Sinais de Alerta
As crianças com perturbações do espectro autista revelam problemas ao nível da comunicação e do comportamento, assim como apresentam uma enorme dificuldade em relacionar-se com as restantes pessoas de uma forma normal.
Um dos primeiros passos para ajudar as crianças autistas é identificar os sinais desta patologia. Esta identificação precoce poderá prevenir ou minimizar o sofrimento destas crianças e contribuir para uma intervenção e um desenvolvimento mais eficaz.
Exemplos de sinais de alerta psicomotores, comportamentais e escolares:
- Ausência de sorriso voluntário a partir do 3.º mês;
- Ausência de angústia ao estranho pelos 6 - 8º mês;
- Faz movimentos repetitivos (ex: bater palmas, abanar as mãos ou mover a cabeça de um lado para outro constantemente);
- Perturbações da alimentação e do sono;
- Chora muito sem razão aparente ou, pelo contrário, nunca chora;
- Atraso no início da marcha;
- Anda na ponta dos pés;![](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_uh3aTBva5BzCvlAvBROvZds0Aq0dQi_Vl4iKiYW1LSuzp3QbzkV-sX-PfH1LpNzsG2fXcsC4iYiOJdPTos8otyG_wtdBMhdofQrCXv3_coBBM-FAIzrHaUZsG25hKH=s0-d)
- Atraso na estruturação e no conhecimento do esquema corporal;
- Dificuldade em diferenciar a esquerda da direita;
- Acentuada actividade física;
- Ansiedade/ insegurança;
- Ausência da atenção partilhada – não chama a atenção do outro para objectos ou acontecimentos, não mostra “dói-dói” e nem vai mostrar um brinquedo;
- Age como se fosse surdo e não responde ao seu nome;
- Não segue indicações;
- Não consegue explicar o que quer;
- Não demonstra medo dos perigos reais;
- Resiste à mudança de rotinas;![](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_uVjFCZT4ymWeFc_g5Scol8dnjWJny_Q0Jvq9pn2aDq25WwiYiNYhXtd22yUVBMl2M0Aiuqhpfc9gkMf3i7AIO0f46TyStpZbP0yohdw6QA5NRo=s0-d)
- Resiste ao contacto físico;
- Não mantém contacto visual;
- Agarra-se demasiado a determinados objectos;
- Manuseia objectos de uma forma particular;
- Compreensão verbal deficiente;
- Isolamento – falta de interesse pela relação com os outros;
- Ausência de jogos de imitação;
- Ausência do jogo do faz de conta – o brinquedo não é usado na sua função simbólica;
- Ausência de apontar protodeclarativo – não usa o dedo para apontar no sentido de partilhar interesse/mostrar alguma coisa;
- Apontar protoimperativo – usar o dedo para apontar mas com o objectivo de pedir/exigir algo;
- Comportamentos agressivos para com os colegas na tentativa de compensar o seu problema ou fracasso escolar através da popularidade;
- Falta de motivação e de curiosidade;
- Grande desinteresse pelo estudo/ resistência à aprendizagem;
- Costumava dizer algumas palavras ou balbuciava, mas deixou de o fazer;
- Início tardio do desenvolvimento da linguagem ao nível fonológico, articulatório e de fluidez;
- Iniciação tardia à soletração, à leitura e à escrita;![](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_vfkGTlfqkQe-0WRSGi-ST6HrWCWBDOdevOZ6I1fNNG2GAgx0IvHWTFEl5jSOAI5U2MSzxYjEfQxZjDS1UeThdIz1uqDg3CRRmxiDb81X7E5hhETS1tPVz737pxhg=s0-d)
- Dificuldades sensório - perceptivas responsáveis pela confusão entre cores, forma, tamanhos e posições;
- Leitura feita de forma lenta, sem ritmo, com leitura parcial de palavras, perda da linha que está a ser lida, confusão quanto à ordem das letras, inversões de letras ou palavras
ATENÇÃO: O facto da criança apresentar alguns destes sinais, não implica necessariamente que estejamos perante um caso de PEA. No entanto, aconselhamos o encaminhamento desta para um médico. Este poderá recorrer a uma avaliação mais elucidativa.
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