O que é transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH)?
É um quadro comportamental em que uma criança apresenta, de
forma incompatível com a sua faixa etária, dificuldade para se
concentrar no que faz, para conter seus impulsos e/ou agitação motora.
Tal padrão de comportamento origina prejuízos na vida acadêmica, social
ou afetiva do paciente.
O TDAH é um problema neurológico, psiquiátrico ou psicológico?
Tanto médicos como psicólogos podem ajudar um paciente com
TDAH. O que muda é o instrumento utilizado por cada profissional. Os
médicos usam remédios enquanto os psicólogos fazem terapia através das
palavras, práticas corporais ou treinamentos comportamentais.
Em relação à medicina, cabe uma breve explicação sobre as
duas áreas que tratam os pacientes com TDAH. Quando psiquiatria e
neurologia deixaram de ser uma especialidade única – neuropsiquiatria –,
as alterações de pensamento, humor e comportamento passaram a ser
abordadas pela psiquiatria e as decorrentes de problemas estruturais do
cérebro, pela neurologia. As pesquisas neurobioquímicas reaproximaram as
duas especialidades e, embora psiquiatras e neurologistas tenham
experiência clínica com patologias diferentes, algumas vieram a ser
objeto de estudo de ambas as especialidades. Esse é o caso do TDAH.
O TDAH é um problema estrutural do cérebro?
Não necessariamente. Com frequência, é um problema funcional.
O diagnóstico de TDAH pelos critérios do
DSM-IV-TR™
(American Psychiatric Association, 2002) é um diagnóstico
comportamental e não inclui explicitamente uma causa. É preciso que se
excluam diagnósticos psiquiátricos como transtornos do humor, de
ansiedade, dissociativos ou de personalidade. A ênfase dada pelo DSM-IV à
necessidade de se excluir outros diagnósticos psiquiátricos explicita
que o conjunto de comportamentos e atitudes do TDAH não é exclusivo
desse transtorno. Quando médicos não especializados no tratamento de
TDAH ou pessoas leigas tentam definir esse diagnóstico, podem incorrer
em equívocos por não serem capazes de excluir outras possibilidades
diagnósticas.
Como é feito o diagnóstico de TDAH?
Primeiramente, são feitos os seguintes procedimentos:
anamnese detalhada da história de vida da criança e de seu ambiente
familiar e social; observação clínica durante a consulta e exame
neurológico. A seguir, pode-se utilizar critérios provenientes de
sistemas classificatórios como o DSM-IV ou algum dos vários
questionários inspirados nele. Finalmente, é solicitada uma avaliação
neuropsicológica.
Nenhum desses métodos garante um diagnóstico definitivo
porque o comportamento pode ter como bases quadro de ansiedade,
transtornos de humor ou de personalidade, desajuste na dinâmica
afetivo-emocional familiar ou inadequação da linha pedagógica da escola.
Quando o paciente tem menos de sete anos de idade, não se
deve ter pressa para definir um diagnóstico. Nesse caso, o
acompanhamento da criança em médio ou longo prazos ajudará a confirmar
ou afastar nossa suspeita.
Um quadro de ansiedade pode ser tão intenso a ponto de ser confundido com TDAH?
Sim. Quanto mais inconsciente for a causa do sofrimento
psíquico, mais ela irá se manifestar através de comportamentos fora do
controle do paciente. Para quem acompanha de longe, tais comportamentos
parecem tão desproporcionais ao fator desencadeante que, por isso, são
classificados como impulsividade ou hiperatividade. Isso pode acontecer
não apenas com transtornos ansiosos, mas também com os depressivos,
neuróticos e outros.
Qualquer que seja a causa de seus comportamentos, quando uma
pessoa não consegue controlar seus impulsos ou hierarquizar os
estímulos que a rodeiam e, assim, não se mostra capaz de escolher seu
foco de atenção, essa dificuldade pode tão intensa que se encaixe no
diagnóstico de TDAH.
Uma criança normal pode aprender a funcionar como TDAH?
Sim, até certo ponto. Vamos raciocinar juntos:
Graças à
plasticidade cerebral,
qualquer atividade que uma pessoa desenvolve gera circuitos cerebrais
estáveis – a isso se dá o nome de aprendizado. A plasticidade cerebral
da criança é muito intensa. Através de hábitos de vida a criança vai
construindo seu cérebro.
Por outro lado, no mundo atual, há excesso de informações e
de estímulos. Exemplo da consequência disso é que, há alguns anos, no
Japão, milhares de pessoas tiveram que ir ao pronto socorro devido à
excessiva foto-estimulação a um desenho animado veiculado na televisão,
sendo que centenas delas tiveram convulsões. Por isso, um trecho do
desenho animado precisou ser cortado para que o filme fosse novamente
liberado.
Nos jogos a maioria das imagens é apresentada de forma quase
frenética. Assim, o cérebro da criança aprende a processar esse excesso
de estímulos e os circuitos dessa maneira gerados determinam um estilo
de comportamento que passa a ser parte integrante da sua estrutura
cerebral. Trata-se de uma bola de neve.
Outro fato: muito do que o padrão de exigência atual
valoriza está além da possibilidade humana normal de assimilação ou,
pelo menos, além da capacidade de assimilação de determinada criança.
Por exemplo, uma que tenha um temperamento mais contemplativo pode
sentir-se na obrigação de ser como as outras e ultrapassar seus limites.
Às vezes, a própria família exige isso dela.
Nesses casos, é preciso mudar a meta. Existem diversas
opções profissionais que precisam de maior introspecção e lentidão. É
importante respeitar as diferenças e evitar encaixar a criança em
padrões, exigindo o que é esperado pela sociedade ou o que o mercado de
trabalho indica como mais rentável.
Alguém pode ter um quadro comportamental semelhante ao TDAH porque está desmotivado de uma maneira muito significativa?
Pode sim, principalmente quando há desatenção sem
hiperatividade. Exemplo disso ocorre quando uma pessoa escolheu atuar em
uma área profissional por influência de outras pessoas ou por uma
necessidade circunstancial quando, na verdade, seus dons e suas
necessidades são diferentes. Nesse caso, talvez o paciente desenvolva
uma dificuldade atencional que, em outras circunstâncias, seria
facilmente administrada e não seria intensa a ponto de ser enquadrada no
diagnóstico de TDAH.
Quer dizer que existe TDAH sem hiperatividade, só com desatenção?
Sim. Se você acessar o texto
Critérios diagnósticos do TDAH
você verá que o DSM-IV inclui esse sub-tipo de transtorno,
predominantemente desatentivo. O nome oficial do transtorno ainda é
TDAH, mas muitas vezes chamamos esse quadro de DDA (desordem de déficit
de atenção) ou de TDA (transtorno de déficit de atenção). As crianças
com DDA apresentam quadro atencional muito parecido com o DPA (desordem
de processamento auditivo), que em ambientes ruidosos mostram-se
incapazes de focar a atenção e se dispersam. Além de um
diagnóstico diferencial que deve ser lembrado, o
DPA pode coexistir com TDAH como
comorbidade.
Quando todos
os pré-requisitos dos sistemas classificatórios para diagnóstico de TDAH
são preenchidos significa que a origem do problema é orgânica?
Não necessariamente. Há grande chance de a causa ser
orgânica, mas há a possibilidade de ter outro motivo. Pode-se verificar
que os circuitos neuronais estão completos, com suas
redes sinápticas maduras e motivos afetivos emocionais impedem que eles sejam adequadamente utilizados.
Se nos prendermos apenas aos resultados dos questionários,
estaremos abrindo mão de um método diagnóstico fundamental que é a
impressão clínica obtida pela anamnese, pela observação no consultório,
pelo olhar mais abrangente sobre a família e o meio em que o paciente
vive.
Testes e questionários ajudam, mas não são infalíveis. Às
vezes, estamos diante de um paciente que preenche os pré-requisitos para
um determinado diagnóstico, mas estamos convencidos de que não se trata
disso. Outras vezes, ocorre o contrário, porém temos certeza de que é
aquele transtorno que ele tem. Medicina não é uma ciência exata e
esquecer isso nos fará incorrer em muitos erros.
Se chegarmos à conclusão de que, realmente, se trata de TDAH, qual pode ser a causa?
Podemos estar diante de um caso de lesão cerebral ou
imaturidade neurológica que atinge os circuitos cerebrais responsáveis
pelo controle da atenção e dos impulsos afetivo emocionais.
Tanto na lesão cerebral como na imaturidade neurológica o
circuito neuronal é ineficiente. Assim, o paciente tem dificuldade para
hierarquizar os estímulos do meio ambiente e escolher um deles como foco
de atenção. Além disso, ele apresenta dificuldade em manter informações
circulando em áreas subcorticais do cérebro durante a execução de uma
tarefa, incorrendo em erros por causa disso. Da mesma forma, toda emoção
que sente irá aflorar em forma de comportamento. Por exemplo, enquanto
um colega de classe pensa “Que professora chata”, mas diz “Está bem,
professora”, uma criança com TDAH dirá para a professora, de maneira
irrefletida, “Você é uma chata”.
Qual a diferença entre TDAH por lesão cerebral e por imaturidade neurológica?
No TDAH por lesão cerebral os neurônios que compõem o
circuito controlador e organizador de ações, emoções e comportamentos
não existem em quantidade suficiente. A lesão cerebral decorre de uma
agressão sofrida pelo cérebro antes, durante ou depois do nascimento.
Além do TDAH a lesão pode gerar outros sintomas como paralisia motora,
deficiência mental etc. Muitos pacientes com quadros neurológicos graves
têm como complicador de tratamento ser pouco colaborativo por causa de
um TDAH.
No TDAH por imaturidade neurológica o circuito neuronal
existe, mas não é eficaz. A informação química entre os neurônios não é
transmitida, pois as sinapses não se comunicam eficientemente.
Provavelmente,
a programação genética do paciente com TDAH
determina que esses circuitos sejam desenvolvidos mais lentamente do
que na maioria das pessoas. Por esse motivo, nos casos não lesionais,
costumamos perceber nitidamente uma história familiar em que o pai ou a
mãe apresenta algum nível do transtorno.
O que pode causar uma lesão cerebral que leve a um quadro de TDAH?
A lesão cerebral pode ser causada por qualquer situação que
agrida o cérebro em fase precoce da vida e atinja os circuitos
envolvidos no transtorno. São exemplos dessas situações: anóxia de
parto, meningite nos primeiros dias de vida e obstrução de vasos
sanguíneos cerebrais durante o período intrauterino.
Caso o quadro surja na vida adulta após um traumatismo
craniano, por exemplo, não pode ser considerado TDAH mesmo pareça ser
semelhante. Isso porque, para que se faça esse diagnóstico oficialmente,
é necessário que os sintomas tenham se iniciado, de acordo com alguns
autores, antes dos sete anos de idade, e para outros, antes dos quatro
anos.
O tratamento médico é diferente se a causa do TDAH for lesão cerebral ou imaturidade neurológica?
Não. Do ponto de vista medicamentoso, a definição do
tratamento ocorre a partir das seguintes questões: intensidade do
quadro; nível de prejuízo pedagógico, afetivo ou social; existência de
comorbidades e os princípios e filosofia de vida da família do paciente.
Quer dizer que não existe uma forma única de tratamento?
Exatamente. Às vezes, optamos por terapia psicológica,
aconselhamento da família e dos cuidadores, acompanhamento terapêutico
ou pedagógico do paciente, antes de decidirmos introduzir medicamentos.
De maneira geral, baseada na impressão clínica, eu trato
meus pacientes com homeopatia. Solicito avaliação neuropsicológica
quando tenho dúvida diagnóstica ou quando decido receitar alopatia,
porque dará respaldo para a introdução de medicamentos. Nesse caso,
também são requisitados exames clínicos laboratoriais,
eletroencefalograma (EEG) e, algumas vezes, avaliação cardiológica.
Solicito também avaliação neuropsicológica quando o tratamento dos
pacientes não evolui conforme o esperado ou quando há suspeita de
transtornos específicos de aprendizagem associados.
Uma criança desatenta tem sempre dificuldade escolar pedagógica?
Não é obrigatório que ocorram dificuldades pedagógicas. Uma
criança desatenta pode deixar de aprender a matéria por não ter ouvido a
explicação, por ter dificuldade para memorizar ou por não conseguir se
organizar minimamente para que o aprendizado aconteça. Por outro lado,
uma criança muito inteligente com TDAH leve ou moderado, sem transtornos
específicos de aprendizagem associados, pode sair-se muito bem do ponto
de vista pedagógico.
Nesse caso, qual seria a queixa escolar?
A queixa escolar seria relacionada ao comportamento. Um
paciente pode ser bem avaliado nas provas, mas ser agitado e impulsivo a
ponto de atrapalhar os colegas em sala de aula. Devido ao fato de sua
impulsividade fazê-lo reagir sem pensar às contrariedades, pode
envolver-se em brigas frequentes. Nesse caso, o transtorno compromete
mais a vida afetiva ou social do que a pedagógica.
É possível TDAH sem queixa escolar?
Sim, é possível, embora não seja frequente. O diagnóstico de
TDAH requer que as queixas aconteçam em pelo menos dois ambientes. A
escola, pelo fato de reunir muitas crianças e exigir do paciente uma
atenção ou um autocontrole que ele não tem, apresenta condições
propícias para que as queixas ocorram.
E a vida familiar? O TDAH é causa ou consequência dos problemas em casa?
Boa pergunta.
Precisamos estar atentos para definir onde tudo começou. A
dinâmica familiar complicada pode levar uma criança a ter comportamento
agitado e rebelde, mas uma criança com comportamento agitado e rebelde
pode gerar complicações na dinâmica familiar.
É necessária experiência clínica e, geralmente, auxílio de
profissional da psicologia para avaliar essa questão. Desvendá-la é
fundamental, pois a conduta médica pode ser muito diferente dependendo
da avaliação realizada.
A solução para o caso em que a dinâmica familiar mostra-se
complicada não é medicar a criança. São outros os problemas e a criança
pode estar sendo a vítima e não a causadora da situação. Medicar seria
mascarar um sintoma familiar que precisa ser enfrentado.
Por outro lado, quando a criança apresenta déficit de
atenção acompanhado de hiperatividade/impulsividade pode gerar uma
dinâmica familiar ruim. Devido às brigas constantes e desobediências,
aos comportamentos de risco e barulho que fazem, os pacientes podem
construir em casa um ambiente desagradável, cansativo ou mesmo
exasperante. Os adultos têm muita dificuldade de lidar com a própria
impotência, pois uma criança desobediente gera a sensação de “ele não me
obedece”, “ele não me respeita”, ao invés de “ele não consegue”.
Pais e cuidadores também têm seus problemas pessoais e nem
sempre estão em condições de compreender ou ser úteis para uma criança
hiperativa. Por isso, castigos repetidos, excessivos ou injustos podem
levar o paciente a se sentir discriminado, incompreendido, injustiçado e
isso acabar colaborando para um comportamento intencionalmente rebelde.
O problema cresce como uma bola de neve e cria um círculo vicioso
complexo. Com freqüência, só um profissional experiente da psicologia
consegue ajudar à família e aos médicos.
Isso é o que chamam de transtorno de oposição desafiador (TOD), uma comorbidade do TDAH?
Sim e não. Explico:
Comorbidades são doenças que coexistem, sem que uma seja a
causa da outra. Embora o Transtorno de oposição desafiador (TOD) seja
considerado comorbidade, em minha opinião, ele é um comportamento
reativo porque tem relação de causa e efeito.
Uma criança que cresce sentindo-se um peso para aqueles que a
cercam pode usar a agressividade como defesa. Já escutei de paciente,
justificando-se de uma atitude indisciplinada na escola: “Se eu não
tivesse feito aquilo, mesmo assim, diriam que fui eu. Então, eu fiz”.
Quanto maior a angústia, quanto mais comprometida a autoestima da
criança, maior será a chance de aparecimento de um comportamento
opositor. O ser humano, criança ou adulto, que se sente constantemente
rejeitado pode desistir de ser compreendido e, por sua vez, desistir de
compreender os que o cercam.
É preciso medicar essa agressividade?
Eu diria que é preciso tratá-la. De que forma? Depende do caso.
Sempre com terapia psicológica. Associar homeopatia ajuda muito e, às vezes, é necessário utilizar alopatia também.
Vamos raciocinar juntos:
1. O TDAH pode cursar com impulsividade. Essa impulsividade
faz com que o paciente se precipite em transformar pensamentos e emoções
em ações;
2. Essas ações podem ser muito agradáveis e criativas (um
abraço apertado fora de hora que, no entanto, é bem vindo; uma atitude
de compaixão com desconhecidos na rua etc.);
3. As crianças podem ter a intenção de ser agradáveis e
terminarem de forma desastrada (a criança corre para ajudar e derruba o
pacote que você tem nas mãos quebrando seu conteúdo, por exemplo) ou de
forma perigosa (como subir no telhado da escola para pegar um objeto que
alguém deixou cair do edifício ao lado);
4. As crianças podem ser extremamente agressivas. Por
exemplo, a criança tem ciúmes do irmão e bate nele com o pretexto mais
insignificante ou o paciente sente-se desprezado pela turma e provoca
acidentes, intencionalmente, para extravasar seus sentimentos. Neste
caso, frente a pessoas ou situações específicas, a impulsividade se
manifesta de forma destrutiva.
5. Finalmente, as ações podem refletir o modo como a criança
se sente em relação à vida. Se ela se sente rejeitada de maneira geral,
passa a rejeitar tudo o que vem do meio. Se isso acontecer de forma
sistemática, pode se tornar um transtorno de oposição desafiador.
Chegamos agora no ponto que eu quero abordar:
No TDAH a impulsividade é neurológica e gera a imediata
transformação de pensamentos e emoções em atos, mas, o conteúdo dessa
impulsividade é psíquico. Dependendo de fatores psicológicos esse
conteúdo será: agradável, criativo, desastrado, perigoso, agressivo,
desafiador ou opositor. Em última análise, depende de como a criança
percebe a própria vida.
A impulsividade deixa aparecer mais facilmente o que o paciente tem dentro de si.
Podemos tratar essa impulsividade com medicamento,
homeopático ou alopático, mas tratamos o conteúdo psíquico da
impulsividade com terapia psicológica.
É importante ter em mente que se usarmos medicação
psicotrópica de forma banalizada corremos o risco de não percebermos o
grito de socorro embutido no comportamento agressivo. Preciso ressaltar
que o uso talvez exagerado de
medicamento psicotrópico
para tratar casos de TDAH ocorre frequentemente por pressão de escolas
ou famílias. A intenção é boa, mas o resultado pode ser desastroso.
Homeopatia é um tratamento alternativo?
Não. Homeopatia é uma alternativa de tratamento e não um
tratamento alternativo. Homeopatia é uma especialidade médica
reconhecida e representada na Associação Médica Brasileira.
É melhor tratar TDAH com homeopatia ou alopatia?
Depende. Há vantagens e desvantagens em ambas as abordagens.
Algumas já bem conhecidas e documentadas, outras ainda são especulações
teóricas ou achados empíricos.
Primeiramente, precisamos lembrar que nosso cérebro, como
todo o nosso corpo, utiliza mecanismos de feedback para seu
funcionamento e desenvolvimento. Por exemplo, o pâncreas libera insulina
na circulação sanguínea quando temos glicose no sangue; para que o
cérebro desenvolva o circuito da visão, é preciso haver o estímulo luz;
as áreas de associação da audição só se desenvolvem se nós ouvirmos etc.
A natureza não desperdiça energia. Generalizando, podemos dizer que só
quando precisamos de uma determinada função é que o cérebro desenvolve e
aperfeiçoa as sinapses relacionadas a ela.
Agora vamos raciocinar juntos.
Se alguém tem um circuito cerebral imaturo, suas sinapses
não estão adequadamente desenvolvidas e, por isso, não haverá
transmissão bioquímica das informações de um neurônio para o outro. Se
suprirmos esse processo químico com um medicamento que atua nos
receptores
em que a química endógena não está atuando – e este é o caso do
tratamento alopático –, o circuito vai funcionar. Para aqueles pacientes
que não têm ou têm poucos efeitos colaterais, isso pode ser quase
milagroso, pois a vida muda imediatamente para melhor. O paciente
torna-se atento, aprende, tudo melhora. A vantagem para quem se adapta à
medicação alopática é a rapidez do efeito, levando a uma melhora
significativa na vida escolar, familiar e social.
Já vimos as vantagens do tratamento alopático. Quais são as desvantagens?
Primeiramente, os efeitos colaterais. Estes podem acontecer
com qualquer remédio, mais ainda com aqueles que agem diretamente no
sistema nervoso central (SNC).
Efeitos colaterais graves não são comuns. Quem receita
alopatia procura ser cuidadoso, solicitando avaliação cardiológica e EEG
antes de iniciar a medicação. Perda de apetite, com conseqüente
diminuição no crescimento e no ganho de peso, são efeitos relativamente
comuns.
Devido ao uso de alguns dos remédios para TDAH, transtornos
latentes podem passar a ser manifestos, tais como o transtorno obsessivo
compulsivo e os tiques múltiplos. Ansiedade e agitação podem aumentar
durante o uso ou a abstinência do remédio. Nesse último caso, a família
pode optar por ministrar o medicamento inclusive em finais de semana e
feriados, quando na verdade deveria ser feita uma pausa. Também pode
ocorrer
idiossincrasia, com o paciente passando a apresentar apatia e humor depressivo.
Além disso, o organismo tende a desenvolver tolerância ao
remédio, sendo necessário o aumento progressivo das doses e,
consequentemente, há maior chance de ocorrerem efeitos colaterais. As
doses maiores acabam levando à necessidade da administração de outros
medicamentos para o controle dos efeitos colaterais, no entanto, esses
novos remédios têm, por sua vez, seus próprios efeitos colaterais. No
caso de o paciente apresentar comorbidades, pode ser necessário
medicá-las também.
É comum eu ser procurada por pais desapontados porque acham
seu filho muito diferente do que era antes do início do tratamento
alopático. Falam “Ele parece outra criança” ou “Não parece o meu filho” e
preferem lidar com os sintomas do TDAH e tentar outra abordagem
terapêutica.
É importante lembrar que cada paciente é uma individualidade
e tem sua própria maneira de responder aos estímulos químicos. Não
devemos ter preconceito quanto ao tratamento alopático, apenas sermos
rigorosos quanto à sua indicação e atentos à relação de custo benefício.
Gostaria de ressaltar de que parte dos meus pacientes me
procurou por não ter se adaptado ao tratamento alopático. Assim, há um
desvio na minha amostragem. Pacientes que evoluem bem quando tratados
alopaticamente provavelmente não procuram uma alternativa de tratamento.
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Você se referiu anteriormente a desvantagens que são especulações teóricas ou achados empíricos? Quais são?
Essas acontecem com todos os pacientes.
Lembram-se de que o desenvolvimento dos nossos circuitos
cerebrais se dá por feedback? Então, o cérebro de quem toma o remédio
não discrimina que a substância medicamentosa não foi fabricada pelo
próprio corpo e que foi acrescentada através da medicação. Se o
organismo está funcionando isso significa que o cérebro está pronto, não
há necessidade de amadurecer nada. Quando o paciente interromper o uso
do medicamento, verá que sua dificuldade persiste. É por isso que muitos
médicos dizem para quem tem TDAH “você não está assim, você é assim”.
E essa afirmação não está correta?
Nem sempre.
Atualmente, existe resistência dentro da medicina em se dar
opinião pessoal não corroborada por pesquisa científica. Assim, peço
licença para expressar a minha opinião, uma vez que os resultados do
tratamento homeopático sugerem uma evolução diferente. Na minha
experiência profissional com homeopatia, a maioria dos pacientes melhora
progressivamente até o desaparecimento do transtorno e consegue manter
seu perfil de personalidade característico sem que isso lhe traga algum
prejuízo.
A homeopatia ajuda a amadurecer os circuitos sinápticos imaturos?
Os resultados do tratamento homeopático sugerem que sim.
Pode haver sintomas residuais considerados sequelas de personalidade,
quando as necessidades de âmbito afetivo-emocional e pedagógico da
criança não são contempladas ao longo do seu tratamento. Por isso é de
fundamental importância oferecermos ao paciente com TDAH um tratamento
multidisciplinar.
Outros médicos homeopatas também têm esse resultado?
Há muitas pesquisas homeopáticas sérias bem sucedidas,
publicadas em periódicos respeitados. Algumas apresentam resultados com
êxito total, outras com sucesso parcial sugerindo que, assim como no uso
da alopatia, o efeito do medicamento desaparece após a interrupção do
tratamento.
Atribuo esses resultados ao período de acompanhamento
inferior a dois anos nessas publicações. Na minha experiência o
tratamento homeopático do TDAH dura muito mais tempo do que isso. Outros
motivos possíveis para essa diferença de resultados talvez estejam nas
linhas de tratamento homeopático utilizadas nas pesquisas. Esta seria
outra discussão muito interessante que, no entanto, não seria adequado
realizar neste texto. Para entender o fundamento do tratamento
homeopático, leia o
manual de homeopatia deste site.
Qual é a vantagem da homeopatia?
O paciente não corre risco dos efeitos colaterais oferecidos
pela alopatia e percebe, ao longo do tratamento, uma evolução para auto
suficiência, ou seja, não é necessário o acompanhamento para o resto da
vida.
Na maioria dos pacientes tratados com homeopatia, observa-se
a real melhora do quadro. Ao final do tratamento, que é longo, os
pacientes estão com os processos atencionais normalizados e a
impulsividade apresentada não assume intensidade que a classifique como
um transtorno. Essas pessoas podem manter um perfil de personalidade
aberto ao novo, mais ousado, sem que isso constitua uma característica
desagradável para si ou para os outros. Pelo contrário, às vezes, é uma
grande vantagem.
Preciso ressaltar que essa evolução acontece nos casos bem
sucedidos, que são a maioria, porém, há pacientes que não respondem bem à
homeopatia e é preciso administrar medicamento alopático.
Na maioria dos casos que não evoluíram bem com o tratamento
homeopático, a família ou os próprios pacientes desistiram antes de
haver tempo suficiente para que essa evolução acontecesse. Geralmente,
eram casos que, a despeito da minha indicação, não eram acompanhados por
uma equipe multiprofissional.
Qual a desvantagem do tratamento homeopático?
É a demora dos resultados.
É necessária orientação à escola e à família para que todos
colaborem. Precisamos recordar às pessoas que lidam com o paciente que
sua melhora é paulatina. Ele deve ser comparado com ele mesmo e não com o
resto da turma ou com os irmãos. Sempre que algo desagradável ou
preocupante acontecer, devemos comparar a frequência e a gravidade de
fatos semelhantes nos últimos meses e no ano anterior. É muito
importante valorizar os progressos alcançados!
A demora para se atingir resultados acontece porque a homeopatia é lenta para agir?
Nem sempre.
Um dos motivos é a dificuldade para definir o remédio de
fundo do paciente. As pessoas não têm auto conhecimento suficiente para
responder de forma adequada às perguntas do médico. Existem mais de 3000
remédios homeopáticos e, muitas vezes, apenas depois de várias
consultas e tentativas é possível determinar o medicamento mais
adequado.
Depois de definir o
remédio de fundo, é preciso realizar ajustes progressivos nas suas potências. A evolução pode ocorrer das seguintes maneiras:
1. A princípio o paciente melhora muito, porém por pouco
tempo. O risco, neste caso, é que a família, ao perceber a curta duração
dos benefícios, imagine que será sempre assim e abandone o tratamento.
Na realidade, a cada nova receita a duração do efeito aumenta. Com a
progressão do tratamento os sintomas diminuem cada vez mais e a melhora
persiste por tempo cada vez mais longo. Quando ele conseguir ficar muito
tempo bem com a mesma receita programamos a retirada lenta da
medicação, até que ele tenha condições de alta.
2. A melhora é pequena e gradual. O paciente melhora um
pouco a cada receita e só após algum tempo de tratamento ele apresenta
um resultado animador. Nessa situação, o risco é que a família e a
escola não tenham paciência ou condições de esperar uma melhora
satisfatória.
Esses resultados são conhecidos pelos médicos em geral?
No Brasil, acredito que não. No nosso país, não existe uma
cultura de se incluir o raciocínio homeopático ao lidarmos com quadros
neurológicos. De maneira geral, homeopatia não é ensinada em cursos de
graduação e o paradigma da ciência oficial não abarca os conceitos
filosóficos que dão suporte ao raciocínio médico homeopático. Apesar de
existirem muitas pesquisas comprovando a utilidade da homeopatia no
TDAH, a maioria dos colegas não lê sobre isso ou cita apenas os
trabalhos que não obtiveram sucesso.
Como fica a
vida escolar e social do paciente durante o período inicial do
tratamento homeopático, antes de ocorrer uma melhora clínica
consistente?
Depende do paciente. Alguns apresentam melhora suficiente e
consideram sua vida satisfatória apenas com o tratamento homeopático e
com acompanhamento psicológico. Se houver comorbidade na área da
linguagem ou na pedagógica, o paciente precisará de tratamento
fonoaudiológico e/ou psicopedagógico. Outras vezes, é necessário fazer
psicomotricidade etc. Há pacientes que necessitam de acompanhamento
terapêutico dentro da própria escola. Quanto maior o número das
comorbidades, maior é a necessidade de atenção multiprofissional.
E a terapia psicológica? Existe uma linha teórica ideal?
Depende do caso. A terapia cognitiva comportamental é de
grande utilidade para ensinar estratégias para que o paciente possa
lidar com suas dificuldades. Geralmente, é uma terapia mais objetiva e
de duração curta. Porém, às vezes, os pacientes têm um comprometimento
afetivo e emocional em uma esfera mais profunda e eu opto por indicar
uma terapia psicodinâmica. Quando os comportamentos defensivos estão
muito sólidos, é preciso cuidar desse sofrimento psíquico para que as
outras abordagens fluam, para que a criança se arrisque a tentar, ouse
aprender. Frequentemente é útil complementar um trabalho com outro.
O que você aconselha para pais que precisam decidir sobre qual tratamento escolher?
Procurem se informar sobre o assunto em várias fontes diferentes.
Levem em consideração o que sabem sobre o assunto e escolham
um pr
http://www.dradenisemenezes.com/artigo_convTDAH.htmlofissional indicado por alguém competente para fazer tal indicação
e que tenha uma abordagem que faça sentido para os pais.
Confiem no profissional escolhido relatando todas as
dificuldades encontradas no percurso. Qualquer que seja a linha de
tratamento escolhida, o trabalho é longo e construído dia após dia.
Por fim, não tenham medo de mudar de opção quando as
evidências e a consciência assim pedirem. Todos os caminhos têm suas
vantagens e desvantagens e, às vezes, só caminhando é possível saber se a
opção escolhida estava correta.