terça-feira, 23 de agosto de 2011

Dieta SGSC, quelação e tratamento biomédico

fonte: www.autimismo.com.br/comp_alter.html
» Dieta sem glúten e sem caseína - baseia-se na remoção do glúten que é encontrado no trigo, aveia e derivados, e a caseína que é a proteína do leite animal. Muitos pais e profissionais constatam que, ao implementar esta dieta, há uma melhora no comportamento do autista. Essa dieta, para muitos autistas, também deve ser acompanhada da remoção de outros alimentos como soja (porque a proteína da soja é parecida com a do leite), e milho que podem, em alguns casos, causar reações adversas. Mais informações no site www.gfcfdiet.com (em inglês).

» SCDiet (Especific Carbohydrate Diet) - é uma dieta cientifica baseada em um estudos feitos por Elaine Gottschall detalhados no livro "Breaking the vicious cycle". Esta dieta está ganhando popularidade nos Estados Unidos com os autistas que têm problemas no "Leaking Gut" - intestino poroso. Esta dieta, que propõe a remoção de carboidratos (somente alguns carboidratos são permitidos), açúcar, ajuda o corpo a fazer quelação naturalmente.
Mais informações www.pecanbread.com

» Feingold Diet - esta é uma dieta que elimina  conservantes, corantes, sabor artificial e  alimentos que sejam ricos em Fenóis como uva,maça,e outros. Muitos pais fazem a dieta sem glúten, caseína e adotam também os métodos da Feingold Diet. Mais informações www.feingold diet.org

» Cândida Abicans (Yeast) - muitos autistas têm o fungo "cândida abicans", problema gerado por um distúrbio no sistema imunológico que pode ser cuidado com o uso de alguns medicamentos e com a mudança na alimentação. É fundamental o uso de uma dieta, e a SCD está sendo a mais recomendada para este problema.

» Quelação - crianças autistas tendem a apresentar a presença de metais tóxicos no seu sistema sangüíneo como mercúrio, alumínio, por exemplo, que acabam por afetar o seu sistema imunológico. Muitos acreditam que este problema seja causado por conservantes presentes em algumas vacinas e pelo uso de mercúrio, Thimerosal. Estes tóxicos podem ser removidos com o processo de quelação que, embora envolvendo vários riscos que devem ser considerados, tem o potencial de apresentar vários benefícios.  A quelação deve ser um processo lento, para ser mais seguro e diminuir as chances de riscos. Os resultados podem ser vistos imediatamente, ou demorar cerca de dois anos, a depender de cada caso. Se o autista não tiver esses metais tóxicos no sangue, a quelação não terá nenhum efeito. Contudo, se ele tiver problema com o "Leaking gut" (intestino poroso) é necessário primeiro resolver esse caso para, só então, fazer a quelação. Se ela for feita sem a solução da dificuldade com o intestino poroso, isso agravará o problema de uma maneira que não terá cura. Nos Estados Unidos é conhecido o "Protocolo Andy" que usa ALA e DMS para quelação. No www.yahoo.com pais que usam este método trocam informações no grupo autismo-mercury (em inglês).

» Vitaminas e Suplementos: pesquisas têm mostrado que muitos indivíduos com Síndrome do Autismo têm deficiência de vitaminas e minerais e, uma das suas causas pode ser o distúrbio no sistema imunológico e sensorial. Alguns exemplos são: a Vitamina B6 que tem ajudado alguns autistas a melhorar a fala e concentração; o magnésio que contribui para a diminuição do estresse; a vitamina A e a vitamina C que dão um suporte ao sistema imunológico. Este método não funciona para todos os autistas.

» Secretin: O hormônio secretin tem ajudado alguns autistas, mas estudos indicam, por enquanto, que os resultados são apenas paliativos.

Como uso o tratamento alternativo

Depois de levar o meu filho a um médico do DAN (Defeat Autism Now) e ele recomendar para Luke a dieta "GFCF" - sem glúten sem caseína, sem soja - notei uma melhora muito grande no seu comportamento e, por isso, o mantenho na dieta. Ele dormia às 23:00h - às vezes até mais tarde - e acordava às sete da manhã e, algumas vezes por semana, acordava a noite para pular por cerca de meia hora e só depois voltava a dormir. Batia a cabeça na parede freqüentemente (a cada 15 minutos), sem nenhuma razão. Hoje ele dorme às 21:30h, dorme a noite toda e acorda às oito da manhã. Bate a cabeça raramente, só quando está muito nervoso. É menos hiperativo e consegue compreender melhor as coisas. Quando, por acidente, ele come glúten, caseína ou soja, pode-se notar que ele fica muito confuso sem conseguir processar as informações que recebe, não dorme direito à noite e bate a cabeça sem nenhum motivo. Fica tão agitado que parece que vai voar. Luke também toma suplementos. A melhor maneira de saber se a dieta pode ajudar é fazendo a dieta. Nos Estados Unidos existem alguns laboratórios que podem fazer testes para saber se há ou não necessidade de se fazer a dieta. Entretanto, conheci muitos pais que fizeram o teste e constataram que o filho não necessitava fazer a dieta, mas, mesmo assim optaram por fazê-la e notaram melhoras significativas. Fiz um teste com o meu filho quando ele tinha três anos em um laboratório regular (por não ter a informação que tenho hoje de que crianças autistas devem fazer o teste de uma maneira específica porque o sistema deles processa diferente). O resultado mostrou que ele não precisava da dieta. Com cinco anos eu o coloquei na dieta e fiz um teste com ele em laboratórios que os DAN recomendam. Em um deles, o Greatplains, o resultado mostrou que ele precisava fazer a dieta. Contudo, o mais importante, foi que notei uma grande melhora no seu comportamento em geral.

No momento Luke faz a dieta (GFCFSF) sem glúten, caseína, soja e também sigo a Feingold sem conservantes. Aos poucos estou fazendo a transição para a SCDIET que é uma dieta muito mais complicada: algumas frutas devem ser cozidas e outras devem estar muito maduras para serem ingerias.     

Nenhum comentário:

Postar um comentário