segunda-feira, 5 de março de 2012

Autismo pode ser causado por micróbios?

Por Claudia Marcelino.Esta é a pergunta que está levando cientistas do mundo todo a trabalhar para descobrir a resposta.
Aqui no blog eu já coloquei a tradução de 2 entrevistas do programa Autism Enigma da rede Canadense CBC, justamente falando sobre o trabalho de alguns cientistas em provar a correlação dos sintomas do autismo com infestação de bactérias. A 1ª matéria está aqui, a 2ª matéria está aqui.

Neste último mês de fevereiro, a revista Science et Vie, publicou um artigo: La Faute aux Microbes - A Culpa é dos Micróbios, discutindo que os distúrbios da mente e do cérebro como Alzheimer, Parkinson, Autismo e Depressão, poderiam ser de origem bacteriana. Esta idéia ainda causa surpresa e choque em muitos, mas as evidências estão crescendo, trazendo esperanças na mudança terapêutica para milhares de pessoas. Em 1881, Louis Pasteur já dizia que "os males da alma" poderiam ser a representação de doenças infecciosas comuns.
Uma amiga que leu a matéria disse que em resumo, estava escrito:
Desde 1990, está sendo observado que 43% das mães de autistas tiveram infecção durante a gestação;
Em 1998 uma mãe de autista sugeriu o desequilíbrio na flora intestinal com uma infestação da bactéria Clostridium tetani (é a do tétano);
Anne Maccartney (professora na universidade de Reading - Inglaterra) confirmou esta observação anterior;
Outro estudo aponta a bactéria do gênero Desulfovibrio;
Vários autistas tem sido submetidos a um tratamento com antibióticos e tem melhorado;
Há uma hipótese que os autistas tem um problema genético que os impede de digerir o açúcar e de absorver os alimentos.





Logo após a revista ter chegado as bancas, um programa de televisão também francês, pôs no ar uma matéria: Poderia o autismo ser curado com antibióticos?
Neste programa são entrevistados o Prof. Montagnier (virologista, prêmio Nobel de medicina em 2008 e descobridor do retrovírus causador da AIDS) e o Prof. Perrone, médico especialista em doenças infecto contagiosas.

Este é o vídeo da matéria da televisão francesa e logo abaixo encontra-se a transcrição em português das legendas.





Avanços muito promissores: seremos capazes de curar o autismo graças aos antibióticos?Parece inacreditável e ainda em muitos casos, funciona e os sintomas desaparecem.Esta é a hipótese lançada por alguns cientistas norte-americanos e alguns médicos franceses também estão liderando este caminho na luta contra o autismo.

200 adultos jovens com autismo já se beneficiaram com estes tratamentos, aqui está a matéria de Claudine e Gilbert Pasquier Antoine.

(Duas crianças, com idades entre cerca de 10, estão jogando tranquilamente dentro da casa eles também estão juntos conversando muito "normalmente")Comentário: Nada incomum é notado com o menino mais jovem, ele é falante e está à vontade na frente da câmera, mas ele é autista. À sua mãe foi dado um diagnóstico oficial em 2008, após muitos anos de ponderações ansiosas. Alexandre de repente parou de se comunicar quando ele tinha 18 meses de idade.

Laurence Raguenet (mãe de Alexandre): «ele se fechou em si mesmo, ele não prestava mais atenção ao que lhe perguntavam, ele parecia perdido em seus pensamentos, perdido em seu próprio mundo, podíamos ver que ele não prestava atenção, ele era totalmente ausente.
Comentário: Nessa época, ele também tinha olheiras sob seus olhos, ele sofria de dores de cabeça, eczema e coceira, que o faziam se sentir exausto. Hoje seus problemas de saúde praticamente desapareceram. Com a obtenção de toda a sua energia de volta, o menino também recuperou o gosto pela aprendizagem.Ele deve esta metamorfose completa a um médico que descobriu o culpado por seus problemas: a doença de Lyme causada por bactérias transmitidas por carrapatos. Tratar esta infecção crônica teve efeitos positivos inesperadamente.

Dr. Philippe Raymond (um membro de um grupo de médicos e cientistas chamados CHRONIMED): «Alexandre recebeu cursos regulares de antibióticos. Os cursos foram ministrados regularmente durante o primeiro período de 6 meses, mas a frequência dos cursos diminuiu após isso e a partir do segundo ano ele começou a sofrer recaídas (sim, às vezes há recaídas).
Comentário: Alguns médicos na França prescreve medicamentos anti-infecciosos para crianças autistas, os resultados são surpreendentes, entre 200 casos tratados em 6 anos, 4 de 5 crianças vêem os seus sintomas desaparecerem ou regredirem fortemente" Dr. Philippe Raymond:« Quando funciona, os resultados sobre os sintomas comportamentais e cognitivos são óbvios em apenas 3 meses. No primeiro mês, eu já vejo que essas crianças já têm uma visão mais serena da vida, eles sorriem, os seus rostos ficam mais relaxados, eles não se comportam tão mal, eles já não estão tão doentes »Alexandre avançou incrivelmente rápido na escola e também com a fonoaudióloga. Sylvie Manternach-Bancel (fonoaudióloga): «Eu posso ver a diferença entre quando faz uso de antibióticos e quando ele não faz uso por um tempo. Recentemente, nas últimas 2 semanas, Alexandre tornou-se perturbado novamente, ele foi um pouco agressivo, ele era um pouco mais delicado. Quando falei com sua mãe, ela confirmou que ele não tinha qualquer tratamento por 3 ou 4 meses, e que ela sentiu que os efeitos estavam começando a se desgastar, então talvez esteja na hora dele ser tratado novamente com outra dose de antibióticos.No subúrbio parisiense de Jouy-en-Josas, o professor Luc Montagnier está investigando a hipótese infecciosa. O pesquisador desenvolveu um método inovador que lhe permite detectar infecções latentes no sangue dos jovens com autismo.Prof. Luc Montagnier, Prêmio Nobel de Medicina: «nós achamos que são bactérias que vêm da mucosa intestinal e que, quando a inflamação está presente, escoará através da mucosa muito frágil para a corrente sanguínea e produzem toxinas que podem atingir o cérebro. Esse é o mecanismo que estamos olhando, mas não queremos falar de uma bactéria em particular. O que sabemos é que os sinais que estamos detectando normalmente vêm de bactérias que são patogênicas para o homem.
»Comentário: Esta não é a primeira vez na história da medicina, certas doenças que por muito tempo foram consideradas doenças psiquiátricas, acabaram, de fato, sendo contagiosas, como no caso da sífilis.

Prof Christian Perronne, (Chefe do Departamento de Doenças Infecciosas do Hospital Universitário de Garches, Paris-Ouest, membro do Comité de Saúde Pública): "outro exemplo bem mais recente é o de úlceras estomacais que foram consideradas como ligadas ao estresse , pensava-se serem de origem psicossomática, agora se sabe que são devidas à bactéria Helicobacter pylori, que é tratada com 10 dias de antibióticos. Na história da medicina, vemos que muitas doenças podem ser devido aos micróbios, na verdade, depende principalmente da evolução das técnicas de diagnóstico para esses micróbios.
»Publicações científicas americanas já estão estabelecendo uma ligação entre autismo e infecções crônicas.

Na França, um grande hospital universitário está prestes a lançar um estudo sobre a eficiência de antibióticos contra o autismo.
A mãe do Alexandre já está convencida, aos 10 anos de idade seu filho tem definitivamente seu apetite pela vida de volta.

2 comentários:

  1. esta noticia interessou-me imenso, o meu filho, também tem eczemas, frequentes e desconfio de outras coisas. Gostava de saber como contactar um médico especialista em Virologia, para lhe fazer exames, fora do protocolo DAN

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana... eu fiz consulta com a dra. Simone Pires, que mora em São Paulo, por skype.. Foi ótimo. Duas horas de consulta, ela responde e-mails, esclarece tudo. Liga para o consultório dela: (11) 3704-7317
      bj

      Excluir