quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Sistema nervoso e comportamento humano


Texto de
Audinei Carlos das Neves
Fisioterapeuta
Vila Velha ES

Um paciente autista que iniciou tratamento em 2004 levou-me a um estudo realizado nos EUA, sobre as consequências das alterações no nervo auditivo. Segundo o estudo alterações no nervo auditivo causam retardo e distorção dos estímulos sonoros, sendo essa a provável causa da dificuldade de comunicação verbal de pessoas autistas. Como nosso tratamento é feito através da estimulação dos nervos, compreendi que, com isso, o paciente melhorava fisicamente e ganhava benefícios em seu aspecto cognitivo.
No paciente autista percebi que era muito agitado, tinha reduzida massa muscular, pouco equilíbrio e falta de noção de distância.

Ao ganhar massa muscular, o paciente teve aumento no tamanho de todo corpo, melhorou muito o equilíbrio, passou a desviar dos obstáculos, falar algumas palavras, melhorou o contato visual e tátil, conseguindo assim, interagir e se integrar mais ao meio social.

Em função das alterações observadas nesse paciente autista, foi possível traçar um paralelo com os demais pacientes que atendi ao longo desses 9 anos e comparar como o tônus muscular e a percepção corporal influenciam as pessoas em seu comportamento. Além da minha avaliação sobre as modificações físicas e no comportamento das pessoas, através dos comentários feitos pelos pacientes sobre o cotidiano de suas vidas, pude notar as diferenças relacionadas ao seu estado emocional.

Neste período tratei de várias pessoas de ambos os sexos, que tinham em comum flacidez e diminuição da sensibilidade em todo corpo, que apresentavam uma característica muito evidente no comportamento de isolamento, apatia, letargia, pouca expressão facial, insegurança, baixa capacidade de comunicação, comprometimento da autoestima, dificuldade em tomar iniciativa e decisões.
Em todos esses casos, durante o tratamento, ao mesmo tempo que melhorava o tônus muscular e diminuía a flacidez, tornavam-se pessoas mais expressivas, seguras, sorridentes e comunicativas.
Por outro lado, também pude observar que os hipertônicos, isto é, aqueles que mantêm os músculos tensos e rígidos o tempo todo, parecem estar ligados numa tomada, ansiosos e agitados, vivem em constante competição tentando superar a tudo e a todos, geralmente sem medir esforços ou consequências. Com atitudes que os levam a um alto nível de estresse.

Com esse comportamento e com a adrenalina nas alturas, não conseguem perceber quando ultrapassaram seus limites físicos e emocionais. Isto só acontece quando são obrigados a parar na hora que entram em exaustão. Hipertônicos têm maior predisposição a quadros associados de hipertensão, diabetes, mal de Parkinson, mal de Alzheimer, artrose, entre outras doenças crônicas.

Nesses casos, com a evolução do tratamento, ao mesmo tempo que diminuía a hipertonia e a rigidez muscular, os pacientes tornavam-se pessoas mais tranquilas, centradas, atenciosas, concentradas, organizadas.

Nosso tratamento que consiste da estimulação do sistema nervoso periférico e central através de Terapia Manual e Cinesioterapia, facilita que cheguem ao cérebro com maior qualidade, todos os estímulos captados pelos sentidos de visão, audição, olfato, paladar e tato, proporcionando às pessoas maior interação e integração com o meio social. Com estímulos adequados ao sistema nervoso, obtêm-se resultados muito significativos na reversão desses desequilíbrios, melhorando tônus e comportamento emocional de nossos pacientes.

Nota do autor:
"O que escrevi é um relato das minhas observações sobre as reações dos pacientes que estão em tratamento na clínica. Meu trabalho é realizado através da mobilização e estimulação dos nervos com Terapia Manual e Cinesioterapia e, a partir do momento que o sistema nervoso reage aos estímulos, melhoram as conexões entre o cérebro e o corpo, o cérebro recebe informações mais verdadeiras, com menos distorções e consegue processar e controlar melhor a forma e função do corpo, inclusive sobre a produção de hormônios e neurotransmissores.

Todo o funcionamento do corpo está ligado ao cérebro através de nervos que passam por dentro da coluna vertebral (medula) sistema nervoso simpático que vai para músculos, glândulas e vísceras e, por fora da coluna, sistema nervoso parassimpático que liga o cérebro as vísceras e glândulas. Qualquer interferência nessa comunicação gera desequilíbrios e disfunções.
A estimulação desses nervos recupera a comunicação e proporciona o equilíbrio de sensibilidade, forma e função do organismo.

Tudo que acontece com uma pessoa só é possível através dos estímulos que percorrem os nervos.
Desenvolvi um tratamento com mãos e movimentos que normaliza a função dos nervos e a condução dos estímulos, por isso estou conseguindo recuperar todos os tipos de problemas de saúde.
Esse tratamento só é feito em minha clínica em Vila Velha ES."






Nenhum comentário:

Postar um comentário