quinta-feira, 24 de maio de 2012

Quando a criança precisa do atendimento de Terapia Ocupacional?




Se seu filho está tendo dificuldade com o funcionamento do dia-a-dia em casa (Alimentação, Higiene, Vestuário, Brincar ou na escola). A criança deve ser avaliada por uma Terapeuta Ocupacional Infantil. O tratamento é concebido para apoiar a criança e sua família quando encontram dificuldades em qualquer uma das seguintes áreas: Motricidade grossa, Motricidade fina, Lateralidade, Brincar, Comportamento, Sensorial ,Escola e Atividades de vida Diária -Alimentação/Higiene e Vestuário.

Pode apresentar as seguintes dificuldades:

Coordenação motora fina:
- Dificuldade de preensão do lápis;
- Dificuldade de graduação da força na escrita;
- Letra ilegível e lentidão escrita;
- Dificuldade com manuseio da tesoura;
- Dificuldade em manipular as ferramentas, como faca, garfo, colher;
- Dificuldade para amarrar os sapatos, fazer botões(abotoar e desabotoar),abrir/fechar ziper,desembrulhar uma bala,abrir um pacote de biscoito,enroscar e desenroscar,utilizando utensílios domésticos;

Coordenação Motora Gossa e Lateralidade:
- A criança é desastrada;
- Confunde os movimentos de esquerda e direita;
- Falta de equilíbrio;
- Pobre habilidade com bola;
- Medo dos pés saindo do chão;
- Dificuldade de coordenação de ambos os lados;

Problemas de Integração Sensorial:
- Reação excessiva hiper- sensíveis para som, toque ou movimento;
- Alta tolerância à dor ou não percebe cortes / machucados;
- Busca constante de movimento, saltando, batendo, agitação psicomotora;
- Facilmente distraídos por estímulos visuais ou auditivos;
- Emocionalmente reativa;
- Dificuldades de lidar com a mudança;

Desordens do espectro autista e Síndrome de Asperger:
- Dificuldades de interação social
- Dificuldades com o processamento sensorial;
- Dificuldades com a mudança para novos ambientes;
- Fixações por objetos como: carros,trens e dinossauros;
- Pobre contato visual;

Dificuldade de Aprendizagem:
- Incapaz de se concentrar e focar sua atenção em uma atividade;
- Dificuldade em seguir instruções;
- Fadiga com o trabalho escolar;
- Baixa tolerância a frustração;
- Hiperatividade ou de baixa energia;

Brincadeiras,Jogos e Brincar:
- Dificuldade com brinquedos de encaixar,empilhar,montar e desmontar;
- Precisa de orientação de adultos para iniciar o jogo
- dificuldade de imitação;
- Não explora os brinquedos de forma adequada
- Participa de jogos repetitivos por horas, por exemplo alinhando brinquedos;
- Dificuldade interação com os colegas / irmãos nas brincadeiras;



Fonte: https://www.facebook.com/IntegracaoSensorial

Nenhum comentário:

Postar um comentário