quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

A PLASTICIDADE DO CÉREBRO

Por Sandra Tadini
O Cérebro não é estático. Ele se desenvolve ou atrofia, ele se remodela. Podemos alterar o Cérebro, gerar a produção de novos neurônios ou destruí-los, incapacitá-los. São os modernos aparelhos de Ressonância Magnética por Imagem Funcional que demonstram como isso acontece.
A ciência estuda a lógica do Cérebro. Ela comprova a importância das EMOÇÕES na estrutura cerebral... e, conseqüentemente, em todas as áreas da nossa vida.
As emoções negativas produzem dois hormônios: adrenalina e cortisol, que, em excesso, corroem o cérebro, matando neurônios, destruindo o Sistema Imunológico, afetando toda a vida do ser humano. São elas: pressa, ansiedade, medo, tristeza, insegurança, desconfiança, ciúme, inveja, raiva, ódio, ressentimento, mágoas, impaciência, prepotência, revolta, queixas, reclamações, pessimismo.

As emoções positivas produzem as endorfinas, entre elas a dopamina, que recuperam os neurônios danificados, estimula a produção de novos neurônios, novas conexões, fortalecendo o Sistema Imunológico, melhorando toda a vida da pessoa. São elas: amor, calma, paz, serenidade, confiança, paciência, tolerância, otimismo, humildade, motivação, alegria, fé, esperança, ternura, zelo, altruísmo.


 As emoções são tão poderosas que, estar escravizado a uma emoção representa um aspecto danoso, ou seja, deixar que as emoções nos domine. Neste caso tanto as negativas quanto as positivas são destrutivas. Lembre-se que muita gente mata por "amor".

 Precisamos aprender a ter o CONTROLE, o reconhecimento, a liderança e o autodomínio das emoções e obteremos assim o domínio sobre a plasticidade do nosso Cérebro.
É muito importante sabermos que as emoções são funções do Hemisfério Direito do Cérebro e que a razão é função do Hemisfério Esquerdo. É com a RAZÃO que aprendemos a controlar, conduzir, transmutar e criar emoções. A RAZÃO é uma função voluntária, portanto, depende da VONTADE de cada pessoa adquirir ou não o autocontrole, a capacidade de ser o Programador da sua vida. É por isso que a cura é um processo de "dentro para fora". Somente a própria pessoa pode se curar.

O processo se faz mediante o "vigiar" os pensamentos porque:
O pensamento é composto de palavras e imagens.
As imagens produzem emoções.
As emoções estimulam as glândulas que começam a produzir hormônios.
Os hormônios vão para a corrente sanguínea, atinge todas as células, todos os órgãos, todo o corpo.
A energia da circulação desses hormônios forma a "aura", que é um campo magnético que envolve o ser humano.
Este "Campo de Força" gera atitudes que atrairão as realizações - BOAS ou MÁS - na vida da pessoa.
Concluímos que: "A NOSSA VIDA DEPENDE DE CADA UM DE NÓS."

ATELIER G'AVILA

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Adorei o texto, mas gostaria de ser informada sobre as fontes que o fundamentaram. Onde encontro, na ciência a constatação desta mudança de hormônios que Sandra se refere? Até a energia formada pela circulação destes hormônios. Eu concordo com tudo isso, mas não posso citá-lo sem referências e constatações. Agradeço muito, se isto for possível. Maravilhoso o texto! Elizabeth

    ResponderExcluir