fonte: http://floortimebrasil.blogspot.com.br/search?updated-max=2011-05-04T20:06:00-07:00&max-results=10&start=41&by-date=false
Reação Sensorial Exagerada
Crianças
que tem reações exageradas respondem às mensagens sensoriais com mais
intensidade, velocidade e por mais tempo que as crianças cujas reações
são adequadas. A reação exagerada pode acontecer com um dos sentidos ou
uma combinação de dois ou mais sentidos.
Sinais de alerta
- A criança parece agressiva ou impulsiva quando incomodada pela estimulação sensorial;
- A criança fica irritada, manhosa ou de mal humor quando exposta a algumas estimulações sensoriais.
- Se a criança se incomoda com:
texturas peludas ou muito ásperas (roupa de lã, pelo de animal);
barro ou chiclete nas mãos;
engatinhando ou caminhando descalça numa almofada com objetos ou sobre a grama;
sentir migalhas dentro da boca;
cortar as unhas ou o cabelo;
cheiro de perfume ou produtos de higiene;
várias texturas de comida;
ouvir barulho de fundo enquanto se concentra;
ruído em restaurante, centro comercial ou ginásio;
barulhos altos ou inesperados como as sirenes de emergência ou campanhias da escola;
brincar com o equipamento do pátio, como os escorregadores ou gangorras;
luzes fortes ou a luz do sol;
ficar de cabeça para baixo.
Reação Sensorial Limitada
Crianças
que reagem pouco à estimulação sensorial apresentam pouca resposta a
informação que requer a situação, levam mais tempo para reagir e
precisam de mais mensagens sensoriais, relativamente intensas ou
demoradas, para que tenham uma resposta ou ação.
Sinais de Alerta
- A criança não chora quando se machuca gravemente;
- Não percebe quando alguém lhe toca;
- Não gosta de fazer novas atividades físicas (jogos físicos);
- Levou tempo e/ou não parece ter interesse em aprender como se vestir ou comer sozinho;
- Passa muito tempo sem se dar conta do que acontece à sua volta; não escuta quando chamam seu nome;
- Passa muito tempo sem perceber as sensações do corpo, como sentir fome, frio ou calor;
- Não percebe que precisa ir ao banheiro;
- Não usa suas mãos para fazer alguma atividade sem olhar para elas;
- Não se dá conta de cheiros fortes;
- Não percebe quando há comida ou líquido em seus lábios;
- Se a criança parece
passiva, quieta, retraída
com dificuldade de se relacionar socialmente
facilmente perdida em um mundo de fantasia
apática ou facilmente esgotada
lenta para responder a comandos ou para terminar tarefas
que não deseja se envolver ou explorar as coisas.
Procura Sensorial
Uma criança com desejo de experiências sensoriais que ativamente busca sensações, sendo que de modo socialmente inadequado.
Sinais de alerta
- Em constante movimento;
- Gosta de bater, saltar, brincar e jogar agressivamente;
- Demonstra grande preferência a dar voltas e girar;
- Constantemente toca objetos e toca ou se aperta contra as pessoas;
- Corre riscos excessivos em suas brincadeiras, como subir em árvores, pular de lugares altos;
- Cria situações que parecem perigosas;
- Aumenta o volume da televisão e do rádio;
- Procura oportunidades para sentir vibrações, como ficando ao lado de um amplificador;
- Frequentemente tem fixação visual por determinado objeto;
- Frequentemente lambe, chupa ou morde coisas não comestíveis;
- Não consegue permanecer sentado em uma cadeira;
- Cheira ou prova os objetos enquanto brinca com eles;
- parece bravo ou explosivo quando é solicitado que fique quieto ou que pare o que está fazendo;
- É difícil de ser acalmado;
- É carinhoso fisicamente.
domingo, 1 de maio de 2011
O Mundo Sensorial
Atividades Sensoriais
Vestibular
Calmante Estimulante
Movimento lento, rítmico, previsível, repetitivo e linear
|
Movimento rápido, sem ritmo, não previsível
|
Exemplos:
|
Exemplos:
|
Movendo lentamente no cavalinho
|
Saltando em um trampolim
|
Movendo suave e ritmicamente
|
Movimentos rotatórios e com oscilação
|
Proprioceptivo
Calmante:
Pressão moderada ou forte sobre uma grande área do corpo
Exemplos:
Atividades de trabalho pesado: empurrando, desencaixando, levantando ou carregando objetos pesados;
Envolver a criança com o próprio corpo ou com uma almofada;
usar material resistente com as mãos, como argila;
Pressionar as articulações dos ombros, do pescoço, da coluna e das ancas;
Abraçando bichinhos de pelúcia.
Tátil
Calmante Estimulante
Pressionar lenta, previsível e profundamente a pele
|
Toques imprevisíveis, rápidos e suaves
|
Exemplos
|
Exemplos
|
Massagear lentamente
|
Carícias suaves
|
Carícias lentas e num mesmo sentido
|
Fazer círculos sobre a pele da criança
|
Visual
Calmante Estimulante
Pouca iluminação ou luz natural
|
Muita iluminação e cores fortes
|
Cores escuras e tons pastéis
|
Desenhos contrastantes
|
Ambientes pequenos, fechados e bem delimitados, sem bagunça
|
Espaços amplos, sem limites, complicados e desorganizados
|
Exemplos
|
Exemplos
|
Trabalhar em um quarto pequeno
|
Trabalhar em uma área ensolarada
|
Brincar em um esconderijo
|
Muitas fotos e objetos nas paredes
|
Apresentar materiais com um único estímulo
|
Muitos materiais e muitos estímulos simultaneamente
|
Auditivo
Calmante Estimulante
Sons baixos e ritmados
|
Sons altos
|
Exemplos:
|
Exemplos:
|
Musica com batida do coração
|
Música com batidas fortes
|
Canções infantis
|
Canções líricas
|
Música suave
|
Barulhos inesperados
|
Pouco barulho de fundo
|
Barulho de crianças brincando
|
Oral:
Calmante Estimulante
Sabores doces ou pouco salgados
|
Sabores ácidos, picantes e amargos
|
Temperatura morna
|
Temperaturas quentes e frias
|
Textura lisa
|
Superfícies mastigáveis, duras ou irregulares
|
Chupar, soprar, morder ou mastigar
|
Mastigar fortemente ou lamber
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário