segunda-feira, 9 de abril de 2012

AUTISMO - DICAS DE LEITURA

Associação de Amigos do Autista de Alagoas (AMA-AL): AUTISMO - DICAS DE LEITURA:

fonte: Ama de Alagoas

Muitos pais, profissionais e estudantes têm nos procurado com interesse em indicação de bibliografia de qualidade sobre o autismo. Além dos livros e links indicados no rodapé desse blog, estaremos dedicando algumas postagens à indicação de livros nacionais e internacionais, além de links com artigos e dissertações interessantes. Segue a primeira remessa. Boa leitura!

TRANSTORNOS DO ESPECTRO DO AUTISMO
José Salomão Schwartzman e Ceres Alves de Araújo (organizadores)


"Uma obra desenvolvida para disponibilizar o conhecimento de várias vertentes dos TEA, representando um conjunto de informações recentes fundamentadas em evidências científicas e em práticas clínicas responsáveis, e trazidas por pessoas que sabidamente têm se dedicado ao estudo dos TEA de forma bastante intensa. Estão reunidos neste livro os temas mais relevantes, a partir dos quais toda e qualquer pessoa interessada nos TEA poderá ter uma visão bastante abrangente dessas condições que tanto intrigam profissionais, educadores, pais e familiares, e a sociedade em geral." http://www.memnon.com.br/loja/produtos_descricao.asp?lang=pt_BR&codigo_produto=175

Comentário: Um livro excelente, com abordagem multidisciplinar sobre autismo para pais, profissionais e estudantes das áreas de psicologia, fonoaudiologia, pedagogia, psicopedagogia, psiquiatria, pediatria, terapia ocupacional, educação física, farmacologia. Parabéns aos organizadores e autores!





Fonoaudiologia - Intervenções e Alterações da Linguagem Oral Infantil
Simone Herrera e Luciana Maximino (organizadoras)

"A classificação dos transtornos globais do desenvolvimento e seus critérios de diagnóstico atribuem à comunicaçao e à linguagem um papel central na própria constituição do quadro clínico. [...] Dados recentes indicam que, embora o número de crianças autistas sem linguagem verbal seja menor atualmente do que há 10 anos atrás, ele ainda está em torno de 30%". Essas afirmações, encontradas na pág 78 do livro supracitado, revelam a importância da fonoaudiologia no autismo.

Comentário: Destaque para os cápítulos 05 (Transtornos globais do desenvolvimento, escrito pela Dra Fga Fernanda Dreux) e 11 (Intervenção fonoaudiológica nos transtornos globais do desenvolvimento, escrito pela Dra. Fga. Simone Herrera). Parabéns aos autores e organizadores pela excelente qualidade da obra!


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Autismo, Linguagem e Educação
Silvia Ester Orrú


"O livro discute a constituição da linguagem do aluno autista, utilizando a abordagem histórico-cultural e enfocando os Sistemas Suplementares Alternativos de Comunicação (SSAC) no processo de educação como um recurso que apóia a promoção do desenvolvimento da linguagem do aluno autista. Mostra que o apoio dos símbolos do SSAC favorece a evolução do desenvolvimento da linguagem do aluno autista e proporciona um melhor desempenho no que se refere ao seu desenvolvimento, com impacto positivo na qualidade de vida relacional junto às pessoas com que convive. Obra importante para professores que, por meio dessa leitura, encontrarão subsídios para nortear o trabalho com seus alunos autistas em salas de aula comuns, onde todos terão a oportunidade de desenvolver habilidades e capacidades inerentes a cada indivíduo."

Comentário: A autora é pesquisadora na área de educação e autismo, tem vários artigos publicados e disponibilizados na internet. A obra é bastante didática e instigante e traz uma visão geral das estratégias para educação da criança com autismo. Parabéns para a autora por acreditar e conclamar os professores a fazerem muito mais pela criança com autismo!

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AUTISMO E INCLUSÃO
Eugenio Cunha


"O autismo tem demandado estudos e indagações, permanecendo ainda desconhecido de grande parte dos educadores. O espectro possui diferentes níveis de gravidade e está relacionado com outros sintomas que começam na infância. É certo, porém, que o aluno com autismo não está desprovido da sua condição de aprendente no espaço escolar. Todavia, é fundamental que a educação seja centrada prioritariamente no ser humano e não na patologia, tornando indispensável um currículo que extrapole as concepções de deficit e torne a prática pedagógica rica em experiências educativas. Transforme as necessidades do autista em amor pelo movimento de aprender e de construir. Conceda-lhe autonomia e identidade. Este é um olhar psicopedagógico." http://www.eugeniocunha.com/index.php?caminho=livro.php&id=3

Comentário: Uma obra que ajuda a escola a promover a inclusão de forma adequada. Parabéns ao autor por acreditar nessa proposta e conclamar os professores a acreditarem que é possível educar a criança com autismo!

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