião, e que gostaria de deixar para a apreciação dos nossos amigos, devemos encarar um autista da mesma forma que nos encaramos a nós mesmo, respeitando a sua individualidade e mediante as circunstancias vividas, tentar ajudar, como sempre na esfera do amor, cada um destes nossos irmãos a evoluir dentro dos parâmetros normais, sendo que neste caso e se necessário, tentar encontrar soluções para que um comportamento aparentemente desenquadrado em termos sociais e por isso mesmo menos proveitoso em termos da vida, possa ser o mais possível reenquadrando.

Um abraço, amigos.


Clique aqui para ler mais: http://www.forumespirita.net/fe/estudos-mensais/(estudo)-autismo-na-visao-espirita/15/#ixzz1Pb8xTQvC

Nenhum comentário:

Postar um comentário