quinta-feira, 25 de agosto de 2011

MÉTODO PADOVAN DE REORGANIZAÇÃO NEUROFUNCIONAL


O que é
O Método Padovan de Reorganização Neurofuncional, desenvolvido por Beatriz Padovan, é uma abordagem terapêutica que recapitula as fases do neuro-desenvolvimento, usadas como estratégia para habilitar ou reabilitar o Sistema Nervoso.
Uma terapia clássica de Reorganização Neurofuncional, recapitula os movimentos neuro-evolutivos do sistema de locomoção e verticalização do ser humano, os movimentos neuro-evolutivos do sistema oral que leva ao domínio da musculatura da fala, dos movimentos neuro-evolutivos do sistema ligado ao uso das mãos e sua riqueza de articulações, e dos movimentos neuro-evolutivos dos olhos com sua organização muscular complexa.
O Método Padovan, recapitula o processo de aquisição do Andar, Falar e Pensar de maneira dinâmica, estimulando a maturação do Sistema Nervoso Central, com intuito de tornar o indivíduo apto a cumprir seu potencial genético e à adquirir todas as suas capacidades, tais como locomoção, linguagem e pensamento.É usado como estratégia para reabilitar o Sistema Nervoso depois que perdeu suas funções, como no caso de um acidente; para impulsionar o desenvolvimento, como nos casos de atraso e distúrbios do desenvolvimento; para melhorar a qualidade de funcionamento e integração do Sistema Nervoso, e nos casos de disfunções tais como: transtorno de aprendizagem, hiperatividade, distúrbios e dificuldade de atenção e concentração, (TDAH) etc.

A técnica pode ser aplicada em todas as faixas etárias, do bebê à terceira idade, com excelentes resultados. Para ser aplicado, o Método Padovan não necessita sequer da colaboração do paciente, pois não é preciso que seu nível de consciência esteja normal para que as estimulações tenham efeito, e pode ser aplicado em consultórios, em leitos, UTI´s de hospitais e também a domicílio.

 
Exercícios de uma sessão do método Padovan.


Como Funciona
O Sistema Nervoso é o principal mediador e modulador das diversas atividades humanas. O homem possui um programa genético mas, para torná-lo efetivo, necessita de estimulação e meio ambiente adequados. Após o nascimento, o bebê passa por etapas neuro-evolutivas bem determinadas, que vão promover o amadurecimento e a integração de todo o Sistema Nervoso. Este processo vai permitir ao indivíduo alcançar um bom desempenho sensório-motor, de fala, de linguagem, psíquico e cognitivo.

Em terapia são realizados exercícios corporais que recapitulam as fases de aquisição da marcha humana, passando pelas etapas, passo a passo, do processo de deslocamento e verticalização do corpo. Em seguida são feitos exercícios de reeducação das Funções Reflexo-Vegetativas Orais (respiração, sucção, mastigação e deglutição). As funções orais são consideradas pré-lingüísticas e preparam os movimentos da fala articulada, dando base ao processo da comunicação humana e linguagem.

Utiliza-se esta abordagem terapêutica para recuperar funções perdidas, funções nunca adquiridas ou ainda preparar o organismo para que possa adquirir funções e capacidades para as quais tenha potencial.
Pode ser aplicada como método curativo, preventivo ou de manutenção do Sistema Nervoso
.


Texto retirado do site: www.metodopadovan.com.br

3 comentários:

  1. Olá! Sou mãe de uma linda garotinha com uma síndrome genética rara (deleção parcial do cromossomo 6) e acabamos de mudar de São Paulo para o Rio. Entre um anos de idade e dois anos e meio, ela fez fono Padovan na unidade do Campo Belo, com supervisão da própria Beatriz Padovan. Depois, investimos em outras terapias ao longo dos últimos três anos. Eu gostaria que ela retornasse à Padovan, mas não tenho referência de profissionais no Rio de Janeiro (capital). Você tem uma pessoa bacana para me indicar? Desde já agradeço,
    Dani.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei se vc já encontrou. Mas na Ilha do Governador tem a Clínica de Reabilitação da Ilha, que é ótima. Método Padovan.

      Excluir
  2. Bom dia! Na verdade uma curiosidade.sou professora de educação especial a 23anos. no inicio dos anos 2000 tive um breve contato com o método Padovan que muito me interessou. minha curiosidade é, quais os profissionais que podem se especializar no método ou e exvlusexc a fonoaudióloga? Um abraço

    ResponderExcluir