quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Autismo e Integração sensorial

Autismo e Integração Sensorial


Podemos dizer que percebemos o mundo através do sistema sensorial. Que todas as informações que recebemos chegam até o nosso cérebro após entrarem pelo nossos órgãos sensoriais. Nosso mundo é sensorial e e o fato de receber, interpretar e responder aos estímulos sensoriais é chamado de integração sensorial.

 Todos experiências sensoriais (ver, ouvir, sentir, tocar, cheirar, movimentar e saborear um alimento) em alguns momentos da sua vida podem ser desagradáveis ou uma distração .As distrações sensoriais que podem tornar a vida tolerável por um tempo o que incluem :o barulho das unhas arranhando um quadro-negro, etiquetas ou tecidos ásperos das roupas, luzes brilhantes, ou alimentos muito frios e pastosos. Cada pessoa tem sua própria lista individualidade de sensações particularmente intolerável. Não há duas listas de pessoas idênticas. Por exemplo, algumas pessoas têm dificuldade para dormir com a televisão ligada ao fundo, enquanto as outras pessoas acham que os ruídos TV ajuda dormir mais rápido. Uma pessoa pode assustar com o som (liquidificador,enceradeira ou secador de cabelo), enquanto outro pode até não perceber o som. Algumas pessoas gostam de um toque muito leve em sua pele, enquanto outros sentem cócegas e não podem tolerar ser tocada.(não gosta de abraçar ou beijar).
Extremas questões sensoriais são muito comuns no autismo. Algumas crianças autistas não conseguem tolerar os sons ou abraços, enquanto a outra é indiferente aos sons e abraços. Uma criança autista pode ter uma reação explosiva e exagerada a barulhos altos, enquanto a outra não reage a todos. As crianças autistas com problemas sensoriais têm dificuldade em filtrar a entrada sensorial. Seu sistema nervoso apresenta dificuldade no processamento sensorial (interpretar e organizar as informações sensorias vindas do seu próprio corpo ou do ambiente)
Atividades de Integração Sensorial para crianças autistas ajuda a melhorar o procesamento sensorial principalmente modulação sensorial uma auto-regulação dos estimulos como uma diminuição ou ampliando a intensidade das várias formas que as crianças recebem. A maioria das atividades de Integração Sensorial trabalha com os estimulos sensoriais como vestibular, proprioceptivo e tátil. O objetivo principal da Integração Sensorial é a organização e estrutação do comportamento da criança autista diante os estimulos sensoriais vindo do seu próprio corpo e do ambiente externo.

Parte da razão pela qual as atividades de integração sensorial são tão agradável e motivador para as crianças autistas é porque eles estão intimamente ligados à escolha da criança de comportamentos de auto-estimulação.Por exemplo, eles podem balançar em um balanço, ao invés de balançando para frente e para trás em sua cadeira. Eles podem abraçar uma almofada ou bicho de pelúcia, em vez de se esconder debaixo almofadas do sofá.
1 comentários:
Nilton Salvador disse...
Olá Johanna. Há cerca de 30 e poucos anos, na busca incansável de trazer nosso filho para o nosso mundo, descobrimos que ele nos dava uma resposta favorável, quando dávamos banho nele, isto é, indiretamente embaixo do chuveiro, tomando a precaução necessária para que ele não se assustasse, ora eu, ora a mãe (Roseli Antonia), na medida em que o ensaboávamos ele era “esfregado” no nosso corpo, daí o roçar de pele a pele, gerava reações que chamávamos até de extra-sensoriais, pois ele demonstrava que correspondia ao nosso agrado, sorrindo, balbuciando sons e movimentos dos pezinhos e mãos, o que significava respostas psico motoras, também pela carícia d’água, e após o banho de tempo reduzido para não cansá-lo, (+ ou – 10 minutos), ele demonstrava que queria mais para depois alimentar-se e dormir serenamente, por horas. E nós, felizes, pois descobrimos que ele iniciava o caminho da vinda para nós, depois de provarmos que o amávamos pela prova sensorial física. Acredito que era o que você ensina hoje: “a interpretação e organização das informações sensoriais vinda do seu próprio corpo”, embora o grau de confiabilidade transmitido pelos pais, por outros exemplos. Belíssimo trabalho o seu. Continue. Muita gente precisa de vocês.

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