domingo, 15 de abril de 2012

O Mundo Sensorial

fonte: http://floortimebrasil.blogspot.com.br/search?updated-max=2011-05-04T20:06:00-07:00&max-results=10&start=41&by-date=false

Reação Sensorial Exagerada

           Crianças que tem reações exageradas respondem às mensagens sensoriais com mais intensidade, velocidade e por mais tempo que as crianças cujas reações são adequadas. A reação exagerada pode acontecer com um dos sentidos ou uma combinação de dois ou mais sentidos.

Sinais de alerta
-              A criança parece agressiva ou impulsiva quando incomodada pela estimulação sensorial;
-              A criança fica irritada, manhosa ou de mal humor quando exposta a algumas estimulações sensoriais.
-              Se a criança se incomoda com:
                       texturas peludas ou muito ásperas (roupa de lã, pelo de animal);
                       barro ou chiclete nas mãos;
                       engatinhando ou caminhando descalça numa almofada com objetos ou sobre a grama;
                       sentir migalhas dentro da boca;
                       cortar as unhas ou o cabelo;
                       cheiro de perfume ou produtos de higiene;
                       várias texturas de comida;
                       ouvir barulho de fundo enquanto se concentra;
                       ruído em restaurante, centro comercial ou ginásio;
                       barulhos altos ou inesperados como as sirenes de emergência ou campanhias da escola;
                       brincar com o equipamento do pátio, como os escorregadores ou gangorras;
                       luzes fortes ou a luz do sol;
                       ficar de cabeça para baixo.


 Reação Sensorial Limitada
 Crianças que reagem pouco à estimulação sensorial apresentam pouca resposta a informação que requer a situação, levam mais tempo para reagir e precisam de mais mensagens sensoriais, relativamente intensas ou demoradas, para que tenham uma resposta ou ação.


 Sinais de Alerta
-              A criança não chora quando se machuca gravemente;
-              Não percebe quando alguém lhe toca;
-              Não gosta de fazer novas atividades físicas (jogos físicos);
-              Levou tempo e/ou não parece ter interesse em aprender como se vestir ou comer sozinho;
-              Passa muito tempo sem se dar conta do que acontece à sua volta; não escuta quando chamam seu nome;
-              Passa muito tempo sem perceber as sensações do corpo, como sentir fome, frio ou calor;
-              Não percebe que precisa ir ao banheiro;
-              Não usa suas mãos para fazer alguma atividade sem olhar para elas;
-              Não se dá conta de cheiros fortes;
-              Não percebe quando há comida ou líquido em seus lábios;
-              Se a criança parece
                       passiva, quieta, retraída
                       com dificuldade de se relacionar socialmente
                       facilmente perdida em um mundo de fantasia
                       apática ou facilmente esgotada
                       lenta para responder a comandos ou para terminar tarefas
                       que não deseja se envolver ou explorar as coisas.


Procura Sensorial
Uma criança com desejo de experiências sensoriais que ativamente busca sensações, sendo que de modo socialmente inadequado.


Sinais de alerta
-              Em constante movimento;
-              Gosta de bater, saltar, brincar e jogar agressivamente;
-              Demonstra grande preferência a dar voltas e girar;
-              Constantemente toca objetos e toca ou se aperta contra as pessoas;
-              Corre riscos excessivos em suas brincadeiras, como subir em árvores, pular de lugares altos;
-              Cria situações que parecem perigosas;
-              Aumenta o volume da televisão e do rádio;
-              Procura oportunidades para sentir vibrações, como ficando ao lado de um amplificador;
-              Frequentemente tem fixação visual por determinado objeto;
-              Frequentemente lambe, chupa ou morde coisas não comestíveis;
-              Não consegue permanecer sentado em uma cadeira;
-              Cheira ou prova os objetos enquanto brinca com eles;
-              parece bravo ou explosivo quando é solicitado que fique quieto ou que pare o que está fazendo;
-              É difícil de ser acalmado;
-              É carinhoso fisicamente.

domingo, 1 de maio de 2011

O Mundo Sensorial


Atividades Sensoriais

Vestibular

Calmante                                                                             Estimulante
Movimento lento, rítmico, previsível, repetitivo e linear
Movimento rápido, sem ritmo, não previsível
Exemplos:
Exemplos:
Movendo lentamente no cavalinho
Saltando em um trampolim
Movendo suave e ritmicamente
Movimentos rotatórios e com oscilação

Proprioceptivo

Calmante:
Pressão moderada ou forte sobre uma grande área do corpo

Exemplos:
Atividades de trabalho pesado: empurrando, desencaixando, levantando ou carregando objetos pesados;
Envolver a criança com o próprio corpo ou com uma almofada;
usar material resistente com as mãos, como argila;
Pressionar as articulações dos ombros, do pescoço, da coluna e das ancas;
 Abraçando bichinhos de pelúcia.


Tátil

Calmante                                                                             Estimulante 
Pressionar lenta, previsível e profundamente a pele
Toques imprevisíveis, rápidos e suaves
Exemplos
Exemplos
Massagear lentamente
Carícias suaves
Carícias lentas e num mesmo sentido
Fazer círculos sobre a pele da criança

                                                                                  

Visual

Calmante                                                                      Estimulante
Pouca iluminação ou luz natural
Muita iluminação e cores fortes
Cores escuras e tons pastéis
Desenhos contrastantes
Ambientes pequenos, fechados e bem delimitados, sem bagunça
Espaços amplos, sem limites, complicados e desorganizados
Exemplos
Exemplos
Trabalhar em um quarto pequeno
Trabalhar em uma área ensolarada
Brincar em um esconderijo
Muitas fotos e objetos nas paredes
Apresentar materiais com um único estímulo
Muitos materiais e muitos estímulos simultaneamente


Auditivo

Calmante                                                                             Estimulante
Sons baixos e ritmados
Sons altos
Exemplos:
Exemplos:
Musica com batida do coração
Música com batidas fortes
Canções infantis
Canções líricas
Música suave
Barulhos inesperados
Pouco barulho de fundo
Barulho de crianças brincando

Oral:

Calmante                                                                             Estimulante
Sabores doces ou pouco salgados
Sabores ácidos, picantes e amargos
Temperatura morna
Temperaturas quentes e frias
Textura lisa
Superfícies mastigáveis, duras ou irregulares
Chupar, soprar, morder ou mastigar
Mastigar fortemente ou lamber

Nenhum comentário:

Postar um comentário