terça-feira, 10 de abril de 2012

CREATIVE IDEIAS: I Jornada sobre Neuroeducação

CREATIVE IDEIAS: I Jornada sobre Neuroeducação:

I Jornada sobre Neuroeducação


I Jornada sobre Neuroeducação
Neurociências, Aprendizagem e Educação


Dias: 26/05 e 02/06/2012
Horário: 08h às 17h
Local: Auditório da ACM - Rua da Lapa, 86 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro (exibir mapa)
E-mail: contato@creativeideias.com.br
Telefone: (21) 2577 8691 | (21) 3246 2904 | (21) 8832 6047
PÚBLICO ALVO:
Psicólogos, Fonoaudiólogos, Psicopedagogos, Professores e profissionais da área de saúde, além de estudantes de graduação e pós-graduação.




INVESTIMENTO PARA OS DOIS DIAS DO EVENTO:

• ATÉ 18/05
R$ 99,00 - individual (cartão)
R$ 90,00 - individual (depósito)
R$ 80,00 - cada inscrito - grupos a partir de 3 pessoas (depósito)


O que é Neuroeducação?
Neuroeducação é um campo interdisciplinar que combina a neurociência, psicologia e educação para criar melhores métodos de ensino e currículos.

As pesquisas e iniciativas de neuroeducação têm crescido muito no mundo, nos últimos anos, e tenta usar descobertas sobre aprendizagem, memória, linguagem e outras áreas da neurociência cognitiva para informar os educadores sobre as melhores estratégias de ensino e aprendizagem. Cada vez mais, os professores querem e precisam saber sobre como os seus alunos aprendem e memorizam as informações ensinadas. Os neurocientistas, por outro lado, querem saber como essas indagações dos professores podem sugerir novas pesquisas em neurociência.


Outra linha de abordagem em neuroeducação é compreender quais e como os distúrbios e doenças nervosas e mentais podem afetar o aprendizado dos alunos. e como os professores podem colaborar com outros profissionais para ajudar a identificar problemas em sala de aula, de modo a enfrentá-los com novos métodos de educação especial para a inclusão social dos seus alunos afetados.


Assim, a neuroeducação engloba o estudo de doenças comuns ou raras, tais como:
• Dislexia
• Discalculia
• Gagueira
• Desordem de atenção e hiperatividade
• Disfunção cerebral mínima
• Retardamento mental
• Disfunções no desenvolvimento
• Dificuldades de aprendizagem
• Deficiências da visão e audição
• Lesão cerebral
• Dispraxia
• Doenças mentais como depressão, ansiedade, etc
• Doenças sistêmicas com comprometimento cognitivo, como anemia, mixedema, desnutrição e outros

(fonte: wikipédia)


PALESTRANTES:

Programação 26/05/2012

"Psicomotricidade"
Fátima Alves - Fonoaudióloga, Psicomotricista titulada pela SBP, Sócio-terapeuta Ramain-Thiers, Sócia-Titular da ABP, Docente dos cursos de pós-graduação da AVM Faculdade Integrada, Docente conteudista do curso de pós-graduação e do curso de Graduação da AVM Faculdade Integrada, Mestre em Estudos de Ciências da Saúde e do Ambiente, Presidente da ABP, gestão 2008/2010. Membro da Comissão Científica da ABP, gestão 2011/2013. Conselheira da ABP, Autora de livros: "Psicomotricidade: Corpo, Ação e Emoção", "Para entender Síndrome de Down", "Inclusão - Muitos Olhares, Vários Caminhos E Um Grande Desafio" e "Como aplicar a Psicomotricidade.

"Mentes que aprendem"
(Uma nova proposta de modus operandi para a área educacional com foco na Prontidão para a Aprendizagem como meio de solucionar as dificuldades que giram em torno do aprender do estudante, atuando como alicerce pedagógico fundamental na busca não somente de maior equidade educacional, como de substratos no implemento de reformas no ensino que garantam a qualificação e o aprendizado do aluno em sua totalidade).
Cândida Maria de Cavalcanti Soares - Formada em Educação Física e Lí¬ngua Portuguesa, pós-graduada em Jogos Cooperativos e em Neuroeducação, e co-autora de 4 livros: Virando o Jogo da Educação - Moral e Ética em ação na escola; Dificuldades de Aprendizagem têm solução; Um Salto Quântico para a Genialidade - Todos nascem para se tornarem geniais; Mentes que Aprendem - Um ensaio sobre a prontidão para a aprendizagem. Faz parte do quadro de pesquisadores do Instituto de Pesquisas em Neuroeducação e atua como neuroeducadora, junto a alunos que apresentam dificuldades escolares de aprendizagem.

"TDAH"
Célia Regina Carvalho Machado da Costa - Graduação em Psicologia pela Universidade Santa Úrsula (1977) , graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Estácio de Sá (1976) , especialização em Especialização Em Neuropsicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002) , especialização em Especialização Em Psicologia Clínica pelo Centro de Psicologia Social (1981) e curso técnico profissionalizante pelo Colégio Eduardo Guimarães Especialização Em Educação Especial (1991) . Atualmente é tese de mestrado do Nucleo Evoluir e Psicóloga da Casa de Saúde Santa Mônica. Tem experiência na área de Psicologia , com ênfase em Psicologia do Desenvolvimento Humano. Colaboradora nos livros "Neuroeducação - Neurociências e desenvolvimento cognitivo" e "Neuroeducação - Necessidades educacionais especiais".

"Aprendizagem através da internet: Redes Sociais"
Raphaella Marques - Graduada em História (UGF), especialista em História do Brasil (UCAM), Gestão Educacional (UCB), Docência Superior (AVM) e cursando a pós Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância (UFF). Professora da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, Coordenadora do programa Educopédia da SME-RJ , Curadora de Conteúdos das redes sociais da Educopédia e Moderadora do blog do programa. Atua na área de Informática Educacional desde 2003, tem experiência como produtora de material digital e projetos pedagógicos vinculados à informática educacional, consultora e oferece treinamentos em escolas particulares do RJ. Professora Blogueira premiada em 3º lugar no Troféu Rioeduca na categoria blog de professora promovido pela SME-RJ em 2011.



Programação 02/06/2012

"Neurociências"
Marta Pires Relvas - Bióloga, Neurobióloga, Psicopedagoga, Psicanalista, Pós Graduada em Anatomia Humana, Especialista em Fisiologia Humana, Bioética Aplicada e Didática do Ensino Superior. Pesquisadora na área de Biologia Cognitiva e Aprendizagem e Membro Associada da Sociedade Brasileira de Neurociência e Comportamento. Mentora e Professora do Curso de Pós Graduação de Neurociência Pedagógica da Faculdade Integrada AVM-UCAM/RJ, ministrado as disciplinas de Neurociência da Anatomia e Fisiologia Cognitiva e Emocional, e Neurociência e Educação. Autora dos Livros: "Fundamentos Biológicos da Educação – desenvolvendo inteligência e afetividade na aprendizagem", "Neurociência e os Transtornos da Aprendizagem", "Neurociência e Educação: Gêneros e potencialidades na sala de aula" e Co-autora dos livros: Neuropsicologia e Aprendizagem para Viver Melhor - Editora Científica; Lu iza Elena Ribeiro do Valle, Sociedade Brasileira de Neuropsicologia – editora Tecmedd,SP. Neuropsiquiatria Infância e Adolescência - Abordagem Multidisciplinar de problemas na clínica, na família e na escola. Org. Eduardo L. Ribeiro, editora WAK,RJ. Como Aplicar a Psicomotricidade. Org. Fátima Alves, editora WAK, RJ. Mídia em DVD – Neurociência e Aprendizagem Escolar – editora WAK.

"Dislexia"
Renata Mousinho – Fonoaudióloga. Pós-Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutora e mestre em Linguística pela UFRJ. Docente da Graduação em Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Coordenadora do Projeto ELO: leitura, escrita e oralidade, da UFRJ. Co-autora do livro "Dislexia: Novos Temas, Novas Perspectivas" da Editora Wak.

"Políticas Públicas, Educação e Sociedade"
Valdelúcia Alves da Costa - Graduação em Pedagogia, Universidade de Brasília/UnB, Faculdade de Filosofia de Campos/RJ (1979), Mestrado em Educação: Educação Especial, Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ (1988), Doutorado em Educação: História e Filosofia da Educação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/PUCSP (2001). Professora Associada da Universidade Federal Fluminense, atuando na Faculdade de Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado e Doutorado. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial; Educação Inclusiva; Políticas Públicas de Educação; Formação de Professores pela Educação e pelo Trabalho; Preconceito, Indivíduo, Cultura, Família e Escola; atua principalmente com os seguintes temas: Formação de Professores; Educação Inclusiva; Democratização da Escola; Inclusão Escolar de Alun os com Deficiência na perspectiva da Teoria Crítica da Sociedade. Coordenadora dos Projetos de Pesquisa "Políticas Públicas de Educação Especial no Estado do Rio de Janeiro: Desafios da inclusão escolar de alunos com deficiência/CAPES-PROESP"; "Formação de Professores para a Educação Inclusiva/Programa Nacional de Cooperação Acadêmica UFMA/UFBA/UFF/Novas Fronteiras/CAPES-PROCAD-NF/UFMA/ UFBA/UFF"; e co-coordenadora do Projeto de Pesquisa "Observatório Estadual de Educação Especial/RJ: Estudo em Rede sobre as SRMs nas escolas municipais/OEESP-RJ", subprojeto do Projeto de Pesquisa "Observatório Nacional de Educação Especial: Estudo em Rede Nacional sobre as SRMs nas escolas comuns/ONEESP/CAPES-INEP". Representante no Brasil da Red Internacional de Investigadores en Inclusión Social y Educativa/UNAM/México. Colaboradora no livro "Neuroeducação - A relação entre saúde e educação" da Editora Wak.


INSCRIÇÃO: www.creativeideias.com.br

REALIZAÇÃO: Creative Ideias
fonte:  http://creativeideias.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário