sexta-feira, 1 de julho de 2011

Filmes relacionados à educação e/ou necessidades especiais


1.1.

Olá a tod@s, Envio uma lista de filmes recebida de uma colega da FE USP, pois pode ser de utilidade. Abs, Diva Calles Gênero "questões educacionais" Título: "A língua da mariposa" Espanha, 1936. Moncho, um garoto de 8 anos, tem medo de ir para a escola porque ficou sabendo que os professores batem nas crianças. Aos poucos, o menino conhece o professor e fica fascinado por seu caráter e por sua sabedoria. Porém, quando explode a Guerra Civil Espanhola, garoto desespera-se ao saber que seu mestre é perseguido. Gênero: Drama Tempo: 95 min. Lançamento: 1999 Lançamento DVD: Out de 2003 Estrelando: Fernando Fernán Gómez, Manuel Lozano, Uxía Blanco, Gonzalo Martín Uriarte, Alexis de Los Santos, Guillermo Toledo. Dirigido por: José Luis Cerda Produzido por: Fernando Bovaira, José Luis Cuerda Crianças Invisíveis Título original: (All the Invisible Children) Lançamento: 2005 (Itália) Direção: Mehdi Charef, Kátia Lund, John Woo<http://www.adorocinema.com/diretores/john-woo> Atores: Francisco Anawake, Maria Grazia Cucinotta, Damaris Edwards, Vera Fernandez Duração: 116 min Gênero: Drama Sinopse: seja coletando sucata nas ruas de São Paulo ou roubando para viver em Nápoles e no interior da Sérvia, os filmes são protagonizados por personagens infantis que lidam com uma dura realidade, na qual crescer muito cedo acaba sendo a única saída. A História de Ruby Bridges Título Original: Ruby Bridges Gênero: Drama Direção: Euzhan Palcy Elenco: Penelope Ann Miller , Kevin Pollak , Michael Beach Sinopse: New Orleans, 1960: embora o governo federal garantisse o acesso dos negros às escolas de brancos, a realidade local era outra. Ruby Bridges, uma menina de 6 anos, se destaca intelectualmente e por isso uma associação procura os Bridges para que ela seja uma das primeiras crianças negras a estudar numa tradicional escola de brancos. Mesmo receosos, os pais autorizam, mas agentes federais a acompanham, pois os protestos eram diários e o preconceito estava até na escola. Sua sorte foi ter encontrado uma professora que a protegia. Ano 1997 Uma mente brilhante Título Original: A Beautiful Mind Gênero: Drama Direção: Ron Howard Elenco: Russell Crowe, Ed Harris, Jennifer Connelly Sinopse: John Nash (Russell Crowe) é um gênio da matemática que, aos 21 anos, formulou um teorema que provou sua genialidade e o tornou aclamado no meio onde atuava. Mas aos poucos o belo e arrogante John Nash se transforma em um sofrido e atormentado homem, que chega até mesmo a ser diagnosticado como esquizofrênico pelos médicos que o tratam. Porém, após anos de luta para se recuperar, ele consegue retornar à sociedade e acaba sendo premiado com o Nobel. Ano: 2001 Segue também, em anexo, uma lista com a indicação de vários filmes sobre temas gerais relacionados à educação e, especificamente, relacionados a pessoas com necessidades educacionais especiais. Esta lista foi organizada pela professora Rosângela Prieto. *RELAÇÃO DE FILMES SOBRE EDUCAÇÃO: ESPECIAL E COMUM * *Prof. Rosângela Gavioli Prieto – FEUSP/2007* * * *DEFICIÊNCIA MENTAL* 1. Forrest Gump – o contador de história (EUA, 1994) Diretor: Robert Zemeckis. Duração: 142 min. Sinopse: Quarenta anos da História dos EUA vistos pelos olhos de um rapaz com QI abaixo da média. 2. Benny and Joon (com Jonny Depp) 3. Jonathan - o menino que ninguém queria (síndrome de Down) 4. Oitavo dia (França, 1995) Diretor: Jaco Van Dormael. Duração: 118 min Sinopse: Empresário estressado vaga sem rumo pelas estradas francesas. Quase atropela um portador de Síndrome de Down e acaba levando-o no carro. Uma forte amizade desenvolve-se entre os dois. 5. Gilbert Grape - aprendiz de sonhador (EUA, 1993) Diretor: Lasse Hallstrom. Duração: 98 min. Sinopse: Gilbert sustenta a família desde a morte do pai. Sua mãe é obesa e seu irmão deficiente mental. A chegada de uma jovem muda sua vida. 6. O amor acima de tudo 7. O homem sem face 8. Nós sempre te amaremos (síndrome de Down) 9. Nicky e Gino Sinopse: Gêmeos, um deles é médico e o outro tem deficiência mental adquirida por acidente na infância. 10. Simples como amar (EUA, 1999) Diretor: Garry Marshall. Duração: 129 min. Sinopse: Jovem com leve problema mental volta de uma escola especial, porém entra em conflito com sua mãe superprotetora que não aceita sua recuperação. 11. Mãe e filha: amor além das diferenças 12. Surpresas da vida 13. Flores para Algemon 14. O poder da emoção (DM e preconceito) 15. Uma lição de amor (EUA, 2001) Diretor: Jessie Nelson. Duração: 133 min. Sinopse: Sam Dawson é um homem com deficiência mental que cria sua filha Lucy com ajuda de seus amigos. Porém, aos 7 anos, Lucy começa a ultrapassar intelectualmente seu pai e esta situação chama a atenção de uma assistente social que quer Lucy internada em um orfanato. Com a ajuda de uma advogada, Sam tenta enfrentar um caso virtualmente impossível de ser vencido. 16. Ratos e homens Sinopse: George e Lennie buscam trabalho em uma fazenda da Califórnia. George cuida de Lennie, que tem grande força física mas o cérebro de uma criança. 17. Meu nome é Rádio (2003) Sinopse: Harold Jones (Ed Harris) é um técnico de futebol americano que desenvolve uma amizade com Radio (Cuba Gooding Jr.), um estudante do colegial que é deficiente mental. A amizade dos dois cresce com o passar dos anos, com Jones acompanhando a transformação de Radio de um jovem tímido para a inspiração da comunidade em que vive. Duração: 109 min. 18. O cubo 19. Uma mulher perigosa 20. Leon e Olvido – síndrome de Down (ator principal com SD) 21. Desmundo (Brasil, 2003) Diretor: Alain Fresnot. Duração: 101 min. Sinopse: Em 1570, chega ao Brasil um grupo de órfãs enviadas pela Rainha de Portugal para desposar os primeiros colonizadores. Entre elas, vem Oribela entregue em casamento a Frncisco de Albuquerque, um homem rude que a leva para morar com sua família em um ambiente afastado. Oribela estranha o marido, a sogra, a cunhada (com síndrome de Down) e a inóspita paisagem e, por isso, tenta várias fugas com a intenção de voltar para sua terra. 22. Reflexos da amizade (EUA, 2004) Diretor: David Duchovny. Duração: 96 min. Sinopse: Tom Warshaw (David Duchovny) é um artista plástico que leva uma vida boêmia em Paris. Ele precisa se acertar com sua esposa, Katherine, e seu filho de 13 anos, Tommy. Para tanto Tom começa a se lembrar de quando ele próprio tinha 13 anos, na época em que viveu em Greenwich Village, na cidade de Nova York. Tom relembra a depressão de sua mãe, Katherine (Téa Leoni), a amizade que possuía com o deficiente Pappass (Robin Williams), a misteriosa Lady Bernadette (Erykah Badu), seu primeiro amor e também a tragédia que mudou sua vida para sempre.* * *DEFICIÊNCIA VISUAL* 1. Perfume de mulher Sinopse: Estudante pobre, atende a um anúncio para trabalhar fazendo companhia a um senhor cego enquanto seus familiares viajam. Duração: 157 min. 2. Um tiro no escuro 3. Fúria Cega 4. Além dos meus olhos Sinopse: Um casal cego que não pode ter filhos resolve adotar uma criança. O Estado é contra, mas o grande desafio é provar que o amor é mais forte que a lei. 5. A prova 6. À primeira vista (EUA, 1999) *Duração:* 129 min. Sinopse: Amy (Mira Sorvino) se apaixona por Virgil (Val Kilmer), homem bonito que ficou cego acidentalmente na infância. Surge uma esperança, através de um novo tratamento experimental, e Virgil é operado com sucesso. Ele recomeçará tudo de novo, aprendendo mais uma vez a enxergar a luz do dia e, quem sabe, descobrir a força do amor. 7. Castelo de gelo 8. Liberdade para as borboletas * * 9. Blink - num piscar de olhos Sinopse: Mulher faz cirurgia para recuperar a visão, porém passa a enxergar tudo com um dia de atraso. 10. Cegos, surdos e loucos Sinopse: Dois amigos, um cego e o outro surdo, são as únicas testemunhas de um assassinato. Enquanto a polícia acha que eles são os culpados, os verdadeiros assassinos os perseguem. 11. Dançando no escuro Sinopse: Uma imigrante tcheca leva uma vida dura trabalhando em uma usina nos EUA. Descobre que está perdendo a visão dia após dia e tenta esconder isso de todos, principalmente de seu filho, geneticamente condenado a também desenvolver a doença. 12. E aí meu irmão, cadê você? Sinopse: Fugitivos da prisão estão acorrentados um ao outro. Na fuga encontram um profeta cego e um vendedor de bíblias com um só olho. 13. Janela da alma Sinopse: Dezenove pessoas portadoras de deficiências visuais contam como se vêem, como vêem os outros e como se relacionam com o mundo. 14. Luzes da cidade Sinopse: Carlitos apaixona-se por uma florista cega e se envolve nas maiores trapalhadas buscando dinheiro para recuperar a visão da moça. 15. Os amantes do pont-neuf Sinopse: A história de amor de dois moradores de rua, ela cega de um olho. * *16. O sino de Anya 17. Além dos meus sonhos *DEFICIÊNCIA AUDITIVA* 1. Filhos do silêncio (EUA, 1986) Duração: 119 min Sinopse: Mostra o amor de uma mulher surda e muda e um professor especializado. 2. Lágrimas do silêncio (EUA, 1989) Sinopse: Atriz surda-muda deixa a filha com seus pais enquanto recupera-se da morte do marido. Sua mãe apega-se à neta e pede sua guarda na justiça. 3. O piano (Nova Zelândia/ Austrália/ França, 1993) Diretor: Jane Campion Duração: 121 min Sinopse: Uma deficiente auditiva casa-se com um proprietário de terras. Ela comunica-se através de um piano. 4. Verão indomável 5. Mr. Holland - adorável professor. (EUA, 1995) Diretor: Stephen Herek. Duração: 140 min. Sinopse: Um homem que quer compor uma sinfonia trabalha como professor para sustentar a família. Ao descobrir que seu filho nascera surdo, sofre e decide organizar um concerto para deficientes auditivos. 6. Além do silêncio 7. A música e o silêncio (Alemanha, 1996) Diretor: Caroline Link Duração: 109 min Sinopse: garota que sempre ajudou os pais surdos-mudos se apaixona pela música.** 8. Tortura silenciosa (EUA, 1993) 9. Morte silenciosa 10. Gestos de amor 11. Código para o inferno 12. Na companhia dos homens 13. Assassinato perfeito 14. Uma segunda oportunidade 15. A árvore dos desejos (discriminação de um homem que não se comunicava oralmente) 16. À procura de Mr. Goodbar Baseado na história real de uma professora de deficientes auditivos. 17. Quatro casamentos e um funeral Sinopse: A história de Charles, solteirão convicto, que fica apaixonado por Carrie e passa a encontrá-la em casamentos e funerais. O irmão de Charles é um ator surdo. 18. O céu de Lisboa (Alemanha/Portugal, 1995) 19. O filho surdo de Beethoven (Bélgica, 1998) 20. O passado (República Tcheca, 1998) 21. O silêncio (Irã, 1998) *CONDUTAS TÍPICAS / PROBLEMAS DE COMPORTAMENTO EMOCIONAL, SOCIAL (DISTÚRBIOS GERAIS DE DESENVOLVIMENTO – DGD)* *AUTISMO* 1. Nada como a verdade 2. Prisioneiro do silêncio (autismo + deficiência mental) Sinopse: Mãe leva filho autista para uma instituição especializada e descobre maneiras de comunicar-se com ele. 3. Meu filho, meu mundo (pais que criaram o método SonRise) Sinopse: História de um menino autista e todo empenho e dedicação da família para integrá-lo à sociedade. 4. O enigma das cartas (discussão sobre diagnóstico inadequado) 5. Rain man Duração: 130 min Sinopse: Autista com limitações mentais. Ele e o irmão convivem e aprendem grandes lições de vida. 6. Testemunha do silêncio Sinopse: Menino autista e sua irmã testemunham assassinato de seus pais. 7. Molly – experimentando a vida 8. O inocente 9. Experimentando a vida 10. Tommy 11. A filha da luz *SÍNDROME DE ASPERGER* 1. Shine Sinopse: Sobre a vida de David Helfgott, um pianista australiano com Síndrome de Asperger FALTA DE ESTIMULAÇÃO / ISOLAMENTO 1. O enigma de Kaspar Hauser Sinopse: No filme vimos a história de um homem que até os 18 anos vivia confinado como animal, apenas comendo pão e água. Sem contato com o mundo e/ou pessoas, Kaspar não pode aprender atos básicos que julgamos instintivos como, por exemplo, andar. No seu cotidiano restava apenas comer e dormir. Uma espécie de "Mogli" inerte, ele não desenvolveu a fala, e comportava-se como um selvagem semelhante ao dos demais animais. Ao aprender a falar, "O Enigma de Kaspar Hauser" (1974 - Werner Herzog Filmproduktion) mostra a linguagem como link cognitivo para as inter-relações sociais. 2. Greustock _ a lenda de Tarzan (com Cristopher Lambert) 3. Victor - o garoto selvagem ("L'Enfant Sauvage") (França, 1970) *Direção:* François Truffaut. *Roteiro:* François Truffaut, Jean Gruault. Duração: 90 min. Sinopse: Em 1797, um menino selvagem é capturado numa floresta de Aveyron, onde sempre viveu. Encaminhado, em princípio, para um centro de surdos-mudos onde é objeto de todo tipo de curiosidade, em seguida é levado pelo Dr. Itard, que acreditava ser responsável ser possível transformar o garoto selvagem num homem normal. Dá-lhe o nome de Victor e lhe aplica testes comprovadores de que é dotado de sensibilidade e inteligência. Itard fracassa na tentativa de fazê-lo falar, mas ganha sua afeição. 4. Nell (EUA, 1994) Diretor: Michael Apted. Duração: 112 min. Sinopse: Nell foi criada sem nenhum contato com o mundo. É descoberta por um médico e uma psicóloga que tentam descobrir como foi sua vida até então. 5. O despertar de uma vida 6. Mowgly - o menino lobo 7. Asas da liberdade** Sinopse: Um ex-combatente do Vietnam é internado depois de um surto psicótico. Durante o transe, ele recorda sua vida pobre e sonha ser um pássaro. Ganhou Prêmio Especial do Júri em Cannes. *DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA, FÍSICA (PC) E GRAVE* 1. A mulher que lutou por um milagre (DV + DF) 2. O milagre de Anne Sulivann (EUA, 1962) Diretor: Arthur Penn. Duração: 1:47´. Sinopse: A incansável tarefa de Anne Sullivan, uma professora, ao tentar fazer com que Helen Keller, uma garota cega, surda e muda, se adapte e entenda as coisas que a cercam. 3. Wildflower ou Flor selvagem (DA + Epilepsia) 4. The Mighty – sempre amigos (DM e DF) 5. Amy (DV + DA) Sinopse: Uma vida pelas crianças. Conta a história de uma mulher que deixa tudo para se tornar professora em escola para crianças deficientes. Ela entra para um mundo sem som e se dedica a ensinar crianças a falar. Elas por sua vez, a ensinam a amar. 6. Desafios sem limites (Paraplegia e DV) 7. Meu namorado Pumpkin (*EUA, *2002) *Duração:* 121 minutos *Direção:* Anthony Abrams e Adam Larson Broder Sinopse: Carolyn McDuffy (Christina Ricci) é uma típica patricinha universitária americana, membro da fraternidade Alfa Omega Pi. Ela e suas companheiras têm como principal objetivo derrotar a casa Tri-Omega na disputa anual das fraternidades. Para agradar o conselho eleitor, as moças decidem ajudar no treinamento de atletas deficientes para as Para-Olimpíadas da universidade. Carolyn fica encarregada de um jovem chamado Pumpkin Romanoff (Hank Harris). A princípio sem paciência para a tarefa, Carolyn vai aos poucos se aproximando do rapaz, cativada por sua calma e honestidade. Para surpresa de suas amigas, de seu namorado e da própria, Carolyn e Pumpkin se apaixonam. 8. Meu pé esquerdo (Irlanda, 1989) *Título Original:* My Left Foot *Direção:* Jim Sheridan.* **Duração:* 103 min.* *Sinopse: Christy Brown (Daniel Day-Lewis), o filho de uma humilde família irlandesa, nasce com uma paralisia cerebral que lhe tira todos os movimentos do corpo, com a exceção do pé esquerdo. Com apenas este movimento Christy consegue, no decorrer de sua vida, se tornar escritor e pintor. 9. Gaby – uma história verdadeira (EUA, 1987) Direção de Luis Mandoki, com Liv Ullman, Norma Aleandro, Rachel Chagall e Robert Loggia. Duração: 114 min. Sinopse: Baseado na história de Gabriela Brimmer, garota que nasceu com distúrbio neurológico que a impede de falar, andar ou mesmo simplesmente mexer-se. Com a ajuda da mãe e da governanta, ela consegue superar suas limitações e escrever um livro. Grandes atrizes, mas o diretor Mandoki não se destaca exatamente pela sutileza, ao tratar de sentimentos. Reprise, colorido. 10. Lua de fel (DF) Sinopse: Casal de ingleses embarca em um cruzeiro onde conhecem um casal formado por uma linda mulher e um cadeirante. Este, sádico, conta aos ingleses a trajetória de seu romance, da paixão ao desencanto. 11. A força se um campeão (DF) Sinopse: A luta e força de vontade de um rapaz de 18 anos contra a doença que o obriga a amputar a perna. 12. O pequeno milagre (EUA, 1998) Diretor: Mark Steven Johnson. Duração: 113 min Sinopse: Simon Birch é um garoto de 11 anos que tem uma doença que impede o seu crescimento. Mas isso não abala o garoto, pois acredita que isso faz parte de um plano especial de Deus e que um dia ele será um herói. Seu melhor amigo é Joe. Certo dia, sem querer, Simon acaba matando a mãe de Joe durante um jogo de baseball. Será que os dois amigos se reconciliarão e, juntos, cumprirão o destino de Simon que é ser um herói? 13. O homem elefante - "The Elephant Man" (EUA, 1980) Diretor: David Lynch. Duração: 118 min. ** Sinopse: Baseado em história real, um homem deformado por uma doença congênita trabalha em um circo de aberrações. Com a ajuda de um médico, tenta recuperar sua dignidade. 14. Feliz ano velho (tetraplegia) Sinopse: Retrata a reconstrução da vida de um rapaz que fica tetraplégico em função de um acidente. 15. Nascido em 4 de julho (paraplegia) Sinopse: Soldado no Vietnã é atingido e fica paralítico. Durante sua recuperação ele faz questionamentos quanto a validade do seu patriotismo. 16. Uma janela para o céu (DF) 17. Carne trêmula (DF) Sinopse: Uma briga de casal acaba em troca de tiros com a polícia, um dos policiais é baleado e fica paraplégico. O homem que atirou é preso e o ex-policial torna-se um jogador de basquete famoso. Ao sair da prisão, o jovem quer vingança e aproxima-se da mulher do ex-policial. 18. Livre para voar (DF degenerativa) 19. Amargo regresso Sinopse: Um capitão das forças armadas americanas vai lutar no Vietnam e sua mulher decide servir como voluntária em um hospital para veteranos. Lá ela encontra um antigo colega da faculdade, agora um soldado paraplégico, e apaixona-se por ele. 20. Dr. Fantástico Sinopse: Um ataque nuclear acidental gera uma confusão entre EUA e União Soviética. O conselheiro do presidente americano, que dá nome ao filme, é paraplégico. 21. Johnny vai à guerra Sinopse: Um jovem retorna da primeira guerra mundial sem os braços, pernas e um pedaço do rosto. 22. King Gimp Sinopse: Vencedor do Oscar, esse documentário retrata a vida de um portador de paralisia cerebral. 23. O colecionador de ossos Sinopse: Um brilhante investigador policial fica tetraplégico após sofrer um acidente. Isso não o impede de continuar seu trabalho, desvendando um assassino em série, com a ajuda de uma jovem e dedicada policial. 24. O despertar para vida Sinopse: A convivência de alguns lesados medulares em um centro de reabilitação. 25. O franco atirador Sinopse: Conta a história de três amigos, dois deles paraplégicos, e as conseqüências da guerra do Vietnam em suas vidas. 26. O grande Lebowski Sinopse: Lebowski joga boliche, usa drogas e escuta rock o dia inteiro. A confusão começa quando ele é confundido com um milionário paraplégico e passa a ser perseguido por bandidos, seqüestradores, advogados e pela própria polícia. 27. O povo contra Larry Flynt Sinopse: Biografia do criador da revista pornográfica Hustler e sua luta pela liberdade de expressão. Sofre atentado que o deixa paraplégico. 28. Sempre amigos Sinopse: A história da amizade dois meninos, um super dotado, porém com distrofia muscular e o outro grande e forte, mas pouco inteligente e sem amigos. 29. A canhotinha 30. O domados de cavalos 31. O silêncio (DV + DA) 32. Homens de honra Sinopse: Amputação – história verídica sobre o primeiro mergulhador negro com DF nos EUA 33. As chaves da casa Itália/França/Alemanha, 2004. Duração: 105 minutos Sinopse: O filho de Gianni é um adolescente com deficiências físicas e mentais provocadas pelo parto problemático que matou a mãe. O garoto mora na Itália e precisa ir com freqüência a Berlim para tratamento. O pai tenta se reaproximar do filho em uma dessas viagens. *PATOLOGIAS INCURÁVEIS* 1. O óleo de Lorenzo (EUA, 1992) Direção George Miller. Duração: 94 min. Sinopse: O filme “O Oleo de Lorenzo” conta o drama de LORENZO, um garoto que sofre de ALD, uma doença degenerativa, rara, que ataca o cérebro, é só de manifesta em criança do sexo masculino. 2. Jack 3. A força do amor * * 4. Sonata de outono Sinopse: A história de um pianista e a relação com suas filhas, uma delas portadora de uma doença neurológica degenerativa. ** *SUPERDOTADO* 1. Mentes que brilham (EUA, 1991) Diretor: Jodie Foster. Duração: 100 min. Sinopse: História de um garoto superdotado de oito anos de idade e a luta de sua mãe e de uma professora especializada para que suas necessidades sejam atendidas. 2. Gênio indomável (EUA, 1997) Diretor: Gus Van Sant. Duração: 126 min. Sinopse: Em Boston, um jovem de 20 anos que já teve algumas passagens pela polícia e é servente de uma universidade, revela-se um gênio em matemática e, por determinação legal, precisa fazer terapia, mas nada funciona pois ele debocha de todos os analistas até se identificar com um deles. 3. A vingança do Nerds I, II e III (1984, 1987, 1992) 4. Amadeus (1984) 5. Gênios de verdade (1985) 6. Infinity (1996) 7. Encontrando Forrester (2001) *PRECONCEITO* 1. Deu zebra (EUA, 2005) *Direção:** Frederik Du Chan. **Duração:** 84 minutos*** Sinopse: Stripes é uma zebra abandonada ainda filhote pelos pais, que cresce acreditando ser um cavalo de corrida. Com a ajuda de seus amigos animais e da adolescente Channing Walsh (Hayden Panettiere), Stripes tenta fazer com que seu sonho se torne realidade. *AIDS* 1. A cura 2. Philadefia RACISMO 1. O destino de uma vida 2. Mississipi em chamas (com Gene Hackman) 3. A cor da fúria (com John Travolta) * * *DOENÇA MENTAL* 1. Dom Juan de Marco 2. Equus 3. Mr. Jones 4. O silêncio dos inocentes 5. Tempo de despertar 6. Para lembrar um grande amor 7. Um estranho no ninho 8. Garota interrompida *ORIENTAÇÃO SEXUAL* 1. Estranha amizade (Strange bedfellows) 2004. Paul Hogan e Michail Caton * * *QUESTÕES EDUCACIONAIS* 1. A história de Marta Collins (90’) 2. Conrack (EUA, 1974) Diretor: Martin Ritt. Duração: 105 min. Sinopse: Jovem professor leva os fundamentos da grande cultura branca às crianças negras de uma comunidade pobre de Carolina do Sul. 3. Mentes perigosas (EUA, 1995) Diretor: John N. Smith. Duração: 99 min. Sinopse:Oficial da marinha abandona carreira militar para realizar o antigo sonho de ser professora de inglês. Mas o grupo de alunos rebeldes que tem pela frente logo na primeira escola em que leciona será capaz de colocar à prova todo o seu treinamento e experiência adquiridos na caserna. 4. Ao mestre com carinho 5. Código 187 (com Samuel L. Jackson) 6. Um diretor contra todos (com James Belushi e Louis Gossip Jr.) 7. Sociedade dos poetas mortos (EUA, 1989) Diretor: Peter Weir. Duração: 2:09´. Sinopse: Em 1959, na Welton Academy, uma tradicional escola preparatória, um ex-aluno se torna o novo professor de literatura, mas logo seus métodos de incentivar os alunos a pensarem por si mesmos cria um choque com a ortodoxa direção do colégio, principalmente quando ele fala aos seus alunos sobre a “Sociedade dos Poetas Mortos”. 8. Meu mestre minha vida 9. A guerra do fogo (discussão sobre questões culturais) 10. Bluffing It (adulto analfabeto) 11. Quando tudo começa (França, 1999) Diretor: Bartrand Tavernier. Duração: 1:57´ Sinopse: Daniel é um professor de uma escola pública em uma pequena cidade do interior da França que sofre com o desemprego. Ele e os outros mestres do colégio são aconselhados a não se envolverem com os problemas da comunidade, mas Daniel não consegue ficar indiferente à miséria das pessoas. 12. Nenhum a menos (China, 1998) Diretor: Zhang Yimou. Duração: 1:46´. Sinopse: O professor Gao terá de ficar alguns dias fora da escola, para ajudar a mãe doente. Sem professor substituto, o prefeito do vilarejo escolhe Wei, uma menina de 13 anos, para assumir o posto. Gao avisa Wei: nenhum aluno deve deixar a escola durante sua ausência. Wei terá de aprender a lidar com os alunos e com essa nova situação imposta a ela. Zhang Huike, um menino de 10 anos, é inteligente mas muito indisciplinado. Ele está sempre desafiando a autoridade de Wei e testando sua paciência, quando ela tenta colocar ordem no local. Certa manhã, Zhang não aparece na escola. E Wei descobre que ele foi para cidade procurar emprego, para ajudar a família endividada. Com as palavras do professor Gao na cabeça e apenas uma vaga idéia de onde o menino possa estar, Wei parte para a cidade, disposta a encontrá-lo e trazê-lo de volta para casa. 13. O Jarro (Irã, 1992) Diretor: Ebrahim Forouzesh Duração: 90min Sinopse: Numa escola do deserto, o jarro que serve para as crianças matarem a sede trinca. O fato mobiliza as pessoas do vilarejo, cada uma com uma reação diferente. Diva Calles Revisora (português), professora (inglês, português, português língua estrangeira) Esta mensagem contém informação confidencial e/ou privilegiada. Se você não for o destinatário ou a pessoa autorizada a receber esta mensagem, não pode usar, copiar ou divulgar as informações nela contidas ou tomar qualquer ação baseada nessas informações. 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quinta-feira, 30 de junho de 2011

Genes que predisporiam algumas pessoas a habilidades intelectuais elevadas seriam os mesmos que disparam doenças como autismo e esquizofrenia.

Autismo é o preço da inteligência, diz descobridor da estrutura do DNA CLAUDIO ANGELO -enviado especial da Folha de S.Paulo a Cold Spring Harbor (EUA)

James
Watson, codescobridor da estrutura do DNA, pai da biologia molecular e
polemista profissional, tem uma nova teoria para explicar a suposta
genética da inteligência. Os genes que predisporiam
algumas pessoas a habilidades intelectuais elevadas seriam os mesmos
que disparam doenças como autismo e esquizofrenia.
Coincidentemente,
é essa a hipótese que um grupo de pesquisadores da Universidade do
Colorado está desenvolvendo. Os dados foram apresentados na semana
passada nos Estados Unidos, logo depois de Watson ter delineado suas
ideias.
"Isso é muito especulativo. Não posso provar", admitiu à
Folha o biólogo, de 81 anos. Mas a inteligência, continuou, é rara
porque casais inteligentes têm probabilidade mais alta de terem filhos
com problemas. "E esses genes tendem a ser eliminados pela seleção
natural."
Watson apresentou sua tese durante o 74º Simpósio de Cold
Spring Harbor sobre Biologia Quantitativa, organizado pelo laboratório
do qual ele era chanceler --até ser demovido do posto no fim de 2007 por
ter feito comentários racistas.
Longe de se retratar pelo episódio,
Watson ainda sugeriu, durante sua apresentação, que outro motivo pelo
qual a inteligência é rara é que "as pessoas inteligentes pagam por
dizerem a verdade. Sei disso por experiência pessoal".
Autorreferência
O cientista começou a desenvolver sua hipótese depois de ter sido o primeiro ser humano a ter o genoma sequenciado.
"Fiquei assustado, descobri que tinha mutações em três genes ligados ao reparo do DNA".
Esses
genes, como o BRCA1 e o BRCA2, entram em ação para corrigir danos
causados durante a replicação do DNA ou por uma agressão do ambiente,
como radiação. Mutações neles estão ligadas ao câncer.
"Pessoas com essas mutações tendem a ter filhos especiais", disse. Watson tem um filho esquizofrênico.
Os
mutantes são mais inteligentes que a média e têm menos filhos --e, de
acordo com Watson, têm problemas para se relacionar com as outras
pessoas. Veja os cientistas.
Supostamente, os genes da inteligência
seriam eliminados pela seleção natural. "Mas por que eles não somem e a
humanidade não fica mais estúpida?"
Elementar, afirma Watson. As
sociedades que têm indivíduos com alta cognição, como Einstein e Darwin,
se beneficiam. O processo evitaria o expurgo da inteligência -e da
esquizofrenia- do "pool" genético dessas populações.
Faca de dois gumes
Menos
especulativa é a ligação entre cognição e doenças mentais feita pelo
grupo de James Sikela (Universidade do Colorado). Ele e seus colegas
descobriram uma correlação entre o alto número de cópias de um gene numa
certa região do DNA humano e o desenvolvimento do cérebro. Essa região,
dizem outros estudos, estaria também implicada com autismo e
esquizofrenia.
Os pesquisadores identificaram que uma região
instável do genoma chamada 1q21.1 concentrava um número alto de cópias
de um gene chamado DUF1220. "A relação de causa e efeito não está
provada, mas nós relatamos uma correlação" entre o aumento do número de
cópias desse gene na linhagem humana e o aumento do cérebro, disse
Sikela à Folha.
Essa instabilidade é "uma faca de dois gumes". "Ela
teria permitido mais cópias do DUF1220 e, portanto, teria sido retida na
evolução. Por outro lado, essa instabilidade não é precisa e pode gerar
um embaralhamento deletério de sequências.
É por isso que os vários
estudos recentes que têm relacionado variação no número de cópias na
região 1q21.1 no autismo e na esquizofrenia chamaram nossa atenção: isso
se encaixa na ideia de que os indivíduos com essas doenças são o preço
que a nossa espécie paga pelo mecanismo que permitiu e permite a geração
de mais cópias da DUF1220."
Sikela disse que Watson não sabia de
seus dados e que o mecanismo sugerido por ele é diferente. "Mas, em
teoria, outras regiões do genoma poderiam se encaixar no modelo."

Musicoterapia e Autismo

Posted by: "clarisse prestes" clarisseprestes@gmail.com   clarisseprestes

Sun Jun 26, 2011 1:16 pm (PDT)



Amigos
Envio o último video que fizemos com um menino que atendemos em
musicoterapia.
Está em três partes.
Um abraço

http://youtu.be/0sIdkESbPJI

http://youtu.be/zBXaRLRbQCI

http://youtu.be/gGimVSji_m0

Birras....

oi pessoal
estou ficando louca com a gritaria da Letícia, ela quer que eu fique com ela o tempo todo, hoje já gritei com ela tb, porque não consigo fazer nada, e o Enrique não pode chegar perto de mim, que ela grita.

Fico com eles o tempo todo, passei o feriadão por conta. Não faço nada diferente.

Hoje de manhã, ela estava dormindo na minha cama, e fui tomar banho, deixei a babá vigiando, quando saí ela começou a gritar, e eu no quarto tentando acalmar, conversando... e ela chora...aí o Enrique que estava dormindo na sala acordou e fui ve-lo, outra confusão.
Blz, acalmou, descemos para o parquinho que o vovô fez, tranquila, comendo pao, brincando, aí subi para falar com a empregada, veio gritando...gritei mais, me desesperei, chorei muito.

Enrique está ficando muito mais conectado, me chama para brincar, mas aí ela grita e não consigo dar atenção a ele, e ele não gosta dos gritos se afasta.

E todos acham que eu tenho que ficar com ela, "coitadinha", estou sufocada.Diz meu marido que eu só falo "não consigo fazer nada". Mas realmente como eu fico com eles, não tenho tempo de escrever o que a empregada tem que fazer, e quando eu falo, às vezes acho que ela entendeu o que já disse, e dá td errado.

Vcs já passaram por isso tb? o que fazer nesta hora?

estou muito estressada.
bjs
Silvana

Nossa, Silvana, que situação!
De fato, com dois filhos, os problemas acabam vindo em dobro.
Como tenho uma só, nunca passei por essas situações de disputas entre irmãos, mas a Maria Clara também é bastante ciumenta, e não gosta que eu fique sem dar atenção a ela (mesmo que ela não esteja dando atenção a mim).
O que eu acho que pode ajudar:1) explicar à Letícia que você não entende quando ela grita, que ela pode ter outras atitudes, como falar, ou te abraçar, etc, quando quer sua atenção2) explicar à Letícia que tem a vez dela, e tem a vez do Enrique; que você brinca com ela na vez dela e brinca com o Enrique na vez dele; e que tem também a vez de você falar com a empregada, a vez de você ir ao banheiro, etc3) gritar com ela não adianta (acho que você sabe disso, mas na hora a gente perde a cabeça, né? Sei bem o que é isso). Por mais difícil que seja, precisamos ter toda a paciência do mundo4) ela não é coitadinha. Ninguém é coitadinha (nem você). Se ela perceber que estão com peninha dela (e ela provavelmente já percebeu isso), vai se aproveitar para fazer chantagem (todas as crianças fazem isso).5) tire algum momento do dia para relaxar e pensar em você. Isso vai ajudá-la a ter calma nas horas do stress.6) os gritos da Letícia não podem mover você em direção a ela, senão ela entende que gritar é uma forma de se comunicar e ter sua atenção. É preciso ignorar os gritos dela; no máximo dizer que não está entendendo, e depois silêncio.
Espero que ajude. Um abraço

Mônica, mãe da Maria Clara, 6 anosRio de Janeiro - RJ

Os Direitos das pessoas com Autismo


Enviado por: "celiamariasoares@ymail.com" celiamariasoares@ymail.com   celiamariasoares@ymail.com

Ter, 28 de Jun de 2011 5:01 pm



Não sei se todo mundo teve acesso, mas segue cartilha sobre os direitos da pessoa com Autismo para download!

É só clicar no link, que abre o arquivo em PDF para download!

http://www.assistiva.org.br/sites/default/files/direitospessoasautismo_leitura_0.pdf

Bjos...

Célia
http://creativeideias.webnode.com.br
http://creativeideias.blogspot.com/

Os 7 vídeos de autismo - retratação do MTV



Em retratação, MTV exibe documentários sobre o autismo após o programa infeliz
de humorismo sobre autismo.
Parabéns a MTV pela linda ação!

http://france-porummundomelhor.blogspot.com/

Blog http://france-porummundomelhor.blogspot.com
Veja também http://www.apaeitabira.blogspot.com
www.juventudeitabira.blogspot.com
Site da APAE www.itabira.apaebrasil.org.br
"Aprendi que meu lugar ao sol deveria ser conquistado por mim mesma. Que crescer
era aprender
para não atribuir a responsabilidade de minha sobrevivência e a
possibilidade de minhas
conquistas a ninguém... Me ensinaram que eu tinha que ser um
indivíduo!!
Me ensinando isto, me ensinaram a ser
livre!"

www.filmeseducativos.com


*Voltando a Vida (Retour a La Vie) - Emmanuelle Laborit
Afterlife - Síndrome de Down
Twins - Gêmeos - Implante Coclear.
Ocean Heaven - Autismo
O Menino e o Cavalo - Autismo
Hellen Keller - O Milagre Continua - Legendado
Terror Cego - Def. Visual
Jewell - Um Amor Incondicional - Síndrome de Down
Está Todo Mundo Louco
**Refrigerathor Mothers - AUTISMO
O Milagre de Anne Sullivan - Versão 1979 (SURDEZ-VISUAL)
Amy - Em Busca de Si Mesma (SURDEZ)
O Martírio do Silêncio (Mandy - 1952) (SURDEZ)
Leon y Olvido - (Síndrome de Down)
Hellen Keler In Her Story - (Documentario - 1954)
Som e Furia 1 (Qualidade Excelente)
Som e Furia 2 - Seis Anos Depois
Gêmeos (Twins) - Do mesmo diretor de Som e Furia 1 e 2
E muitos outros...*

**

Estudo do Estado Nutricional e Metabólica de Crianças com Autismo

ASU Estudo do Estado Nutricional e Metabólica de Crianças com AutismoPor ADHD / Autismo Medicina AlternativaRecursos <http://www.facebook.com/pages/ADHDAutism-Alternative-Medicine-Resources/108343805895194>,terça, 14 de junho de 2011, 18:56
*
* Press Release *: ASU Estudo do Estado Nutricional e Metabólica dosCrianças com autismo
Um novo estudo publicado na revista Nutrition and Metabolism avalia
o estado nutricional e metabólico de 55 crianças com espectro de autismo... Desordens em comparação com 44 crianças neurotypical da mesma idade e gênero.
Em comparação com as crianças neurotypical, crianças com autismo tinhamsignificativamente pior estado nutricional e metabólico, como detalhado abaixo.
* Os destaques do estudo *
Os achados de baixos níveis de ATP (a principal combustível para o corpo e os
cérebro) sugerem que crianças com autismo têm prejudicado mitocondrialfunção (produção de energia diminuiu).
Os achados de níveis mais baixos de biotina e outras vitaminas e
biomarcadores, indicando maior necessidade de vitaminas, sugere fortemente
que a suplementação de vitamina / mineral seria útil para a maioria das criançascom autismo.
Os achados de baixos níveis de glutationa reduzida e níveis mais elevados
da glutationa oxidada, são consistentes com vários estudos de James et
al. Glutationa é um importante anti-oxidante, e uma defesa importante contra
metais tóxicos / químicos. Os achados de baixos níveis de NADPH, pelo menos,
explica em parte o aumento na oxidação de glutationa, porque NADPH
é o co-fator necessário para converter glutationa oxidada à redução(Ativo) de glutationa.
O achado de níveis baixos de SAM é consistente com vários estudos de
James et al. SAM é o doador de metila primária no corpo, e éimportante para metilação (activação / desactivação / modif
cação) de DNA,
RNA, proteínas, fosfolipídios, e neurotransmissores. Uridina, um
biomarcador do status de metilação, também foi significativamente elevados, o que
confirma um prejuízo significativo no metilação. ATP é o co-fator
necessário para converter a metionina SAM, portanto, os níveis baixos de ATP provávelcontribui para a diminuição do nível de SAM.
O achado de níveis muito baixos de sulfato de réplicas de vários estudos por
Waring et al. Sulfato é o terceiro mineral mais abundante no corpo,
sulfatação e é uma das principais formas em que o fígado desintoxica
produtos químicos. Parece que as crianças com autismo não pode reciclar sulfato
em seus rins (em parte devido aos baixos níveis de ATP), resultando em
aumento dos níveis de perda de sulfato na urina, e diminuiu no
corpo. Parece que a maioria das crianças com autismo necessidade substancialterapia de sulfato (MSM suplementos ou banhos de sal Epsom).
O achado de baixos níveis de ATP, NADH, NADPH e é interessante porque
todos são formados a partir de ribose, e um estudo recente (Freedenfeld et al) encontrados
que ribose terapia e terapia NADH foram cada um capaz de melhorar os níveis deATP, NADH, NADPH, SAM, e / ou ribose.
Os achados de baixos níveis de triptofano, um aminoácido essencial,
sugere que crianças com autismo teria baixos níveis de serotonina
(Um importante neurotransmissor) e melatonina (o hormônio que induz
sono), uma vez que o triptofano é convertido em serotonina e, em seguida,melatonina. Isto sugere que a suplementação de triptofano pode ser útil.
As conclusões do baixo nível de lítio confirma um estudo anterior por Adams
et al, que encontraram níveis mais baixos de lítio em crianças com autismo
e suas mães. O lítio é, possivelmente, um mineral essencial, e baixa
níveis de lithum estão associadas a uma ampla gama de problemas psiquiátricos
distúrbios, incluindo esquizofrenia e comportamento agressivo. Estesugere que baixos níveis de suplementação de lítio pode ser útil.
O autor principal do estudo, o professor James Adams de Arizona State
University, afirma que "Este amplo estudo revelou muitos nutricional
e anormalidades metabólicas em crianças com autismo. A boa notícia é
que todos eles deverão ser facilmente tratável com nutrição adequada
suplementação. "Este estudo é o primeiro de vários artigos sobre uma grande
estudo realizado pela Universidade Estadual do Arizona para avaliar e tratar
problemas nutricionais e metabólicos em crianças com autismo através da utilização de
um personalizado suplemento vitamínico / mineral. O suplemento utilizado nessa
estudo já foi comercializado, e está disponível a partir dewww.yasooproducts.com / syndion
Este estudo foi financiado pela Autism Research Institute e do Legacy
Fundação. As medidas nutricionais e metabólicas foram conduzidos
pelos Médicos de Dados e Diagnósticos de Saúde e Research Institute (HDRI,
anteriormente vitamina Diagnostics), e os testes são agora comercialmentedisponíveis .*
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MTV exibe documentários sobre o autismo após o programa infeliz

Em retratação, MTV exibe documentários sobre o autismo após o programa infeliz
de humorismo sobre autismo.
Parabéns a MTV pela linda ação!

http://france-porummundomelhor.blogspot.com/

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Veja também http://www.apaeitabira.blogspot.com
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Site da APAE www.itabira.apaebrasil.org.br
"Aprendi que meu lugar ao sol deveria ser conquistado por mim mesma. Que crescer
era aprender
para não atribuir a responsabilidade de minha sobrevivência e a
possibilidade de minhas
conquistas a ninguém... Me ensinaram que eu tinha que ser um
indivíduo!!
Me ensinando isto, me ensinaram a ser
livre!"

Carnitina pode melhorar os sintomas de autismo

O autismo é uma condição médica cada vez mais comum que afeta uma criançacapacidade de desenvolver habilidades sociais e de comunicação. O número de criançasque são diagnosticados com autismo tem aumentado dramaticamente nos últimos 20anos. Embora não existam medicamentos que tratam diretamente do autismo,medicamentos são usados ​​para tratar sintomas específicos, como hiperatividade,depressão e alterações no humor. Dois estudos recentes sugerem que a dietasuplemento, carnitina, pode ajudar a tratar a doença em si.
O autismo é um distúrbio do desenvolvimento de habilidades sociais e de comunicação.A causa exata (s) não foram descobertos. Parece haver uma predisposição genéticalink, mas a genética por si só não pode explicar o rápido aumento no autismo maisnas últimas décadas. Na década de 1980, o autismo foi diagnosticado em uma criança pormil. Estudos recentes sugerem que a taxa de autismo é agora um em 110.Uma das razões para o aumento pode ser que os critérios para o diagnóstico deautismo mudou desde a década de 1980. No entanto, os fatores ambientais não podem serdescartada.<http://www.dpbolvw.net/click-3882608-10838066> Anúncio
Uma teoria sobre o autismo é que as mitocôndrias nas células nervosas não sãofuncionando corretamente. As mitocôndrias são as usinas de energia das células. Elestornar a energia química que todas as células precisam para funcionar.Mitocôndrias não funciona adequadamente pode afetar profundamente a forma como o todofunções das células e se desenvolve. Para este fim, tem-se a teoria de quecarnitina pode ajudar a função mitocondrial e podem ser benéficas para o autismo.
Carnitina é composto por dois aminoácidos: lisina e metionina. Énecessária para o transporte de gordura dentro da célula na mitocôndriae isso ajuda na transformação dessas gorduras em energia química. algumas evidências de que a carnitina também é útil para um número de médicoscondições, incluindo doenças cardíacas e controle glicêmico em pacientes comdiabetes. Dois estudos recentes têm sugerido que a carnitina pode reduzir umnúmero de sintomas do autismo.
Em um estudo, publicado na Medical Science Monitor (2011), 30 participantesdiagnosticadas com autismo foram randomizados para receber carnitina ou placebos paratrês meses. Melhorias significativas foram observadas em pacientes que tomavam acarnitina e essas melhorias fortemente correlacionada com os níveis decarnitina no sangue. As conclusões foram que três meses de diáriacarnitina terapia melhorou significativamente várias medidas clínicas deautismo.
Em outro estudo médico publicado em Psicologia Molecular (2011), reunindodados de muitos estudos menores, observou que parece haver uma fortecorrelação entre o autismo ea função mitocondrial. Eles também achavam queos dados de carnitina, coenzima Q10 e vitaminas B foi positivo emerecido estudo adicional.
Fontes alimentares ricas em carnitina incluem carne vermelha, nozes, sementes e grãos.Embora não haja ainda nenhuma cura para o autismo, a pesquisa continuada em váriasabordagens não-tradicionais parece ser promissor e seguro. No geral, carnitinaé seguro, mas eu não recomendo iniciá-lo como um suplemento dietético a menossob a supervisão de um médico familiarizado com seu uso.
• * Patrick B. Massey, MD, Ph.D é diretor médico para complementar emedicina alternativa para a Rede Alexian Hospital Irmãos .*Compartilhar esta no twitter% 2Fentlife <% http://twitter.com/home?status=http 3A% 2F% 2Fwww.dailyherald.com% 2Farticle% 2F20110627% 2F706279983% 2F% 20 -% 20Could% 20supplement% 20have% 20effect% 20on% 3F% 20autism>
Leia mais:http://www.dailyherald.com/article/20110627/entlife/706279983/ # ixzz1QhVmvtjD

Sessão Especial na Camara dos Deputados - Todos os depoimentos

Pirralhos mal educados


Radialista: autistas são pirralhos que não se comportam
Jacques Steinberg


Michael Savage, o polêmico radialista que na semana passada afirmou que praticamente todas as crianças autistas são "pirralhos que não foram ensinados a se comportar", disse em entrevista telefônica na segunda-feira que sustentava sua declaração e não tinha intenção de se desculpar com defensores e pais de crianças autistas que exigem a sua demissão devido ao incidente.
"Meu ponto de vista continua sendo verdadeiro", disse Savage, cuja audiência é menor apenas do que as de Rush Limbaugh e Sean Hannity, em entrevista.

"Essa é uma condição médica com diagnósticos demais. Para mim, não existe um diagnóstico definitivo para o autismo." Em 16 de julho, Savage insinuou em seu programa que "99% dos casos" de autismo resultavam de criação negligente.

Ele disse aos ouvintes: "Eles não têm um pai que lhes diga 'não aja como um idiota. Assim você não vai conseguir nada na vida'". Segundo o radialista, entre as advertências que as crianças com autismo deveriam ouvir estão: "Endireite-se. Aja como homem. Não fique aí sentado, chorando e berrando, seu idiota".

Quando lhe perguntaram na segunda-feira se ele de fato acreditava que 99 em cada 100 crianças autistas haviam recebido diagnóstico errado, Savage admitiu que o número era "um pouco alto".

Ele complementou: "Foi uma hipérbole". Mas o radialista afirmou estar orgulhoso de ter estimulado a discussão sobre o assunto e planeja dedicar seu programa inteiro na segunda-feira - transmitido ao vivo do norte da Califórnia das 15h às 18h, horário da Costa Oeste - aos pais e outros ouvintes que ligarem discordando dele e desejando instruí-lo.

Embora o programa de Savage seja transmitido por mais de 350 estações de rádio americanas, seus comentários sobre autismo se espalharam na sexta-feira através de um e-mail enviado pela Media Matters for America, um grupo de apoio que se dedica parcialmente a "corrigir informações conservadoras equivocadas na mídia".

Alguns críticos não quiseram esperar até o programa de Savage, chamado The Savage Nation, para expressar sua divergência com o radialista.

Na cidade de Nova York, a Autism United, uma coligação de organizações de apoio às crianças autistas, fez um protesto na segunda-feira em frente aos estúdios da WOR (710 AM), que transmite o programa de Savage de segunda à sexta, das 18h às 21h, horário da Costa Leste.

"Ele caracteriza as crianças que sofrem dos casos mais graves de autismo - crianças deficientes - como sendo pirralhos malcriados cujo único defeito é ter pais que não os disciplinam", disse John Gilmore, diretor-executivo da Autism United e pai de um menino de oito anos diagnosticado com autismo.

"Isso é uma representação totalmente equivocada do que acontece com as crianças autistas. Basicamente, o que ele faz é reproduzir o que costumava ser dito sobre o autismo há 40 anos, no apogeu da análise freudiana", Gilmore complementou.

"Costumava-se culpar a má criação dos pais. Não há nenhuma evidência que sustente isso." Paul Siebold, porta-voz da WOR, disse em declaração por e-mail: "As opiniões exprimidas por Michael Savage são dele e não da rádio WOR. Lamentamos qualquer consternação que os seus comentários possam ter causado aos ouvintes".

Mark Masters, executivo-chefe do Talk Radio Network, que detém os direitos de transmissão do programa de Savage e estendeu seu contrato até fevereiro, não respondeu às diversas mensagens deixadas em seu escritório na segunda de manhã.

Catherine Lord, especialista em autismo e professora convidada do centro de estudos infantis da Universidade de Nova York, disse que por trás do polêmico argumento de Savage há um fundo de verdade: algumas crianças recebem um diagnóstico de autismo por tabela, quando não se encaixam em nenhuma outra categoria.

Mas com muito mais freqüência, crianças com autismo recebem outro diagnóstico. Ela também disse temer que os comentários desinformados de Savage possam ser nocivos.

"Qualquer tendência de culpar a criança ou acreditar que ela só está sendo malcriada perpetua o mito de que o autismo não é uma deficiência de aprendizado. É uma condição neurobiológica, como a epilepsia ou qualquer outra condição médica como diabetes e problemas cardíacos. É como culpar uma criança com problemas cardíacos por não conseguir se exercitar."

23JUL08 - The New York Times - Tradução para português do Brasil: Amy Traduções - In noticias.terra.com.br

Dicas de mães

Maria Eduarda

Não sei se são dicas, mas são coisas que me passaram pela cabeça, e que de repente podem te ajudar a chegar a uma conclusão.

Você disse que ele faz as atividades com a TO mas não quer repetir com você. Será que ele não considera que essas atividades são para serem feitas com a TO e não com você? Digo isso porque muitas vezes, quando chamo Maria Clara para fazer quebra-cabeças, ela me olha com uma cara do tipo "de novo? isso eu já faço com a Vanessa" (nome da terapeuta ABA dela)

Esqueci quantos anos ele tem. Se estiver na educação infantil, não se preocupe em ensiná-lo a ficar sentado, porque muitas atividades são mesmo no chão, andando pela sala, etc. Todas as crianças menores de 5 anos estão na escola aprendendo a ficar sentadas na mesinha para fazer atividades. Ele não precisa aprender antes dos coleguinhas.

"Ele não generaliza" Será que precisa? A gente pode fazer um desenho na escrivaninha, ou na mesa de jantar, ou no chão, ou com o caderno apoiado nas pernas. Muitas vezes Maria Clara faz o dever de casa no chão, com a mesma eficiência do que se estivesse sentada na mesinha. Acho que parar para fazer uma atividade é mais importante do que onde faz.

Se ele gosta de Toy Story, faça brincadeiras com as figuras do Toy Story; pode ser um desenho para colorir, pode ser construir um boneco de sucata, brincar de boneca-de-papel com os personagens, e o que mais sua imaginação inventar. Eu fiz para Maria Clara um enorme Snoopy (numa folha A4), com roupinhas para trocar, como as bonecas de papel mesmo - porque o personagem preferido dela é o Snoopy. No meu caso, ela não gostou da idéia - ela gosta de ver o Snoopy se movendo nos filmes, e não na mão dela - mas de repente seu filho curte.

Acho que é muito importante você brincar com ele de qualquer coisa que ele goste. Quando a criança está se divertindo, você consegue pedir que ela faça alguma coisa que você quer. E, mesmo se ela não fizer, divertir-se junto já é muito bom. Brincando, você consegue interagir melhor, e fazer a criança prestar mais atenção a você e ao que você quer, então as outras coisas vão ficando mais fáceis, porque ela fica mais conectada às atividades.

Boa sorte

Mônica, mãe da Maria Clara, 6 anos
Rio de Janeiro - RJ

terça-feira, 28 de junho de 2011

ZINDUCK - "Remédio Natural" - sem aditivos químicos... desenvolvido pela UFRJ,


ZINDUCK - "Remédio Natural" - sem aditivos químicos... desenvolvido pela UFRJ, novo medicamento será testado até para tratamento da AIDS...

O Zimduck "acorda" o sistema imunológico e, caso se demonstre eficaz, poderá ser indicado para qualquer paciente imunodeprimido, como portadoresde HIV, hepatite e tuberculose e até por prevenção. 
 
 
O Zimduck tem como princípio ativo uma molécula desenvolvida pelo psiquiatra e psicanalista Luiz Fernando Mesquita, a partir da mistura de leite de cabra, vaca e outros mamíferos. Desde 1998, quando foi sintetizada, foram feitos estudos pré-clínicos que demonstraram a segurança do produto.
 
 
Esses testes, também chamados de fase 1, foram realizados em 30 voluntários sadios na UFRJ e também em camundongos. Tantos nos humanos como nos , em que se utilizou uma dose três mil vezes maior do que a preconizada, não foram registrados efeitos colaterais significativos.
 
 
Para obter o medicamento, o pesquisador misturou diversos tipos de leites de mamíferos em proporções específicas, retirou a gordura, obteve uma secreção láctea, que foi pasteurizada e reduzida a pó. A nova molécula, segundo Mesquita, é absolutamente natural e pode ser produzida em qualquer lugar no mundo. Já foi patenteada no Brasil no exterior.
 
 
Os testes da fase 2, que comprovarão se o medicamento é eficaz, serão realizados em 40 voluntários portadores de HIV. Metade tomará antiretrovirais e placebo e a outra metade tomará esses mesmos medicamentos mais o Zimduck. A expectativa de Mesquita, inclusive, é a de conseguir negativar o vírus da AIDS em crianças. "O Zinduck age fazendo um "upgrade" no sistema imune. Ele não é contra nada, é a favor do organismo, faz com que o corpo volte a trabalhar para o próprio corpo. Nosso sistema imunológico está atrofiado pelo uso incorreto de medicamentos", explicou o pesquisador.
 
 
Atualmente o País importa 98% das imunoglobulinas, que são usadas em pacientes imunodeprimidos, normalmente de forma endovenosa, e custam de R$ 300 a R$ 400 dose. Caso o Zimduck passe por todas as fases de pesquisa, Mesquita calcula que um frasco com 30 comprimidos seja vendido entre R$ 40 e R$ 60. "Quero oferecer uma esperança a todos os imunodeprimidos", afirmou.

Vídeo com a Reportagem sobre o Medicamento no Globo Reporter:


http://g1.globo.com/videos/globo-reporter/v/remedio-sintetico-nos-protege-de-infeccoes-e-aumenta-a-imunidade/1272676/#/Edi%C3%A7%C3%B5es/20100528/page/1

Pesquisa com câmara de descompressão traz esperança

Cura do autismo - pesquisa com câmara de descompressão traz esperança

Uma câmara de descompressão pode ajudar crianças com autismo, segundo pesquisa científica.

Após 40 horas de tratamento hiperbárico crianças autistas apresentaram melhoras significativas na interação social e contato visual.

O estudo do BMC Pediatrics não pôde demonstrar se os resultados foram de longa duração, mas deve realizar um estudo mais aprofundado sobre o tratamento, segundo a equipe de pesquisadores.

Uma teoria é que o oxigênio pode ajudar a reduzir a inflamação e melhorar fluxo de oxigênio ao tecido cerebral.

Tratamento hiperbárico - efetivamente dando altas concentrações de oxigênio pelo aumento da pressão atmosférica - foi demonstrado que traz benefício em outras condições neurológicas, como a síndrome alcoólica fetal e paralisia cerebral.

No último estudo, realizado em seis centros de os E.U., 62 crianças com idade entre dois a sete com autismo foram aleatoriamente designados para receber 40 horas de tratamento, durante um mês com 24% de oxigênio pelo aumento da pressão atmosférica (1,3 atm) ou normal no ar uma ligeira pressão quarto (1,03 atm).

Crianças que receberam o tratamento apresentaram melhoras significativas no funcionamento global, linguagem receptiva, interação social, contato visual e, sensoriais ou cognitivas sensibilização.

No total, 30% no grupo de tratamento foram classificados pelos médicos como "melhorou muito" ou "muito melhor" comparado com 8% das pessoas no grupo controle.

Globalmente, 80% no grupo de tratamento melhorou em comparação com 38% dos controles.
http://www.obrasileirinho.com.br/2009/03/cura-do-autismo-pesquisa-com-camara-de.html

Entendendo o processo metabólico

ÓLEO de CÔCO Extra Virgem Orgânico

ÓLEO de CÔCO Extra Virgem Orgânico

entendendo o que são gorduras saturadas, mono-insaturadas e poli-insaturadas



Este é um artigo de José Luiz Moreira Garcia, Agrônomo pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro com Mestrado em Fisiologia e Bioquímica pela Michigan State University – reproduzido aqui com autorização do autor.

Várias pessoas me pediram para escrever algo sobre o Óleo de Côco ou sobre para que serve o Óleo de Coco. Sabem que o Óleo de Coco é bom para a saúde por terem ouvido relato favorável de outras pessoas que já o consumiram. Sabem, também, que nas populações que o consomem tradicionalmente, isto é, lugares como Ilhas Fiji, Filipinas e Ilhas do Pacífico que a incidência de câncer e de outras doenças degenerativas próprias da nossa sociedade atual, como doenças cardiovasculares, etc. é bem menor do que no resto do mundo.

Porém, essas informações esparsas não os convencem da superioridade desse alimento nem da necessidade de o consumirem regularmente e desejam saber mais sobre o assunto. Existe na cabeça da maioria das pessoas, hoje em dia, a idéia conflitante de que as gorduras saturadas não seriam boas para a nossa saúde e tendem a reagir de forma, até certo ponto, cínica quando se deparam com novas informações sobre a nutrição e a saúde que contradizem esse mito já desgastado.

Algumas pessoas até sabem que, se os Triglicérides de Cadeia Média (TCM) do óleo de coco são usados em fórmulas para bebês prematuros, recém nascidos, crianças, idosos, convalescentes, pessoas com comprometimento hepático e até em fórmulas energéticas para atletas, não podem ser ruins para a nossa saúde.

A taxa de mortalidade por doenças cardiovasculares nas Filipinas, país onde o Óleo de Côco e o Côco são largamente consumidos é de 120 pessoas contra 548 no Japão e 814 nos EUA, para cada 100.000 pessoas com idades entre 35 a 74 anos. (2, 5)

Entretanto, alguma coisa parece ainda não se encaixar. Por acaso o Óleo de Coco não é composto de gordura saturada? Gordura saturada não é prejudicial à saúde? As dúvidas crescem ainda mais e aumentam a curiosidade de saberem mais sobre o Óleo de Côco.

Mas, como escrever algo sobre o Óleo de Côco que possui na sua composição principalmente os Ácidos Graxos de Cadeia Média (AGCM) e/ou Triglicérides de Cadeia Média (TCM) sem falar sobre óleos e gorduras de uma maneira geral? Como falar sobre Óleo de Coco e suas propriedades nutritivas excepcionais bem como sobre as suas propriedades medicinais, hoje amplamente comprovadas pela literatura científica, sem falarmos sobre como é organizado o processo de difusão de conhecimento na nossa sociedade atual?

Como comentar sobre Óleo de Côco sem expor a ignorância, desinformação, contradições e má fé daqueles que, por força de lei, são as pessoas indicadas e autorizadas a falar sobre nutrição e saúde não só no Brasil mas também em qualquer parte do mundo, isto é, médicos e nutricionistas?

Dessa forma não me resta outra saída a não ser informar ao meu público leitor como se processam as informações sobre Saúde e Nutrição principalmente no Brasil, doa a quem doer.

Em nosso país, ao contrário de outros países mais desenvolvidos, a classe médica se arvora no direito de dar sempre a ultima palavra sobre quaisquer assuntos relacionados à saúde e nutrição muito embora a sua grade curricular não contemple o estudo aprofundado da nutrição e ciências correlatas. Os médicos na sua grande maioria são profissionais abnegados e importantíssimos e, graças a eles, milhares de vidas preciosas são salvas a cada minuto, entretanto, a sua reconhecida competência, ao que tudo indica, se restringe aos centros cirúrgicos, salas de operação, UTIs, na Medicina Diagnóstica, etc., porque, quando resolvem dar conselhos de saúde as pessoas, o resultado, via de regra, é desastroso.

Assim, alguns médicos se transvertem de nutricionistas quando se auto-denominam “Nutrólogos”, aberração essa, creio, ser exclusiva do Brasil e outros países à espera do verdadeiro desenvolvimento que não pode ser simplesmente medido por PIBs. A sanha monopolizadora da área de Saúde pelos médicos é tal, que, hoje em dia, nem mesmo um simples vidro de Óleo de Fígado de Bacalhau pode ser comprado “sem receita médica” em nosso país, em farmácias de manipulação. Da mesma forma os chamados “Nutricionistas”, se avaliada a sua grade curricular, não passam do que em outros países denomina-se de “Dietistas”, pois formam-se para exercerem tão somente a tarefa de prepararem dietas em hospitais , fábricas, etc.... Devida a sua formação precária que ainda utiliza Tabelas de Composição de Alimentos elaboradas há mais de 50 anos atrás, para sorte nossa, são impedidos de consultar as pessoas visando a melhoria da sua saúde. À sua formação, faltam conhecimentos de Imunologia, Genética, Biologia Molecular, Bioquímica e Farmacologia.

Assim, médicos travestidos de Nutricionistas e auto-denominados “Nutrólogos” e Dietistas alçados a posição de Nutricionistas vão dizendo à população brasileira, que padece tanto de analfabetismo propriamente dito bem como de analfabetismo funcional (que atinge a todas as classes), o que fazer e o que comer, sem que com isso consigam reverter a marcha da maioria das doenças cujas origens estão na forma errada e equivocada de se alimentarem. O que se observa é o aumento do número de mortes devido ao câncer, diabetes, doenças coronarianas e o aumento considerável da incidência de doenças auto-imunes.

Seria o caso de perguntarmos: -“ Se os senhores estão, de fato, falando a verdade, porque é, então, que as doenças insistem em aumentar de incidência e, ao fazerem isso, insistem em os desmentir?” Essas autoridades constituídas que insistem em nos dizer o que fazer e o que comer eu denominei de Ditadores Dietocráticos.

Não é novidade para ninguém que, a maioria dos médicos após terem se formado, são educados e informados pelas empresas farmacêuticas. Isso já foi motivo de reportagem não só no Jornal Folha de São Paulo como também na Band TV. São gastos milhões com esse objetivo, todos os anos. Por outro lado a indústria de óleos vegetais também gasta vultuosas quantias para promover seus produtos, entre eles a famigerada “margarina” com o auxílio não desinteressado de associações de classes médicas ou de nutrição.

Essa tipo de informação prêt-à-porter divulgada pela nossa mídia, de aluguel ou não, nos diz que “óleos vegetais são bons para a saúde enquanto que gorduras animas são ruins para a saúde”. Essa mesma linha de raciocínio deturpado nos informa que ”gorduras saturadas são ruins para a saúde enquanto que gorduras poli-insaturadas seriam boas para a saúde”. Essa noção de que óleos vegetais seriam bons para a saúde humana foi bastante veiculada nas décadas de 60 e 70. Óleos Vegetais poli-insaturados, como Mazola, eram altamente propagandeados como tendo efeito protetor para o coração e as pessoas eram recomendadas a comerem margarina ao invés de manteiga para reduzir o colesterol (sic). Pesquisadores agora acreditam que dietas com níveis elevados de gorduras poli-insaturadas na verdade aumentam a incidência de doenças coronarianas e o que é pior, as gorduras “trans” presentes tanto nos óleos vegetais extraídos a alta pressão e temperatura quanto nas margarinas, também estão implicados na incidência não só de doenças coronarianas como também de câncer.

Infelizmente, a realidade não é tão simples e maniqueísta assim, isto é,“saturada é ruim” e “poli-insaturada é boa”. Para início de conversa, não existe nem óleo e nem gordura que seja 100% saturada ou 100% poli-insaturada (2). Uma gordura 100% saturada teria a consistência de borracha e seria indigerível, enquanto que um óleo que seja 100% poli-insaturado é inexistente na natureza (2).

O hábito muito em voga hoje em dia entre Médicos e Nutricionistas de se referirem a gorduras animais como sendo gorduras saturadas não só deseduca a população como também é pura ignorância. Por exemplo, a gordura de carne vermelha é 54% insaturada, o sebo é 60% insaturado e a gordura de galinha é cerca de 70% insaturada e recebem o rótulo de “saturada” (2).

As gorduras animais foram demonizadas sistematicamente a partir da década de 50, hoje, sabe-se, que para defender, sobretudo aos interesses econômicos dos produtores de soja americanos, pois toda a gordura utilizada no setor de fast food era importada de países tropicais, utilizando-se procedimentos científicos questionáveis e objeto de amplo exame e críticas em livros especializados como o excelente livro do Dr. Uffe Ravnskov, M.D., Ph.D, “ The Cholesterol Myths (8).

Retirei algumas frases desse excelente livro que recomendo a todos:

Você sabia que...

- o colesterol não é um veneno mortal, mas uma substancia vital as células de todos os animais mamíferos?

- que seu corpo produz 3 a 4 vezes mais colesterol do que a quantidade que você ingere ?

- que essa produção aumenta quando você come apenas pequenas quantidades de colesterol e diminui quando você consome grandes quantidades de colesterol ?

- que a dieta “prudente”, baixa em gorduras saturadas e colesterol, não pode diminuir o seu colesterol em mais do que uma pequena porcentagem ?

- que várias das drogas usadas para reduzir o colesterol, denominadas estatinas, são perigosas a sua saúde e podem diminuir a sua expectativa de vida ?

- que você pode se tornar agressivo ou com tendências suicidas se o seu colesterol for muito baixo ?

- que se você consumir muito óleos poli-insaturados você irá envelhecer mais depressa?

- que os ácidos graxos poli-insaturados, aqueles mesmo que são propagandeados para a prevenir acidentes coronarianos, estimulam câncer e infecções em cobaias?

- que excesso de poli-insaturados pode provocar aterosclerose ?

- que mais de 30 pesquisas com mais de 150.000 indivíduos demonstrou que as pessoas que sofreram ataques do coração, não comeram mais gordura saturada ou menos óleos poli-insaturados do que as outras pessoas ?

- que mulheres com mais de 60 anos e colesterol alto vivem mais do que mulheres idosas com colesterol baixo ?

- que todas as informações acima tem sido publicadas na literatura científica há décadas, mas que mesmo assim, essas informações são ignoradas pelos proponentes da dieta baixa em gordura saturada e sistematicamente omitidas do grande público?


Caso os senhores não estejam sabendo dos fatos apresentados acima valeria a pena a leitura desse e de outros livros relacionados no final desse artigo.

Tomo, então, a liberdade de informar aos senhores alguns aspectos importantes relacionados aos óleos e gorduras.

Um pouco de Química não faz mal a ninguém – “Química dos Óleos e Gorduras 101”

Óleos recebem essa denominação por se apresentarem líquidos a temperatura ambiente enquanto que as gorduras se apresentariam na forma sólida, nas mesmas condições. Ambos, óleos e gorduras, são compostos de coleções de moléculas denominadas triglicerídeos ou TGs. Os triglicerídeos são formados por três ácidos graxos ligados a uma molécula de Glicerol.

O que diferencia um óleo e uma gordura da outra é exatamente essa composição ou esse perfil de ácidos graxos que os compõem. A composição de ácidos graxos de um óleo ou de uma gordura é o seu DNA ou se preferirem o seu “RG”. É o que os identifica e os distingue.

Os ácidos graxos, por sua vez, são divididos em três categorias:saturados, mono-insaturados e poli-insaturados. Cada categoria possui vários membros.

Todos os óleos e gorduras são formados pela mistura dessas três categorias, isto, é ácidos graxos saturados, mono-insaturados e poli-insaturados. 

Cada um desses ácidos graxos, independentemente de serem saturados, mono-insaturados ou poli-insaturados, afetam o nosso corpo de maneira diferente. Assim, um determinado ácido graxo saturado poderá ter um efeito maléfico sobre a nossa saúde enquanto outro poderá ter um efeito benéfico. Da mesma forma os mono-insaturados. Por exemplo, o azeite de oliva cujo principal ingrediente é o acido graxo mono-insaturado denominado acido oléico é sabidamente benéfico à saúde desde tempos bíblicos. Por outro lado, o ácido erúcico também mono-insaturado é extremamente tóxico ao coração, talvez mais do que qualquer outro acido graxo conhecido. O acido erúcico é um dos componentes do óleo de Colza, planta que recentemente foi rebatizada como “Canola” após ter sido geneticamente manipulada para ter teores de acido erúcico reduzidos, fato este contestado por alguns autores. É por essa razão que até hoje os Estados Unidos não permitem o uso do óleo de Colza (“canola”) em formulas infantis . Não obstante essa disparidade de efeitos no corpo humano, a diferença química entre os acido oléico e o acido erúcico é muito pequena. É preciso tomar muito cuidado, pois a natureza é bastante sutil e não comporta conceitos maniqueístas.

Por outro lado, vários ácidos graxos poli-insaturados também podem causar problemas à saúde, de forma que tentar separar ”ruins” e bons” como “saturados” versus “insaturados” é de um maniqueísmo infantil até hoje nunca visto.

Da mesma forma temos ácidos graxos saturados que são excelentes para a saúde com é o caso do ácido láurico principal componente do óleo de Coco. O ácido láurico, por exemplo, é o acido graxo presente no leite materno.

Portanto, jamais poderemos dizer que tal óleo é bom porque é insaturado e tal óleo é ruim porque é saturado. Para começar, qualquer tipo de óleo é composto de todas as três classes, isto é, mono, poli-insaturados e saturados. Rotular algum tipo de óleo como ” saturado” ou “insaturado” é de uma simplificação tal que beira a ignorância. Infelizmente é esse tipo de informação imprecisa e não verdadeira que tem sido veiculada pelos Ditadores Dietocráticos e pela mídia sensacionalista e, às vezes, venal.

Óleos e gorduras animais possuem, geralmente, os maiores teores de saturados, porém existem exceções como a já citada gordura de galinha. Da mesma forma, os óleos vegetais são predominantemente formados por poli-insaturados, mas também existem exceções como é o caso do Óleo de Côco e do Óleo de Palma.

Nós ouvimos os termos saturado, mono-insaturado e poli-insaturado todo o tempo, mas o que eles realmente significam ?

Os termos saturado, mono-insaturado e poli-insaturado dizem respeito ao grau de saturação, isto é, à quantidade de átomos de hidrogênio presentes nas moléculas de ácidos graxos.

Acidos Graxos são compostos de átomos de carbono, hidrogênio que no final da molécula possuem um grupo ácido também chamado de carboxílico, formado por um átomo de carbono, dois oxigênios e um hidrogênio.

O que diferencia um acido graxo do outro não é apenas o seu grau de saturação, isto é, a quantidade de átomos de hidrogênio mas também o seu tamanho ou número de átomos de carbonos presentes na molécula. Vejam, por exemplo, como esses mesmos ácidos graxos se distribuem nos alimentos.

Ácidos Graxos, tamanho de sua cadeia de carbono e fontes mais comuns


Outro termo que frequentemente ouvimos e que, por estar devidamente demonizado, é tratado como assunto de conversa entre comadres sobre a saúde, são os chamados triglicérides ou triglicerídeos. O que seriam esses compostos? Serviriam apenas para nos atormentar? São totalmente prejudiciais a saúde?

Os Triglicerídeos possuem inúmeras funções dentro do corpo humano, mas talvez a principal delas seja uma das formas de que o corpo dispõe para armazenar energia e levar ácidos graxos, vitaminas lipossolúveis e outros nutrientes lipossolúveis necessários ao nosso funcionamento de um lugar do corpo para o outro. Eles são importantes substratos de síntese mas exercem um importante papel de transportadores dentro do nosso corpo.

Existem certos tipos de gorduras (ácidos graxos) que normalmente não são encontrados na natureza, isto é, os ácidos graxos trans ou gordura trans. São assim chamados porque ao serem submetidos a temperaturas e pressões elevadas sofrem uma mudança na sua configuração espacial, ou seja, continuam a ser a mesma molécula porém com uma arquitetura diferente e inexistente na natureza. O que significa isso para a nossa saúde?

A bem da verdade todas as nossas membranas celulares ( e aqui é sempre bom lembrar que nos somos seres multi celulares) são formadas de substâncias que contém gorduras (ácidos graxos). São substâncias tais como Fosfolipídeos, Colesterol e Glicolipídeos. A membrana celular é o que regula toda a “Economia” celular. Tal qual uma aduana zelosa e incorruptível, é ela que regula o que entra e o que sai da célula. Após milhões de anos de evolução comendo apenas gorduras na forma natural “Cis” ela estaria geneticamente projetada para operar apenas com esse tipo natural de gorduras. Nos últimos 60 anos o corpo humano vem sendo bombardeado com uma infinidade de fontes de gorduras modificadas, as chamadas gorduras trans. Alguns autores acreditam, que essa incorporação gigantesca de gorduras trans nas membranas celulares estaria, de alguma forma, alterando a permeabilidade celular e fazendo com que a célula passe a admitir substâncias que anteriormente não eram admitidas bem como alterando a saída de substâncias indesejáveis ao metabolismo celular. Não é de se admirar, portanto, que hoje a incidência de doenças degenerativas seja infinitamente maior do que quando se consumia gorduras tidas com “ruins”.

Por volta do ano de 1900 eram consumidas quase que exclusivamente gorduras animais ditas saturadas e as doenças coronarianas eram quase inexistentes. O primeiro aparelho de Eletrocardiograma instalado nos Estados Unidos, na famosa Clinica Mayo, era de fabricação alemã. O médico encarregado de operá-lo levava de 20 a 25 dias para encontrar algum paciente que apresentasse alterações e, por isso mesmo, era motivo de chacota entre seus colegas. O que mudou de lá para cá?

A Presidente da Fundação Weston A. Price Foundation, Sally Fallon, me confidenciou que a margarina somente é consumida por seres humanos pelo fato de acreditarem na propaganda mentirosa veiculada pela mídia que vive, todos nós sabemos, das verbas publicitárias. Ela tentou alimentar animais com margarina e todos se recusaram a consumí-la. Nem insetos se sentem atraídos por esse “petisco high tech”. Essa sabedoria intrínseca e instintiva falta aos seres humanos dotados de cérebros supostamente inteligentes.

Os povos Massai e Samburus, que habitam o continente africano são seres esguios e saudáveis que sobrevivem como pastores de gado por milhares e milhares de anos. Eles não têm o stress e nem a pressão competitiva da vida civilizada, mas seu estilo de vida não poderia ser rotulado de “confortável”, pois diariamente têm que caminhar por kilômetros e kilômetros com o seu gado para lhes prover alimento e água. A sua dieta é bastante extremista. De acordo com seu ponto de vista, fibras e vegetais são alimentos das suas vacas. Eles próprios se alimentam basicamente de leite, carne e sangue. (8).

Um Samburu bebe quase um galão ( 3,78 litros) de leite cru (não pasteurizado) por dia que contém mais de 220 gramas de gordura. Eles nunca ouviram falar da “dieta politicamente correta” que evita colesterol e gorduras saturadas. Seu consumo de colesterol é também elevado especialmente nos períodos em que adicionam de 1 a 2 kilos de carne ao dia à sua dieta de leite cru. Já os Massai, por sua vez, bebem “apenas” cerca de 2 litros de leite cru por dia, porém comem mais carne que os Samburu. (8).

Se os conceitos dos Ditadores Dietocráticos que defendem a dieta baixa em gordura e colesterol estivessem corretos, as doenças coronarianas entre os Massai e Samburu deveriam atingir níveis epidêmicos no Kênia. Entretanto, eles não morrem de doenças coronarianas e seus valores de colesterol, que são baixos, representam apenas 50% dos valores de colesterol dos americanos, embora eles pudessem morrer de rir se tomassem conhecimento desses conceitos nutricionais absurdos propalados pelo status-quo acadêmico via mídia desinformada, venal e manipuladora.

Eu poderia encher mais algumas dezenas de páginas com outros excelentes exemplos de estudos populacionais feitos na Europa, Índia e em diversos outros países, mas creio já ter apresentado suficientes argumentos para ilustrar o meu ponto de vista.
Voltando a questão do Óleo de Côco, que os mais exigentes exigem que seja Extra Virgem e Orgânico, após a “Dieta Politicamente Correta” imposta pelos Ditadores Dietocráticos ter caído por terra, os alimentos com gordura saturada de boa qualidade voltaram a fazer parte de uma dieta saudável. Assim, além do Óleo de Côco, a manteiga, o óleo de fígado de bacalhau, e até mesmo a gordura de galinha e em menor quantidade as gorduras de carne e de porco (desde que a pessoa não seja alérgica a carne de porco que é reconhecidamente alergênica) voltaram a ter novamente importância.

O Óleo de Côco tem sido usado de duas maneiras. Internamente e Externamente.

Normalmente recomenda-se de uma a três colheres de sopa por dia para tratar e remediar casos de disfunção tireoidiana como o hipotireoidismo, problemas renais como cálculo renal, diabetes, etc.... Porém, um dos aspectos mais marcantes do Óleo de Côco é que o ácido láurico e o mono laurato, um mono glicerídeo presente no óleo de côco, tem propriedades bactericidas, antifúngicas e anti-virais. Esses aspectos têm sido amplamente estudados pelo Dr. Jon J. Kabara, da Michigan State University. Por essa mesma razão é usado no tratamento de gastrites e úlceras do estomago provocados pela bactéria Helicobacter pylori e no tratamento de varias doenças virais como HIV pois tem havido relato de inúmeras pessoas que conseguiram reduzir a sua carga viral com o uso do Óleo de Côco e/ou Mono Laurato (Lauricidina). A infecção intestinal por Candiba albicans responde bem ao tratamento com Óleo de Côco . A Sindrome do Intestino Irritável também. A Síndrome da Fadiga Crônica é outra doença para a qual a medicina ortodoxa convencional não tem remédio. Pacientes com esse tipo de problema relatam melhoras mesmo porque os Triglicérides de cadeia média presentes no Óleo de Côco são utilizados prontamente e levados ao fígado pela veia porta e entram prontamente no processo de produção de energia. Por esse mesmo motivo é muito utilizado por atletas e maratonistas.

Externamente há quem jure não existir cosmético melhor. De fato, o Óleo de Côco é totalmente absorvido pela pele e promove a regeneração dos tecidos e da pele sendo muito utilizado como protetor solar e/ou sempre que se quer ter um efeito antibiótico devido as propriedades do mono laurato.

Literatura Recomendada
1. Erasmus, Udo. Fats that Heal and Fats that Kill, Alive Books, Burnaby BC, Canada, 1993, 456 pp.
2. Enig, Mary G. Know your Fats – The Complete Primer for Understanding the Nutrition of Fats, Oils and Cholesterol, Nutritional Sciences Division, Silver Springs, CO, 2000, 334 pp.
3. Leite, Carlos Eduardo. Nutrição & Doença. Um Estudo da Conexão entre alimentos e doenças, IBRASA, São Paulo, 1987, 288 pp.
4. Daniel, Kaayla T., PhD., CCN. The Whole Soy Story- The Dark Side of America’s favorite health food, New Trends Publishing Inc, Washington, D.C., 2005, 457 pp.
5. Fife, Bruce,N.D., Saturated Fat may Save your Life, Health Wise, Colorado Springs, Co, 1999, 207 pp.
6. Pottenger, Francis M. Potenger Cats-A Study In Nutrition, Price-Pottenger Nutrition Foundation, Inc., 2005, 123 pp.
7. Holzapfel, Cyntia & Laura Holzapfel. Coconut Oil, for Health and Beauty, Book Publishing Co, 2003, 127 pp.
8. Ravnskov, Uffe, MD, PhD. The Cholesterol Myths- Exposing the Fallacy that Saturated Fat and Cholesterol Cause Heart Disease, New Trends Publishing, Washington, DC, 2000, 305 pp.
9. Shilhavy, Brian & Marianita Jader. Virgin Coconut Oil, Tropical Traditions, West Bend, Wisconsin, 2004, 224 pp.

terça-feira, 1 de junho de 2010

Autismo e Dieta - Claudia Marcelino


A Dieta sem Glúten e sem Caseína ( proteína encontrada no leite ) para tratamento de autismo vem sendo bastante debatida nos últimos anos junto a cientistas, médicos e recebendo muita atenção por parte dos pais de pessoas autistas. Embora ainda não exista comprovacao cientifica há indícios de que a dieta é frequentemente útil na redução dos sintomas tais como comportamentos impulsivos, a falta de foco, e até mesmo problemas de fala.
Para falar melhor sobre isso e contar como a dieta sem glúten e sem caseina tem mudado a vida de seu filho Mauricio, convidamos Claudia Marcelino, mãe de um adolescente autista, dona do blog Sem Glúten e Sem Leite e autora do livro AUTISMO ESPERANÇA PELA NUTRIÇÃO que acaba de ser lançado.
Claudia, no teu blog tu colocastes 3 videos do Mauricio para mostrar o comportamento dele antes da dieta sem glúten e sem caseina, llogo após o início da dieta e após quase dois anos de dieta. Foi difícil iniciar a dieta? Houve rejeição por parte do seu filho em relação a comida?
Eu fiquei uns 5 meses mudando a dieta dele aos poucos, substituindo o leite, retirando uns alimentos, oferecendo outras opções. Depois desse tempo, na virada de 2006 para 2007 a dieta passou a ser radical, sem nada de glúten e leite, mas também sem corantes, glutamato monossódico, aspartame já não consumia mesmo e quase um ano sem açúcar. Não houve rejeição alguma por parte dele. As vezes ele não aceitava e ainda não aceita por não estar a fim ou não ter gostado da opção oferecida, isso é normal.
O que acontecia é que as vezes ele abria todas as portas dos armários e ficava olhando desolado (risos). Muitas vezes não tinha nenhuma guloseima, nenhuma besteirinha para aquelas horas que batia uma vontade de comer algo diferente porque estas comidinhas são caras e não dava para ter sempre, além das opções existentes no mercado serem bem fraquinhas. Foi então que resolvi procurar e desenvolver receitas para ajudá-lo.
Três anos atrás, quando tu introduzistes a dieta sem glúten e sem caseina no seu filho Mauricio, qual era o entendimento dos médicos a respeito disso e qual é o entendimento hoje?
No geral o entendimento da classe médica ainda é zero, impressionante! (risos) Ainda estão esperando comprovação científica com grupo controle e testes placebo para se posicionarem e isto talvez nunca aconteça pelo simples fato de que não consumimos pílulas! Sabemos exatamente o que estamos comendo e a comida sem glúten por mais gostosa que seja, é diferente da comida com glúten, não dá pra comer enganado ou disfarçado. Não dá pro grupo de controle não saber se está consumindo o que deve ou o placebo. Além do mais, todos os testes com grupos de controle e placebo demandam pouco tempo para exibir o resultado da pesquisa, cerca de um mês. Pra medir o resultado da dieta é necessário um mínimo de 8 meses. Fica inviável financeiramente e quem banca pesquisa científica não produz comida e sim, pílulas!
Todos os princípios justificáveis para a utilização de uma dieta específica para autistas estão em livros de biologia, fisiologia, imunologia, biologia molecular. É saber que tipos de problemas pacientes autistas costumam apresentar, saber os exames que devem ser feitos, pegar o resultado das pesquisas clínicas e estudar como aplicar e direcionar para cada caso.
Felizmente os grupos de discussão e ajuda para pais estão crescendo, os congressos estão acontecendo, as boas informações estão mais accessíveis e os pais estão mais exigentes. Isto tudo faz com que médicos que buscam respostas e não se enquadram num sistema, busquem caminhos que estão sendo sinalizados e aos poucos, mais médicos indiquem uma dieta específica.
Quais são os benefícios da dieta sem glúten para os autistas?
Todos os benefícios estão escritos no meu livro. No geral ocorre uma amenização nos sintomas autísticos permitindo maiores condições de desenvolvimento e aprendizado.
Tu poderias fazer um parâmentro de comportamento do teu filho antes e depois da dieta?
Ele voltou a vida, a ter alegria de viver. Seu olhar foi a primeira coisa que mudou. Voltou aquele olhar de vivacidade, com brilho e sagacidade que eu tanto me orgulhava. Meu filho estava conectado novamente. Depois disso voltou a fala que tem melhorado a cada dia com respostas e comentários próprios. Apareceu o interesse pelas coisas e pessoas ao seu redor, a vontade de aprender. Os comportamentos únicos, barulhentos e bruscos continuam, mas esse é meu filho. O importante é que estamos conseguindo avançar e finalmente contabilizar vitórias, coisa que não acontecia, estávamos apenas levando a vida porque nos prepararam só para isso.
Quanto tempo levou para tu perceberes essa mudança de comportamento?
O retorno do olhar reluzente foi rápido, coisa de menos de 6 meses. O surgimento do interesse em aprender, em estar com as pessoas e a volta da fala em cerca de um ano. Mas o boom no desenvolvimento de uma forma geral cerca de dois anos e meio após o início da dieta e tratamento homeopático. Isto porque começamos já bem tarde, aos 16 anos, quando já tínhamos perdido muita coisa e com muitos comportamentos estabelecidos por anos.
Por isso é aconselhável um tratamento quanto mais cedo e precoce melhor. As consequências das disfunções cerebrais são menores e as possibilidades de ganhos muito maiores.
Todos na tua família seguem a dieta SGSC ou somente o Mauricio?
Eu sigo a dieta religiosamente com ele a cerca de um ano. Só consumo alguma coisa fora da dieta quando estou fora de casa e sem ele, o que é difícil porque estamos sempre juntos. Como tudo que faço em casa é seguindo a dieta dele, meu marido e minha filha consomem a mesma comida, mas não são rígidos.
Quais os grandes desafios que tu enfrentas hoje em relação a dieta sem glúten e autismo?
Ainda é as outras pessoas da família entenderem que ele não pode consumir estes alimentos livremente, apesar de terem melhorado bastante e sempre me perguntarem se ele pode ou não.

Nas tuas receitas tu usas CMC para substituir a goma xantana. Tu poderias explicar como é usado o CMC nas receitas? Posso substituir goma xantana por CMC no equivalente 1:1?
O CMC é equivalente a goma xantana, ambos produzem o mesmo efeito ligante e espessante que imita o glúten e é necessário nos produtos sem glúten para ter resultados mais satisfatórios e parecidos com os “produtos normais”. Utilizo na mesma proporção com o mesmo resultado.
Tu poderias falar um pouco sobre o teu livro AUTISMO ESPERANÇA PELA NUTRIÇÃO que acaba de ser lançado?
Meu livro é um guia prático para pais e profissionais, abordando todas as explicações médicas para se levar em conta uma dieta adequada para autistas, como iniciá-la e mantê-la com cerca de 150 receitas para todas as ocasiões, onde facilmente a mãe e o médico ou nutricionista irão conseguir montar um cardápio adequado a cada criança, visando as suas preferências alimentares e necessidades nutricionais.
Como tem uma grande variedade de receitas e muitas delas substitutas de alimentos comuns comuns pudins, brigadeirão, massas, pizzas, musses, pães, biscoitos …. é uma excelente opção também para celíacos, alérgicos e intolerantes a glúten, trigo, lactose, proteína do leite, soja, corantes e químicos.
Onde podemos comprar o teu livro?
Meu livro está sendo vendido nas livrarias Saraivas e Nobels. Se não encontrá-lo, pode ser encomendado nestas livrarias.
Também pode ser comprado pelos sites da Saraiva, do Submarino e da editora.
Como tu percebes o entendimento e a reação da sociedade em relação ao Autismo?
Na rua eu estou sempre alerta aos movimentos do meu filho e das outras pessoas tentando prever o que pode acontecer. Nós encontramos de tudo: gente hostil e gente solidária. Encontro pessoas maravilhosas quando menos espero, é nessas que procuro me concentrar.
Os hostis acham que nossas crianças quando pequenas, são mal educadas, quando grandes, são incômodas e perigosas.
Como tu gostarias que a sociedade olhasse para os autistas?
Com mais tolerância e amor. O autismo é uma situação que pode acontecer com todos, em qualquer família. E o mínimo que a sociedade pode oferecer é uma maior compreensão com as diferenças entre os seres humanos.
Através das reações do seu filho, tu achas que ele tem conhecimento das próprias limitações?
Sim Leila, acredito que ele tem total consciência das suas limitações. Sua conexão de pensamentos e raciocínio é muito boa.
Há alguns anos atras dizia-se que o câncer não tinha cura. Hoje sabemos que muitos casos de câncer tem cura. Na tua opinião, o mesmo pode acontecer com o autismo?
A comunidade de pais e médicos que lidam com o autismo não fala em cura e sim em recuperação. Há cerca de um ano saiu uma pesquisa apontando que cerca de 20% das crianças com intervenção precoce estão se recuperando e levando uma vida compatível com as crianças típicas da mesma idade. Mesmo que permaneça um funcionamento cerebral atípico, já é possível que estas pessoas vivam sem a necessidade de cuidados especiais, atingindo uma vida plena socialmente com estudos, amigos, trabalho e vida amorosa, inclusive sem nenhum resquício dos sintomas autísticos.
Qual o conselho que tu darias para os pais com filho autista e que planejam iniciar uma dieta livre de glúten?
Comprem o meu livro (risos).
Claudia, o livro já esta a caminho. Obrigada por nos ensinar um pouco mais sobre o autismo e a diesta SGSC. Tu nos mostrastes que dar ao autista o tratamento que ele precisa é apenas o inicio de um processo para toda a vida e que requer muito amor, aceitacao, paciencia e compreensao. 

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Autismo: - Aceitação sim, CONFORMISMO não!!!!!!!!

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