terça-feira, 24 de abril de 2012

O amor como maior terapia

Fonte: http://www.inspiradospeloautismo.com.br/1/6/6.html

Muitos de nós vivem o dia-a-dia com pouca consciência de como nos sentimos. Estamos geralmente muito ocupados na realização de tarefas e raramente encontramos tempo para sentir. Sentir-se inspirado por sua criança com autismo (ou por qualquer outro aspecto da sua vida) não é apenas um exercício mental para se descobrir uma perspectiva inspiradora pela qual você pode ver o mundo. É o sentir que esta perspectiva é real para você, e sentir-se bem enquanto você a adota. São nossos sentimentos que dão significado para nossas vidas e para as experiências que criamos para nós mesmos.

Criança
Em nossa cultura, muita ênfase é colocada em emoções como o medo, raiva e tristeza. E de fato, estas são as emoções que as pessoas mais tendem a lembrar-se da experiência, e também as expressadas mais intensamente. Estas experiências emocionais também são as mais estressantes para o corpo e a mente, e não facilitam a criação de um ambiente estimulante e de expansão para você ou sua família. Mas quando nos sentimos entusiasmados, inspirados e alegres, nos colocamos em um outro estado. Um em que temos abundância de energia, enxergamos possibilidades ilimitadas, e nos envolvemos profundamente com os eventos de nossas vidas e com as pessoas ao nosso redor.

Um jeito fácil de se começar este processo é através da apreciação. Muito cedo em nossas vidas somos todos ensinados a dizer “obrigado” quando as pessoas nos oferecem algo. Mas em que frequência sentimos uma sensação física e emocional de profunda gratidão ao dizermos “obrigado”? Geralmente somos ensinados a dizer “obrigado” para sermos “bem-educados” e mostrarmos consideração pela pessoa que nos oferece o presente. Raramente somos ensinados a sentir uma emoção de profunda gratidão e a compartilhar este sentimento com a outra pessoa.

Apreciação é um estado identificável cientificamente. Há um certo padrão fisiológico que corresponde a uma pessoa sentindo apreciação. Os cientistas vêm recentemente descobrindo que maiores períodos em um estado de apreciação levam a maior longevidade, melhoras na saúde, relacionamentos e funções mentais (veja Recursos para maiores informações). Todos os pais apreciam suas crianças; pais de crianças com autismo muitas vezes acabam preocupando-se tanto com a criança que esquecem-se de focar no amor e apreciação que eles naturalmente têm. É fácil fazer – tente agora seguindo estes 3 passos:


Criança
Sentir Uma Maior Apreciação
  1. Qual é a atividade favorita de sua criança? Ela gosta de alinhar objetos, pular na cama, rodar em círculos, fazer barulhos, falar sobre dinossauros? Escolha uma das atividades de sua criança e vá fazê-la com sua criança. Não estamos falando sobre ficar no mesmo quarto enquanto apenas a sua criança brinca, estamos falando sobre correr com ela, ou deitar no chão e alinhar os carros com ela. Faça o que a criança estiver fazendo mesmo que a atividade pareça uma tolice. Siga (acompanhe) a sua criança. Não tente guiar ou direcionar, apenas siga a criança.
  2. Enquanto você acompanha a criança na atividade dela, procure envolver-se com a atividade. No Programa Son-Rise, isto é chamado de “estar presente”. Desapegue-se de quaisquer outros pensamentos. Pare de pensar no que as outras pessoas iriam pensar se elas vissem você correndo e balançando as suas mãos. Não preste atenção a pensamentos como “Isso é uma tolice”, “Eu sou muito velho para isso”, “Minha criança vai pensar que eu enlouqueci!”. Apenas envolva-se na atividade, qualquer que seja.
  3. Uma vez “presente” na atividade, comece a procurar uma forma de apreciar esta experiência e a criança que você está acompanhando. Você poderia olhar para sua criança e sentir-se grato por ela ter encontrado uma atividade que ela claramente gosta. Você poderia encontrar algo na atividade que você aprecia – o que você sente no seu corpo ao fazer a atividade, como você vê as coisas durante a atividade, ou algum som que você ouve. Encontre algo em relação a esta atividade que você consegue genuinamente apreciar. Daí foque neste sentimento de apreciação enquanto você continua a seguir sua criança. Esteja consciente de como você se sente neste estado de apreciação e gratidão enquanto você acompanha sua criança na atividade escolhida por ela. Tente fazer esta apreciação maior e maior enquanto você continua.

Um número cada vez maior de psicólogos e pesquisadores estão percebendo que o amor e a expressão sincera de apreciação por uma criança são componentes essenciais (há muito tempo ignorados) para a educação e o desenvolvimento de uma criança. A ciência está começando a compreender a importância destas profundas emoções humanas no desenvolvimento de uma criança, especialmente no desenvolvimento de crianças com autismo. Esta noção é importantíssima para o Programa Son-Rise, abordagem que não se desenvolveu através de experimentações científicas, mas através do ilimitado amor e desejo de dois pais para se conectar com seu filho.
Passar a se sentir de forma radicalmente diferente em relação a ser pai ou mãe de uma criança com autismo é algo que requer prática- assim como qualquer outra habilidade que valha a pena se esforçar para adquirir. O poder da nossa vontade é muito grande. A atual neurociência tem demonstrado que podemos literalmente modificar a estrutura de nossos cérebros quando nos concentramos em novos jeitos de pensar. Se você investir diariamente na incrível força que seus pensamentos possuem, você treinará o seu cérebro para pensar sobre o autismo de forma diferente, e o seu corpo para se sentir de forma diferente em relação ao autismo. Isto significa que todos os dias você acordará e decidirá novamente sentir-se grato por sua criança ser exatamente do jeito que ela é.

Toda vez que você interagir com sua criança lembre-se de que sua profunda apreciação por ela é mais importante do que seus pensamentos em relação ao aprendizado dela. A apreciação genuína do atual estágio de desenvolvimento da sua criança é o primeiro passo para se inspirar mais crescimento. Se você perceber que está se sentindo estressado ou infeliz em relação à condição ou comportamento de sua criança, decida retornar para o estado de apreciação.

Todos os pais amam suas crianças. Muitas vezes, pais de crianças com autismo acabam focando mais em pensamentos de preocupação, desespero ou pesar em relação às suas crianças ao invés de focarem no amor e apreciação que eles sentem por elas. Os 30 anos de experiência com o Programa Son-Rise têm nos mostrado que quando os pais conseguem focar essencialmente no amor, as crianças começam a responder e se desenvolver mais. Este processo tem início com a tomada de decisão por parte dos pais para realizarem esta mudança consciente do jeito de pensar.

A perspectiva convencional do autismo nos diz que esta é uma condição para toda a vida e que não há possibilidade de recuperação. Esta é uma crença de enorme impacto, que tem causado muito sofrimento e desespero entre os pais que se deparam com este diagnóstico. Tem também levado a muitas abordagens de tratamentos direcionados para o manejo dos comportamentos e para o ensino das habilidades às crianças ao invés de abordar a principal dificuldade da criança – os relacionamentos sociais. Esta crença tem limitado imensamente as experiências dos pais com suas crianças com autismo. E limitado o desenvolvimento social e emocional daqueles com autismo. Tem também direcionado grande parte da pesquisa científica, o que faz com que a crença continue a ser propagada enquanto mais e mais crianças são diagnosticadas e não se recuperam – porque ninguém acredita que seja possível. Assim como todas influentes crenças, torna-se a realidade vivida.

No início dos anos 70, o casal Barry e Samahria Kaufman, fundadores do Programa Son-Rise®, ouviram dos especialistas que não havia esperança de recuperação para seu filho Raun, diagnosticado com autismo severo e um QI abaixo de 40. Apesar disso, eles já conheciam o poder que possuem os pensamentos/as crenças e decidiram não adotar esta perspectiva. Decidiram acreditar na ilimitada capacidade humana para a cura e o crescimento, e puseram-se à procura de uma maneira de aproximar-se de Raun. A partir da experimentação intuitiva e amorosa com Raun, há cerca de 30 anos atrás, eles desenvolveram o Programa Son-Rise, programa que eles têm ensinado a milhares de famílias ao redor do mundo. Raun se recuperou de seu autismo após 3 anos e meio de trabalho intensivo com seus pais.

Raun continuou a se desenvolver de maneira típica, cursou uma universidade altamente conceituada e agora é o CEO do Autism Treatment Center of America fundado por seus pais. Os Kaufman acreditavam tao firmemente na capacidade de seu filho que ofereceram a ele todas as oportunidades que puderam para ajudá-lo a se desenvolver mesmo quando suas ações eram condenadas pelo “conhecimento” convencional sobre o autismo.


“Eles decidiram acreditar na ilimitada capacidade humana para a cura e o crescimento.”

Desde a recuperação de Raun, milhares de crianças utilizando o Programa Son-Rise têm se desenvolvido muito além das expectativas convencionais, e muitas delas têm apresentado completa recuperação.

A visão tradicional e mais comum do autismo, que mudou pouco nos últimos 30 anos, é frequentemente considerada como “realista”. A história da família Kaufman mostra que a visão tradicional tem mais chance de ser sua realidade quando você escolhe adotar as crenças que vêm com ela. A família Kaufman tem nos inspirado a acreditar que todas as crianças são capazes de superar seus desafios, que elas querem se conectar aos outros, amar, rir, brincar e aprender. E que cada criança é um indivíduo único e especial, que o diagnóstico de autismo não significa nada em relação à capacidade de cada criança para mudar e para sentir-se inspirada pelo amor e pela vida. Nossa experiência com famílias utilizando o Programa Son-Rise tem nos mostrado que a adoção destas crenças não traz nenhum dano. Na verdade, como consequências desta perspectiva “não-realista” encontramos relacionamentos fortalecidos entre pais e filhos, profundo crescimento emocional, social e cognitivo, e uma experiência de alegria e amor para toda a família.
Investigando as Crenças


Mãe brincando com seu filho
Uma das mais eficientes ferramentas que encontramos para a investigação e transformação de crenças é o Processo Option (“Processo da Opção”).

O Processo Option tem sido ensinado por Barry Neil e Samahria Kaufman – os dois pais que desenvolveram o Programa Son-Rise® em seu pioneiro trabalho com o filho Raun nos anos 70. É uma simples e altamente efetiva ferramenta para a transformação emocional. O casal Kaufman e os profissionais do Option Institute e o Autism Treatment Center of America têm utilizado este processo para ajudar milhares de pessoas a superar a depressão, ansiedade, medo, insegurança e outras emoções que limitam as pessoas.

O Processo Option tem como base as seguintes premissas:
  • Tudo o que fazemos e sentimos vem da nossa maneira de pensar (nossas crenças).
  • Nós escolhemos adotar cada uma de nossas crenças e nós podemos escolher modificar estas crenças.
  • Quando modificamos nossas crenças, nossas ações e emoções também são modificadas.

Este conhecimento é aplicado na forma de simples perguntas que possibilitam que o “explorador” (o indivíduo que está estudando a si próprio) identifique as ações e emoções que ele ou ela gostaria de modificar, para então descobrir as crenças que estão por trás destas ações e emoções, e finalmente encontrar novas crenças que criarão novas ações e emoções.

Mãe brincando com seu filho
O Processo Option é utilizado no Option Institute tanto na forma de sessões de diálogos entre um consultor e um explorador, assim como na forma de dinâmicos e interativos workshops de grupo. Também é utilizado como instrumento de ensino do Programa Son-Rise® para pais e profissionais. Ajudar os pais e profissionais que trabalham com crianças com autismo a se sentirem confortáveis, entusiasmados e tolerantes (acolhedores) é crucial para a efetividade de qualquer Programa Son-Rise®. Os adultos terão mais sucesso para criar atividades divertidas e envolventes para as crianças quando sentirem-se desta forma, e as crianças com autismo responderão melhor a um adulto que estiver sentindo-se feliz e energizado.
Como o Processo Option (“Opção”) é utilizado dentro do Programa Son-Rise®?

A aprendizagem da utilização do Programa Son-Rise faz-se através de dinâmicas interações entre pais (ou estudantes) e consultores. Nós não entregamos simplesmente a informação e esperamos que os pais saiam dirigindo eficientemente o Programa Son-Rise. Trabalhamos com cada pai e mãe individualmente para auxiliá-los a assimilar novas perspectivas, atitudes e técnicas que beneficiem suas crianças. Isto começa com a consciência e compreensão da perspectiva atual da pessoa. Freqüentemente, as perguntas do Option Process Dialogue (“Diálogo do Processo da Opção”) são utilizadas com o objetivo de compreender os sistemas das crenças atuais dos pais. Através de conversas com o consultor, os pais encontram suas próprias formas de adotar novas perspectivas e processar informações. Este tipo de aprendizagem interativa (utilizando os mesmos princípios que utilizamos no quarto de trabalho com a criança) possibilita a criação de um profundo, duradouro e muitas vezes transformador aprendizado.


“...uma perspectiva central do Programa Son-Rise é a crença nas possibilidades ilimitadas para uma criança.”

Por exemplo, uma perspectiva central do Programa Son-Rise é a crença nas possibilidades ilimitadas para uma criança. Sem dúvida, é a mensagem de esperança que inicialmente atrai muitas pessoas para o Programa Son-Rise. Apesar disto, muitos pais descobrem que têm outras crenças que os impedem de adotar a perspectiva das ilimitadas possibilidades nas interações diárias que mantêm com a criança. A seguinte história verídica (com nomes fictícios) mostra como um de nossos consultores utilizou o Processo Option para ajudar os pais a compreenderem seus próprios pensamentos.

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