quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Tratamento médico e biomédico

TRATAMENTO MÉDICO E BIOMÉDICO





É de concenso geral que o portador de autismo deva ser tratado em duas vertentes: tratamento médico e tratamento terapêutico simultaneamente.


O tratamento médico em si apresenta dois caminhos: o tratamento médico convencional e o tratamento biomédico.

No tratamento médico convencional, o psiquiatra ou neurologista se amparam em medicações que visam manejar a exacerbação dos comportamentos autísticos.
Neste link você poderá encontrar informações sobre os medicamentos mais utilizados:

http://gballone.sites.uol.com.br/trats/autism.html


No tratamento biomédico, o médico de qualquer especialidade pode tratar o autista de acordo com os ensinamentos do movimento DAN! - Derrote o Autismo Agora!

O protocolo DAN (Defeat Autism Now/Derrote o Autismo Agora) é desenvolvido pelo ARI (Autism Research Institute/Instituto de Pesquisas em Autismo). Pense no movimento DAN! como um movimento político. Bernard Rimland, médico, cientista, pai e estudioso, não se conformava com a visão limitada da sociedade médica que tratava o autismo como uma doença mental. Na década de 60 fundou o Autism Research Institute (Instituto de Pesquisas no Autismo) e a partir de 1980 junto com mais 2 médicos, Sidney Baker e John Pangborn, deu origem ao movimento DAN!
Em 1995, fez a 1ª conferência DAN! O objetivo formal do movimento DAN é " se dedicar a exploração, validação e disseminação de intervenções biomédicas cientificamente documentadas para indivíduos dentro do espectro autístico, através da colaboração de médicos, cientistas e pais". A experiência desses grupos mostra que o autismo é causado por stress oxidativo, metilação inadequada e distúrbios na sulfatação que acabam atingindo o cérebro e provocando a alteração que chamamos de autismo.
Na visão DAN!, o comportamento autista se mantém em um tripé que envolve os sistemas imunológico, intestinal e endócrino. Este protocolo baseia-se em tratar o autismo através do comportamento do processo metabólico de cada indivíduo. Este método encontra falhas, excessos, desequilíbrios que ocorrem no organismo, através de exames específicos de sangue, urina, fezes e mineralograma. O objetivo final é superar essas falhas e junto com um tratamento educacional intensivo, recuperar essas crianças. Além de verificar o excesso de metais no organismo, esses exames também podem mostrar outros problemas como défit em vitaminas, aminoácidos e sais minerais, hormônios, alergias e intoxicação alimentar, inflamações...
De acordo com o protocolo DAN há muitos pontos a serem analisados que podem estar afetando a criança autista.
A estratégia de intervenção deve ser planejada e a interpretação de eventos que ocorram deve ser cuidadosa, tanto do ponto de vista objetivo quanto subjetivo, de tal modo que eventuais ajustes na conduta sejam implementados.
Nunca se deve esquecer que, em algumas ocasiões, o uso de medicamentos pode vir a ser necessário.



Impactos no desenvolvimento de crianças pertencentes ao espectro autista:

o que está desequilibrado/alterado nessas crianças?
INVESTIGUE ANTES DE MEDICAR.

- níveis de IgA secretora diminuídos

- doença inflamatória intestinal

-deficiências nutricionais

- refluxo gastro-esofágico

- intestino permeável

-acúmulo de metais pesados

- trombofilia

- disfunção sensorial

- alterações cromossômicas (X frágil,Rhett, alterações congênitas-mais raras,etc)

- sarampo recorrente

- presença de opióides

- deficiência de melatonina

- déficits nutricionais

- alergias alimentares

- autoimunidade cerebral

- alteração na perfusão

- alteração nos níveis de dopamina

- CMIS alterado

- gastrite

- disbiose

- nível de amônia elevado

- alteração nos níveis de purina

- alteração nos níveis de serotonina

- alteração nos mecanismos de sulfatação

- deficiência nos níveis de ômega 3

O QUE ISSO NOS INFORMA?

° uma gama de desequilíbrios bioquímicos podem originar problemas, especialmente quando ocorrem todos em um indivíduo

° existência de sub-grupos dentro do espectro

° identificação do impacto bioquímico que acontece dentro do organismo

° estabelece uma conexão entre intestino & cérebro

AGENTES DESENCADEANTES:

Para que a história pregressa faça sentido há necessidade de um acontecimento marcante, que leve à alterações no intestino e, depois, ao cérebro.

° O que pode ser?

° Toxinas, viroses, metais, antibióticos, alterações imunes são algumas possibilidades

° Combinações sinérgicas de todos esses fatores são muito possíveis.
Esses Fatores Necessitam Ser Listados – Estabelecendo prioridades:
° a prioridade é específica para cada criança

° o sucesso requer atenção aos detalhes

° todos os fatores, eventualmente, serão contemplados

° entretanto, o melhor ponto de partida, geralmente é o intestino (CMIS)

Seqüência de Tratamento:

Seu médico lhe orientará baseado na história do paciente, nos exames laboratoriais e nos sintomas. Essa é uma sugestão de programa de tratamento.

° intolerâncias alimentares ( i.e. glúten, caseína)

° imunidade intestinal ( IgAS)

° flora intestinal/integridade da membrana celular de revestimento intestinal

° desintoxicação e eliminação de toxinas do intestino

° digestão

° absorção

° fortalecimento do parênquima hepático para a desintoxicação

° reposição nutricional ( vitaminas, minerais, ácidos graxos essenciais, aminoácidos)

° desintoxicação dos metais pesados


Cada criança tem uma combinação diferente.

Pesquisadores trazem novas pistas diariamente.


As importantes ferramentas clínicas identificadas para avaliação médica e resposta ao tratamento monitorizado inclui:
1. Biomarcadores de Pofirinas - ajuda a determinar se o mercúrio tóxico está presente e, quando ele for encontrado, monitora as alterações das quantidades de mercúrio, durante as terapias de desintoxicação (leia-se: quelação).

2. Biomarcadores de Transulfatação - ajuda a determinar se a suscetibilidade bioquímica ao mercúrio está presente e, quando ela for encontrada, monitora as respostas do paciente durante a suplementação com terapias nutricionais, tais como: metilcobalamina (a forma metil de vitamina B12), ácido folínico, e piroxidina (vitamina B6).

3. O estresse oxidativo/ biomarcadores de Inflamação - ajuda a determinar se há excesso de subprodutos de vias metabólicas e, quando forem encontrados, monitora os progressos dos pacientes durante a suplementação com anti-inflamatórios, como Aldactone ® (espironolactona).

4. Biomarcadores Hormonais - ajuda a determinar se alterações hormonais estão presentes e, quando forem encontrados, monitora os progressos dos pacientes durante o tratamento indicado com drogas de regulação hormonal tais como Lupron ® (acetato de leuprolide) e Yaz ® (drospirenone / ethynyl estradiol).

5. Biomarcadores de disfunção mitocondrial - ajuda a determinar se houver perturbações nos percursos de produção de energia celular e, quando forem encontrados, monitora os progressos dos pacientes durante a suplementação com drogas como a Carnitor ® (L-carnitina).

6. Biomarcadores Genéticos - ajuda a determinar se há susceptibilidade genética ou fatores causais presentes e, quando forem encontrados, fornece dicas sobre as modificações comportamentais que reduzem o impacto desses fatores genéticos.

O QUE VC PODE FAZER AGORA MESMO PARA AJUDAR SUA CRIANÇA COM AUTISMO



10 COISAS:

1) NÃO REAJA

2) FAÇA SUA PRIORIDADE “CONTATO DE OLHAR

3) JUNTE-SE AOS ISMOS

4) RESPONDA DIFERENTEMENTE AO CHORO

5) DE A SUA CRIANÇA O MAXIMO DE CONTROLE POSSIVEL

6) FOCO NA SUA ATITUDE

7) TRABALHE 1X1 NUM AMBIENTE SEM DISTRAÇÕES

8) SEJA DINAMICO COM SUA CRIANÇA

9) QUEIRA MAIS LINGUAGEM

10) CONSIDERE QUE O ALIMENTO PODE SER PARTE DO PROBLEMA

O que você sabe sobre autismo:

O autismo é uma desordem de muitos sintomas:
Algumas crianças autistas não falam facilmente.
Algumas nunca vão falar.
Algumas não usam talheres para comer.
Algumas não são treinadas no banheiro.
Algumas tem desafios motores

A essência é que o autismo é uma desordem de interação

Então, como ajudar sua criança a ter uma interação maior e mais consistente?

Son-rise in Autism Treatmente Center of América (ATCA) nos EUA.
Envolvimento com a familia.
Programa Intensivo de 5 dias no ATCA.
Ele começou seu trabalho como facilitador e treinou seu trabalho para ser um professor treinador.

#1 Não reaja

O jeito como vc responde ou não responde faz toda a diferença.
Conta a história de Bobby que vomitava o tempo todo (5 anos) não falava e seu maior foco eram os objetos. Ficou no intensivo por 2 semanas. Após um trabalho de 9 dias ele viu claros progressos. Não vomitou mais por todo um ano inteiro. Ele mudou dramaticamente. Porque?

Você é um personagem de desenho.
Quando ele vomitava no carpete, alguns gritavam, outros ficavam frustrados com ele. Ironicamente esse tipo de resposta encorajava ele a vomitar mais no futuro. Parece loucura certo? Mas é o centro do que as pessoas fazem. Mas se vc olha a situação mais de perto, pela perspectiva da criança, isso faz sentido.

Muitas vezes crianças autistas não tem controle sobre suas vidas.
Elas são vestidas por um adulto, são alimentadas, são assentadas num lugar, etc.... Não são as crianças que fazem o que os adultos em volta querem que ela faça. As vezes o adulto reage com um grande entretenimento, como quando grita. Na maior parte do tempo essas reações são de natureza negativa. Pense nisso. Como vc celebra sua criança pelo caminho?

Agora compare, como fica sua face quando a criança faz algo que vc não aprova?

Ela criou uma reação.
Muitas vezes, uma reação divertida.
Crianças amam desenhos.
Lembramos como é divertido ver Wille Coyote.
Agora, a gente reage como um desenho animado.

Como vc responde
Faça uma lista, com os comportamentos da criança e sua reação externa.
Comportamento da criança                       Sua reação            Estat.
Eu sei o que não fazer
Mas o que eu devo fazer?
Você tem que dar a impressão que o que ela faz, não afeta seu mundo.
Seja devagar e calmo ao limpar (*exemplo)

Se vc responde sem interesse, sua criança vai ter muito menos comportamentos desse tipo.
As crianças são fascinadas por comportamentos e reações negativas.

DECIDA QUE ESTÁ TUDO BEM!
Seu julgamento sobre os comportamentos serem maus ou inapropriados não ajudam na situação.
Você decide que esta tudo bem. Suas respostas emocionais internas.
Crianças com autismo tem um incrível radar para a sinceridade.

Revisão:
Como vc rege ao comportamento da sua criança tem um impacto direto como e quando sua criança vai repetir esses comportamentos.
Seja indiferente com as coisas que vc não quer encorajar.
Celebre o que vc quer encorajar.
Ambos seus sentimentos (o que vc sente) e externa (o que vc faz) conta como reacção.
Se vc não julgar o comportamento da criança, é muito mais fácil, não ter uma reação.

Dicas de brincadeiras son rise


Me diga do que ela gosta, fora you tube e rabiscar revistas? O que ela faz durante todo o tempo? Quantas horas ela fica no computador? E o restante do tempo?
Olha, quando a Juli da inspirados esteve aqui na minha casa, contei a ela sobre uma frustração que eu tive com a Natália. Eu havia feito um jogo pra ela, peguei no livro Brincar para Crescer. Era tipo encaixe e associação, tinha que encaixar os objetos da cozinha no tabuleiro da cozinha e os do banheiro no banheiro. Mas ela pegava e misturava tudo, colocava no tabuleiro errado e quando eu ia corrigir ela se isolava e me ignorava.
E eu ficava  frustrada. Então a Juli disse que nessa fase não devemos nos apegar em certo e errado. Como? Simples. Por que a escova de cabelo tem que estar no banheiro? Vc nunca penteou cabelo na cozinha? E tomar banho na cozinha? Sim, é possível, de torneira! Privada no banheiro? Que casa maluca, deve ser a casa da bruxa ou de algum personagem maluco que ela gostar (motivação). Não esqueça que de acordo com os princípios son rise, nós devemos inspirar as crianças e não julgá-las. Se quisermos que elas brinquem certinho logo de cara, elas podem desistir. Mas se inspirarmos elas com os 3es, elas podem se contagiar!

Também devemos nos lembrar em juntar-se no isolamento, deu sinal verde, ai vc oferece ação motivadora e só depois de algumas ações motivadoras vc pede a participação dela. Pelo que vi ela gosta de bola de sabão (fica vendo). Então faça bastante, se divirta muito, goste de verdade de fazer bolas e agradeça por ela te olhar. Quando ela estiver bem confiante, aí vc pode por uma máscara e estourar uma bola. Fingir que é um personagem do you tube que ela gosta. E depois vc pode estourar com a mão,com o pé, pulando, de olhos fechados ou com o nariz. Temos que ser flexiveis!

Outra coisa, vamos combinar que tv e computadopr são o fim pros nosso pequenos né. Tente diminuir ao máximo, na minha casa não tem tv há uns dois anos e não me arrependo. Ainda tem a casa davó que é tb direto e eu fico revoltada,to louca pra tirar a tv de lá, e evito que ela fique indo lá toda hora. Tv obceca qualquer pessoa e nossos filhos precisam de pessoas e interações.
Já tentou desenhar letras de músicas? Pega uma música que ela ama e desenha idêntico ao que ela vê no dvd. Aos poucos ela vai ficando mais flexível e vc vai fazendo pequenas variações.

Ela gosta dejoguinho de computador? Pq não pega uma caixa de paqpelão e faz um computador, entra dentro e manda ela apertar um botão (ai vc imita o jogo).
tente também atividades sensoriais, ja viu o site da johanna terapeuta? Lá tem tantas ideias, eu faço tudo no box pra não sujar tudo, entro com ela, brinco, depois ja dou um banho pq aqui nao tem quintal.

Outra coisa, lembra daquela palestra do William (não sei se é esse o nome) do son rise? Ele diz que o segredo é ampliar o interesse restrito dela e não mudar o foco de interesse. Se ela gosta de rabiscar revistas, já tentou rabiscar em outros tipos de papeis, com texturas diferentes? Ou rabiscar no espelho, com canetinha? Foque no contato visual e elogie-a muito antes de cobrar, peça sutilmente para ela, eles odeiam cobranças e ai inventam bloqueios. E quando "encasquetam" aí já viu né?! Dê bastante controle para ela, tudo bem se não quer brincar hoje, tudo bem se não quer amanhã. Tenho certeza que uma hora ela não vai resistir, quando estiver segura.

Alimente o seu cérebro

“Você é o que você come!” Esta frase já é batida porém verdadeira. Nosso corpo é uma máquina e, como tal, necessita de combustível adequado. Nossa alimentação tem total influência no bom ou no mal funcionamento de nosso organismo e a natureza nos oferece alimentos ideais para uma nutrição balanceada. Cabe a nós fazermos uso deles.

Assim como todas as outras partes do corpo, o cérebro (nosso principal órgão), também merece uma nutrição balanceada que contemple suas diversas partes e estimule as funções de cada uma delas. A cada dia, os cientistas têm entrado mais em nossa mente: um labirinto intrigante e diferente entre cada ser humano, mas que, segundo pesquisas, pode responder de maneira comum aos benefícios de certos alimentos. Para colocar nossa massa cinzenta para funcionar, vamos conhecer alguns alimentos e atividades para garantir a qualidade de nossa mente e como eles agem nas principais partes do cérebro.


Chá verde

Pesquisadores japoneses descobriram que 1 xícara de chá-verde por dia diminui os riscos de piora cognitiva relecionada à idade em 37%. A bebida age no Córtex, a camada de pele cinzenta e enrugada que é responsável pelo nosso raciocínio. Para aproveitar os benefícios que o chá oferece à mente deixe-o em infusão por três minutos. Dessa maneira você ativa as propriedades dos polifenóis, substâncias poderosas que também são encontradas no azeite de oliva, no chocolate, vinho e até na cerveja.

Alecrim

Uma dieta enriquecida com extrato de alecrim reduz o risco de estragos ao cérebro, graças a sua capacidade da combater radicais livres. O alecrim age sobre o Tálamo, região que distribui a informação colhida pelos cinco sentidos e previne problemas degenerativos, como o Mal de Alzheimer.

Cenoura

O Sistema Límbico é o conjunto de estruturas que controla funções como batimento cardíaco, digestão e respiração. Reforce esta região ingerindo cenouras. Um estudo da Universidade de Havard (EUA) mostrou que homens que tomaram 50mg de betacaroteno (encontrados na cenoura) em dias alternados, durante 15 anos, atrasaram o processo de envelhecimento cognitivo. Cinco cenouras por semana podem reduzir o risco de derrame em até 68%.

Banana e maçã

Estas duas frutas contém polifenóis, substâncias que servem como uma espécie de armadura para as células cebrebrais e afastam o estresse oxidativo, ponto de partida para diversas doenças. A região beneficiada é o Tronco Cerebral, que controla o sistema respiratório. Uma pesquisa de cientistas coreanos comprovou que 5 maçãs por semana aumentam a capacidade pulmonar.

Cury

O tempero tira as “teias de aranha” do cérebro e mantém o bom funcionamento do Hipotálamo, região responsável pelo controle do metabolismo, temperatura do corpo e excitação sexual. A afirmação é de pesquisadores da Universidade da Califórnia (EUA), que trataram células cerebrais danificadas com um medicamento derivado da curcumina, substância presente no açafrão-da-índia, popularmente conhecido como cury.

Vinho

Duas taças de vinho por dia podem melhorar a cognição. O professor de neurologia da Universidade de Columbia (EUA), Clinton Wright, descobriu que quem bebe vinho moderadamente consegue pontuações melhores em testes de acuidade mental. Segundo ele, o hábito combate o envelhecimento do cérebro e melhora os reflexos.

Alimentos frescos

Quanto mais próximo possível do estado natural, alimentos como peixe e verduras aperfeiçoam a função cerebral. De acordo com a sul-africana Caroline Leaf, autora do livro “Quem desligou meu cérebro?”, no processo de absorsão e digestão, os alimentos in natura, crus e orgânicos, contém mais antioxidantes. As altas temperaturas de cozimento provocam a perda de alguns nutrientes, já que as moléculas são quebradas.

Vegetais

Vagens reforçam as reservas naturais de vitamina B do corpo, que podem diminuir com o estresse. A pesquisadora Caroline Leaf afirma que a pressão mental e física travam a ação de acetilcolina, o que acaba afetando a memória. Para prevenir esse mal, coma vegetais e durma mais. Comer produtos integrais também melhora a qualidade do sono.

Alimente o intelecto

Cerebelo

Esta é a parte responsável por percepções sensoriais, coordenação e controle motor. Alimente-o com treino. Movimento e cognição funcionam de forma independente. Se você pensa no que está fazendo, o cérebro atrapalha. Se você é destro, experimente escovar os dentes com a mão esquerda.

Cérebro

Esta é a maior parte do encéfalo e lida diretamente com o intelecto. Reforce-o com quebra-cabeças e tarefas cognitivas como videogames, palavras cruzadas e leitura. O neurologista Antônio Lúcio Teixeira, professor da Universidade Federal de Minas Gerais, afirma que quanto mais ativa for a pessoa, maior será seu potencial mental. Procure estar sempre em ambientes que lancem desafios para que a mente seja estimulada.

Mais sobre 'Nutriçao Cerebral'

“Nutrição Cerebral” é o novo livro do Dr. Helion Póvoa, o precursor da medicina ortomoleluar no Brasil. Escrito em conjunto com o psiquiatra Juarez Callegaro a nutricionista Luciana Ayer e organizado pela jornalista Lucia Seixas – o livro mostra de que forma a falta de nutrientes no cérebro pode determinar o declínio da inteligência e, conseqüentemente, provocar depressão, doenças neurodegenerativas e até mesmo desvios de personalidade. Para os autores, maiores especialistas brasileiros no assunto, o equilíbrio nutricional do cérebro é a chave do nosso bem-estar. O livro revela como a medicina e a psiquiatria ortomoleculares podem se tornar ferramentas importantes na prevenção dos sofrimentos mentais, através da manutenção e amplificação da inteligência humana. Abaixo um resumo do capítulo 16 que trata da relação que existe entre nutrição e autismo.

Para Crianças Mais Felizes e Bondosas
Chegar ao mundo passando por um gestação tranquila, em que houve boa disponibilidade de nutrientes, é algo que aumenta as chances de felicidade de qualquer ser humano. Entretanto, como a evolução é o grande propósito da natureza, a infância, primeira etapa da vida, oferece uma oportunidade única de reparar eventuais danos da gravidez, para dar origem a uma existência feliz e criativa. A recuperação de danos é realizada, principalmente durante o sono do bebê e por isso os recém-nascidos precisam dormir tanto. Nessa fase o pequeno organismo está sob o predomínio do sistema vago, da acetilcolina, que acumula energia e produz o anabolismo. É a fase em que acontecem a reparações e a finalização da estrutura do bebê, inclusive as cerebrais.

Hoje se sabe que o metabolismo de uma criança é seis vezes mais rápido que o de um adulto. Essa descoberta, inclusive, foi a que deu o Prêmio Nobel ao cientista Pierre Le Compte du Nouy que desenvolveu modelos matemáticos de reparação de danos através de índices de cicatrização de feridas. Esse dado deixa clara a vulnerabilidade da saúde infantil e alerta para diversos perigos, inclusive o uso de medicamentos. Infelizmente, vem-se tornando comum a utilização abusiva de antibióticos e antiinflamatórios em crianças. Quase não se usa na pediatria básica dar lactobacilos para corrigir a flora intestinal das crianças e pouco se considera a importância do zinco para a formação do sistema imunológico e para a absorção e fixação das vitaminas, especialmente a vitamina A, que promove a resistência da pele e das mucosas. Por isso é tão comum que crianças apresentem infecções constantes, como as de ouvido.

Na verdade, crianças com depressão imunológica sofrerão durante toda a vida, como se constata hoje na questão do autismo, distúrbio considerado como uma forma de esquizofrenia infantil. Crianças com autismo não conseguem se desenvolver normalmente em suas relações sociais e comportam-se de modo compulsivo e ritualista. Embora seja bem diferente do retardo mental, no autismo não acontece o desenvolvimento normal da inteligência. Preferir estar só é uma característica da criança autista, que não desenvolve intimidade com as pessoas e resiste às mudanças. Tem dificuldade de falar e muitas vezes não fala, assim como nem sempre entende o que lhe é dito. A doença é duas a quatro vezes mais comum em meninos do que em meninas. O autismo costuma surgir por volta dos três anos de idade e com muita frequência em crianças com deficiência de zinco o que as torna muito vulneráveis às infecções. Por isso é muito comum que crianças autistas tenham um longo histórico de antibióticos, que, como sabemos, faz proliferar os microorganismos nocivos a flora intestinal.


Cerca de 50% das crianças autistas possuem a Candida albicans e, à medida que também não possuem zinco, acontece nelas a proliferação de outros germes cujas toxinas prejudicam o metabolismo, com sérios reflexos no cérebro. Além do zinco, outros minerais têm muita importância no autismo, como o cálcio. Na verdade o balanceamento do cálcio com os demais minerais no cérebro é fator de muito peso nessa doença. Existe portanto uma questão nutricional no autismo. Quando se utilizam alimentos no tratamento do autismo – e infelizmente poucos centros psiquiátricos o fazem atualmente –, o que se considera principalmente é a depressão imunológica provocada pela carência de zinco, que é agravada pelo excesso de carboidratos refinados.

Como se sabe, esses dois fatores fazem proliferar tanto a Candida albicans como a Clostridium difficile,  cujas toxinas estão envolvidas também em outros distúrbios infantis, como o distúrbio do déficit de atenção (DDA). Como o autismo, o DDA vem aumentando significativamente em crianças nas últimas décadas. E as causas desse distúrbio infantil certamente podem estar nas questões alimentares, mais especificamente no aumento da permeabilidade intestinal e nas proteínas não digeridas do glúten e da caseína. Quando são absorvidas pelo intestino e passam para a corrente sanguinea, as proteínas mal digeridas do leite e do trigo podem produzir no liquor do cérebro derivados de substâncias estimulantes.

É o que provoca a agitação típica do distúrbio do déficit de atenção (DDA) e a hiperatividade. É muito importante o fato de que os distúrbios mentais mais comuns da infância começam a ser relacionados com erros alimentares, e já existem diversas pesquisas provando que a utilização de smart nutrients pode produzir excelentes resultados na reversão de muitos desses distúrbios. No que diz respeito ao DDA, comprovou-se que o uso de ômega 3 associado à restrição de carboidratos refinados, corantes, chocolate, cafeína e gorduras trans e hidrogenadas, que fornecem excesso de ômega 6, pode dar ótimos resultados.


Existe uma relação na incidência da deficiência de ômega 3 como o DDA na infância, a esquizofrenia na adolescência, a depressão na vida adulta e a doença de Alzheimer na velhice.
A verdade é que à medida que aumenta na dieta infantil a quantidade de substâncias que podem gerar uma alteração neurológica, também crescem as chances de disfunções sérias no presente e no futuro. Quanto mais perde energia no lobo frontal, por falta de nutrientes, mais dificuldade a criança terá para adquirir conhecimentos e assimilar as lições que a vida oferece.

Um outro cuidado fundamental que se deve ter com a saúde infantil diz respeito aos metais tóxicos. O mercúrio, por exemplo, que ainda aparece na fórmula de muitos agrotóxicos utilizados no Brasil, bloqueia as bombas injetoras que promovem a entrada da vitamina B12 no cérebro, o que pode causar distúrbios psiquiátricos graves também em crianças. Esse é um dado pouco difundido porque muitas pessoas psicóticas costumam apresentar níveis de B12 normais no sangue. Entretanto, quando a dosagem é realizada no liquor, os níveis da vitamina estão frequentemente baixos. O mesmo ocorre com o ácido fólico.

Já o chumbo, comprovadamente, causa hiperatividade e DDA. Tal fato é levado tão a sério que em alguns países crianças em idade escolar devem fazer testes para verificar se estão ou não contaminadas por chumbo. Infelizmente essa prática não existe entre nós e muitas marcas de tintas ainda contêm chumbo em sua composição. Também verificou-se a presença do metal na tinta de brinquedos provenientes da China. Em alguns países, como os Estados Unidos, o cuidado com a contaminação por chumbo é tão grande que existe uma fiscalização rigorosa de solos para plantio, já que no passado a gasolina continha chumbo e muitas terras próximas a estrada estão hoje impregnadas com o metal. Também não se admite a construção de parques infantis em áreas contaminadas com chumbo. A relação entre as doenças modernas com os fatores nutricionais é bastante evidente e as poucas civilizações que ainda se alimentam de forma natural a reforçam.


Um componente da alimentação infantil que merece maiores considerações é certamente o açúcar refinado, pois é grave a permissividade com que ele é utilizado. Como vimos, o açúcar refinado faz perder cromo e ainda zinco pela urina, tornando as crianças mais predispostas à depressão e a problemas imunológicos, entre outros. A criança ainda não conhece o sabor dos alimentos e por isso a introdução de açúcar é totalmente desnecessária, assim como o sal nas comidas salgadas. É preciso dar às crianças a oportunidade de experimentar o sabor natural dos alimentos. Quanto melhor a criança se alimenta, maior a disponibilidade de nutrientes benéficos para seu cérebro.
Texto retirado do livro Nutrição Cerebral de Helion Póvoa, Juarez Callegaro e Luciana Ayer

Autismo e nutrição

On 11 de agosto de 2011, in Terapias e Tratamentos, by admin
autismo e nutriçao

A alimentação é eficaz em caracterizar o estado de saúde e em modular o comportamento no autismo.

A exclusão de glúten, caseína, soja, açúcar, melhoram, as vezes drasticamente, uma condição caracterizada de depressão imunitária, sintomas gastrointestinais, hiperartividade, isolamento social. A dieta é o primeiro referimento para um bom exito no tratamento terapêutico. Um programa alimentar personalizado, consente aos familiares, conquistarem uma experiência preciosa para assegurar a qualidade da alimentação da criança e promover uma melhor qualidade de vida. Embora a causa precisa do autismo ainda não seja conhecida, existem muitas teorias que ligam o autismo a danos cerebrais neurocognitivos precoces. Disfunções imunitárias, exposição a metais tóxicos ambientais, anomalias gastrointestinais, hábitos alimentares errados e outros fatores, podem interagir com a predisposição genética.
Analizando os problemas bioquímicos é possível considerar os seguintes fatores:
Autismo e desequilíbrio dos nutrientes de base: Sempre mais frequente, se observa que a exposição aos metais tóxicos como causa de disfunções na aprendizagem e comportamentos das crianças. Metais como: chumbo e mercúrio, são capazes de alterarem o desenvolvimento cerebral em crianças pequenas, mesmo em quantidades consideradas sem riscos como o timerosol presente nas vacinas. As crianças são particularmente suscetíveis aos efeitos deletérios dos metais tóxicos porque o sistema nervoso em desenvolvimento é mais sensível. Em decorrencia do metabolismo deles, absorvem mais rapidamente  estas substâncias e eliminam mais lentamente em relação aos adultos, a barreira hematoencefálica de uma crianças não é ainda completamente formada. Carência de magnésio, estão associadas aos déficits de atenção e hiperatividade (TDAH). Segundo o ARI (Autistic Research Institute em San Diego, a associação magnésio / vitamina B6 é considerado um dos tratamentos mais eficazes na melhora dos sintomas. O Protocolo DAN! utiliza a análise dos minerais (mineralograma) como análise de base para iniciar a fase 1 da terapia para o tratamento do autismo.
  • Autismo e aminoácidos – os aminoácidos são os tijolos necessários para a produção dos neurotransmissores e assim capazes de influenciarem seja no humor como no comportamento. Os aminoácidos que mais se apresentam deficientes no autismo são: triptofano, ácido gltâmico, ácido aspartico, fenilalanina, carnosina,  1-metilistidina, la ?-alanina, metionina, cistina e taurina.
  • Autismo e função digestiva – as crianças normalmente apresentam sinais de inflamações crônicas a nível esofágino, gátrico e duodenal. Devido a carência de enzimas, muitas crianças apresentam deficiência na digestão e absorção de carboidrato. Esta anomalia estão intimamente ligadas as mudanças de comportamento, irritabilidade, agressividade e insônia. Deficiência de absorção de lipídeos, disfunções pancreáticas, crescimento de bactérias são dados facilmente encontrados no autismo.
  • Autismo e permeabilidade intestinal – A integridade da mucoisa intestinal é importante para auxiliar o roganismo a absorver adequadamente os nutrientes e bloquear as toxinas, bactérias e outras moléculas potencialmente danosas ao entrarem na circulação sistêmica. Um aumento da permeabilidade da barreira intestinal é uma das primeiras consequencias de uma série de patologias entéricas e na entrada de moléculas com carga antigênica que podem causar reações imunitárias generalizadas. Se os anticorpos produzidos contra esses antígenos desenvolverem uma reação cruzada com tecidos similares do organismo, inicia uma doença autoimune. Hoje se sabe, que infecções intestinais da Shigella, Salmonella, Yersina e Campylobacter, podem induzir infecções variadas. Causas comuns de ma absorção podem ser decorrentes de: insuficiencia enzimática, inadequada secreção de sais biliares, acelerado trânsito, alterações da mucosa intestinal e infecções gastroentéricas. A flora bacteriana é composta de cepas resistentes Lactobacillus Acidophilus no delgado e  Bifidum Bacterium no cólon, que desenvolvem ações sinergéticas diante de cepas resistentes. Nas crianças autistas, a função intestinal é quase sempre alterada devido a desbiose bacteriana. mocótica e parasitária. A alteração da permeabilidade intestinal tem forte ligação a disfunções autoimunes, intolerâncias alimentares, desequeilibrios digestivos, grande crescimento bacteriano e fungico e carencia de nutrientes como o magnésio, zinco e triptofano. E possível verificar a permeabilidade intestinal administrando manitol e tactulose, Estes carboidratos não são metabolizados pelas enzimas digestivas e em condições fisiológicas, enquanto o manitol é absorvido rapidamente através da membrana dos enterócitos, o lactulosio atravessa em quantidade mínima as junções intracelulares. Ambos os açúcares são testados na urina e sua relação, reflete as condições de permeabilidade e absorção da barreira gastrointestinal. A permeabilidade é alterada quando a relação de lactulose / manitol é maior do que 0,02.
  • Autismo e ácidos graxos essenciais – Os ácidos graxos essenciais são nutrientes importantes para o desenvolvimento do cérebro e podem ser particularmente importantes para as crianças com autismo. Alguns estudos realizados com crianças autistas, demonstraram que essas crianças apresentam cerca de 20% menos Omega 3 e o nível de ácido decosahexaenóico (DHA)  se apresentava inferior em 23%. Esta carência provoca um significativo aumento entre a relação Omega 6 / Omega  3   que deveria oscilar entre 1 e 4.
  • Autismo e detoxicação – os metais tóxicos são as substâncias poluentes mais perigosas para o homem. Não sendo completamente biodegradado, se acumulam no ambiente. Entram no noso organismo através de comidas e bebidas, poluição do ar, transportado pelo sangue, se depositam e se acumulam nos órgãos: osso, fígado, rins e cérebro. Os metais tóxicos mais comuns são: cadmio, mercúrio, chumbo, arsenico e alumínio. A principal ação dos metais tóxicos consiste em bloquear a atividade de numerosos complexos enzimáticos com consequente dano metabólico e energético das nossas células. Muitas crianças autistas apresentam valores aumentados de metais tóxicos. Não depende somente de uma excessiva exposição mas também de um desequilíbrio de mecanismos bioquímicos depositados na detoxificação. O processo de detoxificação mais alterado nas crianças autistas é a sulfatação a Fase II. Este desequilíbrio leva aos autistas mais vulneráveis, a sensibilização múltipla e se pode explicar porque se manifestam sintomas quando ingerem alimentos que contenham fenóis e tiramina, normalmente eliminados através da sulfatação.
  • Autismo e intolerância alimentarMuitas vezes familiares e cuidadores de crianças autistas têm observado um ressurgimento de sintomas em relação a ingestão de um determinado alimento. Uma explicação plausível para esta associação a uma hipersensibilidade específica imune contra várias substâncias químicas contidas nos alimentos em questão. Defeitos do metabolismo de certas substâncias podem ativiar uma resposta imune, capaz de alterar o funcionamento do sistema nervoso central. Alimentos que contenham glúten e laticínios são os mais envolvidos no autismo.
  • Autismo e dieta – o tratamento do autismo deve se iniciar com a dieta que se baseia com critérios de inclusão e exclusão.
Critérios de exclusão:
  • cereais com glúten
  • leite e derivados
  • soja
  • açúcar
  • fermento biológico
Critérios de inclusão:
  • polivitaminas
  • multiminerais
  • ácidos graxos essenciais
  • aminoácidos essenciais
  • enzimas digestivas
  • probióticos

A
Multivitamin Multivitamina

Estimulação Precoce



O desenvolvimento de uma criança com Síndrome de Down requer atenção diferenciada, pois demora mais para suas habilidades se desenvolverem. Suas aquisições são conquistadas de forma mais lenta.
Os bebês com síndrome de Down nascem com um número menor de células nervosas no cérebro e por isso com uma menor capacidade de desenvolvimento intelectual. A capacidade maturativa que atinge a criança vai depender da estimulação que tenha recebido e o ajude a se desenvolver. 
Esta estimulação é necessária durante os primeiros anos de vida, que é quando o sistema nervoso do bebê apresenta uma grande plasticidade para estabelecer novas conexões neuronais

Os programas de estimulação precoce ajudam o bebê com síndrome de Down a adquirir determinados conhecimentos, destrezas e aptidões que outras crianças aprendem sozinhas. Recomenda-se começar entre os 2 e 4 meses de vida.

Hoje os pais que possuem filhos com Síndrome de Down são orientados a procurarem atendimento de estimulação precoce.  O acompanhamento de algumas especialidades, como a Fonoaudiologia, a Fisioterapia, a Terapia Ocupacional, a Psicologia, dentre outras, é essencial para a orientação aos pais sobre o melhor estímulo a ser dado aos seus filhos e, através de técnicas especializadas, desenvolvem suas potencialidades.   
Alguns pais podem se sentir desmotivados com a demora de seus filhos adquirirem suas habilidades. Nestes casos, quanto mais cedo for introduzida a estimulação precoce, melhores resultados podem ser obtidos futuramente.
 A estimulação precoce é um atendimento especializado direcionado a bebês e crianças de 0 a 3 anos com risco ou atraso no desenvolvimento global (prematuros de risco, síndromes genéticas, deficiências, paralisia cerebral e outras).

O tratamento de estimulação precoce é possível devido a grande plasticidade neuronal nos primeiros três anos de vida.  Ele modifica todo o  desenvolvimento do indivíduo, formando as bases para um desenvolvimento harmônico. 

Nos trabalhos de estimulação precoce, dê preferência aos que os profissionais trabalhem de maneira conjunta com o bebê ou criança. É muito importante também que os pais participem deste processo. Existem várias maneiras de trazer os pais para a terapia do bebê, mesmo quando a rotina de trabalho deixa-lhes o tempo mais restrito. A participação dos pais é fundamental não apenas em função das orientações que costumam receber dos terapeutas, mas também melhorar o vínculo pais e filhos.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011


Carta da Minha linda paciente Ana Clara



Imagine uma viagem em um carro chamado VIDA, em uma estrada chamada SONHOS
com amores que se chama FAMILIA, com amigo que se chama Jesus,vire na curva que 
se chama ESPERANÇA, e quando chegar no lugar chamado SUCESSO Agradeça ao
motorista que se chama Deus.Quando chegar na casa chamada PROSPERIDADE não
se acanhe com os hóspedes cujo os nomes são:  
ANDEI, LUTEI e VENCI  porque eles
são a sua cara!

Beijos...muito obrigada pelo seu carinho com minha filha. 
Ela te adora muito, falou de você hoje o dia inteiro
com o mais lindo sorriso no rosto.

Mãe Ariana da minha linda paciente Ana Clara.

AMEI!!!Quero agradecer o carinho da Ariana e da minha princesinha Ana Clara.
ADORO VOCÊS!!!

Sugestões de Atividades Coordenação Motora Fina parte 29

DICAS DE BRINQUEDOS DE MADEIRA


ESCORREGADOR DE BOLINHAS -TRABALHAR COORDENAÇÃO VISO-MOTORA



FERRAMENTAS E MARTELO-AJUDA TRABALHAR DESTREZA MANUAL E FORÇA

 MARTELO COM PINOS COLORIDOS- TRABALHAR FORÇA MANUAL E CORES


RAMPA COM BONECA - TRABALHAR COORDENAÇÃO VISO-MOTORA
FORÇA NOS DEDOS PARA APERTAR OS ANIMAIS (BRINCAR DE DORMIR E ACORDAR O CACHORRO, GATO)


BONECOS ARTICULADOS- FORÇA MANUAL
ESCORREGADOR DE BOLINHAS -JOGO DE COORDENAÇÃO VISO-MOTORA

terça-feira, 6 de setembro de 2011


O BRINCAR DA CRIANÇA AUTISTA

 
A brincadeira é a linguagem das crianças. Pela brincadeira se pode aprender a interação social, trabalhar a atenção, seqüências, habilidades, solucionar problemas, explorar sentimentos, desenvolver causa e efeito, estimular a criatividade. Com a falta de interação social, comunicação e problemas no comportamento, muitos autistas vão necessitar de ajuda para estabelecer uma relação com outras crianças e muitos não sabem brincar, o que precisa ser ensinado.

Para começar escolha algo que funcione com o autista, o que chamaria a sua atenção (dinossauros, carrinho, trem, avião, bonecos). Deixe a criança iniciar a brincadeira, fazer uma escolha. Se a criança recusar a sua presença na brincadeira comece apenas observando-a brincar, depois introduza comentários (olha, o carro do papai brum..brum e depois o barulho da buzina bibi pode fazer gestos ou expressões faciais mais exageradas como apoio visual). Não se preocupe se a criança ignorar seus comentários, continue a introduzi-los aos poucos.(através de sons, gestos com as mãos ou expressões)

Ajude a criança a engajar-se na comunicação recíproca na brincadeira. 
Quando a criança estiver confortável em brincadeiras recíprocas, aumente a interação.
Exemplo: Ela só quer brincar de carrinho, pegue um brinquedo de animal e peça carona, depois reclame que o cachorro está com fome (faça novamente barulhos diferentes humm..!!!nhoc..nhoc e uso de gestos) como apoio visual e depois proteste e insista, com o tempo a criança vai parar e brincar de alimentar o cachorro. Aumente a brincadeira e encontre alguns amigos para comer, como o elefante, leão, e outros, alargando o horizonte e os interesses da criança. Se for muito sobrecarregado para a criança este passo, volte um pouco para traz.

Evite questionamentos e direcionamentos. Muita estrutura e perguntas nesta hora podem inibir tanto a iniciativa da criança como o processo dela solucionar problemas. Quando a criança estiver se sentindo confortável com a brincadeira recíproca, você poderá direcionar a brincadeira para conceitos e seqüências que deseja trabalhar. Exemplo: Ela só brinca de carrinho e sempre os coloca na mesma ordem. Introduzindo o cachorro e novos problemas, a criança começará a dar atenção a outros brinquedos.
Brinque e interaja.Converse com os brinquedos. Quando a criança estiver acostumada com este tipo de brincadeira tente mudar sua estrutura.Utiliza de gestos, sons diferentes e expressãoes facias.

Se a atenção da criança for mínima, não puxe a brincadeira por muito tempo. O importante é ela aprender como é gostoso brincar com outras pessoas.
Não se preocupe se está fazendo certo ou errado. Se divirta com o processo. O único erro é não brincar ou não tentar interagir com a criança.

Fonte: Autism Asperger´s Digest Magazine -http://topediatrica.blogspot.com/

Estratégias para Problemas na Escrita

 A escrita manual é habilidade perceptivo-motora complexa que depende da maturação e integração de uma série de habilidades cognitivas, motoras e perceptivas.

 Muitos dos problemas comuns vividas por crianças em idade escolar, é principalmente a dificuldade na escrita. Devido a falta de habilidade em certos aspectos motores, perceptivos ou cognitivo.

 Atenção!!! para os professores e escolas
Estas crianças são mal compreendido pelos próprios professores ou a escola devido a sua dificuldade motora são julgadas como crianças com problemas de comportamento e/ou emocional.

Algumas crianças com dificuldade na caligrafia na idade escolar são freqüentemente chamados de "preguiçoso", "desmotivados" ou "de oposição".

 É muito comum estas crianças com dificuldade na escrita apresentarem certos tipos de comportamentos como desobediente, inquieto, desatento, lento. Alguns exemplos de comportamentos bastantes comuns nestas crianças: pede para ir ao banheiro ou beber água toda hora, precisa apontador várias vezes o lápis, levanta várias vezes da cadeira ,mexe o tempo inteiro com os colegas ou materiais escolares ou simplesmente senta e olha. Mesmo interrompendo a classe e se metendo em confusão pode ser menos doloroso para eles do que escrever. As atividades de escrita  poderia ser concluído em uma hora mas estas crianças levam umas três horas porque adiar a tarefa de escrita e menos doloroso e exige menos esforço.
 Estratégias para Problemas na Escrita
  • Para as crianças que têm dificuldade com a codificação ortográfica, pode ser útil uma ficha de todo alfabeto sobre a  mesa para fácil referência.
  • Alunos com problemas grafomotores deve ser dado tempo prolongado para completar trabalhos escritos e / ou uma redução no volume da produção escrita. Por exemplo, se o exercício é para  pontuar frases. Pode fornecer ao aluno a atividade em forma digitada, ao invés de escrevê-lo e então corrigi-lo. As tarefas de perguntas/respostas, o aluno deve ser exigida apenas para escrever as respostas e não ambas perguntas/respostas. Deve ser permitido respostas em frases curtas.
  •  o assunto que está sendo avaliado é o conhecimento das informações, então o aluno deve ser avaliado não na sua escrita e sim  na  sua capacidade de demonstrar seu conhecimento.
  • Crianças com dificuldades de escrita podem precisar de ser dada a oportunidade de dar respostas orais para exercícios, questionários e testes.
  • Aprender a digitar é útil para esses alunos.
  • Alunos com problemas grafomotores podem precisar de ser fornecidos materiais através do professor preparado em apostilas ou cópias xerox.
  • Os pais devem ter a oportunidade de comprar um conjunto extra de livros didáticos com a finalidade de destacar, em especial para assuntos área de conteúdo.
  • Muitas vezes, é necessário o uso de sistemas de classificação alternativa para crianças com problemas grafomotora .A avaliação pode ser dada com questões de múltipla escolha, teste orais ou através do uso de computador.
  • Deve ser salientado que o pessoal da escola que os hábitos de trabalho lento são muitas vezes resultado de dificuldades grafomotores e não refletem déficits de motivação ou problemas comportamentais e emocionais.

quarta-feira, 17 de agosto de 2011


Habilidades de percepção visual - Espacial


Percepção Visual- espacial

 é a capacidade de perceber a posição de dois ou mais objetos em relação uns aos outros ou em relação ao seu próprio eu. Por exemplo, uma criança andando por uma sala de aula deve saber: onde ele está posicionado em relação ao mobiliário e seus colegas.  

Crianças com problemas nesta área podem apresentar dificuldades como habilidade com bola, a escrita e o espaçamento entre palavras e também têm dificuldade com conceitos espaciais como dentro/fora, em cima/embaixo, esquerda/direita.

Aqui estão algumas atividades para enfrentar dificuldades com visual-espacial:

-Fazer atividades de formas idênticas, objetos, formas, letras com um deles posicionado de forma diferente.
-Fazer o mesmo que acima, mas use objetos reais. Por exemplo, objetos concretos ( 3 lápis sobre a mesa em posições diferentes e perguntar: "qual deles está em uma posição diferente?")
-Escalada através de uma pista de obstáculos
 -Pedir a criança reproduzir formas em posições diferentes a partir de um exemplo.
-Quebra-cabeça
-Pedir a  criança para desenhar uma pessoa com todas as partes do corpo, ou montar uma pessoa através de gravuras das partes do corpo.
-Desenhar mapa de casa, escola.Trace o caminho da casa até a escola
-Atividades motoras de correr, pular, saltar, pular obstáculos.
-Atirar objetos em um alvo (sacos de feijão, bolas)

domingo, 14 de agosto de 2011


O meu filho com autismo tem Transtorno de Processamento sensorial?

    Muitas crianças com espectro autista tem Transtorno do Processamento Sensorial. Ou seja, eles podem ser hipersensíveis ou hiposensíveis sons, luzes, alimentos ou toque. Para algumas crianças, este tipo de transtorno pode ser uma das causas de alterações comportamentais como agressividade, irritabilidade, choro sem motivo, distração ou certos movimentos repetitivos.
    Estas diferenças no tipo de resposta  sensorial são rotulados como "distúrbio de processamento sensorial" ou "disfunção do processamento sensorial", e pode ser atribuída a diferenças na estrutura cerebral. Embora as questões sensoriais não são sintomas do espectro autista , eles são muito comuns nas crianças com autismo.O tratamento para questões sensoriais, é conhecido como Terapia de Integração Sensorial.
   

    Alguns sinais de que uma criança pode estar sofrendo de problemas sensoriais - e pode ser auxiliado pela Terapeuta Ocupacional especialista abordagem neurocomportamental Integração Sensorial
  • Excessivamente sensível ao toque, movimento, sons, luzes e alimentos
  • Não responde ao estimulos como o toque, movimento ou sons
  • Facilmente distraídos
  • Problemas sociais e / ou emocional (abraços, beijos ou contato afetivo)
  • Agitação psicomotora, irritabilidade, auto-agressividade ou movimentos estereotipados excessivos
  • Impulsividade
  • Dificuldade em fazer a transição de uma situação para outra
  • Incapacidade de relaxar ou acalmar 
  • Dificuldade permanecer na postura sentada para certos tipos de atividades
  • Choro sem motivo
  • Dificuldade atividades de vida diária ( tomar banho, escovar os dentes, cortar o cabelo ou unhas, evita certos tipos de roupas ou cobertor, não gosta de certos tipos de alimentos como frutas ou verduras e legumes.
  • Hipersensibilidade oral para alimentos pastosos ou texturizados (seleciona os tipos de alimentos)
  • Evita certos tipos de meia ou sapatos ou prefere ficar descalço.
  • Dificuldade concentração certas brincadeiras. Pouca interação e exploração no brincar.


quinta-feira, 4 de agosto de 2011


Habilidades de percepção visual - Memória Visual Sequencial


Memória Sequencial-visual é a capacidade de lembrar e reproduzir uma sequência de cores, formas, letras, ou números na ordem correta. Esta habilidade é importante quando a criança aprender a ler e escrever, e principalmente na  cópia da lousa.


É importante estimular essa noção para que o aluno tenha noção por exemplo da sequência de uma palavra, sequência das letras do alfabeto, dos numerais, enfim ela é muito importante no processo de ensino aprendizagem.
 
 Atividades de Memória Visual-Sequencial 

- Faça várias planilhas com cores, formas, números, palavras ou letras em uma seqüência  e deixar a criança copiar na folha.  Aumentar gradualmente o número de itens.
- colocar blocos de várias cores / tamanhos e colocá-los em uma ordem específica. Deixar a criança olhar e, em seguida, misturá-las e pedir a criança recriar a seqüência.
- Faça o mesmo que atividade  acima, mas use vários objetos (caneta, lápis de clips de papel, etc)
- usar jogos  de seqüenciamento  (encontrado em lojas de material escolar)
- atividade alinhavo colocar uma seqüência de contas de cores diferentes e  depois pedir a criança copiar na sequência correta das cores.

Atividades táteis e proprioceptivas

Dicas de Atividades Proprioceptivas

 Sentar em almofadas ou puff grande

 apertar ou abraçar um ursinho ou almofada

 Deitar com edredon ou cobertor pesado.

 Colete com saquinhos de areia
 apertar uma bola macia
 chutar bola com o colete com peso

Deitar em cima ou em baixo do rolo ou bola bobath
 Deitar em almofadas ou túnel com pressão

abraçar com toque profundo junto com as almofadas.

Dicas de Atividades Táteis



 Bolinha de Gel

 Terra e Areia

 Tinta ou cola colorida

Macarrão

Bola grande texturizadas ou tapete texturizados


Cereais (feijão ,arroz )

Brinquedos texturas diferentes


Espuma 



Nas atividades de vida Diária, como alimentação.
 Pegar frutas texturas diferentes (mamão ,banana, abacaxi, laranja)


 Pegar pedaços de gelatina com a mão para crianças pequenas

segunda-feira, 25 de julho de 2011