sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Dilma luta pela criação de um centro de pesquisa sobre autismo

Da coluna da Cristiane Segatto, publicada na Revista Época dessa semana

Raimunda Gonçalves Melo, a Ray, é mineira de Luisburgo, florista, casada com um subtenente do Exército e mora na Ilha do Governador, no Rio de Janeiro. Nada a caracteriza e a ocupa mais do que ser mãe de Filipe, um rapaz autista de 28 anos.

Filipe nasceu e se desenvolveu normalmente até um ano e meio de idade. Falava muitas palavras e até cantarolava “Boi da Cara Preta”. Nos meses seguintes começou a ficar quieto. Não respondia aos estímulos de palavras e brincadeiras. Não interagia.

Hoje Filipe balbucia poucas palavras, mas se expressa de várias formas. Faz pinturas abstratas em telas de até três metros. Olha o Segundo Caderno, do jornal O Globo, diariamente. Seleciona os filmes que pretende assistir, busca os trailers na internet e decide o programa da família nas noites de terça – o dia em que o ingresso do cinema é mais barato.

Desde que Ray o ensinou a usar o Google, um mundo se abriu. Quando ouve uma música em inglês ou alguém falando a língua estrangeira na TV, Filipe arrisca escrevê-la num papel. E insiste para a mãe ajudá-lo a conferir a grafia na internet. Para espanto de Ray, que não sabe inglês, o garoto quase sempre acerta.
As associações que o cérebro dele é capaz de fazer escapam da compreensão da família. Dia desses, quando viu a vinheta da novela Avenida Brasil, Filipe puxou um papel e escreveu “Avenida Copacabana”.


Atriz americana fala sobre diagnóstico do filho

Vamos começar a trabalhar”, disse a atriz americana Holly Robinson após ouvir o diagnóstico médico de que seu filho era autista

by blogmundoazul
Vamos começar a trabalhar”, disse a atriz americana Holly Robinson após ouvir o diagnóstico médico de que seu filho era autista
Holly Robinson Peete e seu filho autista Rodney James
Ele jogou futebol. Ela estrelou em seriados e filmes. Mas o sucesso no esporte e mundo de entretenimento não poderia preparar Rodney Peete, ex-jogador de futebol americano, e sua esposa, Holly Robinson Peete, cantora e atriz, para a triste verdade que eles estavam prestes a ouvir naquele dia no consultório médico, há quase uma década. Seu filho primogênito, Rodney James, foi diagnosticado com autismo, um distúrbio de desenvolvimento. Segundo o médico, ele poderia ser incapaz de falar ou olhar seus pais nos olhos.

Depois que Rodney e Holly choraram e disseram “Por que nós?”, Holly logo arregaçou as mangas e disse: ‘Vamos começar a trabalhar’, lembra Rodney. “Eu era o oposto. Fiquei com raiva mais do que qualquer outra coisa… eu não gostei de ouvir o que o médico dizia.”
Em sua nova autobiografia, “Not my boy!”, Rodney conta a história de luta de sua família com o diagnóstico de RJ (Rodney James).

Na época, RJ tinha três anos e sua irmã gêmea, Ryan, não apresentou sintomas de Transtorno do Espectro do Autismo.
Rodney em seu livro conta as decepções, frustrações e vitórias que ele e sua família encontraram para lidar com o autismo.

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Casos de cura de autismo são mostrados em vídeos

Link: http://www.folhadaregiao.com.br/Materia.php?id=96239


Vídeos que mostram duas crianças que se curaram do autismo por meio do programa Son-Rise serão mostrados nesta terça-feira (5) aos leitores do portal  de notícias da Folha da Região e aos telespectadores do Canal 21.

O programa Son-Rise  é desenvolvido pelo Centro de Tratamento do Autismo na América. Os vídeo estarão disponíveis neste portal e também serão transmitidos no programa Cidade Aberta, do Canal 21 Net Cidade.

O videodocumentário produzido pela BBC dos Estados Unidos, que será exibido pelo programa da Net, por volta das 9h, mostra a história do menino inglês Jordan Broadrick, de 5 anos. Quando seus pais, Jackie e Peter Broadrick, conheceram o programa Son-Rise, desenvolvido nos EUA, o levaram imediatamente para a América. Um tempo depois, Jordan demonstrou um próspero desenvolvimento e se curou do autismo. A duração do videodocumentário é de quase uma hora.

Com duração de aproximadamente 20 minutos, o vídeo divulgado no portal segue a mesma linha. Kyle Westphal tinha dois anos quando foi diagnosticado o autismo. Hoje, com dez anos, ele está curado e ensina os pais do mundo inteiro, por meio do vídeo, a cuidarem de seus filhos.

Os dois vídeos estão em um DVD cedido pela facilitadora do programa Son-Rise, Mariana Tolezani, que esteve em Araçatuba na última semana e cedeu o material para a Folha da Região divulgá-lo.