Tipo Desatento
Verifique em qual item você se encaixa: | SIM |
1. Presta pouca atenção a detalhes e comete erros por falta de atenção. | |
2. Tem dificuldade em se concentrar ao assistir uma palestra, ler um livro... | |
3. Às vezes parece não ouvir quando lhe dirigem a palavra, ou numa conversa acaba distraindo-se, prestando atenção em outras coisas. | |
4. Tem dificuldade em seguir as instruções (não por incapacidade em compreendê-las), preferindo sempre a fazer suas tarefas "do seu jeito", no "seu tempo", muitas vezes deixando-as inacabadas. | |
5. Dificuldade de organizar seu tempo para fazer algo ou planejar com antecedência. | |
6. Relutância para fazer ou iniciar tarefas que exijam esforço mental e constante por muito tempo. | |
7. Perde objetos e/ou esquece nomes, compromissos, datas... | |
8. Distrai-se com muita facilidade com coisas à sua volta ou mesmo com seus próprios pensamentos, parecendo muitas vezes "sonhar acordado" | |
9. Apresenta com freqüência esquecimento em suas atividades diárias |
Total de respostas "Sim":
É necessário que a pessoa tenha 6 ou mais características acima, para haver possibilidade de diagnóstico de TDAH (DDA).
Tipo Hiperativo/Impulsivo
Verifique em qual item você se encaixa: |
SIM
|
1. Move de modo incessante pés e mãos ou remexe-se na cadeira. | |
2. Tem dificuldade de permanecer sentado em situações em que isso é esperado. | |
3. Sente-se incapaz de relaxar, descansar, a musculatura geralmente é tensa e está sempre em busca de algo para fazer. | |
4. Tem dificuldade em manter-se silencioso em atividades de lazer. | |
5. Parece ser movido por um motor "elétrico" sempre, a "mil por hora". | |
6. Fala, come, compra ou trabalha em demasia. | |
7. Responde precipitadamente a perguntas antes que elas sejam concluídas. Responde questões escritas antes de ler até o final. | |
8. Tem dificuldade em aguardar a sua vez: em conversas, filas, restaurantes... | |
9. Interrompe freqüentemente os outros em suas atividades e/ou conversas. |
Total de respostas "Sim":
É necessário que a pessoa tenha 6 ou mais características de forma crônica, desde criança, para haver possibilidade de diagnóstico de TDAH (DDA).
Tipo Combinado
É necessário que a pessoa tenha 6 ou mais características de cada um dos 2 tipos acima, para haver possibilidade de diagnóstico de TDAH (DDA).
CRITÉRIO A:
Os sintomas vistos acima nos questionários são úteis para avaliar o
primeiro dos critérios. Existem outros que também são necessários para
se fazer o diagnóstico.
CRITÉRIO B:
Alguns desses sintomas devem estar presentes desde precocemente (antes
dos 7 anos) e serem crônicos, isto é, durarem mais do que 6 meses.
CRITÉRIO C:
Existem problemas evidentes causados pelos sintomas acima em pelo
menos 2 contextos diferentes (no trabalho e/ou na faculdade, na vida
social, no relacionamento conjugal e/ou familiar).
Fonte: Johanna Melo Cordeiro
Fonte: Johanna Melo Cordeiro
quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012
Adultos com dificuldade de aprendizagem grave podem ter autismo
Grupo de pessoas, que vivem com familiares ou em casas de privadas era “invisível” nas estimativas sobre a doença.
Autismo:
cerca de 60% dos homens e 43% das mulheres com deficiência de
aprendizagem em níveis severos são também autistas
(Thinkstock)
Adultos que apresentam
deficiências de aprendizado moderada a severa têm mais chances de serem
autistas. O alerta foi dado nesta quarta-feira em relatório publicado no
site do Centro de Informações do Serviço Nacional de Saúde da
Inglaterra. Segundo o documento, cerca de 60% dos homens e 43% das
mulheres com a deficiência em níveis severos são também portadores de
autismo não diagnosticado.
Saiba mais:
AutismoDistúrbio onde se é incapaz de estabelecer relações sociais normais, comportando-se de maneira compulsiva e ritual. O distúrbio, que pode impedir o desenvolvimento normal da inteligência, afeta cinco em cada 10.000 crianças e é de duas a quatro vezes mais frequente no sexo masculino.
No levantamento,
foram coletados registros de adultos com deficiência de aprendizagem em
Leicester, Lambeth e Sheffield, na Inglaterra, de agosto de 2010 a abril
de 2011. Os voluntários estudados viviam com os pais ou outros
familiares ou ainda em centros comunitários. “Ficamos surpresos com a
quantidade de adultos com deficiência de aprendizagem de moderada para
cima que tinham autismo. As estimativas anteriores apontavam para
números muito mais baixos”, diz Terry Brugha, professor de psiquiatria
da Universidade de Leicester e coordenador do estudo.
Segundo Brugha, cerca de 60% dos
homens e 43% das mulheres com deficiência severa têm autismo. “Parece
surpreendente também a quantia que ainda vive com familiares e pode
representar um fardo: 42% dos homens e 29% das mulheres com a
deficiência severa que dependem de parentes, e vivem com eles, têm
autismo”, diz a especialista.
De acordo com Sally-Ann Cooper,
professora da Universidade de Glasgow e participante da pesquisa, as
estatística de rotina - tanto da deficiência de aprendizado, quanto
sobre o autismo - não haviam levado em conta pessoas que têm os dois
problemas concomitantemente. “Nosso estudo demonstra claramente que
quanto mais severa a dificuldade de aprendizado do adulto, maiores as
chances dele também ter autismo.”
Fonte: Veja
fonte: http://creativeideias.blogspot.com.br/search?updated-max=2012-02-17T09:00:00-08:00&max-results=7&start=14&by-date=false
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