segunda-feira, 20 de agosto de 2012

A importância dos jogos na educação

Os jogos são muito importantes para a inclusão social.
Por exemplo, estamos desenvolvendo um jogo em parceira com o curso de Psicologia da instituição para auxiliar na educação de crianças diagnosticadas com o autismo - uma alteração que afeta a capacidade de comunicação do indivíduo, de socialização (estabelecer relacionamentos) e de comportamento. Por meio de um aplicativo com cores e sons, conseguimos chamar a atenção da criança e ajudá-la em seu crescimento pedagógico”, explica o professor, que destaca a motivação como um dos principais caminhos para o desenvolvimento da aprendizagem. “Todo mundo tem a capacidade de fazer um trabalho fantástico em um nível escolar elevado, mas é importante que haja sempre motivação e os jogos são fundamentais para ajudar a fomentar a vontade de aprender”... (Francisco Osório de Carvalho Ramos, coordenador do curso de Jogos Digitais do Centro Universitário IESB)

Fonte: http://www.maiscomunidade.com/conteudo/2008-05-19/brasilia/141383/ESPECIALISTAS-AVALIAM-A-IMPORTANCIA-DOS-JOGOS-NA-EDUCACAO.pnhtml

Os jogos  educativos são cada vez mais adotados por professores para tornar as aulas mais interessantes e divertidas.  De acordo com Juliana Batista Miranda, coordenadora pedagógica do Vivendo e Aprendendo (VA) do Le Petit Galois, além de ajudar na aprendizagem, motivando os alunos e ajudando no processo de memorização, os games incentivam a criação e fomenta o lúdico. “Os jogos ajudam a criança no seu desenvolvimento físico, afetivo, intelectual e social, pois, por meio das atividades lúdicas, a criança forma conceitos, reforça habilidades, estabelece relações lógicas, além de desenvolver a expressão oral e corporal”, destaca a professora. “Adotamos o VA no Le Petit porque é uma forma da criança aprender vivenciando as experiências de fato. O projeto oferece diversas aulas interativas como artes cênicas, circo, dança, música, artes plásticas, xadrez, entre outras”, explica.

Médico questiona uso da Melatonina

fonte:Você está fazendo este erro melatonina com seu filho autista?

Dr. David Clark, diretor do Centro de Recuperação de Autismo, em Dallas, Texas, explica como ....
Os pais de crianças autistas estão cometendo um erro enorme ... dando melatonina para o seu filho autista.
 A melatonina é um hormônio que é feita ser uma glândula no cérebro chamada glândula pineal. É tipicamente pensado na população em geral, como uma espécie de "hormônio do sono", e que certamente não dormir impacto.
Mas, dando o seu melatonina criança autista é um desastre.

Aqui está o porquê .... A melatonina é um hormônio --- e sempre que dar o corpo humano uma hormona exógena (hormônio de fora do corpo), três coisas irão acontecer:
  1. A glândula que faz que o hormônio vai começar a atrofia. Porque ele não precisa fazer hormonal como muito mais.
  2. Você vai começar a perder a coordenação e feedback entre a glândula ea hipófise e hipotálamo (glândulas mestre).
  3. O corpo vai tornar-se resistentes ao hormonem, exigindo doeses vez maiores ao longo do tempo para atingir o mesmo efeito.
Esses são três grandes razões pelas quais a melatonina dando o seu filho é um erro. Veja, a melatonina não trabalha sozinho.