Pesquisadores Melhoraram Comportamentos Autísticos Em Ratos Modelos Com Autismo Alimentando-Os Com Bacteroides Fragilis, Micróbio Que Ocorre Naturalmente No Trato Intestinal Humano Saudável.
Em ratos, infecções ou inflamações durante a gravidez podem produzir
filhotes com autismo - comportamentos como evitar contato social,
ansiedade e comportamentos repetitivos. Nesse novo estudo, os
pesquisadores conseguiram reduzir estes comportamentos alimentando os
ratos com bactérias que ocorrem naturalmente no intestino humano
saudável. A pesquisa contribui para as evidências crescentes de haver
uma conexão intestino-cérebro nos transtornos do espectro do autismo
(TEA). Foi publicado hoje na revista Cell.
"Há provavelmente muita coisa ocorrendo fora do cérebro para alguns
indivíduos com TEA", comenta Robin Ring, diretor chefe de Ciências da
Autism Speaks. "Estudos que melhoram nosso entendimento dessas conexões
cérebro-intestino" estão abrindo caminhos para inovações no tratamento para aqueles que querem ou precisam."
A Autism Speaks patrocinou a pesquisa com uma bolsa para a pesquisadora
Elaine Hsiao e um prêmio para os pesquisadores sêniores Paul Patterson e
Sarkis Mazmanian, todos do Instituto de Tecnologia da California.
A FUNDAÇÃO MUNDO AZUL, nesta fase de matrícula e rematrícula torna
público o compêndio da Legislação que trata da educação inclusiva no
BRASIL, de forma a auxiliar os pais que encontram dificuldade com
matrícula, rematrícula, adaptação de conteúdo pedagógico, adaptação de
provas de provas, etc.
LEIS
Constituição Federal de 1988 - Educação Especial - pdf
Lei nº 9394/96 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDBN
Lei nº 9394/96 – LDBN - Educação Especial - txt | pdf
Lei nº 8069/90 - Estatuto da Criança e do Adolescente - Educação Especial - txt | pdf
Lei nº 8069/90 - Estatuto da Criança e do Adolescente
Lei
nº 10.098/94 - Estabelece normas gerais e critérios básicos para a
promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com
mobilidade reduzida, e dá outras providências
Lei nº 10.436/02 - Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras e dá outras providências
Lei nº 7.853/89 - CORDE - Apoio às pessoas portadoras de deficiência - txt | pdf
Lei
Nº 8.859/94 - Modifica dispositivos da Lei nº 6.494, de 7 de dezembro
de 1977, estendendo aos alunos de ensino especial o direito à
participação em atividades de estágio - pdf
Laura Holmquist Os pais de Hudson Holmquist, um autista de 3 anos de idade, dizem que o IPAD tem sido uma tremenda ajuda lidar com a doença de seu filho. Steve Jobs, pediu-lhe um dispositivo mágico. Para os pais de crianças autistas, ele realmente poderia ser.
Especialistas dizem que a Apple iPad diminui os sintomas da doença, ajudando a tratar crianças com a sobrecarga sensorial da vida - em um sentido "curar" a doença, um pai diz. Isso é o que Laura Holmquist acredita, pelo menos. Seu filho Hudson tinha 8 ou 9 colapsos violentos por dia. Certa manhã, ele começou a gritar em seu quarto - e não parou até tarde da noite. A família de oito pessoas não puderam ir a eventos públicos ou para jantar fora e teve um tempo difícil se comunicar com ele.
"O IPAD tem nos dado a nossa família de volta", disse Laura FoxNews.com. "É desbloqueado, uma nova parte do nosso filho que não tinha visto antes, e deu-nos a introspecção na maneira como ele se conecta com o seu mundo."
Diagnosticadas com autismo cerca de dez meses atrás, Hudson de 3 anos de idade, é construído como um caminhão e tem um sorriso desarmante. Seu irmão, Zane é aproximadamente a mesma idade (ambos são aprovados) e pode perguntar para os brinquedos e dizer frases completas, mas Hudson tem problemas de comunicação sobre as necessidades básicas.
Há
dias em que a única coisa previsível é a imprevisibilidade; e que o
único atributo constante é a inconstância. O autismo é intrigante, mesmo
para aqueles que convivem com ele durante toda a vida. A criança com
autismo pode parecer “normal”, mas seu comportamento pode ser
desconcertante e dificílimo.
O autismo já foi considerado um “distúrbio incurável”. Mas essa ideia
caiu por terra diante do conhecimento cada vez maior desse quadro e das
constantes descobertas que estão sendo feitas, até mesmo neste momento,
enquanto você lê este texto. Todos os dias, indivíduos com autismo nos
mostram que são capazes de superar as dificuldades, compensar e
administrar muitos dos aspectos desafiadores do autismo. Preparar as
pessoas que convivem com nossos filhos, fazer com que elas entendam os
elementos básicos do autismo tem um enorme impacto no caminho dessas
crianças rumo a uma vida adulta produtiva e independente.
O autismo é um distúrbio complexo, mas, segundo minha experiência, suas
inúmeras características encaixam-se em quatro áreas fundamentais:
dificuldades de processamento sensorial, atrasos e comprometimento da
comunicação, dificuldade no desenvolvimento das habilidades de interação
social e as questões da criança como um todo/autoestima.
Embora esses quatro elementos possam ser comuns a várias crianças com
autismo, lembre-se de que a razão de ser chamado de espectro é que não
há duas (nem dez, nem vinte) crianças com autismo exatamente iguais.
Cada criança se encontra num ponto diferente do espectro. É importante
lembrar também que cada pai, professor e cuidador tem um grau diferente
de compreensão do espectro. Criança ou adulto, cada um terá o seu
conjunto único de necessidades.
Texto de
Audinei Carlos das Neves
Fisioterapeuta
Vila Velha ES
Um paciente autista que iniciou tratamento em 2004 levou-me a um estudo
realizado nos EUA, sobre as consequências das alterações no nervo
auditivo. Segundo o estudo alterações no nervo auditivo causam retardo e
distorção dos estímulos sonoros, sendo essa a provável causa da
dificuldade de comunicação verbal de pessoas autistas. Como nosso
tratamento é feito através da estimulação dos nervos, compreendi que,
com isso, o paciente melhorava fisicamente e ganhava benefícios em seu
aspecto cognitivo.
No paciente autista percebi que era muito agitado, tinha reduzida massa
muscular, pouco equilíbrio e falta de noção de distância.
Ao ganhar massa muscular, o paciente teve aumento no tamanho de todo
corpo, melhorou muito o equilíbrio, passou a desviar dos obstáculos,
falar algumas palavras, melhorou o contato visual e tátil, conseguindo
assim, interagir e se integrar mais ao meio social.
Em função das alterações observadas nesse paciente autista, foi
possível traçar um paralelo com os demais pacientes que atendi ao longo
desses 9 anos e comparar como o tônus muscular e a percepção corporal
influenciam as pessoas em seu comportamento. Além da minha avaliação
sobre as modificações físicas e no comportamento das pessoas, através
dos comentários feitos pelos pacientes sobre o cotidiano de suas vidas,
pude notar as diferenças relacionadas ao seu estado emocional.
Apresentador desabafou em texto lindo no seu perfil do Facebook sobre o primogênito, Romeo
Emocionante e inspirador. É assim que pode-se definir o texto que Marcos Mion
compartilhou em seu perfil do Facebook para falar do filho, Romeo. O
garoto, de 8 anos, é fruto do relacionamento do apresentador com a
designer Suzana Gullo – o casal tem também Donatella, de 5 anos, e Stefano, de 3. Confira o texto na íntegra:
"Deus me deu um presente.
Fui um dos escolhidos. Somos muitos, mas ainda uma minoria. Se fossemos
a maioria, o mundo seria um lugar com muito mais amor incondicional e
puro, com mais respeito, paciência e valores. Quem somos nós? Famílias
abençoadas com uma criança especial. Sim, nos seus primeiros anos de
vida, eu e minha mulher, Suzana, percebemos que nosso filho mais velho,
Romeo, é uma criança com dificuldades de desenvolvimento. Demorou algum
tempo para termos essa certeza porque ele não se encaixa em nenhum
diagnostico e segue evoluindo e aprendendo no seu ritmo.
Todos especialistas dizem que ele não é autista, não é asperger, enfim,
que ele não é nada além de uma criança que se encaixa na sigla NOS -
Not Otherwise Specified, que significa "Sem Outras Especificações", mas
que faz parte do spectrum autista. E por que é bom ele não se encaixar
em nenhum diagnostico? Porque ele pode ser ele! Com todo seu potencial,
seu jeito único, suas características, vitórias e limitações, e não o
que um especialista determine que ele seja. O diagnostico é a maneira
mais eficaz de limitar alguém, de não ver sua beleza e singularidade.
Qualquer criança que pertence ao spectrum, seja qual for a
especificação, tem uma luz única, diferente e seu caminho é ilimitado!
Peço, de coração, para que os pais nunca parem de acreditar,
independente de um rotulo, e estimulem sempre seus filhos especiais,
pois eles tem muito a nos ensinar. Eles só precisam de amor e apoio.
Nós, desde seu nascimento, acompanhamos seu desenvolvimento de perto e
buscamos os melhores especialistas no Brasil e fora. Sempre sou
questionado do porque fiz a segunda base da minha família em Miami e
porque passamos tanto tempo aqui. Essa mudança aconteceu, porque aqui
encontramos uma especialista que desenvolveu um método com o qual nos
identificamos muito, que foi essencial para entendermos a situação e
para o Romeo ter as melhores condições para firmar suas bases de
desenvolvimento. Foi um perfeito complemento ao trabalho dos médicos e
todos profissionais brasileiros que trabalham com a gente.
Assim, hoje em dia, Romeo vive uma vida normal, na escola, nas
atividades, com família e amigos e é amado por todos que o cercam!
Estes, alias, os grandes sortudos que, como eu e minha família, tem a
felicidade de conviver e aprender todos os dias com um ser humano tão
evoluído. Ele é minha maior inspiração como pai, como ser humano. Como
uma vez ele me disse: "Pai, eu sou seu irmão".
Sim filho, você é meu irmão de alma. Meu maior orgulho."