Trecho condensado do livro Dez Coisas que Toda Criança com Autismo Gostaria que Você Soubesse – Edição atualizada e ampliada – Ellen Notbohm

Dez coisas que toda criança com autismo gostaria que você soubesseHá dias em que a única coisa previsível é a imprevisibilidade; e que o único atributo constante é a inconstância. O autismo é intrigante, mesmo para aqueles que convivem com ele durante toda a vida. A criança com autismo pode parecer “normal”, mas seu comportamento pode ser desconcertante e dificílimo.
O autismo já foi considerado um “distúrbio incurável”. Mas essa ideia caiu por terra diante do conhecimento cada vez maior desse quadro e das constantes descobertas que estão sendo feitas, até mesmo neste momento, enquanto você lê este texto. Todos os dias, indivíduos com autismo nos mostram que são capazes de superar as dificuldades, compensar e administrar muitos dos aspectos desafiadores do autismo. Preparar as pessoas que convivem com nossos filhos, fazer com que elas entendam os elementos básicos do autismo tem um enorme impacto no caminho dessas crianças rumo a uma vida adulta produtiva e independente.

O autismo é um distúrbio complexo, mas, segundo minha experiência, suas inúmeras características encaixam-se em quatro áreas fundamentais: dificuldades de processamento sensorial, atrasos e comprometimento da comunicação, dificuldade no desenvolvimento das habilidades de interação social e as questões da criança como um todo/autoestima.
Embora esses quatro elementos possam ser comuns a várias crianças com autismo, lembre-se de que a razão de ser chamado de espectro é que não há duas (nem dez, nem vinte) crianças com autismo exatamente iguais. Cada criança se encontra num ponto diferente do espectro. É importante lembrar também que cada pai, professor e cuidador tem um grau diferente de compreensão do espectro. Criança ou adulto, cada um terá o seu conjunto único de necessidades.