Horários: 05 (quinta-feira) das 13:00 às 19:00;
06, 07 e 08 (sexta, sábado e domingo) das 8:30 às 16:30
Valores das inscrições:
R$600 por participante até o dia 25 de junho.
R$650 por participante até o dia 26 de agosto.
Inscrições para reciclagem:
Para quem deseja fazer o curso pela segunda vez, como reciclagem, o valor é de R$450 por participante. Para fazer a inscrição de reciclagem, favor nos contatar através de info@inspiradospeloautismo.com.br.
(O valor regular de nossos cursos é de R$820,00.)
Inscrições limitadas e abertas até o dia 26 de agosto de 2013 (segunda-feira). Veja mais sobre os valores.
Um
dinâmico workshop para grupos, com duração de 4 dias, voltado
principalmente a pais e familiares de pessoas com autismo. Os
participantes terão a oportunidade de aprender os princípios básicos de
uma abordagem educacional interacionista, responsiva e lúdica para
promover o desenvolvimento social, emocional e cognitivo de crianças e
adultos com autismo. Serão oferecidas instruções específicas para
auxiliar os pais e familiares na implementação de um programa
educacional domiciliar para suas crianças. Profissionais poderão
participar e aprender os princípios e técnicas básicas do método,
adaptando-os à sua área de atuação.
Ir para o Workshop foi uma das melhores coisas que fiz na vida. Sinto como se eu estivesse dividida na Elizângela antes do Workshop e depois do Workshop. Ele foi como um divisor de águas. Antes eu conversava com a Elaine (obrigada querida por me ouvir) e eu sentia vontade de sentir o que ela sentia (até comentei isso com ela). Eu não entendia. Li muitas coisas antes de ir mas entender a essência só consegui lá no Workshop. Conhecer o Sean, a Juliana, a outra Ju e o Lincoln foi incrivel. Eles são realmente especiais. Transmitem uma alegria maravilhosa.
Elisângela (mãe de Matheus, 5)
PROGRAMAÇÃO DO CURSO
A PERSPECTIVA DE ACEITAÇÃO, APRECIAÇÃO E ENTUSIASMO
◦ A Participação dos Pais
◦ A Importância da Equipe Multidisciplinar
◦ Acreditando na Possibilidade de Desenvolvimento da Criança
◦ Uma Atitude Positiva e Ativa
◦ Aceitando e Apreciando a Criança
A IMPORTÂNCIA DA INTERAÇÃO SOCIAL
◦ O Trajeto de Desenvolvimento
◦ Habilidades Sociais Fundamentais
◦ Celebrando os Esforços de sua Criança
◦ Uma Abordagem de Valorização da Relação com a Criança com Autismo
◦ O Ambiente Social – O Estilo de Interação Responsivo
CONHECENDO A CRIANÇA COM AUTISMO
◦ Introdução ao Filtro Perceptivo e Processamento Sensorial
◦ A Necessidade de Previsibilidade
◦ O Isolamento e os Comportamentos Repetitivos
OTIMIZANDO O AMBIENTE DE APRENDIZAGEM
◦ Minimizando as Distrações
◦ O Ambiente Físico – O Quarto de Brincar
◦ Introdução às Atividades de Vida Diária e ao Treino para o Vaso Sanitário
OS ESTADOS DE DISPONIBILIDADE DA CRIANÇA PARA INTERAÇÃO
◦ Os Estados de Disponibilidade – Criança Isolada, Interessada e Altamente Conectada
O FORTALECIMENTO DO VÍNCULO E A CONEXÃO SOCIAL
◦ As Razões para Espelhar a Atividade de sua Criança
◦ Conhecendo as Motivações de sua Criança
O CONVITE À INTERAÇÃO
◦ Portas para a Interação
◦ Ser Prestativo e Interessante – Oferecendo uma Ação Motivadora
◦ Criando e Mantendo a Atenção Compartilhada
◦ O Pensamento Criativo
ENCORAJANDO O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES SOCIAIS
◦ A Criança Motivada por uma Ação do Facilitador
◦ Solicitações Durante a Atividade – O Papel da Criança na Atividade
◦ Aumentando o Nível de Dificuldade da Solicitação
◦ A Dinâmica da Sessão
A IMPORTÂNCIA DO CONTATO VISUAL
◦ Como Facilitar e Estimular um Maior Contato Visual
◦ A Expressividade na Interação
O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM
◦ Os Estágios de Desenvolvimento da Linguagem
◦ O Choro como Comunicação
◦ Inspirando o Desenvolvimento da Linguagem
A CRIANÇA INTERATIVA E REPETITIVA/CONTROLADORA ◦ Como Interagir com a Criança no Estado Repetitivo e Controlador
◦ O Continuum Flexibilidade - Rigidez
◦ Construindo Interações Mais Flexíveis
LIDANDO COM OS COMPORTAMENTOS INDESEJADOS
◦ Razões para a Criança Apresentar Comportamentos Indesejados
◦ As Estratégias de Resposta aos Comportamentos Indesejados
◦ Situações em que Limites São Oferecidos
AS METAS EDUCACIONAIS EM ATIVIDADES INTERATIVAS – BRINCANDO E APRENDENDO ◦ Elaborando Atividades que Utilizam Interesses da Criança para Auxiliá-la a Alcançar Metas Educacionais
◦ Esperando pelo Melhor Momento para Solicitar Algo da Criança
◦ Ser Flexível, Adaptar-se ao Ritmo e Interesses da Criança
REVISÃO E CONCLUSÃO
A PERSPECTIVA DE ACEITAÇÃO, APRECIAÇÃO E ENTUSIASMO
◦ A Participação dos Pais
◦ A Importância da Equipe Multidisciplinar
◦ Acreditando na Possibilidade de Desenvolvimento da Criança
◦ Uma Atitude Positiva e Ativa
◦ Aceitando e Apreciando a Criança
A IMPORTÂNCIA DA INTERAÇÃO SOCIAL
◦ O Trajeto de Desenvolvimento
◦ Habilidades Sociais Fundamentais
◦ Celebrando os Esforços de sua Criança
◦ Uma Abordagem de Valorização da Relação com a Criança com Autismo
◦ O Ambiente Social – O Estilo de Interação Responsivo
CONHECENDO A CRIANÇA COM AUTISMO
◦ Introdução ao Filtro Perceptivo e Processamento Sensorial
◦ A Necessidade de Previsibilidade
◦ O Isolamento e os Comportamentos Repetitivos
OTIMIZANDO O AMBIENTE DE APRENDIZAGEM
◦ Minimizando as Distrações
◦ O Ambiente Físico – O Quarto de Brincar
◦ Introdução às Atividades de Vida Diária e ao Treino para o Vaso Sanitário
OS ESTADOS DE DISPONIBILIDADE DA CRIANÇA PARA INTERAÇÃO
◦ Os Estados de Disponibilidade – Criança Isolada, Interessada e Altamente Conectada
O FORTALECIMENTO DO VÍNCULO E A CONEXÃO SOCIAL
◦ As Razões para Espelhar a Atividade de sua Criança
◦ Conhecendo as Motivações de sua Criança
O CONVITE À INTERAÇÃO
◦ Portas para a Interação
◦ Ser Prestativo e Interessante – Oferecendo uma Ação Motivadora
◦ Criando e Mantendo a Atenção Compartilhada
◦ O Pensamento Criativo
ENCORAJANDO O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES SOCIAIS
◦ A Criança Motivada por uma Ação do Facilitador
◦ Solicitações Durante a Atividade – O Papel da Criança na Atividade
◦ Aumentando o Nível de Dificuldade da Solicitação
◦ A Dinâmica da Sessão
A IMPORTÂNCIA DO CONTATO VISUAL
◦ Como Facilitar e Estimular um Maior Contato Visual
◦ A Expressividade na Interação
O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM
◦ Os Estágios de Desenvolvimento da Linguagem
◦ O Choro como Comunicação
◦ Inspirando o Desenvolvimento da Linguagem
A CRIANÇA INTERATIVA E REPETITIVA/CONTROLADORA ◦ Como Interagir com a Criança no Estado Repetitivo e Controlador
◦ O Continuum Flexibilidade - Rigidez
◦ Construindo Interações Mais Flexíveis
LIDANDO COM OS COMPORTAMENTOS INDESEJADOS
◦ Razões para a Criança Apresentar Comportamentos Indesejados
◦ As Estratégias de Resposta aos Comportamentos Indesejados
◦ Situações em que Limites São Oferecidos
AS METAS EDUCACIONAIS EM ATIVIDADES INTERATIVAS – BRINCANDO E APRENDENDO ◦ Elaborando Atividades que Utilizam Interesses da Criança para Auxiliá-la a Alcançar Metas Educacionais
◦ Esperando pelo Melhor Momento para Solicitar Algo da Criança
◦ Ser Flexível, Adaptar-se ao Ritmo e Interesses da Criança
REVISÃO E CONCLUSÃO
"O workshop foi rico e recheado de sentimentos, estratégias e atitudes de primordial importância para proporcionar ou otimizar o aprendizado social de crianças no espectro autista, seus familiares, profissionais e amigos."
Andréa, (mãe do Giuliano, 8)
Ministrante
Mariana Tolezani
Diretora da Inspirados pelo Autismo, trabalha com crianças e adultos com talentos e necessidades especiais de aprendizagem há cerca de 14 anos, tendo trabalhado diretamente com mais de 350 crianças, adolescentes e adultos especiais de diversos países e culturas. Graduada em Comunicação Social pela ECA/USP, trabalhou na instituição The Action Group, na Escócia, com pessoas com necessidades especiais e diversos diagnósticos, como autismo, paralisia cerebral, Síndrome do X Frágil, Síndrome de Down, e outros. Coordenou o projeto de Expressão em Vídeo para os alunos portadores de Síndrome de Down da instituição ADID – Associação para o Desenvolvimento Integral do Down - em São Paulo. Recebeu treinamento no Autism Treatment Center of America, em Massachusetts, nos EUA, tornando-se em 2007 Facilitadora Certificada do Programa Son-Rise para crianças e adultos com autismo e necessidades especiais de aprendizagem. Na Inspirados pelo Autismo, Mariana ministra workshops relativos ao desenvolvimento de programas educacionais para pessoas com autismo, e realiza os serviços personalizados como atendimentos domiciliares e consultas telefônicas/virtuais oferecidos às famílias e profissionais ligados a pessoas com autismo.
Diretora da Inspirados pelo Autismo, trabalha com crianças e adultos com talentos e necessidades especiais de aprendizagem há cerca de 14 anos, tendo trabalhado diretamente com mais de 350 crianças, adolescentes e adultos especiais de diversos países e culturas. Graduada em Comunicação Social pela ECA/USP, trabalhou na instituição The Action Group, na Escócia, com pessoas com necessidades especiais e diversos diagnósticos, como autismo, paralisia cerebral, Síndrome do X Frágil, Síndrome de Down, e outros. Coordenou o projeto de Expressão em Vídeo para os alunos portadores de Síndrome de Down da instituição ADID – Associação para o Desenvolvimento Integral do Down - em São Paulo. Recebeu treinamento no Autism Treatment Center of America, em Massachusetts, nos EUA, tornando-se em 2007 Facilitadora Certificada do Programa Son-Rise para crianças e adultos com autismo e necessidades especiais de aprendizagem. Na Inspirados pelo Autismo, Mariana ministra workshops relativos ao desenvolvimento de programas educacionais para pessoas com autismo, e realiza os serviços personalizados como atendimentos domiciliares e consultas telefônicas/virtuais oferecidos às famílias e profissionais ligados a pessoas com autismo.
Local
Rio de Janeiro, RJ
Auditório do Centro Cultural da Justiça FederalAvenida Rio Branco, 241 - Centro
Rio de Janeiro - RJ, 20040-009
(visualizar o local)
Sugestões de hospedagem
*Auditório sujeito a mudança.
Rio de Janeiro, RJ
Auditório do Centro Cultural da Justiça FederalAvenida Rio Branco, 241 - Centro
Rio de Janeiro - RJ, 20040-009
(visualizar o local)
Sugestões de hospedagem
*Auditório sujeito a mudança.
Horários do Workshop
5a feira
13:00 às 13:30 cadastro e orientação
13:30 às 16:00 aula
16:00 às 16:30 intervalo (coffee break)
16:30 às 19:00 aula
6a feira
08:30 às 10:30 aula
10:30 às 11:00 intervalo (coffee break)
11:00 às 13:00 aula
13:00 às 14:30 almoço
14:30 às 16:30 aula
Sábado
08:30 às 10:30 aula
10:30 às 11:00 intervalo (coffee break)
11:00 às 13:00 aula
13:00 às 14:30 almoço
14:30 às 16:30 aula
Domingo
08:30 às 10:30 aula
10:30 às 11:00 intervalo (coffee break)
11:00 às 13:00 aula
13:00 às 14:30 almoço
14:30 às 16:30 aula
5a feira
13:00 às 13:30 cadastro e orientação
13:30 às 16:00 aula
16:00 às 16:30 intervalo (coffee break)
16:30 às 19:00 aula
6a feira
08:30 às 10:30 aula
10:30 às 11:00 intervalo (coffee break)
11:00 às 13:00 aula
13:00 às 14:30 almoço
14:30 às 16:30 aula
Sábado
08:30 às 10:30 aula
10:30 às 11:00 intervalo (coffee break)
11:00 às 13:00 aula
13:00 às 14:30 almoço
14:30 às 16:30 aula
Domingo
08:30 às 10:30 aula
10:30 às 11:00 intervalo (coffee break)
11:00 às 13:00 aula
13:00 às 14:30 almoço
14:30 às 16:30 aula
Nenhum comentário:
Postar um comentário