CREATIVE IDEIAS: I Jornada sobre Neuroeducação:
Dias: 26/05 e 02/06/2012
Horário: 08h às 17h
Local: Auditório da ACM - Rua da Lapa, 86 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro (exibir mapa)
E-mail: contato@creativeideias.com.br
Telefone: (21) 2577 8691 | (21) 3246 2904 | (21) 8832 6047
PÚBLICO ALVO:
Psicólogos, Fonoaudiólogos, Psicopedagogos, Professores e profissionais da área de saúde, além de estudantes de graduação e pós-graduação.
INVESTIMENTO PARA OS DOIS DIAS DO EVENTO:
• ATÉ 18/05
R$ 99,00 - individual (cartão)
R$ 90,00 - individual (depósito)
R$ 80,00 - cada inscrito - grupos a partir de 3 pessoas (depósito)
O que é Neuroeducação?
As pesquisas e iniciativas de neuroeducação têm crescido muito no mundo, nos últimos anos, e tenta usar descobertas sobre aprendizagem, memória, linguagem e outras áreas da neurociência cognitiva para informar os educadores sobre as melhores estratégias de ensino e aprendizagem. Cada vez mais, os professores querem e precisam saber sobre como os seus alunos aprendem e memorizam as informações ensinadas. Os neurocientistas, por outro lado, querem saber como essas indagações dos professores podem sugerir novas pesquisas em neurociência.
Outra linha de abordagem em neuroeducação é compreender quais e como os distúrbios e doenças nervosas e mentais podem afetar o aprendizado dos alunos. e como os professores podem colaborar com outros profissionais para ajudar a identificar problemas em sala de aula, de modo a enfrentá-los com novos métodos de educação especial para a inclusão social dos seus alunos afetados.
Assim, a neuroeducação engloba o estudo de doenças comuns ou raras, tais como:
• Dislexia
• Discalculia
• Gagueira
• Desordem de atenção e hiperatividade
• Disfunção cerebral mínima
• Retardamento mental
• Disfunções no desenvolvimento
• Dificuldades de aprendizagem
• Deficiências da visão e audição
• Lesão cerebral
• Dispraxia
• Doenças mentais como depressão, ansiedade, etc
• Doenças sistêmicas com comprometimento cognitivo, como anemia, mixedema, desnutrição e outros
(fonte: wikipédia)
PALESTRANTES:
"TDAH"
"Aprendizagem através da internet: Redes Sociais"
INSCRIÇÃO: www.creativeideias.com.br
REALIZAÇÃO: Creative Ideias
fonte: http://creativeideias.blogspot.com.br/
I Jornada sobre Neuroeducação
I Jornada sobre Neuroeducação
Neurociências, Aprendizagem e Educação
Neurociências, Aprendizagem e Educação
Dias: 26/05 e 02/06/2012
Horário: 08h às 17h
Local: Auditório da ACM - Rua da Lapa, 86 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro (exibir mapa)
E-mail: contato@creativeideias.com.br
Telefone: (21) 2577 8691 | (21) 3246 2904 | (21) 8832 6047
Psicólogos, Fonoaudiólogos, Psicopedagogos, Professores e profissionais da área de saúde, além de estudantes de graduação e pós-graduação.
INVESTIMENTO PARA OS DOIS DIAS DO EVENTO:
• ATÉ 18/05
R$ 99,00 - individual (cartão)
R$ 90,00 - individual (depósito)
R$ 80,00 - cada inscrito - grupos a partir de 3 pessoas (depósito)
O que é Neuroeducação?
Neuroeducação
é um campo interdisciplinar que combina a neurociência, psicologia e
educação para criar melhores métodos de ensino e currículos.
As pesquisas e iniciativas de neuroeducação têm crescido muito no mundo, nos últimos anos, e tenta usar descobertas sobre aprendizagem, memória, linguagem e outras áreas da neurociência cognitiva para informar os educadores sobre as melhores estratégias de ensino e aprendizagem. Cada vez mais, os professores querem e precisam saber sobre como os seus alunos aprendem e memorizam as informações ensinadas. Os neurocientistas, por outro lado, querem saber como essas indagações dos professores podem sugerir novas pesquisas em neurociência.
Outra linha de abordagem em neuroeducação é compreender quais e como os distúrbios e doenças nervosas e mentais podem afetar o aprendizado dos alunos. e como os professores podem colaborar com outros profissionais para ajudar a identificar problemas em sala de aula, de modo a enfrentá-los com novos métodos de educação especial para a inclusão social dos seus alunos afetados.
Assim, a neuroeducação engloba o estudo de doenças comuns ou raras, tais como:
• Dislexia
• Discalculia
• Gagueira
• Desordem de atenção e hiperatividade
• Disfunção cerebral mínima
• Retardamento mental
• Disfunções no desenvolvimento
• Dificuldades de aprendizagem
• Deficiências da visão e audição
• Lesão cerebral
• Dispraxia
• Doenças mentais como depressão, ansiedade, etc
• Doenças sistêmicas com comprometimento cognitivo, como anemia, mixedema, desnutrição e outros
(fonte: wikipédia)
PALESTRANTES:
Programação 26/05/2012
"Psicomotricidade"
"Psicomotricidade"
Fátima Alves
- Fonoaudióloga, Psicomotricista titulada pela SBP, Sócio-terapeuta
Ramain-Thiers, Sócia-Titular da ABP, Docente dos cursos de pós-graduação
da AVM Faculdade Integrada, Docente conteudista do curso de
pós-graduação e do curso de Graduação da AVM Faculdade Integrada, Mestre
em Estudos de Ciências da Saúde e do Ambiente, Presidente da ABP,
gestão 2008/2010. Membro da Comissão Científica da ABP, gestão
2011/2013. Conselheira da ABP, Autora de livros: "Psicomotricidade:
Corpo, Ação e Emoção", "Para entender Síndrome de Down", "Inclusão -
Muitos Olhares, Vários Caminhos E Um Grande Desafio" e "Como aplicar a
Psicomotricidade.
"Mentes que aprendem"
"Mentes que aprendem"
(Uma
nova proposta de modus operandi para a área educacional com foco na
Prontidão para a Aprendizagem como meio de solucionar as dificuldades
que giram em torno do aprender do estudante, atuando como alicerce
pedagógico fundamental na busca não somente de maior equidade
educacional, como de substratos no implemento de reformas no ensino que
garantam a qualificação e o aprendizado do aluno em sua totalidade).
Cândida Maria de Cavalcanti Soares
- Formada em Educação Física e Lí¬ngua Portuguesa, pós-graduada em
Jogos Cooperativos e em Neuroeducação, e co-autora de 4 livros: Virando o
Jogo da Educação - Moral e Ética em ação na escola; Dificuldades de
Aprendizagem têm solução; Um Salto Quântico para a Genialidade - Todos
nascem para se tornarem geniais; Mentes que Aprendem - Um ensaio sobre a
prontidão para a aprendizagem. Faz parte do quadro de pesquisadores do
Instituto de Pesquisas em Neuroeducação e atua como neuroeducadora,
junto a alunos que apresentam dificuldades escolares de aprendizagem.
"TDAH"
Célia Regina Carvalho Machado da Costa
- Graduação em Psicologia pela Universidade Santa Úrsula (1977) ,
graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Estácio de Sá (1976) ,
especialização em Especialização Em Neuropsicologia pela Universidade
Federal do Rio de Janeiro (2002) , especialização em Especialização Em
Psicologia Clínica pelo Centro de Psicologia Social (1981) e curso
técnico profissionalizante pelo Colégio Eduardo Guimarães Especialização
Em Educação Especial (1991) . Atualmente é tese de mestrado do Nucleo
Evoluir e Psicóloga da Casa de Saúde Santa Mônica. Tem experiência na
área de Psicologia , com ênfase em Psicologia do Desenvolvimento Humano.
Colaboradora nos livros "Neuroeducação - Neurociências e
desenvolvimento cognitivo" e "Neuroeducação - Necessidades educacionais
especiais".
"Aprendizagem através da internet: Redes Sociais"
Raphaella Marques
- Graduada em História (UGF), especialista em História do Brasil
(UCAM), Gestão Educacional (UCB), Docência Superior (AVM) e cursando a
pós Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância (UFF).
Professora da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro,
Coordenadora do programa Educopédia da SME-RJ , Curadora de Conteúdos
das redes sociais da Educopédia e Moderadora do blog do programa. Atua
na área de Informática Educacional desde 2003, tem experiência como
produtora de material digital e projetos pedagógicos vinculados à
informática educacional, consultora e oferece treinamentos em escolas
particulares do RJ. Professora Blogueira premiada em 3º lugar no Troféu
Rioeduca na categoria blog de professora promovido pela SME-RJ em 2011.
Programação 02/06/2012
"Neurociências"
"Neurociências"
Marta Pires Relvas
- Bióloga, Neurobióloga, Psicopedagoga, Psicanalista, Pós Graduada em
Anatomia Humana, Especialista em Fisiologia Humana, Bioética Aplicada e
Didática do Ensino Superior. Pesquisadora na área de Biologia Cognitiva e
Aprendizagem e Membro Associada da Sociedade Brasileira de Neurociência
e Comportamento. Mentora e Professora do Curso de Pós Graduação de
Neurociência Pedagógica da Faculdade Integrada AVM-UCAM/RJ, ministrado
as disciplinas de Neurociência da Anatomia e Fisiologia Cognitiva e
Emocional, e Neurociência e Educação. Autora dos Livros: "Fundamentos
Biológicos da Educação – desenvolvendo inteligência e afetividade na
aprendizagem", "Neurociência e os Transtornos da Aprendizagem",
"Neurociência e Educação: Gêneros e potencialidades na sala de aula" e
Co-autora dos livros: Neuropsicologia e Aprendizagem para Viver Melhor -
Editora Científica; Lu iza Elena Ribeiro do Valle, Sociedade Brasileira
de Neuropsicologia – editora Tecmedd,SP. Neuropsiquiatria Infância e
Adolescência - Abordagem Multidisciplinar de problemas na clínica, na
família e na escola. Org. Eduardo L. Ribeiro, editora WAK,RJ. Como
Aplicar a Psicomotricidade. Org. Fátima Alves, editora WAK, RJ. Mídia em
DVD – Neurociência e Aprendizagem Escolar – editora WAK.
"Dislexia"
Renata Mousinho
– Fonoaudióloga. Pós-Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do
Rio de Janeiro. Doutora e mestre em Linguística pela UFRJ. Docente da
Graduação em Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina da Universidade
Federal do Rio de Janeiro. Coordenadora do Projeto ELO: leitura, escrita
e oralidade, da UFRJ. Co-autora do livro "Dislexia: Novos Temas, Novas
Perspectivas" da Editora Wak.
"Políticas Públicas, Educação e Sociedade"
"Políticas Públicas, Educação e Sociedade"
Valdelúcia Alves da Costa
- Graduação em Pedagogia, Universidade de Brasília/UnB, Faculdade de
Filosofia de Campos/RJ (1979), Mestrado em Educação: Educação Especial,
Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ (1988), Doutorado em
Educação: História e Filosofia da Educação, Pontifícia Universidade
Católica de São Paulo/PUCSP (2001). Professora Associada da Universidade
Federal Fluminense, atuando na Faculdade de Educação e no Programa de
Pós-Graduação em Educação, Mestrado e Doutorado. Tem experiência na área
de Educação, com ênfase em Educação Especial; Educação Inclusiva;
Políticas Públicas de Educação; Formação de Professores pela Educação e
pelo Trabalho; Preconceito, Indivíduo, Cultura, Família e Escola; atua
principalmente com os seguintes temas: Formação de Professores; Educação
Inclusiva; Democratização da Escola; Inclusão Escolar de Alun os com
Deficiência na perspectiva da Teoria Crítica da Sociedade. Coordenadora
dos Projetos de Pesquisa "Políticas Públicas de Educação Especial no
Estado do Rio de Janeiro: Desafios da inclusão escolar de alunos com
deficiência/CAPES-PROESP"; "Formação de Professores para a Educação
Inclusiva/Programa Nacional de Cooperação Acadêmica UFMA/UFBA/UFF/Novas
Fronteiras/CAPES-PROCAD-NF/UFMA/ UFBA/UFF"; e co-coordenadora do Projeto
de Pesquisa "Observatório Estadual de Educação Especial/RJ: Estudo em
Rede sobre as SRMs nas escolas municipais/OEESP-RJ", subprojeto do
Projeto de Pesquisa "Observatório Nacional de Educação Especial: Estudo
em Rede Nacional sobre as SRMs nas escolas comuns/ONEESP/CAPES-INEP".
Representante no Brasil da Red Internacional de Investigadores en
Inclusión Social y Educativa/UNAM/México. Colaboradora no livro
"Neuroeducação - A relação entre saúde e educação" da Editora Wak.
INSCRIÇÃO: www.creativeideias.com.br
REALIZAÇÃO: Creative Ideias
fonte: http://creativeideias.blogspot.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário