Os
métodos descritos a seguir podem (e devem) ser utilizados pelas
famílias de crianças com dificuldades de comunicação, principalmente
crianças do espectro autístico.
MÉTODO TEACCH
(Treatment and Education of Autistic and related Communication-handicapped Children)
Objetivo: aumentar o funcionamento independente.
Valoriza o aprendizado estruturado (principalmente no início do tratamento). Dá importância à rotina e a informação visual.
É necessário organizar e simplificar o ambiente, apresentando menos estímulos sensoriais concomitantes. Isto facilita a criança a focar a atenção nos detalhes relevantes
UTILIZAÇÃO DE MATERIAL COM INFORMAÇÃO VISUAL
A informação dada visualmente tem como objetivo amenizar as dificuldades de comunicação existentes.
A programação das atividades do dia deve ser dada visualmente.
Pode existir um quadro indicando, em seqüência, quais atividades ou tarefas a criança deve realizar.
Alguns
quadros são feitos de maneira a induzir a criança a retirar o cartão
com a foto ou desenho da próxima atividade e depositá-la no local onde
deve ir. Por exemplo, retirar a foto da piscina do quadro e colocá-la em
um lugar com o mesmo símbolo na piscina.
É
claro que a utilização dos quadros requer um aprendizado. Inicialmente
alguém fará cada passo com a criança, colocando os cartões em sua mão e
ensinado-a a colocá-lo no local. Quando a atividade tiver acabado, a
criança deve voltar ao quadro de tarefas para ver qual a próxima
atividade e pegar seu respectivo cartão. Com o tempo ela poderá realizar
a tarefa de maneira independente.
O fundamental é a persistência até que a criança aprenda a utilizar a informação visual.
Na maioria das vezes a utilização deste método traz tranqüilidade à criança já que possibilita melhor compreensão e comunicação.
O
quadro a seguir ilustra os passos que a criança deve seguir ao chegar
na escola e quais serão as atividades: guardar mochila, ir ao banheiro,
jogo, lavar as mãos, lanchar e ir para casa.
É
necessário que ao ver a figura a criança entenda o que se espera dela.
Isto ajuda na organização, minimiza possíveis problemas de linguagem
receptiva e dá independência para a criança.
É possível também utilizar material visual para ensinar a fazer determinadas tarefas como fazer café, escovar os dentes, etc...
A
próxima figura utiliza um álbum para ensinar a fazer café. As páginas
do álbum possuem uma seqüência de fotos que ensinam cada passo de como
fazer café. Primeiro pega a água, depois colocar na cafeteira, etc.
Este
tipo de orientação pode servir para qualquer coisa que se queira
ensinar para a criança. É obvio que isto implica em um aprendizado.
Inicialmente os passos serão dados com auxílio, mas sempre utilizando o
álbum como referencial para a criança.
É
fundamental iniciar com tarefas bem simples (como por exemplo, pegar
biscoitos em um pote) e sempre utilizando as fotos para a criança
aprender a obter a informação ordenada e organizada visualmente.
A foto abaixo mostra álbuns de como colocar a mesa para o café, para o almoço, e para o lanche.
A
família pode ter também um esquema na parede para a criança se situar
com relação aos dias da semana e o que fará em determinado dia.
Nos
dias de semana pode-se colocar uma foto dela com uniforme da escola ou
algum logotipo que a criança associe à escola. Nos sábados e domingos
pode-se colocar uma foto de casa ou foto da criança com os pais ou
avós. O importante é que fique claro para a criança que dia é hoje e o
que ela fará.
É
também útil fotografar os locais e pessoas que fazem parte da vida da
criança. Assim, quando os pais forem explicar para a criança aonde ela
vai, podem mostrar uma foto ilustrativa enquanto passam a informação
verbal (“hoje vamos à casa da vovó” e mostra a foto).
Outro método utilizado com o intuito de aumentar a comunicação é o PECS (Picture Exchange Communication System).
Este
sistema utiliza cartões contendo fotos ou logotipos de coisas
relevantes para a criança. Pode-se iniciar com coisas que a criança
gosta de comer e ensiná-la a utilizar os cartões como objeto de troca
pelo que deseja.
É
interessante que exista sintonia entre os métodos utilizados em casa e
na escola. O ideal é utilizar o método de cartões e organização
visual das tarefas em casa e na escola.
Espero que estes exemplos sejam úteis para vocês.
Ai vão algumas fotos de pessoas utilizando este método pelo mundo:
Fonte: Dra. Carla Gikovate
fonte: creative ideas
Nenhum comentário:
Postar um comentário