quinta-feira, 5 de julho de 2012

A FUNÇÃO REGULADORA DO ELOGIO E SEUS BENEFÍCIOS


                                                                            ELOGIE -AME- PROTEJA
    DIGA PALAVRAS FORTALECEDORAS E ENCORAJADORAS ESTIMULE SENTIMENTOS DE AUTO-VALOR EM SEU FILHO.

Como elogiar e por que  elogiar nossos pequenos...

É Necessário, orientar e fortalecer a personalidade de nossos amados herdeiros, através da educação dos sentimentos e da construção de uma moral enrriquecida de valores e virtudes.
Elogiar com consistência e sinceridade as atitudes e comportamentos adequados de nossas crianças, de forma estimular-lhes a cultivarem pureza de intenção é uma ferramenta poderosa.Sendo assim, eles desenvolvem comportamentos saudáveis aprendendo relacionar consigo e com os outros. 
 
Os benefícios são sentimentos de adequação, segurança emocional, força de caráter, auto-valor, auto-respeito, auto-confiança e auto-estima elevada. Nossos filhos precisam aprender além dos conteúdos escolares: valores, princípios e ética. Precisam aprender a respeitar as diferenças, adquirir hábitos saudáveis e construir amizades sólidas. Não se consegue nada disso por meio de elogios frágeis, focados no ego de cada um. É preciso que sejam incentivados constantemente a agir com solidariedade e respeito ao outro. Isso se faz com elogios, feedbacks e incentivos ao comportamento esperado.
 
Nossos filhos precisam ouvir frases como: “Que bom que você o ajudou, você tem um bom coração”, “parabéns meu filho por ter dito a verdade apesar de estar com medo… você é ético”, “filha, fiquei orgulhoso de você ter dado atenção àquela amiguinha novata… você é solidária”. ´´Meu amor que bom que você gosta de cuidar de sua colega que usa cadeira de rodas é sempre bom receber carinho não acha?´´.´´ Sinto orgulho de ter um filho como você´´. ´´Que bom querida que você compreendeu que agora não posso te dar atenção, assim que terminar esta tarefa brincarei com você´´. 
 
Elogios desse tipo estão fundamentados em ações reais e reforçam ocomportamento positivo da criança que tenderá a repetí-los. Isso não é “tática” paterna, é incentivo real.
 Por outro lado, elogiar superficialidades é uma tendência atual. “Que linda você é, amor”, “acho você muito esperto meu filho”, “Como você é bonito e inteligente”, “que cabelo lindo”, “seus olhos são tão bonitos”. ´´Você tirou a melhor nota da sala parabéns!´´
Elogios como esses não estão baseados em fatos, nem em comportamentos, nem em atitudes. São apenas impressões e interpretações dos adultos. 

 Então, numerosos livros e artigos, estimulam pais e professores a recorrer generosamente aos elogios e muitas experiências mostram que eles são bem melhores que os castigos, como eficientes condicionadores de comportamentos. É claro as crianças querem reflexos positivos e farão qualquer coisa para conseguir nossa aprovação. No entanto, há uma sutil diferença, mas importante entre rótulos positivos (´´bom ´´ou´´comportado´´) aplicados a pessoa de uma criança e a aprovação dirigida aos atos.     

 Para acreditar em si mesma a criança não deve ter que questionar o seu valor como pessoa.Essa distinção não fica clara para criança quando lhe dizem que ela boa por que gostaram do que ela fez. A criança paga um preço psicológico muito caro para se conviver com os julgamentos, ela aprende a considerar seu comportamento como sinônimo de pessoa. 

 Para exemplificar pensemos que o sol é o núcleo interior da criança e os raios do sol pode ser comparado aos seus comportamentos. Os raios vem do sol então esse raciocínio´´ bom comportamento´´= ´´boa pessoa´´ e´´ mau comportamento´´ ´´má pessoa´´. Logo esse raciocínio, não separa a criança de seus atos.

  • O auto-resepeito da criança varia constantemente, a menos que ela consiga andar na corda bamba de um desempenho elevado. Nehuma criança comporta-se sempre de maneira aceitável pois todas estão em desenvolvimento. Quando as palavras dos adultos e atitudes igualam os comportamentos da criança com a sua pessoa isso faz com que ela viva se sentindo um iô iô. Assim seu valor pessoal sobe e desce de acordo com seu comportamento.

  • Mesmo que você não acredite que seu filho é aquilo que ele faz pode levá-lo a pensar isso, minando sua auto- estima e seu valor pessoal.

JULGAMENTOS E PALAVRAS ROTULADORAS: Palavras rotuladoras- adjetivos e substantivos que descrevem uma pessoa- são as que causam problemas tais como: ´´ preguiçoso´´ ,´´ bagunceiro´´, ´´bom´´, ´´mau´´, ´´levado´´, ´´bonzinho´´ têm pela sua natureza o caráter de julgamento. Em geral o uso de você seguido de um substantivo ou adjetivo que descreve ou classifica a criança, representa um julgamento. Ex: ´´Seu palerma você não sabe fazer outra coisa a não ser brincar na rua?´´.

EVITE A ARMADILHA DO JULGAMENTO: Deixar de julgar é muito difícil pois quase todos nós passamos a vida inteira sendo julgados. E raramente questionamos este modo de pensar. Você pode acabar com esse hábito adquirindo consciência de que está julgando. Para fugir do carrosel do julgamento anote algumas frases que você usa a seu próprio respeito e a respeito de seus filhos - as frases com ´´você´´, seguidas de palavras descritivas. Em seguida, reescreva as frases como uma manifestação de seus sentimentos interiores. Veja como pode subistituir as palavras.

A vigilância e a prática podem transfromar você!

 Reflita sobre isto:

Enfim você pode estar pensando mas meu filho será julgado e rotulado por outras pessoas, amigos, professores.Sim será rotulado de um jeito ou de outro no mundo exterior. No entanto a ausência de julgamentos dos pais e cuidadores diários ajuda a criança a transformar rótulos de outras pessoas, onde provavelmente terá mais condições de ignorar esses rótulos, consequentemente menos ferida em seu eu. Sua auto-imagem fortalecida e sendo poupada de golpes desnecessários.Definitivamente nossos filhos não são os seus comportamentos!

A CRIANÇA SAUDÁVEL SE VÊ A PARTE DE SEUS ATOS.

O Sentimento de valor pessoal, independente do seu Comportamento é essencial para uma auto-estima elevada.

  A maneira como falamos com as crianças afeta a possibilidade de estas estabelecerem distinção vital entre o comportamento e eu. Elas necessitam se sentirem valorizadas, preciosas e especiais, só assim gostaram do que são.

Amar não é algo necessáriamente que você transmita da boca para fora.

É o sentimento que você têm para com sua criança demonstrando que a quer. E apesar das irritações intermitentes, você continua vendo suas qualidades e estimulando-as.

Este é o nosso papel enquanto pais!

 

fonte: http://psicologiainfantileavida.blogspot.com.br/2012/07/quem-nao-gosta-de-elogio-os-beneficios.html?spref=fb

Um comentário:

  1. ÓTIMA MATERIA pATRICIA, QUERIA CONVIDÁ-LA A CONHECER MEU BLOG, JÁ SIGO O SEU A ALGUM TEMPO,GOSTO MUITO,QUERIA DEPOIS CONTAR UMA EXPERIÊNCIA ESPIRITUAL QUE MEU FILHO ESTA SEGUINDO,VI QUE VC TEM UM LADO ESPIRUTUAL DE MUITA LUZ, QUE DEUS TE DE MUITA SAÚDE PARA CUMPRIR SUA DUPLA JORNADA!BEIJOOO
    RENATA
    MEU BLOG

    http://universoautismo.blogspot.com.br/

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