Texto da Dayse Serra
Perdoem-me pela demora, mas como todos vocês, tenho que fazer as coisas nos pequenos intervalos entre uma atividade e outra, e o texto em anexo que fundamenta esta ação estava no pc de casa. Estou postando para o grupo porque vários companheiros de lista me escreveram se interessando.
Queridos, não há mistério, mas também não há milagres...a qualidade dos resultados depende de uma intervenção intensiva e precoce, no entanto, sempre é possível notar algum progressos mesmo quando o trabalho começa com a criança mais crescidinha.
De uma forma objetiva, consiste em refazer, em "laboratório" , um percurso que a construção linguagem seguiria normalmente
se o autismo não estivesse presente. Trabalha-se em cada etapa dos precursores
da linguagem que funcionam como marcadores do desenvolvimento e agimos, passo a
passo, como se estivéssemos "rebobinando o filme" do desenvolvimento. E dentro
da linha que acredito, quando desenvolvemos a linguagem desenvolvemos também a
cognição... Em outras palavras, não é possível investir na fala se a criança não
imita, se não possui atenção conjunta ou compartilhada, etc etc.. Faço isso
quase todos os dias e supervisiono o que os meus alunos e auxiliares de
pesquisa fazem. Temos tido sucesso, mas sempre com os pés na realidade.
As etapas: uso do olhar, sorriso responsivo, movimentos antecipatórios, atenção conjunta e compartilhada, uso do dedinho para apontar (declarativo e imperativo), imitação arbitrária, dar imperativo,desenvol vimento da
linguagem referencial e........fala!
Bem, daqui a pouco viajo a trabalho e só retorno no sábado pela manhã, então, se houver alguma dúvida sobre o que eu escrevi, peço a paciência de vocês, mas só poderei responder a partir de sábado. Ótimo feriadão ( No Rio de Janeiro teremos um feriadão) e boa leitura!
Dayse Serra
Universidade Federal Fluminense
Professora Adjunta- Educação Especial e Inclusiva / Psicologia.
residência: 21-35943263
recados/fax: 021-24011021
celulares: 021-82552343 (tim) 021-88995477 (oi) 021-97482804 (vivo)
Perdoem-me pela demora, mas como todos vocês, tenho que fazer as coisas nos pequenos intervalos entre uma atividade e outra, e o texto em anexo que fundamenta esta ação estava no pc de casa. Estou postando para o grupo porque vários companheiros de lista me escreveram se interessando.
Queridos, não há mistério, mas também não há milagres...a qualidade dos resultados depende de uma intervenção intensiva e precoce, no entanto, sempre é possível notar algum progressos mesmo quando o trabalho começa com a criança mais crescidinha.
De uma forma objetiva, consiste em refazer, em "laboratório"
As etapas: uso do olhar, sorriso responsivo, movimentos antecipatórios, atenção conjunta e compartilhada, uso do dedinho para apontar (declarativo e imperativo), imitação arbitrária, dar imperativo,desenvol
Bem, daqui a pouco viajo a trabalho e só retorno no sábado pela manhã, então, se houver alguma dúvida sobre o que eu escrevi, peço a paciência de vocês, mas só poderei responder a partir de sábado. Ótimo feriadão ( No Rio de Janeiro teremos um feriadão) e boa leitura!
Dayse Serra
Universidade Federal Fluminense
Professora Adjunta- Educação Especial e Inclusiva / Psicologia.
residência: 21-35943263
recados/fax: 021-24011021
celulares: 021-82552343 (tim) 021-88995477 (oi) 021-97482804 (vivo)
Nenhum comentário:
Postar um comentário