Dias: 26/05 e 02/06/2012
Horário: 08h às 17h
Local: Auditório da ACM - Rua da Lapa, 86 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro
E-mail: contato@creativeide
Telefone: (21) 2577 8691 | (21) 3246 2904 | (21) 8832 6047
PÚBLICO ALVO:
Psicólogos, Fonoaudiólogos, Psicopedagogos, Professores e profissionais da área de saúde, além de estudantes de graduação e pós-graduação.
INVESTIMENTO:
• ATÉ 18/05
R$ 99,00 - individual (cartão)
R$ 90,00 - individual (depósito)
R$ 80,00 - cada inscrito - grupos a partir de 3 pessoas ou clientes cretive (depósito)
INSCRIÇÃO: www.creativeideias.
O que é Neuroeducação?
Neuroeducação é um campo interdisciplinar que combina a neurociência, psicologia e educação para criar melhores métodos de ensino e currículos.
As pesquisas e iniciativas de neuroeducação têm crescido muito no mundo, nos últimos anos, e tenta usar descobertas sobre aprendizagem, memória, linguagem e outras áreas da neurociência cognitiva para informar os educadores sobre as melhores estratégias de ensino e aprendizagem. Cada vez mais, os professores querem e precisam saber sobre como os seus alunos aprendem e memorizam as informações ensinadas. Os neurocientistas, por outro lado, querem saber como essas indagações dos professores podem sugerir novas pesquisas em neurociência.
Outra linha de abordagem em neuroeducação é compreender quais e como os distúrbios e doenças nervosas e mentais podem afetar o aprendizado dos alunos. e como os professores podem colaborar com outros profissionais para ajudar a identificar problemas em sala de aula, de modo a enfrentá-los com novos métodos de educação especial para a inclusão social dos seus alunos afetados.
Assim, a neuroeducação engloba o estudo de doenças comuns ou raras, tais como:
Dislexia
Discalculia
Gagueira
Desordem de atenção e hiperatividade
Disfunção cerebral mínima
Retardamento mental
Disfunções no desenvolvimento
Dificuldades de aprendizagem
Deficiências da visão e audição
Lesão cerebral
Dispraxia
Doenças mentais como depressão, ansiedade, etc
Doenças sistêmicas com comprometimento cognitivo, como anemia, mixedema, desnutrição e outros
(fonte: wikipédia)
PALESTRANTES:
Programação 26/05/2012
"Psicomotricidade"
Fátima Alves - Fonoaudióloga, Psicomotricista titulada pela SBP, Sócio-terapeuta Ramain-Thiers, Sócia-Titular da ABP, Docente dos cursos de pós-graduação da AVM Faculdade Integrada, Docente conteudista do curso de pós-graduação e do curso de Graduação da AVM Faculdade Integrada, Mestre em Estudos de Ciências da Saúde e do Ambiente, Presidente da ABP, gestão 2008/2010. Membro da Comissão Científica da ABP, gestão 2011/2013. Conselheira da ABP, Autora de livros: "Psicomotricidade: Corpo, Ação e Emoção", "Para entender Síndrome de Down", "Inclusão - Muitos Olhares, Vários Caminhos E Um Grande Desafio" e "Como aplicar a Psicomotricidade.
"Mentes que aprendem"
(Uma nova proposta de modus operandi para a área educacional com foco na Prontidão para a Aprendizagem como meio de solucionar as dificuldades que giram em torno do aprender do estudante, atuando como alicerce pedagógico fundamental na busca não somente de maior equidade educacional, como de substratos no implemento de reformas no ensino que garantam a qualificação e o aprendizado do aluno em sua totalidade. )
Cândida Maria de Cavalcanti Soares - Formada em Educação Física e Língua Portuguesa, pós-graduada em Jogos Cooperativos e em Neuroeducação, e coautora de 4 livros: Virando o Jogo da Educacão - Moral e Ética em ação na escola; Dificuldades de Aprendizagem têm solução; Um Salto Quântico para a Genialidade - Todos nascem para se tornarem geniais; Mentes que Aprendem - Um ensaio sobre a prontidão para a aprendizagem. Faz parte do quadro de pesquisadores do Instituto de Pesquisas em Neuroeducação e atua como neuroeducadora, junto a alunos que apresentam dificuldades escolares de aprendizagem.
"TDAH"
Célia Regina Carvalho Machado da Costa – Graduação em Psicologia pela Universidade Santa Úrsula (1977) , graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Estácio de Sá (1976) , especialização em Especialização Em Neuropsicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002) , especialização em Especialozação Em Psicologia Clínica pelo Centro de Psicologia Social (1981) e curso-tecnico-
"Aprendizagem através da internet: Redes Sociais"
Raphaella Marques - Graduada em História (UGF), especialista em História do Brasil (UCAM), Gestão Educacional (UCB), Docência Superior (AVM) e cursando a pós Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância (UFF). Professora da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, Coordenadora do programa Educopédia da SME-RJ , Curadora de Conteúdos das redes sociais da Educopédia e Moderadora do blog do programa. Atua na área de Informática Educacional desde 2003, tem experiência como produtora de material digital e projetos pedagógicos vinculados à informática educacional, consultora e oferece treinamentos em escolas particulares do RJ. Professora Blogueira premiada em 3º lugar no Troféu Rioeduca na categoria blog de professora promovido pela SME-RJ em 2011.
Programação 02/06/2012
"Neurociências"
Marta Pires Relvas - Bióloga, Neurobióloga, Psicopedagoga, Psicanalista, Pós Graduada em Anatomia Humana, Especialista em Fisiologia Humana, Bioética Aplicada e Didática do Ensino Superior. Pesquisadora na área de Biologia Cognitiva e Aprendizagem e Membro Associada da Sociedade Brasileira de Neurociência e Comportamento. Mentora e Professora do Curso de Pós Graduação de Neurociência Pedagógica da Faculdade Integrada AVM-UCAM/RJ, ministrado as disciplinas de Neurociência da Anatomia e Fisiologia Cognitiva e Emocional, e Neurociência e Educação. Autora dos Livros: "Fundamentos Biológicos da Educação – desenvolvendo inteligência e afetividade na aprendizagem"
"Dislexia"
Renata Mousinho – Fonoaudióloga. Pós-Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutora e mestre em Linguística pela UFRJ. Docente da Graduação em Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Coordenadora do Projeto ELO: leitura, escrita e oralidade, da UFRJ. Co-autora do livro "Dislexia: Novos Temas, Novas Perspectivas" da Editora Wak.
"Políticas Públicas, Educação e Sociedade"
Valdelúcia Alves da Costa - Graduação em Pedagogia, Universidade de Brasília/UnB, Faculdade de Filosofia de Campos/RJ (1979), Mestrado em Educação: Educação Especial, Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ (1988), Doutorado em Educação: História e Filosofia da Educação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/PUCSP (2001). Professora Associada da Universidade Federal Fluminense, atuando na Faculdade de Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado e Doutorado. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial; Educação Inclusiva; Políticas Públicas de Educação; Formação de Professores pela Educação e pelo Trabalho; Preconceito, Indivíduo, Cultura, Família e Escola; atua principalmente com os seguintes temas: Formação de Professores; Educação Inclusiva; Democratização da Escola; Inclusão Escolar de Alunos com Deficiência na perspectiva da Teoria Crítica da Sociedade. Coordenadora dos Projetos de Pesquisa "Políticas Públicas de Educação Especial no Estado do Rio de Janeiro: Desafios da inclusão escolar de alunos com deficiência/CAPES-
Nenhum comentário:
Postar um comentário