terça-feira, 10 de abril de 2012

Importância da Integração bilateral em Leitura e Escrita

O que é a Integração Bilateral?

Integração bilateral é um termo  que se refere à capacidade de realizar ações em ambos os lados do corpo simultaneamente. O desenvolvimento da motricidade grossa são resultado de uma boa integração bilateral.
Existem vários estágios de integração bilateral que se desenvolvem em seqüência: 

1-Integração bilateral simétrica. Integração bilateral simétrica envolve ambos os lados do corpo trabalhando através imagem de espelho, onde as ações de um lado do corpo utliza com um espelho as ações realizadas do outro lado do corpo.
 2- Integração bilateral de reciprocidade. Integração bilateral recíproco envolve mover ambos os lados do corpo, ao mesmo tempo em movimentos opostos.


 3- Integração bilateral assimétrica. Integração bilateral assimétrica envolve cada lado do corpo, agindo de uma maneira diferente para completar uma única tarefa específica. Por exemplo, um pé pode chutar uma bola como a planta outro pé no chão e equilibra o corpo.

4- Cruzando a linha média. A "linha média" é a linha imaginária no centro de seu corpo a partir do topo de sua cabeça para os dedos dos pés. Cruzando a linha média envolve instintivamente alcançando através de seu corpo para completar uma atividade.


Importância da Integração bilateral em Leitura e Escrita
Escrita bem sucedida depende do desenvolvido integração bilateral assimétrica e uma capacidade de cruzar a linha média. Primeiro, a criança deve usar uma mão para controlar o lápis e a outra mão para posicionar e estabilizar o papel (integração bilateral assimétrica). Então, a criança deve usar uma mão para escrever  em todo a linha horizontal da página, sem passar o lápis da mão esquerda para a direita, a meio-caminho da página (cruzando a linha média).

Leitura bem sucedida depende de uma capacidade de cruzar a linha média. Ao ler, os olhos de uma criança deve seguir ao longo de todo linha horizontal da página, antes de passar para a próxima linha. Sem bem desenvolvido de integração bilateral, uma criança, provavelmente, tem uma boa leitura  sem precisar pausar de uma página para outra. 

fonte: http://creativeideias.blogspot.com.br/search?updated-max=2012-02-17T09:00:00-08:00&max-results=7&start=14&by-date=false

Nenhum comentário:

Postar um comentário