Bem-Vinda a Holanda

Bem-vinda a Holanda

Frequentemente, sou solicitada a descrever a experiência de criar um filho portador de deficiência, para tentar ajudar as pessoas que nunca compartilharam dessa experiência única a entender, a imaginar como deve ser. É mais ou menos assim... 

Quando você vai ter um bebê, é como planejar uma fabulosa viagem de férias - para a Itália. Você compra uma penca de guias de viagem e faz planos maravilhosos. O Coliseu. Davi, de Michelangelo. As gôndolas de Veneza. Você pode aprender algumas frases convenientes em italiano. É tudo muito empolgante. 

Após meses de ansiosa expectativa, finalmente chega o dia. Você arruma suas malas e vai embora. Várias horas depois, o avião aterrissa. A comissária de bordo chega e diz: "Bem-vindos à Holanda". 

"Holanda?!? Você diz, "Como assim, Holanda? Eu escolhi a Itália. Toda a minha vida eu tenho sonhado em ir para a Itália." 

Mas houve uma mudança no plano de vôo. Eles aterrissaram na Holanda e é lá que você deve ficar. 

O mais importante é que eles não te levaram para um lugar horrível, repulsivo, imundo, cheio de pestilências, inanição e doenças. É apenas um lugar diferente. 

Então você deve sair e comprar novos guias de viagem. E você deve aprender todo um novo idioma. E você vai conhecer todo um novo grupo de pessoas que você nunca teria conhecido. 

É apenas um lugar diferente. Tem um ritmo mais lento do que a Itália, é menos vistoso que a Itália. Mas depois de você estar lá por um tempo e respirar fundo, você olha ao redor e começa a perceber que a Holanda tem moinhos de vento, a Holanda tem tulipas, a Holanda tem até Rembrandts. 

Mas todo mundo que você conhece está ocupado indo e voltando da Itália, e todos se gabam de quão maravilhosos foram os momentos que eles tiveram lá. E toda sua vida você vai dizer "Sim, era para onde eu deveria ter ido. É o que eu tinha planejado." 

E a dor que isso causa não irá embora nunca, jamais, porque a perda desse sonho é uma perda extremamente significativa. 

No entanto, se você passar sua vida de luto pelo fato de não ter chegado à Itália, você nunca estará livre para aproveitar as coisas muito especiais e absolutamente fascinantes da Holanda.

Emily Perl Kingsley

13 comentários:

  1. Respostas
    1. Lindo mesmo, né Lisa... eu nunca me canso de ler esse texto. bjo

      Excluir
  2. Bela metáfora. Tenho lido o seu blog e gosto bastante. Devo até confessar-lhe que já fiz uso de algumas informações que aqui dá, mas referi os créditos... Parabéns:)

    ResponderExcluir
  3. Li este texto pela primeria vez na graduação há mais de 13 anos...
    Hoje posso reler com um olhar de mãe... e como é verdade...
    Nenhum de nós chegamos no destino que planejamos nos exatos momentos que pensamos...
    Fascinante viagem da maternidade... dias frios e outros quentes rsrsrs mas dias sempre eternos!!!

    ResponderExcluir
  4. Um clássico sobre o Autismo. Parabéns, adorei, sou vó de autista, procurei este texto por recomendação de uma mãe de autista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom! Tudo pode ser um aprendizado e realmente belo. Amor é tudo.

      Excluir
    2. Muito bom! Tudo pode ser um aprendizado e realmente belo. Amor é tudo.

      Excluir
  5. Lindo, lindo e lindo texto - como TODO este site, aliás. Sou portadora de Asperger em grau moderado. Embora nao cura, a minha CONSCIENCIA sobre a enfermidade me ajuda a enfrentar melhor os dias. E sites como este são assim um grande e querido alento - sobretudo pelo consolo de ver que - contrariamente à minha mãe que nao me amou e fechou os olhos para o meu sofrimento - as mães dos portadores de Asperger dão show de amor e paciencia. Isto é muito especial, me faz bem ler e - saibam todas voces com filhos... diferentes: o seu amor cura! Não é verdade que Asperger nao tem cura! Eu daqui de longe, na ilha incomunicavel em que vivo, me sinto quase curada só de ler os relatos do empenho dessas mães!!! :))

    ResponderExcluir
  6. E bem assim mesmo ... com um detalhe importante ... Assim que chegamos na Holanda , existe a possibilidade de investigar melhor o local e encontrar coisas fascinantes que vão nos surpreender ! Fazer chorar , sorrir e se desprender de tudo que vc acreditava que deveria ser assim ... do seu jeito !!! Amor e paciência vao transformar tudo na melhor viagem do Mundo !!! Eu sou mãe de um autista ! Ele e minha vida !!! Lucilene ! 👏😍

    ResponderExcluir
  7. Nem tudo é como planejamos, mas tudo é verdadeiramente lindo, quando deixamos os planos de lado e aprendemos a amar o que recebemos.

    ResponderExcluir
  8. Verdadeiramente maravilhosa a alusão que fizeste sobre uma condição ímpar na vida de uma mãe, Parabéns.

    ResponderExcluir